Anulação/Congelamento da Matrícula

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Minha mae ligou hoje para o IST e disseram-lhe que nao podia congelar a matricula no 1ºano. Tinha obrigatoriamente que frequentar o primeiro ano.
--- Post atualizado ---

Será que lhe deram informação errada? Onde posso tirar a duvida? Nao encontro nenhum documento onde possa confirmar isto.
Podes anular a matrícula, sim. A congelação da matrícula é algo que não é previsto legalmente e que algumas universidades referem na vez da anulação.

Olá @Mstudent17
boa tarde!surgiu me mais uma duvida quanto a este tema de mudança de curso.estou na iminência de entrar noutro curso pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior, no entanto estou a frequentar outro curso,tendo também direito a bolsa de estudo.Eu ainda não realizei a renovação de matricula para o próximo ano letivo no curso em que estou atualmente,pois estou á espera de ter alguma certeza quanto a notas dos exames nacionais.A minha duvida é caso entre no novo curso basta não efetuar a renovação do curso em que estou atualmente? ou necessito de cancelar a matricula,pois isso poderá interferir com a bolsa? obrigada!
Basta não renovares a matrícula.

• Like
Reactions: Mstudent17

Mstudent17

Membro Dux
Matrícula
16 Novembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Podes anular a matrícula, sim. A congelação da matrícula é algo que não é previsto legalmente e que algumas universidades referem na vez da anulação.

Olá @Mstudent17

Basta não renovares a matrícula.
muito obrigada :)

• Like
Reactions: davis

Paticha

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2017
Sim, mas será que para o ano vão-me aceitar o reingresso? Pelo que eles disseram à minha mãe, nao.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Sim, mas será que para o ano vão-me aceitar o reingresso? Pelo que eles disseram à minha mãe, nao.
Segundo o regulamento geral deviam, mas dado que isto é um concurso gerido pela instituição, há alguma liberdade para as mesmas imporem algumas limitações.

• Like
Reactions: Paticha

AEL

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Segundo o regulamento geral deviam, mas dado que isto é um concurso gerido pela instituição, há alguma liberdade para as mesmas imporem algumas limitações.

Olá Davis :) sabes me dizer se é possível eu fazer isto:
Se entrar este ano na 1ªfase em medicina dentária na FMDUP congelar logo no início a matrícula (tenho de pagar propinas (?)), dedicar-me a estudar para os exames nacionais, para o ano tentar entrar outra vez em medicina e, caso entre em med na 1ªfase, esqueço a medicina dentária, caso não entre na 1ªfase em medicina, "descongelo" dentária? É possível? O reingresso é garantido ou muitas vezes não? Como funciona isso do reingresso? Ao candidatar-me a medicina, a vaga que estava congelada em dentária mantem-se, ou como me tentei candidatar a outro curso desaparece?
O concurso do reingresso é antes ou depois de sair as colocações da 1ªfase do concurso nacional?
Sabes se é possível congelar a matrícula na FMDUP?
Obrigada pela ajuda :)

manuel99

Membro
Matrícula
27 Abril 2016
Olá, eu tenho uma dúvida e pretendia que esta fosse esclarecida, eu este ano ainda não tenho disponibilidade para entrar no ensino superior, por falta de tempo, mas tenho todos os requisitos para entrar, o problema é que eu já fiz os exames exigidos para o curso em causa, e eles terminam a validade este ano.

Seria possível eu candidatar-me já e pagar a matrícula, e depois cancelar logo de seguida e voltar para o ano sem ter que me candidatar novamente?

Obrigado, por qualquer esclarecimento.

Gabriel Matos

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2017
Olá pesssoal!
Sou candidato este ao ensino superior. Mas por motivos pessoais não poderei frequentar a universidade em que entrar durante o proximo ano lectivo. Gostaria de saber se é possível de certa forma "congelar" a matrícula para começar a estudar no ano seguinte. Sei que existe algo que se chama reingresso. Mas não sei muito bem como isso funciona, se tenho de frequentar algum tempo o curso, se tenho de pagar propinas?
Por favor se alguem souber, por favor elucide-me. :sweatsmile:

Obrigado pela atenção!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Gabriel Matos
Sou candidato este ao ensino superior. Mas por motivos pessoais não poderei frequentar a universidade em que entrar durante o proximo ano lectivo. Gostaria de saber se é possível de certa forma "congelar" a matrícula para começar a estudar no ano seguinte. Sei que existe algo que se chama reingresso. Mas não sei muito bem como isso funciona, se tenho de frequentar algum tempo o curso, se tenho de pagar propinas?
Podes anular a matrícula, sendo que as condições de anulação são definidas pela instituição em causa. Depois poderias tentar o reingresso, que como não tem limite de vagas é praticamente garantido.

taniadcgoncalves

Membro Caloiro
Matrícula
8 Agosto 2017
Boa noite,
Conclui este ano o 2º ano na licenciatura em Ciências Biomédicas na Universidade de Aveiro. No entanto, não estou a gostar deste curso e vou mudar para outro (com os exames do 12º ). A minha dúvida é, quando acabar o outro curso para o qual vou mudar, posso concluir o 3º ano em Biomédicas? Preciso de "cancelar" alguma coisa ou o que seja na Universidade de Aveiro para ingressar no curso que quero este ano?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @taniadcgoncalves
Conclui este ano o 2º ano na licenciatura em Ciências Biomédicas na Universidade de Aveiro. No entanto, não estou a gostar deste curso e vou mudar para outro (com os exames do 12º ). A minha dúvida é, quando acabar o outro curso para o qual vou mudar, posso concluir o 3º ano em Biomédicas? Preciso de "cancelar" alguma coisa ou o que seja na Universidade de Aveiro para ingressar no curso que quero este ano?
Podes. Basta que não renoves a matrícula este ano.

Sílvia Lérias

Membro Caloiro
Matrícula
22 Dezembro 2014
Boa noite!
Alguém me consegue explicar como tratar da anulação da matricula no IST?
Tenho de ir fisicamente à secretaria ?
Tenho de pagar alguma coisa das propinas, sendo que ainda não começaram as aulas e eu não me inscrevi em nenhuma disciplina?

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Bioinformática Clínica
Instituição
U. Aveiro
Se for o teu 1° ano basta não fazer a matrícula e perdes a vaga

pdrsousa

Membro
Matrícula
30 Outubro 2016
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Boa noite,

Ingressei agora em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na FEUP, através do regime especial 'Titulares de Cursos Superiores', no entanto surgiu-me uma oportunidade que talvez me impeça de frequentar as aulas neste ano académico que vem. O que posso fazer? Consegue-se congelar a matrícula na feup? Ou existe alguma forma diferente?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @pdrsousa
Boa noite,

Ingressei agora em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na FEUP, através do regime especial 'Titulares de Cursos Superiores', no entanto surgiu-me uma oportunidade que talvez me impeça de frequentar as aulas neste ano académico que vem. O que posso fazer? Consegue-se congelar a matrícula na feup? Ou existe alguma forma diferente?
Pergunta na instituição quais é que são as condições de anulação da matrícula e como podes depois fazer reingresso no próximo ano.

• Like
Reactions: pdrsousa

SaraMMVC

Membro Caloiro
Matrícula
3 Dezembro 2016
Boa noite, eu tenho uma pequena dúvida em relação ao congelamento e anulação de matrículas. Eu no meu caso fui agora colocada na faculdade do Minho, mas vivo em Lisboa e não tenho muitas facilidades financeiras para me estar a mover para Braga. Tenciono-me candidatar a segunda fase e tentar novamente, porém assusta-me um bocado perder a minha vaga no curso caso não seja colocada. Eu sei que posso fazer a matricula e a inscrição e mesmo assim candidatar-me e que se for colocada na segunda fase que ambas ficam anuladas. Mas daí devem o problema senão ficar colocada, continuo inscrita no curso e não sei se o consigo frenquentar. Terei mesmo assim congelar a minha matricula e submeter-me ao preço imposto pela faculdade, ou existe outra solução.
Obrigada pela atenção

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @SaraMMVC
Terei mesmo assim congelar a minha matricula e submeter-me ao preço imposto pela faculdade, ou existe outra solução.
Não há outra solução, caso não queiras frequentar mesmo o curso.

• Like
Reactions: SaraMMVC

_arilopes

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2017
Instituição
ESCS
Boa tarde,

Então a minha situação é a seguinte, este ano candidatei-me na 1a fase e fiquei colocada num curso que simplesmente odeio, na altura parecia-me razoável mas nesta altura da minha vida não o quero frequentar. Realizei mesmp assim a matrícula para garantir a vaga e resolvi candidatar-me na segunda fase a outros cursos a ver se fico colocada em algum que realmente me diga algo, mas tenho uma dúvida, a monha colocação na primeira fase foi na FCT e eu já liguei para lá a perguntar se congelam matrículas, mas no primeiro ano não o fazem, então teria de anular a matrícula, disseram-me que só tenho de pagar a propina até à data de anulação e não preciso de pagar mais.

A questão é, se não entrar em segunda fase em nenhum curso e me manter na FCT e anular, para o ano posso voltar a candidatar-me pelo concurso nacional de acesso a outro curso, neste caso em Leiria, sem qualquer consequência? Ou existe alguma consequência que sofro quando anulo a matrícula?

Obrigada

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @_arilopes
A questão é, se não entrar em segunda fase em nenhum curso e me manter na FCT e anular, para o ano posso voltar a candidatar-me pelo concurso nacional de acesso a outro curso, neste caso em Leiria, sem qualquer consequência? Ou existe alguma consequência que sofro quando anulo a matrícula?
Podes sim, sem problema.

Já agora, tiveste de pagar alguma parte da propina na FCT até agora?