Anulação? Congelamento de matrícula?

Mariana Filipa Sousa

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2016
Bom dia,
antes de mais, eu frequento um curso em regime pós-laboral na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Saí de casa dos meus pais, e ainda não tirei a carta de condução (estava a ponderar tirar brevemente, mas ainda assim...), só no próximo ano -2017- terei casa própria e, portanto, estou em casa de um amigo.
Já há algum tempo que os meus pais me dizem que não vou aguentar a pressão que estou a colocar encima de mim, mas ainda ontem realçaram isso e agora que reflito, eu acho que não vou mesmo.
Tenho alguns problemas de saúde, ainda a tratar: tenho enxaqueca, volta e meia dão-me aquelas crises horríveis que nem a janela consigo abrir por causa da luz; tenho problemas cardíacos que também são incapacitantes; e problemas psiquiátricos que ainda não estão totalmente sob controlo.
Estes mesmos problemas não só me incapacitam para trabalhar (que é uma preocupação para mim, evidentemente), como também para ir à faculdade - razão pela qual, já na 3ª semana, tenho atingido metade do limite de faltas a algumas cadeiras.
Todas as preocupações, limitações, etc. estão a fazer-me sentir muito sobrecarregada; tendo em consideração o acréscimo do natural stress universitário, matéria a acumular, "n" trabalhos de investigação, "n" frequências - o normal.
Estou totalmente incapaz de cumprir tudo em simultâneo convenientemente. Sinto-me perto de um colapso, completamente, e acho que não faz sentido continuar a pagar todos os meses propinas e cultivar o meu esgotamento gradualmente ao ver a bola de neve aumentar cada vez mais, e por isso pergunto: o que devo fazer?
Já ouvi falar da possibilidade anulação, congelamento de matrícula, enfim...
(Lembro-me de ter lido em algum lado que se paga um montante considerável para anulação ou congelamento, não tenho a certeza, o que neste momento não me seria nada fácil também...)
O que acham que devo fazer? Qual a melhor solução?
Agradeço desde já a quem me tirar esta grande dúvida.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mariana Filipa Sousa
Se não queres frequentar mais o curso a solução é a anulação da matrícula. Deves informar-te junto da instituição das respectivas condições, nomeadamente no que ao pagamento da propina diz respeito, já que cada uma define as suas regras.

Caso queiras um dia depois voltar, tens um regime próprio de acesso chamado "Reingresso", que como não tem limite de vagas é praticamente garantida a entrada.