Anulação da matrícula e a bolsa de estudos

magiie

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2015
Olá, eu estava a pensar em anular a matrícula e pelo que percebi tenho de pagar a totalidade das propinas, a minha questão é, sendo bolseira a bolsa cobre os custos ou por ter anulado a matrícula o pagamento da bolsa é cancelado?
E se anular a matricula no ano seguinte quando me candidatar ao acesso ao ensino superior outra vez posso candidatar-me à bolsa?

Olá @magiie
Ficaste colocada este ano no ensino superior?

sim sim entrei para o 1º ano
Uma opção pouco ortodoxa seria concorreres à 3ª fase de candidaturas a um curso qualquer que tenhas a certeza que entras, e depois de colocada não realizares a matrícula. Como ficaste colocada numa nova opção a tua anterior matrícula é automaticamente anulada, não ficando a dever nada à instituição de ensino, ao mesmo tempo que colocas a tua vaga a disposição de outro aluno que esteja a concorrer a esse curso.

assim não recebia a bolsa nem perdia o direito de a receber para o ano certo?
Certo, como a tua outra matrícula era anulada e como esta colocação não dava lugar a uma nova matricula, a tua candidatura à bolsa nem chegaria a ter qualquer resposta.

• Like
Reactions: a fish
olá.
Eu entrei este ano para o ensino superior já fiz a minha matrícula e tudo mas por questões pessoais eu não vou poder ir às aulas e estava a pensar fazer como foi explicado aqui. candidatar-me à 3ª fase e não me matricular mas as aulas, ou melhor as praxes começaram hoje, e eu queria saber se faltar até saírem os resultados da 3ª fase não me trará problemas porque infelizmente não há maneira de eu conseguir ir às aulas

Boa noite, pretendo desistir do curso que estou a tirar de momento ( sociologia na flup ) e tenho umas dúvidas que gostaria que me esclarecessem se possível.
Uma das dúvidas é quantos meses de propinas vou ter de pagar?
Eu como sou da madeira já sei o resultado da bolsa do governo regional, e vou receber, como irá funcionar isso após a minha desistência?

Olá @waz1
Uma das dúvidas é quantos meses de propinas vou ter de pagar?
As condições, nomeadamente no que toca ao pagamento das propinas, varia conforme a instituição em causa. Sugiro que entres em contacto com a FLUP para saberes, mas algumas das que conheço é exigido o pagamento de parte das propinas ou até da propina completa.
Eu como sou da madeira já sei o resultado da bolsa do governo regional, e vou receber, como irá funcionar isso após a minha desistência?
Sugiro que contactes o gabinete de acesso da Madeira, o regulamento da bolsa não é claro nessa situação:
Ensino Superior

Do que vi se não tens 50% de aprovação perdes a bolsa no ano seguinte.

Ola boa tarde. Alguém pode me ajudar numa questão?
Eu fui colocada na 2 fase na faculdade de direito de Lisboa, no entanto estou a ter muitas dificuldades, tanto a nível social como a nível escolar. Estou a pensar em anular a minha matrícula visto que não me sinto preparada para continuar, fiz a candidatura a bolsa em Agosto e ate agora ainda nao tenho a resposta, queria saber o seguinte: Se anular a matricula agora (antes da realização das frequências) e antes de saber o resultado da bolsa. No ano seguinte se concorrer à mesma faculdade ou a outra diferente posso me candidatar a bolsa na mesma? E terei possibilidades de conseguir obtê-la??

• Like
Reactions: joanaalobo and Dina
Ola boa tarde. Alguém pode me ajudar numa questão?
Eu fui colocada na 2 fase na faculdade de direito de Lisboa, no entanto estou a ter muitas dificuldades, tanto a nível social como a nível escolar. Estou a pensar em anular a minha matrícula visto que não me sinto preparada para continuar, fiz a candidatura a bolsa em Agosto e ate agora ainda nao tenho a resposta, queria saber o seguinte: Se anular a matricula agora (antes da realização das frequências) e antes de saber o resultado da bolsa. No ano seguinte se concorrer à mesma faculdade ou a outra diferente posso me candidatar a bolsa na mesma? E terei possibilidades de conseguir obtê-la??
tenho a mesma duvida que a Sandra veiga...
Não tendo aproveitamento, não estarão ilegíveis à bolsa. No entanto, podem e devem falar com os serviços sociais se não tiverem mesmo posses para estudar, podendo ser aberta uma exceção (que está prevista na lei).

Boa tarde. Ingressei este ano no ensino superior mas não posso mesmo continuar. Alguém me sabe informar acerca do que implica um congelamento de matrícula ou anulação da mesma, sendo que recebi bolsa de estudo com complemento de alojamento? E sei que o meu caso não está incluído num daqueles especiais que me faz ter bolsa no ano seguinte.
Se eu não tiver bolsa para o ano e for na mesma para o ensino superior, no ano a seguir volto a ter ou nunca mais terei?

Boa tarde. Ingressei este ano no ensino superior mas não posso mesmo continuar. Alguém me sabe informar acerca do que implica um congelamento de matrícula ou anulação da mesma, sendo que recebi bolsa de estudo com complemento de alojamento? E sei que o meu caso não está incluído num daqueles especiais que me faz ter bolsa no ano seguinte.
Se eu não tiver bolsa para o ano e for na mesma para o ensino superior, no ano a seguir volto a ter ou nunca mais terei?
Para o ano não podes ter bolsa de estudo porque não te podes candidatar. Quanto aos anos seguintes, desde que tenhas aproveitamento, podes voltar a receber.

Boa tarde. Eu queria anular a minha matricula e nos serviços académicos informaram-me que tinha que pagar o resto das proprinas do ano letivo. Contudo, quando fui pesquisar não encontrei qualquer documento onde isso estivesse explicitado. Pelo que já percebi as regras variam de faculdade para faculdade. A minha é a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Olá @Mariana Sousa
Tal como referes:
Pelo que já percebi as regras variam de faculdade para faculdade.
Algumas pedem o pagamento de parte da propina, enquanto que outras pedem a totalidade. De uma forma ou de outra isso costuma estar especificado no regulamento da instituição.

• Like
Reactions: Mariana Sousa
Olá @Mariana Sousa
Tal como referes:

Algumas pedem o pagamento de parte da propina, enquanto que outras pedem a totalidade. De uma forma ou de outra isso costuma estar especificado no regulamento da instituição.

Obrigada pela pronta resposta.
No entanto, eu já li todos os regulamentos disponibilizados pela minha faculdade, e os decretos para que remetem e não encontrei nenhuma secção onde falasse em como anular a matrícula, do mesmo modo que também não havia qualquer menção em relação às propinas. A única informação que obtive em relação a este assunto, foi-me facultada verbalmente, não a encontrei discriminada em lado nenhum.
Há mais algum sitio onde possa procurar ou obter mais informação? Mais uma vez, obrigada.

Há mais algum sitio onde possa procurar ou obter mais informação?
Infelizmente só a faculdade te poderá informar em que regulamento/circular/portaria/? é que isso está especificado, pelo que sugiro que lhes peças o respectivo documento. Podes tentar também perceber se alguém da associação de estudantes ou os representantes dos alunos nos órgãos de gestão sabem alguma coisa sobre essa regulamentação.

• Like
Reactions: Mariana Sousa
Infelizmente só a faculdade te poderá informar em que regulamento/circular/portaria/? é que isso está especificado, pelo que sugiro que lhes peças o respectivo documento. Podes tentar também perceber se alguém da associação de estudantes ou os representantes dos alunos nos órgãos de gestão sabem alguma coisa sobre essa regulamentação.

Muito obrigada!

• Like
Reactions: davis