Anulação da matrícula e a bolsa de estudos

Jessica P. M.

Membro Dux
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Educação Básica
Instituição
ESEC
Boa noite,
Este último ano letivo anulei a minha matrícula em outubro, mas tive bolsa até essa altura. Se voltar a entrar no ensino superior este ano, não terei direito a ela? Estive a ler posts anteriores que referiam que não tendo aprovação aos créditos necessários não é possível, mas não consegui entender se isso se aplicava a quem cancelou a matrícula diretamente com a Universidade (deixando para todos os efeitos de estar nas listas de alunos das disciplinas, presumivelmente). Mesmo que não tenha direito, se me candidatar, existe algum problema? Obrigado!
Se chegaste a receber a bolsa de estudos acho que era obrigatório teres feito 36 ECTS para a manter.

• Like
Reactions: davis
D

Deleted member 45240

Guest
Se chegaste a receber a bolsa de estudos acho que era obrigatório teres feito 36 ECTS para a manter.
Okay, acho um pouco estranho devido a ter cancelado a matrícula (o que basicamente me impede de fazer quaisquer ECTS, na realidade não é exatamente o mesmo que não obter aproveitamento quando se está inscrito o ano inteiro) mas será assim. Muito obrigado!

Beatriz Agostinho

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2016
Boa Noite,

O ano passado anulei a matricula do curso que fiquei colocada. Este ano concorri novamente e candidatei me a bolsa de estudo. Terá algum efeito na mesma?
Obg desde já!

Richie Porte

Membro
Matrícula
16 Julho 2019
Fiz a matrícula numa universidade pública e como me irei candidatar à bolsa de estudo o pagamento das propinas ficou suspenso. Contudo estou à espera dos resultados de uma universidade privada(saem dia 24), e caso entre irei anular a matrícula na pública. Se decidir proceder á anulação da mesma irei ter algum problema com a faculdade? Isto porque assinei uma declaração dizendo que o pagamento das propinas estava suspenso visto que me pretendia candidatar à bolsa de estudo. E caso se verifique a anulação da matrícula(talvez dia 25 de Setembro), irei ser penalizado na candidatura à bolsa na universidade privada?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Richie Porte
Fiz a matrícula numa universidade pública e como me irei candidatar à bolsa de estudo o pagamento das propinas ficou suspenso. Contudo estou à espera dos resultados de uma universidade privada(saem dia 24), e caso entre irei anular a matrícula na pública. Se decidir proceder á anulação da mesma irei ter algum problema com a faculdade? Isto porque assinei uma declaração dizendo que o pagamento das propinas estava suspenso visto que me pretendia candidatar à bolsa de estudo. E caso se verifique a anulação da matrícula(talvez dia 25 de Setembro), irei ser penalizado na candidatura à bolsa na universidade privada?
Convém que perguntes nessa instituição quais são as condições de anulação da matrícula, nomeadamente ao que ao pagamento de propinas diz respeito. A faculdade poderá pedir-te algum valor, se existir, no acto de anulação, valida isso com eles.

Meggei

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
Eu estou no segundo ano de terapia ocupacional e por motivos pessoais queria congelar a matricula (anular) e para o ano, em princípio, voltaria para continuar os estudos. Mas não sei se o poderei fazer sem perder o direito à bolsa pois eu para o ano gostaria de me candidatar a bolsa, porque no ano passado, o primeiro ano do curso, eu conseguir ter.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Meggei
Eu estou no segundo ano de terapia ocupacional e por motivos pessoais queria congelar a matricula (anular) e para o ano, em princípio, voltaria para continuar os estudos. Mas não sei se o poderei fazer sem perder o direito à bolsa pois eu para o ano gostaria de me candidatar a bolsa, porque no ano passado, o primeiro ano do curso, eu conseguir ter.
Se anulares a matrícula na próxima que fizeres não tens direito, porque nesta atual não tiveste o aproveitamento mínimo.

Meggei

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
Nao terei quando estiver a fazer o segundo ano, mas no terceiro se tiver pelo menos 36 créditos já poderei ter novamente o direito a bolsa?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Nao terei quando estiver a fazer o segundo ano, mas no terceiro se tiver pelo menos 36 créditos já poderei ter novamente o direito a bolsa?
De forma esquemática:
- 2019/2020 (este ano lectivo) - anulas a matrícula.
- 2020/2021 - voltavas ao curso - não tinhas bolsa - mas fazias pelo menos 36 ECTS.
- 2021/2022 - tinhas direito à bolsa porque tinhas tido o aproveitamento mínimo no ano anterior.

RCT

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2018
Mudei de curso este ano (não tenho bolsa porque não fiz os créditos suficientes o ano passado) mas quero anular a inscrição. Ao anular a inscrição e ficando este ano letivo sem estar inscrito em qualquer universidade, ao inscrever-me no próximo ano letivo já tenho direito à bolsa?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @RCT
Mudei de curso este ano (não tenho bolsa porque não fiz os créditos suficientes o ano passado) mas quero anular a inscrição. Ao anular a inscrição e ficando este ano letivo sem estar inscrito em qualquer universidade, ao inscrever-me no próximo ano letivo já tenho direito à bolsa?
Na próxima candidatura à bolsa será analisada a tua última matrícula. Como nesta anulaste e voltaste a não completar os 36 ECTS continuarias a não ter bolsa. Só voltas a ter bolsa quando conseguires completar pelo menos 36 ECTS num ano lectivo (terias no seguinte).

Raquel

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Ciências Biomédicas
Instituição
IHMT-UNL
Boas pessoal. A minha questão é a seguinte: estou a frequentar um Mestrado, estando atualmente no segundo ano (ano de tese). Usufrui de bolsa no 1ºano do mestrado e este ano voltei a ter direito. Infelizmente, devido a assuntos pessoais, não me é possível realizar a tese este ano, sendo o congelamento de matrícula uma hipótese. Caso congele a matrícula terei que devolver as prestações da bolsa referentes a este ano letivo já pagas? Assim que congelar a matrícula deixam de pagar a bolsa?

Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Raquel
A minha questão é a seguinte: estou a frequentar um Mestrado, estando atualmente no segundo ano (ano de tese). Usufrui de bolsa no 1ºano do mestrado e este ano voltei a ter direito. Infelizmente, devido a assuntos pessoais, não me é possível realizar a tese este ano, sendo o congelamento de matrícula uma hipótese. Caso congele a matrícula terei que devolver as prestações da bolsa referentes a este ano letivo já pagas? Assim que congelar a matrícula deixam de pagar a bolsa?
Não tens de devolver o que já recebeste, deixas é de ter bolsa numa próxima candidatura. E sim, após anulares a matrícula deixas de receber a bolsa.