Anulação da matrícula e a bolsa de estudos

Coloiro2019

Membro Caloiro
Matrícula
14 Dezembro 2019
Estou a pensar congelar a matricula pois não estou a gostar do curso e pretendo ingressar ao ensino superior no próximo ano.
Não conseguindo concluir o 1º semestre sendo aluno bolseiro será que tenho novamente direito à candidatura da bolsa no próximo ano?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Estou a pensar congelar a matricula pois não estou a gostar do curso e pretendo ingressar ao ensino superior no próximo ano.
Não conseguindo concluir o 1º semestre sendo aluno bolseiro será que tenho novamente direito à candidatura da bolsa no próximo ano?
Não, porque não terás um aproveitamento de 36 ECTS.

marta_santos9

Membro Caloiro
Matrícula
18 Janeiro 2020
A próxima candidatura a bolsa vai sempre avaliar o teu desempenho na tua última matrícula em que tiveste bolsa. Se nessa matrícula não concluíste no mínimo 36 ECTS a bolsa será negada. Nesse caso poderás, nessa próxima matrícula sem bolsa, obter o tal mínimo de aproveitamento, e recuperar a bolsa de estudos na matrícula seguinte.
Olá, gostaria também de perguntar, eu entrei no Mestrado na UALG este ano letivo, 2019/20 e recebi bolsa. No entanto o curso não está de todo a corresponder às expetativas. Gostaria de confirmar, depois de ter lido vários comentários aqui no fórum sobre as desistências, se realmente, mesmo recebendo a bolsa da DGES, para desistir do curso basta simplesmente não aparecer aos testes, aulas, exames e simplesmente pagar o valor total das propinas do curso (dado que tal se consta no regulamento da faculdade), e se realmente não se procede a nenhuma devolução de bolsas, podendo usar a bolsa para pagar o resto do curso mesmo não estando lá. E se realmente posso não notificar ninguém sobre nada e simplesmente não aparecer. Obrigada!

Última edição:

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, gostaria também de perguntar, eu entrei no Mestrado na UALG este ano letivo, 2019/20 e recebi bolsa. No entanto o curso não está de todo a corresponder às expetativas. Gostaria de confirmar, depois de ter lido vários comentários aqui no fórum sobre as desistências, se realmente, mesmo recebendo a bolsa da DGES, para desistir do curso basta simplesmente não aparecer aos testes, aulas, exames e simplesmente pagar o valor total das propinas do curso (dado que tal se consta no regulamento da faculdade), e se realmente não se procede a nenhuma devolução de bolsas, podendo usar a bolsa para pagar o resto do curso mesmo não estando lá. Obrigada!
Se não anulares formalmente a matricula, é como continuasses no curso. O que acontece é que para o ano, se não tiveres um aproveitamento de 36 ECTS, não podes receber bolsa.

marta_santos9

Membro Caloiro
Matrícula
18 Janeiro 2020
Se não anulares formalmente a matricula, é como continuasses no curso. O que acontece é que para o ano, se não tiveres um aproveitamento de 36 ECTS, não podes receber bolsa.
Para o próximo ano já não tenciono receber bolsa nem fazer mestrado, pelo que apenas preciso de me ver livre do curso de vez ahah Gostava só de saber os procedimentos. Ainda tenho 4 propinas para pagar, e se posso usar a bolsa para tal, e se depois basta antes do inicio do 2º ano de mestrado não me inscrever.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Para o próximo ano já não tenciono receber bolsa nem fazer mestrado, pelo que apenas preciso de me ver livre do curso de vez ahah Gostava só de saber os procedimentos. Ainda tenho 4 propinas para pagar, e se posso usar a bolsa para tal, e se depois basta antes do inicio do 2º ano de mestrado não me inscrever.
Basta não te inscreveres para o ano.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Então posso mesmo não aparecer na faculdade, apenas pagar as propinas e não me inscrever para o ano.
Obrigada pela ajuda!
Podes consultar o regulamento da universidade para confirmar que não aparece nenhuma consequência de faltares ao resto do curso, mas, em princípio, é isso.
De nada.

Teresa Sottomayor

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2020
Olá! Eu sou do 1º ano e queria anular a minha matrícula, uma vez que não entrei no que queria e agora pretendo focar me apenas nos exames nacionais. Pedia que me informassem se, como sou candidata a bolsa (ainda não recebi o resultado), tenho de anular primeiro a matrícula da faculdade ou a candidatura da bolsa e se vou ter de pagar alguma propina.
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Teresa Sottomayor
Olá! Eu sou do 1º ano e queria anular a minha matrícula, uma vez que não entrei no que queria e agora pretendo focar me apenas nos exames nacionais. Pedia que me informassem se, como sou candidata a bolsa (ainda não recebi o resultado), tenho de anular primeiro a matrícula da faculdade ou a candidatura da bolsa e se vou ter de pagar alguma propina.
Há 2 cenários:
1) Recebes a bolsa, a bolsa é usada para pagar a propina da tua faculdade, mas isso implica que não tens o aproveitamento mínimo este ano e perdes a bolsa na tua próxima matrícula.
2) Não tens bolsa este ano, assumes tu o valor a pagar da propina (tens de ver junto da instituição o valor, cada uma define as suas condições de anulação da propina, mas é possível que nesta altura te peçam a propina completa), e no próximo ano poderias voltar a concorrer à bolsa.

franciscolps

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2020
Boa tarde,
Estou no primeiro ano de licenciatura e tenho bolsa, mas não gosto do meu curso. Quero anular a matricula. No primeiro semestre apenas passei a 2 cadeiras e este semestre não vou concluir nenhuma, pois quero anular a matricula. Se me candidatar outra vez à faculdade este ano, ou no próximo, terei direito a bolsa de estudos?

Moonpie

Membro Dux
Matrícula
23 Julho 2018
Boa tarde,
Estou no primeiro ano de licenciatura e tenho bolsa, mas não gosto do meu curso. Quero anular a matricula. No primeiro semestre apenas passei a 2 cadeiras e este semestre não vou concluir nenhuma, pois quero anular a matricula. Se me candidatar outra vez à faculdade este ano, ou no próximo, terei direito a bolsa de estudos?
Olá!
No próximo ano não. Só terás a bolsa de volta quando completarem 36 ECTS . Ou seja se entrares para outro curso para o ano só terás bolsa no ano seguinte caso tenhas feito o mínimo de créditos .

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
D Anulação de matrícula Ensino Secundário 2
L Anulação de matrícula 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 4
R ISCAL Anulação da matrícula iscal Instituto Politécnico de Lisboa 1
M Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
Mónica Marona IPLeiria Anulação de matrícula/inscrição no ipl Instituto Politécnico de Leiria 1
D Reingresso e anulação da matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 22
nagininagini Reingresso após anulação matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Pedido de Transferência implica anulação da matrícula atual? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Anulação de matrícula no secundário Ensino Secundário 1
Patriiciadurao anulação de matrícula? Arquivo 1
M Anulação? Congelamento de matrícula? Ensino Superior 1
M Anulação de Matrícula e Inscrição Ensino Superior 10
D Anulação/Congelamento da Matrícula Ensino Superior 354
Francisco Pinheiroo Biologia anulação de disciplina Ensino Secundário 0
I Anulação de Disciplina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
marylinda Anulação de unidades curriculares Ensino Superior 5
G Anulação do teste Ensino Superior 2
coral Anulação de unidades curriculares Ensino Superior 0
D Anulação da candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 5
AnaPinto_02 Atribuição da bolsa e anulação do mesmo Bolsas e Residências 4
Rodrigo Branco Anulação da discilplina de Física A no 12ano Ensino Secundário 6
Margarida_P2365 Anulação do pedido de bolsa Bolsas e Residências 4
G Anulação de disciplina já feita. Ensino Secundário 1
F Concurso depois de anulação Concurso Nacional e Locais - Público 3
NeiaJ Dúvidas sobre anulação e repetição de disciplinas do secundário Ensino Secundário 1
G Anulação de disciplinas já feitas. Ensino Secundário 1
D Anulação do exame de português/ Não cotação Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
KungFuKenny Possível anulação do exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 52
S Colocar um asterisco para continuação mais à frente de uma resposta no exame causa anulação? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Anulação da matricula da primeira fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
H Propinas e Anulação Ensino Superior 3
A Anulação de Matricula/Disciplinas Ensino Secundário 11
joaolimalp Anulação e reingresso noutro curso, sem exames válidos Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
S Anulação de exame? Ensino Secundário 1
João Anjos Anulação e reingresso Ensino Superior 35
C Anulação da bolsa de estudo Bolsas e Residências 0
E Matrícula Ensino Secundário 1
Ângela A. Matrícula para o 12º ano Ensino Secundário 2
coral Congelamento da matrícula e transferência Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
Frederico Ferreirinho Prescrição de matrícula e reingresso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Inês C Lopes Bolsas (agregado familiar) - Perco o auxilio da bolsa para pagar as propinas se anular a matrícula? Bolsas e Residências 8
R ESSPPorto SMS Matrícula Instituto Politécnico do Porto 2
Jovem_estudante123 FCTUNL Matrícula na FCT Universidade Nova de Lisboa 16
@ Matrícula Online e Alojamento Candidatos 2019/2020 0
João_Melo332 Pagamentos a efetuar no dia da matrícula (FLUL, NOVA e ISCTE) Concurso Nacional e Locais - Público 4
S Documentos necessários na matrícula Candidatos 2019/2020 1
João_Melo332 Que documentos levar para a matrícula na Faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 1
E Dúvida relativamente à a matrícula Candidatos 2019/2020 3
R Matrícula no ensino privado Concursos Institucionais – Privado 0
miguel20123 Matrícula da 1ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 6