Anulação da matrícula e a bolsa de estudos

Estou a pensar congelar a matricula pois não estou a gostar do curso e pretendo ingressar ao ensino superior no próximo ano.
Não conseguindo concluir o 1º semestre sendo aluno bolseiro será que tenho novamente direito à candidatura da bolsa no próximo ano?

Estou a pensar congelar a matricula pois não estou a gostar do curso e pretendo ingressar ao ensino superior no próximo ano.
Não conseguindo concluir o 1º semestre sendo aluno bolseiro será que tenho novamente direito à candidatura da bolsa no próximo ano?
Não, porque não terás um aproveitamento de 36 ECTS.

A próxima candidatura a bolsa vai sempre avaliar o teu desempenho na tua última matrícula em que tiveste bolsa. Se nessa matrícula não concluíste no mínimo 36 ECTS a bolsa será negada. Nesse caso poderás, nessa próxima matrícula sem bolsa, obter o tal mínimo de aproveitamento, e recuperar a bolsa de estudos na matrícula seguinte.
Olá, gostaria também de perguntar, eu entrei no Mestrado na UALG este ano letivo, 2019/20 e recebi bolsa. No entanto o curso não está de todo a corresponder às expetativas. Gostaria de confirmar, depois de ter lido vários comentários aqui no fórum sobre as desistências, se realmente, mesmo recebendo a bolsa da DGES, para desistir do curso basta simplesmente não aparecer aos testes, aulas, exames e simplesmente pagar o valor total das propinas do curso (dado que tal se consta no regulamento da faculdade), e se realmente não se procede a nenhuma devolução de bolsas, podendo usar a bolsa para pagar o resto do curso mesmo não estando lá. E se realmente posso não notificar ninguém sobre nada e simplesmente não aparecer. Obrigada!

Última edição:
Olá, gostaria também de perguntar, eu entrei no Mestrado na UALG este ano letivo, 2019/20 e recebi bolsa. No entanto o curso não está de todo a corresponder às expetativas. Gostaria de confirmar, depois de ter lido vários comentários aqui no fórum sobre as desistências, se realmente, mesmo recebendo a bolsa da DGES, para desistir do curso basta simplesmente não aparecer aos testes, aulas, exames e simplesmente pagar o valor total das propinas do curso (dado que tal se consta no regulamento da faculdade), e se realmente não se procede a nenhuma devolução de bolsas, podendo usar a bolsa para pagar o resto do curso mesmo não estando lá. Obrigada!
Se não anulares formalmente a matricula, é como continuasses no curso. O que acontece é que para o ano, se não tiveres um aproveitamento de 36 ECTS, não podes receber bolsa.

Se não anulares formalmente a matricula, é como continuasses no curso. O que acontece é que para o ano, se não tiveres um aproveitamento de 36 ECTS, não podes receber bolsa.
Para o próximo ano já não tenciono receber bolsa nem fazer mestrado, pelo que apenas preciso de me ver livre do curso de vez ahah Gostava só de saber os procedimentos. Ainda tenho 4 propinas para pagar, e se posso usar a bolsa para tal, e se depois basta antes do inicio do 2º ano de mestrado não me inscrever.

Para o próximo ano já não tenciono receber bolsa nem fazer mestrado, pelo que apenas preciso de me ver livre do curso de vez ahah Gostava só de saber os procedimentos. Ainda tenho 4 propinas para pagar, e se posso usar a bolsa para tal, e se depois basta antes do inicio do 2º ano de mestrado não me inscrever.
Basta não te inscreveres para o ano.

Então posso mesmo não aparecer na faculdade, apenas pagar as propinas e não me inscrever para o ano.
Obrigada pela ajuda!
Podes consultar o regulamento da universidade para confirmar que não aparece nenhuma consequência de faltares ao resto do curso, mas, em princípio, é isso.
De nada.

Olá! Eu sou do 1º ano e queria anular a minha matrícula, uma vez que não entrei no que queria e agora pretendo focar me apenas nos exames nacionais. Pedia que me informassem se, como sou candidata a bolsa (ainda não recebi o resultado), tenho de anular primeiro a matrícula da faculdade ou a candidatura da bolsa e se vou ter de pagar alguma propina.
Obrigada

Olá @Teresa Sottomayor
Olá! Eu sou do 1º ano e queria anular a minha matrícula, uma vez que não entrei no que queria e agora pretendo focar me apenas nos exames nacionais. Pedia que me informassem se, como sou candidata a bolsa (ainda não recebi o resultado), tenho de anular primeiro a matrícula da faculdade ou a candidatura da bolsa e se vou ter de pagar alguma propina.
Há 2 cenários:
1) Recebes a bolsa, a bolsa é usada para pagar a propina da tua faculdade, mas isso implica que não tens o aproveitamento mínimo este ano e perdes a bolsa na tua próxima matrícula.
2) Não tens bolsa este ano, assumes tu o valor a pagar da propina (tens de ver junto da instituição o valor, cada uma define as suas condições de anulação da propina, mas é possível que nesta altura te peçam a propina completa), e no próximo ano poderias voltar a concorrer à bolsa.

Boa tarde,
Estou no primeiro ano de licenciatura e tenho bolsa, mas não gosto do meu curso. Quero anular a matricula. No primeiro semestre apenas passei a 2 cadeiras e este semestre não vou concluir nenhuma, pois quero anular a matricula. Se me candidatar outra vez à faculdade este ano, ou no próximo, terei direito a bolsa de estudos?

Boa tarde,
Estou no primeiro ano de licenciatura e tenho bolsa, mas não gosto do meu curso. Quero anular a matricula. No primeiro semestre apenas passei a 2 cadeiras e este semestre não vou concluir nenhuma, pois quero anular a matricula. Se me candidatar outra vez à faculdade este ano, ou no próximo, terei direito a bolsa de estudos?
Olá!
No próximo ano não. Só terás a bolsa de volta quando completarem 36 ECTS . Ou seja se entrares para outro curso para o ano só terás bolsa no ano seguinte caso tenhas feito o mínimo de créditos .

Boa tarde,
Estive à procura de casos similares, porém não o meu caso em concreto.
Iniciei o 2º Ano, ao qual fui bolseiro no ano anterior e me matriculei no final de setembro, no entanto, tentei concorrer ao concurso nacional de acesso e não tendo sido colocado no que realmente gostava, queria tentar uma vez mais concorrer à segunda fase do concurso.
A minha questão é:
- Visto que me encontro matriculado neste curso, caso seja colocado terei de anular a matricula na instituição, e matriculo-me na outra eventual instituição. A anulação da matricula na instituição em que me encontro, fará com que perca o direito à bolsa?
- Anulando a matrícula, terei de pagar o valor das propinas nesta instituição (segundo regulamento) e o valor total noutra instituição?
- A bolsa apenas cobrirá as despesas relativas à instituição em causa? (caso me seja permissível manter-la)
Agradecia se fosse possível responder. Obrigado.

Olá @DropMonteiro
- Visto que me encontro matriculado neste curso, caso seja colocado terei de anular a matricula na instituição, e matriculo-me na outra eventual instituição. A anulação da matricula na instituição em que me encontro, fará com que perca o direito à bolsa?
Não necessariamente, dado que o pedido de bolsa transita para a outra matrícula. Sugiro, no entanto, que valides que não há erros nisso na altura.
- Anulando a matrícula, terei de pagar o valor das propinas nesta instituição (segundo regulamento) e o valor total noutra instituição?
Isso depende das condições de anulação da matrícula da tua instituição.
- A bolsa apenas cobrirá as despesas relativas à instituição em causa? (caso me seja permissível manter-la)
Dependerá do valor de propina que tens, mas o ideal é que tentes junto dos serviços de ação social que o pedido de bolsa fique apenas associado à nova matrícula, assumindo tu as despesas da anulação da atual matrícula.

Boa Noite,
Estou Matrículada na FBAUL e pretendo anular / Congelar a matrícula e no próximo ano candidatar-me a outra instituição / curso.
Sou bolseira neste momento, para o ano poderei voltar a concorrer / tenho direito? Visto que pretendo anular/Congelar a matrícula, não completando disciplinas este ano?
Obrigada pela Atenção

Boa Noite,
Estou Matrículada na FBAUL e pretendo anular / Congelar a matrícula e no próximo ano candidatar-me a outra instituição / curso.
Sou bolseira neste momento, para o ano poderei voltar a concorrer / tenho direito? Visto que pretendo anular/Congelar a matrícula, não completando disciplinas este ano?
Obrigada pela Atenção
Olá.
Não terás direito à Bolsa no próximo ano letivo, porque não completaste os 36 ECTS no ano anterior.

• Like
Reactions: _marianaguerra_
Olá.
Não terás direito à Bolsa no próximo ano letivo, porque não completaste os 36 ECTS no ano anterior.
Obrigada pela brevidade da resposta!
Mas sendo assim no segundo ano do curso como já completei as ECTs do primeiro já posso concorrer? Ou só é possível ter bolsa se tivermos logo desde o primeiro ano da licenciatura?

Obrigada pela brevidade da resposta!
Mas sendo assim no segundo ano do curso como já completei as ECTs do primeiro já posso concorrer? Ou só é possível ter bolsa se tivermos logo desde o primeiro ano da licenciatura?
No segundo ano, com os 36 ECTS feitos, já podes ter direito à Bolsa.

• Like
Reactions: _marianaguerra_