Anulação da matrícula e a bolsa de estudos

Boa tarde, eu estou no segundo semestre do 1°ano,no entanto não estou a gostar do curso e quero sair.
Se anulasse a matrícula, sendo que sou bolseira tenho de fazer cadeiras para atingir os 36ects para ter direito a bolsa num outro ano?
Outra questão era sobre as cadeiras que já fiz no 1°semestre, com a anulação estas ficam à mesma feitas para depois ter equivalências?
Obrigado.

Boa tarde, em 2019 matriculei-me no ensino superior porem por motivos pessoais anulei a matrícula mesmo antes de começar as aulas 01 de outubro .
Este ano matriculei-me novamente no ensino superior e pedi bolsa, porém veio recusada por nao ter aproveitamento escolar em 2019. Faz sentido? É que nem sequer frequentei aulas, o ano letivo nem tinha começado ainda

Boa tarde, em 2019 matriculei-me no ensino superior porem por motivos pessoais anulei a matrícula mesmo antes de começar as aulas 01 de outubro .
Este ano matriculei-me novamente no ensino superior e pedi bolsa, porém veio recusada por nao ter aproveitamento escolar em 2019. Faz sentido? É que nem sequer frequentei aulas, o ano letivo nem tinha começado ainda
Olá.
Se o curso é o mesmo, sim. Conta o aproveitamento da última matrícula no Ensino Superior.

No ano letivo 20/21 ingressei na universidade com bolsa, porem desisti. Em 21/22 não me inscrevi nas disciplinas do curso e fui trabalhar um bocado. Hoje estou me a candidatar em um curso diferente para o ano letivo de 22/23, terei direito a bolsa?

No ano letivo 20/21 ingressei na universidade com bolsa, porem desisti. Em 21/22 não me inscrevi nas disciplinas do curso e fui trabalhar um bocado. Hoje estou me a candidatar em um curso diferente para o ano letivo de 22/23, terei direito a bolsa?
Tens direito à bolsa se no ano lectivo de 2020/21 tiveres completado o mínimo de 36 ECTS. Se tiveres completado menos do que isso, não vais poder ter bolsa este ano lectivo - posteriormente, poderás concorrer novamente quando num ano lectivo tiveres completado o mínimo dos 36 ECTS.

Eu lembro me que tinha o meu primeiro semestre todo feito, ao todo 30 ects, porem não me lembro se completei alguma disciplina do segundo. Será que se contactar com os serviços académicos da universidade eles podem me dar essa info ?

Eu lembro me que tinha o meu primeiro semestre todo feito, ao todo 30 ects, porem não me lembro se completei alguma disciplina do segundo. Será que se contactar com os serviços académicos da universidade eles podem me dar essa info ?
Sim, em princípio consegues ter acesso a essa informação. Também podes experimentar candidatar-te à bolsa na mesma, se não tiveres ECTS feitos em nº suficiente, a DGES mete a bolsa como indeferida. Não tem nenhuma consequência para ti, mas provavelmente é mais fácil tentares contactar com os SA da tua instituição.

• Like
Reactions: pedrolas11
fui colocada na 2 fase mas infelizmente devido a problemas financeiros não poderei ir para a universidade este ano porém já realizei e paguei a matrícula… queria saber se fizesse a candidatura na 3 fase a um curso qlq onde soubesse q ia ficar, perderia a matrícula onde fiquei na 2 fase não tendo assim qualquer custo de cancelamento da matrícula?
também pedi a bolsa de estudo porém ainda não me foi dada uma resposta e queria saber se realmente entrasse na 3 fase e não realizasse a matrícula onde fiquei colocada, para o ano consigo então pedir a bolsa de estudo como se fosse a primeira vez q estivesse a ingressar no ensino superior?

queria saber se fizesse a candidatura na 3 fase a um curso qlq onde soubesse q ia ficar, perderia a matrícula onde fiquei na 2 fase não tendo assim qualquer custo de cancelamento da matrícula?
Olá.
Sim, mas também não terias reembolso do já pago.
também pedi a bolsa de estudo porém ainda não me foi dada uma resposta e queria saber se realmente entrasse na 3 fase e não realizasse a matrícula onde fiquei colocada, para o ano consigo então pedir a bolsa de estudo como se fosse a primeira vez q estivesse a ingressar no ensino superior?
À partida, sim.

Uma opção pouco ortodoxa seria concorreres à 3ª fase de candidaturas a um curso qualquer que tenhas a certeza que entras, e depois de colocada não realizares a matrícula. Como ficaste colocada numa nova opção a tua anterior matrícula é automaticamente anulada, não ficando a dever nada à instituição de ensino, ao mesmo tempo que colocas a tua vaga a disposição de outro aluno que esteja a concorrer a esse curso.
Olá! Este plano de ação ainda é viável atualmente??

olá! penso que sim pois também penso em segui-lo e ontem fiz a candidatura para a terceira fase e mandaram mesmo um email a dizer que se ficar colocada a minha matrícula onde estou de momento fica automaticamente anulada, mesmo sem precisar de me matricular onde ficarei colocada na 3 fase

olá! penso que sim pois também penso em segui-lo e ontem fiz a candidatura para a terceira fase e mandaram mesmo um email a dizer que se ficar colocada a minha matrícula onde estou de momento fica automaticamente anulada, mesmo sem precisar de me matricular onde ficarei colocada na 3 fase
Sim, ainda é possível fazer aquilo para quem quiser "fugir" ao pagamento de propinas.

Sim, ainda é possível fazer aquilo para quem quiser "fugir" ao pagamento de propinas.
Ok.. Muito obrigada aos dois ehehe

• Like
Reactions: davis
Olá, outra vez! Tenho uma dúvida. Então no início deste ano letivo foi-me concedido o direito à bolsa. Entretanto candidatei-me á terceira fase, entrei num curso, a minha matrícula foi automaticamente anulada no anterior, mas também não me matriculei no curso em que entrei na 3 fase. Assim, isto que dizer que não me encontro no Ensino Superior. No entanto, recebi já dois montantes referentes à bolsa. Terei de devolver este dinheiro? Vou continuar a receber o montante? Terei de me dirigir a alguém para comunicar a situação? Help please :)

Olá, outra vez! Tenho uma dúvida. Então no início deste ano letivo foi-me concedido o direito à bolsa. Entretanto candidatei-me á terceira fase, entrei num curso, a minha matrícula foi automaticamente anulada no anterior, mas também não me matriculei no curso em que entrei na 3 fase. Assim, isto que dizer que não me encontro no Ensino Superior. No entanto, recebi já dois montantes referentes à bolsa. Terei de devolver este dinheiro? Vou continuar a receber o montante? Terei de me dirigir a alguém para comunicar a situação? Help please :)
Olá! Deverás contactar a DGES e devolver esses valores sim, caso contrário se voltares ao Ensino Superior e candidatares-te à bolsa, perdes o direito à mesma porque não completaste 36 ects (o mínimo para manter a bolsa). Se devolveres os valores e depois noutro ano candidatares-te a um curso e tiveres bolsa, o critério dos 36 ects não se vai aplicar porque para todos os efeitos não estiveste no Ensino Superior e não foste bolseira.

Olá! Deverás contactar a DGES e devolver esses valores sim, caso contrário se voltares ao Ensino Superior e candidatares-te à bolsa, perdes o direito à mesma porque não completaste 36 ects (o mínimo para manter a bolsa). Se devolveres os valores e depois noutro ano candidatares-te a um curso e tiveres bolsa, o critério dos 36 ects não se vai aplicar porque para todos os efeitos não estiveste no Ensino Superior e não foste bolseira.
Ok, entendido! Muito obrigada pelos esclarecimentos.

Olá! Já agora. Eu entrei na 1ª fase, matriculei-me e tal. No entanto, acabei por anular a matrícula após não ter entrado nem na 2ª nem na 3ª fase.
No site da Bolsa da DGES ainda aparece informação relativamente à licenciatura que entrei na 1ª fase mas recebi um e-mail há uns 2 dias a dizer que tenho 10 dias para atualizar um pedido que me fizeram de atualização de dados para análise da bolsa. Eu não respondi nem fiz nada porque já não me encontro matriculada. Se ignorar eles vão perceber que eu não tou matriculada ou convém falar com eles para não ter problemas para o ano?