Anulação da matrícula e a bolsa de estudos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
cat_santos
Não sou bolseira e gostava de saber o seguinte: caso anule a matrícula até ao final de janeiro, tenho de pagar algum valor referente às propinas além do que já paguei?
Isso dependerá das condições de anulação da matrícula da instituição em causa, nomeadamente no que ao pagamento de propinas diz respeito.

AnaSantos8888

Membro Caloiro
Matrícula
21 Janeiro 2019
Olá, eu estou a fazer o primeiro ano de Mestrado na FCSH mas eu não gosto nada deste mestrado. Já decidi que vou acabar o primeiro ano mas eu sou estudante bolseira. Queria entrar noutro mestrado na mesma faculdade (ou licenciatura caso corra tudo mal) mas vou acabar este ano com positivas pelo menos. O que é que acontece à minhas hipóteses de bolsa para o ano? Ainda por cima também preciso e tenho direito a um lugar numa residência. Se não me inscrever na segunda componente de Mestrado é considerado desistência? Posso continuar com a bolsa social? Eu não tenho nenhum meio de continuar a estudar se não tiver bolsa e não queria parar de o fazer.
Obrigada!!

Kat9878

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Olá, eu estou a fazer o primeiro ano de Mestrado na FCSH mas eu não gosto nada deste mestrado. Já decidi que vou acabar o primeiro ano mas eu sou estudante bolseira. Queria entrar noutro mestrado na mesma faculdade (ou licenciatura caso corra tudo mal) mas vou acabar este ano com positivas pelo menos. O que é que acontece à minhas hipóteses de bolsa para o ano? Ainda por cima também preciso e tenho direito a um lugar numa residência. Se não me inscrever na segunda componente de Mestrado é considerado desistência? Posso continuar com a bolsa social? Eu não tenho nenhum meio de continuar a estudar se não tiver bolsa e não queria parar de o fazer.
Obrigada!!
Olá! Do que eu sei e estive a ler por alto, desde que tenhas os tais 36 ECTS mínimos podes mudar de mestrado e manter a bolsa no próximo ano letivo. Tinhas bolsa durante a licenciatura? Se sim, então não poderás ter direito à bolsa se fores para uma licenciatura. Se as tuas condições não se alteram e cumpres todos os requisitos para que seja renovada, não vejo motivo para deixares de ter direito à bolsa. Espero ter ajudado :smile:

JoanaSilva18

Membro
Matrícula
15 Agosto 2017
Boas 😝
O ano passado tive direito a Bolsa mas acabei por anular a matrícula, este ano não consegui tê-la por ter anulado e como tal paguei as propinas. Contudo não estou a gostar do curso e pretendo anular Esta matrícula também e candidatar-me novamente... Já poderei voltar a ter bolsa?

Kat9878

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Boas 😝
O ano passado tive direito a Bolsa mas acabei por anular a matrícula, este ano não consegui tê-la por ter anulado e como tal paguei as propinas. Contudo não estou a gostar do curso e pretendo anular Esta matrícula também e candidatar-me novamente... Já poderei voltar a ter bolsa?
Se anulares a matrícula não podes completar os 36 ECTS, logo não podes ter a bolsa no ano letivo seguinte. Tens de completar esse número mínimo de créditos para poderes renovar a bolsa! Imagino que seja muito chato não gostar do curso e ainda ter de fazer cadeiras que não chamam por nós, mas deste modo será impossível não teres de pagar as propinas.

• Like
Reactions: davis

HelenaVale

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2016
Olá,

Sou novo por aqui, e já tenho uma dúvida :)

Tenho necessidade de cancelar a minha propina por motivos profissionais, não me está a ser possível conjugar trabalho e curso.

Estou em fase de frequências e nem tenho ido, pedi cancelamento de matrícula na faculdade lusiada e dizem que tenho que pagar o ano letivo, isto é legal ?? Nem estou a acabar o primeiro semestre, o 2o só começa a 14 de fevereiro.

Coloco regulamento em anexo que nada diz sobre o cancelamento.

Obrigado desde já

Olá, estou este ano com o mesmo problema gostaria de saber se consegui resolver.
Obrigada

joanacalves

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Boa tarde. Em 2017 estava matriculada num curso que acabei por anular, antes do segundo semestre começar.
Obviamente, nao consegui a aprovação necessária para um pedido de bolsa este ano, considerando que cancelei a matricula...ainda assim, estou sujeita ao mesmo numero de aprovacoes se este ano me inscrever de novo na universidade e pedir a bolsa?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @joanacalves
Boa tarde. Em 2017 estava matriculada num curso que acabei por anular, antes do segundo semestre começar.
Obviamente, nao consegui a aprovação necessária para um pedido de bolsa este ano, considerando que cancelei a matricula...ainda assim, estou sujeita ao mesmo numero de aprovacoes se este ano me inscrever de novo na universidade e pedir a bolsa?
Chegaste a receber bolsa de estudos em alguma matrícula?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
na minha primeira, mas ja foi ha anos e num curso diferente.
A próxima candidatura a bolsa vai sempre avaliar o teu desempenho na tua última matrícula em que tiveste bolsa. Se nessa matrícula não concluíste no mínimo 36 ECTS a bolsa será negada. Nesse caso poderás, nessa próxima matrícula sem bolsa, obter o tal mínimo de aproveitamento, e recuperar a bolsa de estudos na matrícula seguinte.

danielppinto

Membro Caloiro
Matrícula
6 Maio 2019
Olá, estou com uma dúvida e ainda não a consegui esclarecer. Sou aluno do 1° Ano no ISEL, e recebi bolsa. Mas não estou contente com o curso e quero desistir. Paguei as propinas todas até agora com o dinheiro da bolsa que me foi atribuída. Queria saber se continuando a usar o dinheiro da bolsa para pagar a última propina, fico a dever dinheiro ao DGES (não vou fazer nenhuma cadeira este semestre), ou o único problema é não poder receber bolsa no próximo ano

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @danielppinto
Olá, estou com uma dúvida e ainda não a consegui esclarecer. Sou aluno do 1° Ano no ISEL, e recebi bolsa. Mas não estou contente com o curso e quero desistir. Paguei as propinas todas até agora com o dinheiro da bolsa que me foi atribuída. Queria saber se continuando a usar o dinheiro da bolsa para pagar a última propina, fico a dever dinheiro ao DGES (não vou fazer nenhuma cadeira este semestre), ou o único problema é não poder receber bolsa no próximo ano
Não ficas a dever nada, ficas é sem a bolsa numa próxima matrícula.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: danielppinto

brunafrsousa

Membro
Matrícula
26 Julho 2018
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Este ano estou em ctesp e sou aluna bolseira , estou a pensar em acabar este ano e nao realizar o 2 ano , indo para licenciatura perco o direito à bolsa no próximo ano?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @brunafrsousa
Este ano estou em ctesp e sou aluna bolseira , estou a pensar em acabar este ano e nao realizar o 2 ano , indo para licenciatura perco o direito à bolsa no próximo ano?
Se tiveste aproveitamento nesta matrícula diria que não.

D

Deleted member 45240

Guest
Boa noite,
Este último ano letivo anulei a minha matrícula em outubro, mas tive bolsa até essa altura. Se voltar a entrar no ensino superior este ano, não terei direito a ela? Estive a ler posts anteriores que referiam que não tendo aprovação aos créditos necessários não é possível, mas não consegui entender se isso se aplicava a quem cancelou a matrícula diretamente com a Universidade (deixando para todos os efeitos de estar nas listas de alunos das disciplinas, presumivelmente). Mesmo que não tenha direito, se me candidatar, existe algum problema? Obrigado!