Anulação de Matrícula e Reingresso Uminho

AndréDias10

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2020
Boa noite a todos,
Sei que já existem vários thread's acerca do assunto mas gostaria da vossa ajuda para tentar esclarecer melhor a minha situação.
Através do concurso especial para maiores de 23 anos consegui entrar em Engenharia Informática com Mestrado Integrado da Uminho, contudo por motivos pessoais/profissionais não poderei frequentar o curso este ano 2020/21 de forma que já tencionava simplesmente desistir da vaga.
Porém, em conversa com amigos e para não perder a oportunidade foi-me sugerido realizar a matricula no curso e mais tarde anular a mesma de forma a "congelar" a matricula e continuar com o curso no próximo ano através do regime de reingresso. Para tal fui dar uma olhada no regulamento académico da uminho e também enviei um email para o gabinete de apoio da univ a fim de confirmar este processo mas acabei por ficar ainda mais confuso...

Segundo o regulamento, no Artigo 11º "Anulação da inscrição", está escrito que:
"136.Caso o estudante pretenda prosseguir estudos no mesmo ciclo e no ano lectivo subsequente, deve requerer o reingresso ou reinscrição."

Mas segundo o gabinete de apoio, a reposta que obtive foi que:
"Não há “congelamento” de matrículas. Se fizer a matrícula pode anular até 30 de outubro e perde a vaga. No ano seguinte tem de candidatar-se novamente. Se prosseguir com a matrícula terá de pagar as propinas integralmente."

Por via das duvidas realizei a matricula, mas gostaria de saber ao certo se ainda posso ou não contar com esta vaga no próximo ano lectivo.

Desde já obrigado

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite a todos,
Sei que já existem vários thread's acerca do assunto mas gostaria da vossa ajuda para tentar esclarecer melhor a minha situação.
Através do concurso especial para maiores de 23 anos consegui entrar em Engenharia Informática com Mestrado Integrado da Uminho, contudo por motivos pessoais/profissionais não poderei frequentar o curso este ano 2020/21 de forma que já tencionava simplesmente desistir da vaga.
Porém, em conversa com amigos e para não perder a oportunidade foi-me sugerido realizar a matricula no curso e mais tarde anular a mesma de forma a "congelar" a matricula e continuar com o curso no próximo ano através do regime de reingresso. Para tal fui dar uma olhada no regulamento académico da uminho e também enviei um email para o gabinete de apoio da univ a fim de confirmar este processo mas acabei por ficar ainda mais confuso...

Segundo o regulamento, no Artigo 11º "Anulação da inscrição", está escrito que:
"136.Caso o estudante pretenda prosseguir estudos no mesmo ciclo e no ano lectivo subsequente, deve requerer o reingresso ou reinscrição."

Mas segundo o gabinete de apoio, a reposta que obtive foi que:
"Não há “congelamento” de matrículas. Se fizer a matrícula pode anular até 30 de outubro e perde a vaga. No ano seguinte tem de candidatar-se novamente. Se prosseguir com a matrícula terá de pagar as propinas integralmente."

Por via das duvidas realizei a matricula, mas gostaria de saber ao certo se ainda posso ou não contar com esta vaga no próximo ano lectivo.

Desde já obrigado
Não podes contar com a vaga e o conselho que te deram não foi útil porque, na verdade, o "congelamento" da matrícula (processo extinto) e a não realização da matrícula são duas situações que colocam o aluno na mesma situação -> caso queiram voltar ao curso, ambos têm de fazer pedido de reingresso, tal como leste no regulamento. O reingresso tem alturas específicas para pedir e convém informares-te sobre esse assunto junto da UM. O maior problema aqui é que uma das condições para o reingresso, normalmente, é que não tenhas estado inscrito no ano lectivo anterior e como fizeste a inscrição, não sei se ao anular poderás fazer reingresso, é melhor perguntares ao gabinete de apoio.

O reingresso não tem limitações quantitativas, logo, se cumprires os prazos e condições, podes garantidamente reingressar (novamente, questiona mesmo se ao anulares a matrícula ficas em condições de reingressar em 2021/2022, caso contrário tens duas opções: pagar o ano de propinas, o que seria um grande prejuízo ou, caso eles contem a tua inscrição deste ano, mesmo que anulada, só estarias em condições em reingressar em 2022/2023).

Para já, diria que a decisão mais sensata é anulares a matrícula.

AndréDias10

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2020
Não podes contar com a vaga e o conselho que te deram não foi útil porque, na verdade, o "congelamento" da matrícula (processo extinto) e a não realização da matrícula são duas situações que colocam o aluno na mesma situação -> caso queiram voltar ao curso, ambos têm de fazer pedido de reingresso, tal como leste no regulamento. O reingresso tem alturas específicas para pedir e convém informares-te sobre esse assunto junto da UM. O maior problema aqui é que uma das condições para o reingresso, normalmente, é que não tenhas estado inscrito no ano lectivo anterior e como fizeste a inscrição, não sei se ao anular poderás fazer reingresso, é melhor perguntares ao gabinete de apoio.

O reingresso não tem limitações quantitativas, logo, se cumprires os prazos e condições, podes garantidamente reingressar (novamente, questiona mesmo se ao anulares a matrícula ficas em condições de reingressar em 2021/2022, caso contrário tens duas opções: pagar o ano de propinas, o que seria um grande prejuízo ou, caso eles contem a tua inscrição deste ano, mesmo que anulada, só estarias em condições em reingressar em 2022/2023).

Para já, diria que a decisão mais sensata é anulares a matrícula.

Nao me importaria de pagar um ano de propinas, mas no final isso não seria o mesmo que simplesmente reprovar a todas as cadeiras do 1°ano? E nesse caso, como teria que proceder depois para regular essa situação? Além de que, a nivel de currículo, imagino que isso seria um aspecto muito negativo...
Quanto à opção de reingressar em 2022/23, se esta for viável, estaria confortável com ela, pois o que pretendo com uma formação superior é ter chances de progredir profissionalmente e também por satisfação pessoal, portanto não tenho pressa e o importante era não deixar escapar a oportunidade.
De toda a forma, agradeço imenso a ajuda e irei entrar em contacto com a universidade para discutir as minhas opções.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Nao me importaria de pagar um ano de propinas, mas no final isso não seria o mesmo que simplesmente reprovar a todas as cadeiras do 1°ano? E nesse caso, como teria que proceder depois para regular essa situação? Além de que, a nivel de currículo, imagino que isso seria um aspecto muito negativo...
Quanto à opção de reingressar em 2022/23, se esta for viável, estaria confortável com ela, pois o que pretendo com uma formação superior é ter chances de progredir profissionalmente e também por satisfação pessoal, portanto não tenho pressa e o importante era não deixar escapar a oportunidade.
De toda a forma, agradeço imenso a ajuda e irei entrar em contacto com a universidade para discutir as minhas opções.
Exactamente, se estás a pagar propinas e não vais às aulas, vais estar a chumbar a cadeiras. Se fizesses isso, no ano a seguir terias de te inscrever a todas as cadeiras reprovadas. A nível de currículo não quer dizer absolutamente nada, porque na tua certidão de licenciatura só vai constar o ano em que a iniciaste, imaginemos 2019 e o ano em que terminaste, sendo igual quer pagues este ano e reproves quer anules a matrícula e faças reingresso. Muito menos em EI, eles não vão olhar para os anos em que fizeste o curso para a esmagadora maioria dos empregos, no máximo, olham para as notas, mais nos casos de investigação e postos mais especializados.

Assim sendo, podes fazer o que achares melhor. Se anulares este ano, depois terás de fazer reingresso. Se não tens pressa e não queres desperdiçar dinheiro, diria para anulares a matrícula e tentares reingressar no próximo ano lectivo. Boa sorte!

AndréDias10

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2020
Exactamente, se estás a pagar propinas e não vais às aulas, vais estar a chumbar a cadeiras. Se fizesses isso, no ano a seguir terias de te inscrever a todas as cadeiras reprovadas. A nível de currículo não quer dizer absolutamente nada, porque na tua certidão de licenciatura só vai constar o ano em que a iniciaste, imaginemos 2019 e o ano em que terminaste, sendo igual quer pagues este ano e reproves quer anules a matrícula e faças reingresso. Muito menos em EI, eles não vão olhar para os anos em que fizeste o curso para a esmagadora maioria dos empregos, no máximo, olham para as notas, mais nos casos de investigação e postos mais especializados.

Assim sendo, podes fazer o que achares melhor. Se anulares este ano, depois terás de fazer reingresso. Se não tens pressa e não queres desperdiçar dinheiro, diria para anulares a matrícula e tentares reingressar no próximo ano lectivo. Boa sorte!

Obrigado.

Ana Paula Leitão

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2021
Boa Tarde,
Estou no 1º semestre de mestrado integrado em psicologia. Não vou conseguir continuar meus estudos no próximo semestre .
Gostaria de saber como eu posso proceder?
Sigo pagando as propinas e chumbo nas cadeiras?
Cancelo minha matrícula?
Tenho algum receio de não conseguir fazer o reingresso.

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa Tarde,
Estou no 1º semestre de mestrado integrado em psicologia. Não vou conseguir continuar meus estudos no próximo semestre (entre fevereiro e junho).
Gostaria de saber como eu posso proceder?
Sigo pagando as propinas e chumbo nas cadeiras?
Cancelo minha matrícula?
Tenho algum receio de não conseguir fazer o reingresso.
Olá, Ana Paula!
Tens duas opções, de forma simplificada:
1) A primeira opção é anulares a matrícula, mas provavelmente nesta altura já terás de pagar a propina completa na mesma e depois quando quisesses voltar a estudar, só poderias fazer reingresso com 1 ano lectivo a intercalar, ou seja, se anulares em 2020/2021, só poderás reingressar em 2022/2023. Não tens de ter receio quanto ao reingresso porque há prazos em específico para pedires o mesmo e não há limite de vagas - ou seja, se já estás no curso, mesmo que anules a matrícula, podes reingressar sem teres receio de não ter vaga. A única coisa a ter em atenção é que se o plano de estudos do curso mudar, o teu currículo terá de ser reestruturado.
2) A segunda opção, que provavelmente é a mais sensata, é não anulares a matrícula, pagares as propinas e para o próximo ano lectivo, se não puderes estar a estudar, simplesmente não te inscreves. A diferença entre estas duas opções é que neste caso não terias de esperar 1 ano lectivo e isto pode ser relevante, mas depende se queres estudar logo a seguir a Junho de 2021, ou se só pensas voltar a estudar mais tarde.

Ana Paula Leitão

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2021
Olá, Ana Paula!
Tens duas opções, de forma simplificada:
1) A primeira opção é anulares a matrícula, mas provavelmente nesta altura já terás de pagar a propina completa na mesma e depois quando quisesses voltar a estudar, só poderias fazer reingresso com 1 ano lectivo a intercalar, ou seja, se anulares em 2020/2021, só poderás reingressar em 2022/2023. Não tens de ter receio quanto ao reingresso porque há prazos em específico para pedires o mesmo e não há limite de vagas - ou seja, se já estás no curso, mesmo que anules a matrícula, podes reingressar sem teres receio de não ter vaga. A única coisa a ter em atenção é que se o plano de estudos do curso mudar, o teu currículo terá de ser reestruturado.
2) A segunda opção, que provavelmente é a mais sensata, é não anulares a matrícula, pagares as propinas e para o próximo ano lectivo, se não puderes estar a estudar, simplesmente não te inscreves. A diferença entre estas duas opções é que neste caso não terias de esperar 1 ano lectivo e isto pode ser relevante, mas depende se queres estudar logo a seguir a Junho de 2021, ou se só pensas voltar a estudar mais tarde.

Eu realmente pretendo voltar a estudar em setembro de 2021.
Como eu faço para "não me inscrever"?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Eu realmente pretendo voltar a estudar em setembro de 2021.
Como eu faço para "não me inscrever"?
Todos os anos, antes do início do ano lectivo, terás de fazer a tua inscrição no ano curricular. Se pretendes voltar em Setembro, provavelmente vais inscrever-te, caso não te inscrevesses basicamente seria o equivalente a teres anulado a matrícula.

Ana Paula Leitão

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2021
Todos os anos, antes do início do ano lectivo, terás de fazer a tua inscrição no ano curricular. Se pretendes voltar em Setembro, provavelmente vais inscrever-te, caso não te inscrevesses basicamente seria o equivalente a teres anulado a matrícula.
Certo, Eu só não vou conseguir estar presente entre fevereiro e agosto.
O que pode ser feito?
Só não aparecer nas aulas e provas?
Se eu fizer isso vou ter que repetir as cadeiras, e quando posso faze-las novamente?
Realmente não sei como isto tudo funciona, entrei agora na universidade.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Certo, Eu só não vou conseguir estar presente entre fevereiro e agosto.
O que pode ser feito?
Só não aparecer nas aulas e provas?
Se eu fizer isso vou ter que repetir as cadeiras, e quando posso faze-las novamente?
Realmente não sei como isto tudo funciona, entrei agora na universidade.
Exacto, não apareces no 2º semestre e terás de pagar as propinas na mesma. Podes repeti-las no próximo ano, sem problemas.

• Like
Reactions: Ana Paula Leitão

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Se eu repetir todas as cadeiras do 2º semestre, no 3º semestre vou ter que realizar as cadeiras do 2º e do 3º juntas?
Muito obrigada por sua atenção.❤
Depende do regulamento, mas poderás fazer cadeiras do 2º semestre e do 3º semestre no mesmo ano ou em anos diferentes, no caso da UMinho podes seguir estas regras:

Artigo 29.º Inscrição em ciclos de estudos em regime de tempo integral
1 — Um estudante, de qualquer ciclo de estudos, é considerado inscrito num determinado ano curricular se o número de créditos correspondentes às UC em atraso, relativamente a esse ano, for menor ou igual que 30 créditos.
2 — Em cada ano letivo, o estudante pode inscrever-se num elenco de UC do ano curricular de inscrição, de anos curriculares 13 anteriores ou de anos curriculares subsequentes, correspondente a um máximo de 75 créditos.
3 – O estudante que transite de ano com mais de 15 ECTS em atraso deve inscrever-se a todas estas UC, podendo ainda inscrever-se em todas as UC do ano de inscrição, até ao limite de 90 créditos.
4 — O número limite de créditos referido no número anterior pode ser ultrapassado se estiver em causa a inscrição numa única UC, de ano anterior ou de anos seguintes, excluindo, neste último caso, a dissertação, o estágio, o trabalho de projeto ou similares, ou se estiver em causa a inscrição em mais do que uma UC de ano anterior, para que o estudante possa inscrever-se no último ano do plano de estudos do curso para conclusão do mesmo, não podendo o estudante, em qualquer caso, inscrever-se em mais do que 90 créditos.
5 — A inscrição num determinado ano curricular pressupõe a inscrição em todas as UC em atraso relativamente a esse ano, salvaguardadas eventuais precedências
6 — Os estudantes que, tendo estado validamente inscritos no mesmo curso da UMinho, no ano letivo anterior, não transitaram de ano podem inscrever-se num elenco de UC correspondente a um máximo de 60 créditos, com exceção dos estudantes inscritos no último ano curricular do curso, os quais podem inscrever-se em todas as UC por realizar para conclusão do mesmo.
7 — A inscrição em UC de anos curriculares subsequentes só é possível se o estudante estiver inscrito em todas as UC do ano curricular que lhe corresponde, salvaguardadas eventuais precedências.
8 — As UO podem definir regras próprias, em termos de precedências ou outras, para inscrição nas UC de dissertação, trabalho de projeto, estágio ou similares, sem prejuízo do disposto na lei e no presente Regulamento.

São estas as regras, tudo tem a ver com o número de ECTS que vais deixar por fazer e os que já fizeste. O regulamento está aqui: https://alunos.uminho.pt/PT/estudantes/Regulamentos/Despacho_RT-03_2020.pdf

• Love
Reactions: Ana Paula Leitão