Anulação de Matrícula e Reingresso

carloss

Membro Caloiro
Matrícula
1 Abril 2021
Boas! Em 2020 ingressei em Arquitetura em Coimbra, mas soube logo que o curso não era para mim, logo abri a opção de Línguas Modernas. Não me conseguirei candidatar por Mudança de Curso dadas as minhas notas, logo será que posso anular a minha matrícula e voltar a candidatar-me no próximo ano no regime normal (terei que fazer exame a Inglês ainda este mês de Junho nesse caso, mas isso não será problemático)?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boas! Em 2020 ingressei em Arquitetura em Coimbra, mas soube logo que o curso não era para mim, logo abri a opção de Línguas Modernas. Não me conseguirei candidatar por Mudança de Curso dadas as minhas notas, logo será que posso anular a minha matrícula e voltar a candidatar-me no próximo ano no regime normal (terei que fazer exame a Inglês ainda este mês de Junho nesse caso, mas isso não será problemático)?
Olá, Carlos! Não sei se entendi bem as tuas dúvidas:

Queres mudar de Arquitectura -> Línguas Modernas. Tens duas vias para o fazer (sendo que podes concorrer às duas em simultâneo):

1) CNAES - Concurso Nacional de acesso
O que precisas: Exame de Português ou de Inglês válido para concurso (ou seja, um exame de 2019, 2020 ou deste ano, 2021)
Tenho esses exames, o que preciso fazer?: Precisas fazer o registo na plataforma PIEPE, realizar a inscrição aos exames nacionais, seleccionando a opção de que apenas vais requerer a ficha ENES. Em paralelo, precisas fazer o pedido de senha DGES, assinas o comprovativo do pedido de senha e submetes na plataforma PIEPE. Irás buscar a ficha ENES 2021 após a saída das pautas dos exames da 1ª fase, quer repitas ou não exames.
Não tenho os exames para concorrer: Precisas fazer os mesmos passos que disse acima, só que inscreves-te nos exames.

1) Concurso de mudança de par instituição/curso
O que precisas: Ter realizado os exames de prova de ingresso, Português ou Inglês, independentemente se estes ainda estão válidos ou não! Os critérios principais de seriação é mesmo as tuas notas do secundário e da prova de ingresso.
O que preciso fazer: Candidatura com os serviços da UCoimbra, custa 50 euros.

Podes candidatar-te a ambos concursos este ano! Não precisas necessariamente anular a tua matrícula na faculdade, podes simplesmente não te inscreveres no 2º ano, caso entres entretanto em Línguas Modernas.

Alguma dúvida que tenhas, diz!

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
AndréDias10 Anulação de Matrícula e Reingresso Uminho Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 12
D Reingresso e anulação da matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 22
nagininagini Reingresso após anulação matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
H Anulação de Matrícula - dúvidas Ensino Superior - Geral 1
nunosga Exames, anulação de matrícula, PEF, chumbo, aluno externo, auto-proposto. Como perceber isto melhor? Ensino Secundário 2
A Anulação de matrícula e transferência Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
M Anulação matrícula Ensino Superior - Geral 1
G Anulação de matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
P História (Universidade do Minho): Anulação de Matrícula ou Mudança de Curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Rita2002 Anulação de matrícula na FMH (Lisboa) Ensino Superior - Geral 0
A Anulação de Matrícula Ensino Superior - Geral 17
Imthepantaloon_ Dúvidas anulação de matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
eduarda.filipa Matrícula e anulação da matrícula Concurso Nacional e Locais - Público 11
L Anulação de matrícula 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 4
R ISCAL Anulação da matrícula - ISCAL Instituto Politécnico de Lisboa 12
M Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 29
Mónica Marona IPLeiria Anulação de matrícula/inscrição no ipl Instituto Politécnico de Leiria 1
D Pedido de Transferência implica anulação da matrícula atual? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Anulação de matrícula no secundário Ensino Secundário 1
Patriiciadurao anulação de matrícula? Arquivo 1
M Anulação? Congelamento de matrícula? Ensino Superior - Geral 1
M Anulação de Matrícula e Inscrição Ensino Superior - Geral 10
M Anulação da matrícula e a bolsa de estudos Bolsas e Residências 222
D Anulação/Congelamento da Matrícula Ensino Superior - Geral 366
D Anulação de Disciplina Ensino Secundário 1
L Anulação de disciplina que já foi concluída Ensino Secundário 1
A Anulação de disciplinas Ensino Secundário 3
P Pode a escola recusar a anulação da matricula de uma disciplina no 12ºano. Quais os fundamentos ? Ensino Secundário 5
Medeiros03 Dúvida em relação a anulação de disciplinas Ensino Secundário 3
1 AJUDA: CAMPO 4.5 e Anulação de disciplina. Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Diogo23. Informação anulação disciplinas Ensino Secundário 5
T Anulação de matricula Ensino Superior - Geral 1
K Anulação de matricula e bolsa de estudos Bolsas e Residências 4
A Anulação de matricula e bolsa de estudo Bolsas e Residências 7
A Reingresso após anulação Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Anulação de disciplina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Z Anulação de disciplina e fazer exame por externo Ensino Secundário 11
L Anulação/Desistência Ensino Superior - Geral 3
I Anulação de uma cadeira já feita Ensino Superior - Geral 1
1 Anulação de disciplinas Ensino Secundário 6
M Anulação de Matricula e Reingresso Concursos e Regimes Especiais 17
tripinheaven anulação de matrículas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Ana Filipa Fonseca Santos Melhorias/Anulação de unidades curriculares Ensino Superior - Geral 11
C Anulação do exame... Exames Nacionais e Provas de Ingresso 13
sara0101 Anulação do exame?? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
Francisco Pinheiroo Biologia anulação de disciplina Ensino Secundário 0
I Anulação de Disciplina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
G Anulação do teste Ensino Superior - Geral 2
coral Anulação de unidades curriculares Ensino Superior - Geral 0
D Anulação da candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 5