Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional

Esses certificados são para Mudança de par curso/instituição, que é um concurso. Se tu vais mudar pelo Concurso nacional de acesso, não necessitas disso.
De resto, podes anular ou congelar e concorreres para o ano.
Então qual parece ser a melhor estratégia? Ambas as opções só são possíveis em setembro do ano que vem? Se optar pelo concurso nacional de acesso é só esperar pela janela de candidaturas novamente e utilizar a mesma conta DGES que usei este ano?

Então qual parece ser a melhor estratégia? Ambas as opções só são possíveis em setembro do ano que vem? Se optar pelo concurso nacional de acesso é só esperar pela janela de candidaturas novamente e utilizar a mesma conta DGES que usei este ano?
Não sei qual é a melhor estratégia, porque as condições da Mudança par curso/instituição mudam de instituição para instituição. Tens é de ter em atenção se um dos parâmetros de seleção não é a tua classificação no curso anterior.
Os prazos deste concurso variam , mas podem ser um pouco antes do início das candidaturas do Concurso nacional de acesso, que começa em julho.
Para o concurso nacional de acesso, precisas de uma nova Ficha ENES e uma nova senha da conta do DGES.

Boa tarde.
Este ano letivo não vou poder frequentar aulas presenciais por motivos de saúde e da pandemia. Mesmo assim, candidatei-me pelo concurso nacional e fiz a matrícula na Utad em Economia, porém não é o curso nem a instituição que mais quero e fi-lo para ter um "porto seguro".
As minhas dúvidas são:
- como vou reprovar no 1º ano por faltas vou perder a minha vaga?
- como vou reprovar no 1º ano por faltas não vou poder candidatar-me pelo concurso nacional ou pedir transferência?

Obrigado!

Gostaria qual o procedimento para uma universidade por iniciativa própria anular a matrícula de um aluno. No caso de por exemplo não existir uma justificação plausível.

Gostaria qual o procedimento para uma universidade por iniciativa própria anular a matrícula de um aluno. No caso de por exemplo não existir uma justificação plausível.
Olá.
Terás de explicar melhor a situação. Sem informações mais específicas, fica difícil perceber sequer o que estás a perguntar.

Olá! Estou com um problema e pedia a vossa ajuda
Eu quero anular a matrícula e queria fazê-lo ainda hoje de maneira a não ter de pagar a propina de janeiro, entrei em contacto ontem com a minha faculdade para tirar umas dúvidas (FMDUP, já agora) e disseram me que se quisesse mesmo anular, tinha de enviar outro email a confirmar isso, e enviei hoje mas não obtive resposta. Sei que tenho que pedir um requerimento de anulação e estava à espera que me dessem indicações mas como não responderam ia pedir o requerimento na mesma para não gastar o dinheiro. Acontece que quando vou ao Sigarra e peço "Novo requerimento", não me aparece nenhuma opção no "Tipo de requerimento", sendo que era suposto aparecer uma lista (pelo menos uma amiga minha fez este mesmo processo e apareceu).
Alguém da Universidade do Porto sabe o que fazer (não sei se será igual nas outras)?
Obrigada!!

Boa tarde, sou estudante de 1º ano na NOVA sbe, porque nao entrei no curso que queria, e vou parar agora no segundo semestre para estudar novamente para os exames nacionais e tentar entrar este ano. No entanto, vi no 'student handbook' a pagina em anexo e fiquei confusa.
O que querem dizer com 'perde o direito de se candidatar a uma universidade publica' se nao completar os creditos minimos?
Tendo em conta que tenho 4 cadeiras de 7 creditos, se nao passar a 1 cadeira podem me impedir de candidatar ao ensino superior no proximo ano letivo? Isto é sequer possivel? No site da dges os unicos requisitos para candidatura sao ter exames validos e ensino secundario concluido!
Olá.
Podes confirmar com a instituição, mas isso deve ter a ver com as prescrições. Independentemente, as prescrições não afetam o acesso pelo Concurso Nacional de Acesso.

Boas! O ano letivo 2020/21 foi o meu primeiro ano em Eng Biomédica na UA e no final do mesmo ano decidi que queria mudar de curso mas continuar na mesma universidade. Decidi candidatar-me a outro curso na mesma universidade (só vou saber se fui colocado segunda-feira) mas não anulei a minha matrícula em Eng Biomédica, pois pretendia não renovar apenas e ficar com essa matrícula "congelada". Pode haver algum problema com a minha possível matrícula no tal novo curso a que me pretendo candidatar caso seja colocado devido a esta situação de não ter anulado a outra matrícula? Aguardo pelo feedback.

Boas! O ano letivo 2020/21 foi o meu primeiro ano em Eng Biomédica na UA e no final do mesmo ano decidi que queria mudar de curso mas continuar na mesma universidade. Decidi candidatar-me a outro curso na mesma universidade (só vou saber se fui colocado segunda-feira) mas não anulei a minha matrícula em Eng Biomédica, pois pretendia não renovar apenas e ficar com essa matrícula "congelada". Pode haver algum problema com a minha possível matrícula no tal novo curso a que me pretendo candidatar caso seja colocado devido a esta situação de não ter anulado a outra matrícula? Aguardo pelo feedback.

Não irá haver problema nenhum, pois pela lei até podes frequentar os dois cursos ao mesmo tempo.

• Like
Reactions: davis