Anulação de Matrícula

Ana_sofia19

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2019
Bom dia, estou com algumas dúvidas e precisava de ajuda para as esclarecer.
Entrei na 2ªfase na Universidade, mas neste momento já não me identifico com o curso. Apesar de estar perdida em relação a que outra área seguir, já percebi que não é isto que quero para mim. Estou super desmotivada com tudo e nem vontade tenho de comparecer nas aulas.
Queria saber como faço para poder anular a minha matrícula e saber se isso ainda é possível a esta altura do semestre.
Preciso de ajuda urgente!
Obrigada

Última edição:

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia, estou com algumas dúvidas e precisava de ajuda para as esclarecer.
Entrei na 2ªfase na Universidade, mas neste momento já não me identifico com o curso. Apesar de estar perdida em relação a que outra área seguir, já percebi que não é isto que quero para mim. Estou super desmotivada com tudo e nem vontade tenho de comparecer nas aulas.
Queria saber como faço para poder anular a minha matrícula e saber se isso ainda é possível a esta altura do semestre.
Preciso de ajuda urgente!
Obrigada
Sim, possível deve ser. Tens de te informar das condições e procedimentos com a instituição que frequentas, já que faz parte da autonomia desta.

margaridax2x

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Boa noite.
Pretendo anular matricula, mas a instituição não me responde relativamente às dúvidas que tenho relativas às propinas. A instituição pertence ao Politécnico do Porto. Encontrei na Internet um documento que diz " ARTº 10º (ANULAÇÃO DA MATRÍCULA / INSCRIÇÃO) 1. No caso de anulação da matrícula e/ou inscrição, qualquer que seja o motivo que a determine: a) Anulação até final do mês de Dezembro, ou até 60 dias após a data de inscrição : ― o valor a pagar é 50% da propina devida. b) Anulação posterior aos prazos fixados na alínea a) : ― o valor a pagar é o total da propina devida. 2. Exceptuam-se do disposto no número anterior os casos de recolocação no âmbito do concurso nacional de acesso ao ensino superior.".
Efetuei a matrícula no dia 29 de setembro, pelo que ainda não se passaram 60 dias. Sendo assim, segundo o documento, não terei que pagar nada extra?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite.
Pretendo anular matricula, mas a instituição não me responde relativamente às dúvidas que tenho relativas às propinas. A instituição pertence ao Politécnico do Porto. Encontrei na Internet um documento que diz " ARTº 10º (ANULAÇÃO DA MATRÍCULA / INSCRIÇÃO) 1. No caso de anulação da matrícula e/ou inscrição, qualquer que seja o motivo que a determine: a) Anulação até final do mês de Dezembro, ou até 60 dias após a data de inscrição : ― o valor a pagar é 50% da propina devida. b) Anulação posterior aos prazos fixados na alínea a) : ― o valor a pagar é o total da propina devida. 2. Exceptuam-se do disposto no número anterior os casos de recolocação no âmbito do concurso nacional de acesso ao ensino superior.".
Efetuei a matrícula no dia 29 de setembro, pelo que ainda não se passaram 60 dias. Sendo assim, segundo o documento, não terei que pagar nada extra?
Olá.
Pelo que tens aí, tens de pagar 50% da propina anual.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigada! A propina supostamente é 697€ por ano, mas com a inscrição e seguro fica 727€. Sendo assim tenho que pagar 50% dos 697 ou dos 727?
Tens de pagar 50% dos 697 euros. Os restantes custos supostamente já são pagos e não são propina.

• Like
Reactions: margaridax2x

Margarida.isabel

Membro Caloiro
Matrícula
12 Novembro 2020
Olá!!
Pretendo desistir do meu curso na Universidade de Évora, mas a mesma não me esclarece acerca das dúvidas que tenho. Espero que alguém me possa ajudar.
No portal do Sistema de Informação da Universidade está duas opções: a anulação de matrícula e anulação de inscrição, qual é a diferença entre as duas?
Também queria saber se por acaso anulasse qualquer uma das duas me seria permitido para o ano fazer melhoria nos exames e me candidatar outra vez a um curso diferente?
Agradecia resposta o mais rápido possível sendo que só tenho até dia 15 de Novembro para não pagar nada.
Obrigada :))

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá!!
Pretendo desistir do meu curso na Universidade de Évora, mas a mesma não me esclarece acerca das dúvidas que tenho. Espero que alguém me possa ajudar.
No portal do Sistema de Informação da Universidade está duas opções: a anulação de matrícula e anulação de inscrição, qual é a diferença entre as duas?
Olá.
Pelo que estive a ver, a anulação da inscrição é relativa à anulação individual de cada Unidade Curricular.
A anulação de matrícula é a tudo. A anulação de matrícula no 1º ano inscrito no curso não dá direito a futuro ingresso peloRegime de Reingresso.

Também queria saber se por acaso anulasse qualquer uma das duas me seria permitido para o ano fazer melhoria nos exames e me candidatar outra vez a um curso diferente?
Sim, uma coisa não se relaciona com outra.

margaridax2x

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Boa tarde. Eu pedi a anulação de matrícula e já me enviaram o despacho. Em relação às propinas escreveram: " VERIFICAMOS QUE EFETUOU A MATRICULA/INSCRIÇÃO, NO ANO LETIVO 2020/2021, NO DIA 29/09/2020 E LIQUIDOU A TAXA DE INSCRIÇÃO E DE SEGURO ESCOLAR NO VALOR DE 30,00 EUROS E 139,40 EUROS REFERENTES A PROPINA. DEVE EFETUAR O PAGAMENTO DO VALOR EM FALTA PARA PERFAZER O VALOR DE 348,50?, CORRESPONDENTE A 50% DO VALOR TOTAL DA PROPINA. " Sendo assim, quanto tenho que pagar?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde. Eu pedi a anulação de matrícula e já me enviaram o despacho. Em relação às propinas escreveram: " VERIFICAMOS QUE EFETUOU A MATRICULA/INSCRIÇÃO, NO ANO LETIVO 2020/2021, NO DIA 29/09/2020 E LIQUIDOU A TAXA DE INSCRIÇÃO E DE SEGURO ESCOLAR NO VALOR DE 30,00 EUROS E 139,40 EUROS REFERENTES A PROPINA. DEVE EFETUAR O PAGAMENTO DO VALOR EM FALTA PARA PERFAZER O VALOR DE 348,50?, CORRESPONDENTE A 50% DO VALOR TOTAL DA PROPINA. " Sendo assim, quanto tenho que pagar?
Olá.
Terás de pagar 209,10 euros. A taxa de inscrição e seguro escolar não entram, porque não são propina.

• Like
Reactions: margaridax2x

margaridax2x

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Olá.
Terás de pagar 209,10 euros. A taxa de inscrição e seguro escolar não entram, porque não são propina.
A instituição não me da informações nenhumas. No despacho não fala nada acerca de como devo proceder ao pagamento. Pode-me ajudar? É no P. Porto

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
A instituição não me da informações nenhumas. No despacho não fala nada acerca de como devo proceder ao pagamento. Pode-me ajudar? É no P. Porto
Olá.
Tenta seguir os paços do 1º ponto deste link (eu sei que não é o teu caso): P.PORTO
Só tens de pagar metade das mensalidades, por isso, tem atenção ao montante para o qual geras referência.

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Bom dia,
Para proceder à anulação da matricula na minha instituição diz o seguinte:

Pagamento de propina em caso de anulação da matrícula/inscrição:
1 - Os estudantes que solicitem a anulação da sua matrícula e inscrição, ficam obrigados ao pagamento da propina, no ato da entrega do requerimento, nos termos seguintes:
  • O valor da primeira prestação da propina devida, no caso de a anulação ocorrer nos trinta dias subsequentes à data da inscrição ou do primeiro dia de aulas;
  • 50 % da propina devida, no caso de a anulação ocorrer até ao final do 1.º semestre do ano letivo em curso;
  • A totalidade da propina devida, se a anulação ocorrer posteriormente aos prazos fixados nas alíneas anteriores.
O valor de propinas do 1º ano é 697, eu já paguei 207€. Tenho que pagar então mais 141.5€ para poder anular?!
E caso não anule a matricula e simplesmente não faça nada, o que acontece?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Bom dia,
Para proceder à anulação da matricula na minha instituição diz o seguinte:

O valor de propinas do 1º ano é 697, eu já paguei 207€. Tenho que pagar então mais 141.5€ para poder anular?!
E caso não anule a matricula e simplesmente não faça nada, o que acontece?
Sim, é isso. Caso não anules, ficas obrigad@ a pagar a propina completa, mesmo que deixes de frequentar as aulas.

• Like
Reactions: Wraak and majm22

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Alguém sabe se há algum máximo de matrículas anuladas no ensino superior? Tipo se anularmos diferentes matrículas mais de 2,3,4, 5 vezes (??) se ficamos impedidos de concorrer no próximo ano ao ensino superior?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @majm22
Alguém sabe se há algum máximo de matrículas anuladas no ensino superior? Tipo se anularmos diferentes matrículas mais de 2,3,4, 5 vezes (??) se ficamos impedidos de concorrer no próximo ano ao ensino superior?
Não existem, os limites que existem estão ligados às prescrições.