Anulação de matrícula

Hugo09

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2020
Olá bom dia. No ano passado entrei num curso que não gostava e que era bastante longe da minha localidade, então por falta de adaptação anulei a matrícula e fiquei a fazer uma espécie de gap year o resto do ano.
A minha dúvida é: agora para voltar a entrar na universidade num novo curso(numa instituição privada) teria mesmo que entrar pelo regime de reingresso/mudança de par e instituição, ou esta candidatura poderia ser feita a partir do regime geral (pelo que estou a fazer melhoria de notas nos exames nacionais deste ano)?
Porque a instituição em causa já começou e acabou com as candidaturas (6 Junho a 20 Junho) de regime mudança de par e ainda nem o exame de biologia tinha sido realizado.
Terei de esperar por uma segunda fase e arriscar nesse regime ou poderia me escrever por regime geral visto a melhoria nos exames?
Aguardo

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá bom dia. No ano passado entrei num curso que não gostava e que era bastante longe da minha localidade, então por falta de adaptação anulei a matrícula e fiquei a fazer uma espécie de gap year o resto do ano.
A minha dúvida é: agora para voltar a entrar na universidade num novo curso(numa instituição privada) teria mesmo que entrar pelo regime de reingresso/mudança de par e instituição, ou esta candidatura poderia ser feita a partir do regime geral (pelo que estou a fazer melhoria de notas nos exames nacionais deste ano)?
Porque a instituição em causa já começou e acabou com as candidaturas (6 Junho a 20 Junho) de regime mudança de par e ainda nem o exame de biologia tinha sido realizado.
Terei de esperar por uma segunda fase e arriscar nesse regime ou poderia me escrever por regime geral visto a melhoria nos exames?
Aguardo
Olá, Hugo! Se o prazo desse concurso na instituição que desejas já passou e não há indicação no site de mais fases do concurso, infelizmente já não poderás candidatar-te pelo concurso de mudança par instituição/curso. Mas podes - e deves - candidatar-te através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para isso, não precisas apenas de realizar os exames de prova de ingresso - precisas também pedir a senha DGES, assinar o pedido de senha, submeter na PIEPE (isto se ainda não o tiveres feito). Os restantes passos de candidatura são exactamente os mesmos que fizeste no ano passado.

Hugo09

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2020
Olá e obrigada pela atenção mesmo! Fiquei um pouco em pânico depois de saber que o prazo da 1ª fase de candidaturas para mudança par de instituição/ curso já tinha acabado no curso que queria. A universidade em questão é a ESSSM, no site diz que poderá haver ou não uma segunda fase de candidaturas consoante o nº de candidatos penso.
Respondendo aos passos que me indicaste, sim já tenho isso tudo resolvido (tanto o pedido/como a senha de acesso da dges deste ano e está tudo tratado na piepe).
Então para esclarecer o assunto, se no caso de não haver vagas para segunda fase neste regime de mudança de par instituição/curso, consigo fazer a inscrição na mesma universidade mas pelo regime geral? Sabendo que já frequentei e posteriormente anulei uma candidatura de um curso em Tomar?
Obrigada e fico a aguardar.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá e obrigada pela atenção mesmo! Fiquei um pouco em pânico depois de saber que o prazo da 1ª fase de candidaturas para mudança par de instituição/ curso já tinha acabado no curso que queria. A universidade em questão é a ESSSM, no site diz que poderá haver ou não uma segunda fase de candidaturas consoante o nº de candidatos penso.
Respondendo aos passos que me indicaste, sim já tenho isso tudo resolvido (tanto o pedido/como a senha de acesso da dges deste ano e está tudo tratado na piepe).
Então para esclarecer o assunto, se no caso de não haver vagas para segunda fase neste regime de mudança de par instituição/curso, consigo fazer a inscrição na mesma universidade mas pelo regime geral? Sabendo que já frequentei e posteriormente anulei uma candidatura de um curso em Tomar?
Obrigada e fico a aguardar.
Olá, novamente! Sim, podes concorrer sem problemas e se abrirem uma segunda fase desse regime, podes até concorrer em simultâneo por esses dois concursos.

Hugo09

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2020
Fixe! Ok obrigada, eu até cheguei a pensar que fosse obrigado a concorrer em regime de mudança par instituição/curso por ter anulado uma matricula do ano passado. Mas ainda bem que posso concorrer tanto a uma como outra!
Sei que não tens forma de saber e esta pergunta vai ser um pouco estranha mas:
Sabendo que eu no ano passado entrei em Tomar no curso de Tecnologia Química, e este ano quero mudar totalmente a minha àrea e entrar em Fisioterapia aqui no Porto. E que as cadeiras não se relacionam umas com as outras, qual é a probalidade de ser escolhido mais facilmente em regime de mudança ou em regime geral?
Obrigada e desculpa estar a chatear demasiado, mas é que estou cheio de dúvidas.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Fixe! Ok obrigada, eu até cheguei a pensar que fosse obrigado a concorrer em regime de mudança par instituição/curso por ter anulado uma matricula do ano passado. Mas ainda bem que posso concorrer tanto a uma como outra!
Sei que não tens forma de saber e esta pergunta vai ser um pouco estranha mas:
Sabendo que eu no ano passado entrei em Tomar no curso de Tecnologia Química, e este ano quero mudar totalmente a minha àrea e entrar em Fisioterapia aqui no Porto. E que as cadeiras não se relacionam umas com as outras, qual é a probalidade de ser escolhido mais facilmente em regime de mudança ou em regime geral?
Obrigada e desculpa estar a chatear demasiado, mas é que estou cheio de dúvidas.
De acordo com o regulamento da ESSSM, os critérios de seriação são os seguintes:
Sem Título.png
Para veres a área científica das disciplinas, basta consultares o plano de estudos publicado em Diário da República (os sites das instituições costumam ter essa informação). Se partilhassem áreas científicas, contam os ECTS feitos para a seriação (quantos mais tiveres feitos, melhor). Contam a média das cadeiras feitas, contam os ECTS que fizeste e contam as provas de ingresso, basicamente. Ou seja, não partilhando nada disto, basicamente vão contar quantos ECTS fizeste e a tua nota das provas de ingresso - cabe-te a ti considerares se isso te favorece ou nem por isso (por norma, as pessoas que mudam de curso muitas vezes não têm um elevado número de ECTS feitos, muitos à volta dos 36 ECTS para manterem a bolsa DGES). É mesmo muito difícil saber, não conhecendo eu estes dados teus, qual dos concursos se afigura talvez mais acessível para ti, mas acho que valerá a pena candidatares-te aos dois. Se a tua média estiver confortável para o concurso nacional, então diria que tens boas chances de entrada. Boa sorte!

Hugo09

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2020
Obrigada mesmo pelo tempo e disponibilidade! As cadeiras que tinha no curso não chegaram a ser realizadas na totalidade e eram completamente distintas a este novo curso que me pretendo candidatar. Pelo que penso que a melhor solução seja realizar a candidatura mesmo pelo regime geral, sendo que não vale a pena estar a criar um desperdicio tanto de tempo como de dinheiro para candidaturas e não possuir os requesitos pretendidos para entar em regime mudança par.
Se assim for possivel e entrar pelo regime geral, terei de resolver algum tipo de informação ou problema com a universidade anterior que desisti o ano passado, ou seja, terei de tratar de algum tipo de transferencia ou algo do género? Ou é como se começa se um processo novo de matricula neste novo ano letivo.
Quanto à bolsa, também já me informei e sabendo que não tendo créditos suficientes(36 ects) do curso de desistência, esta também fica em standby e só no 2º ano me poderei voltar a candidatar correto? Mesmo que entre pelo regime geral?
Obrigada mais uma vez !

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigada mesmo pelo tempo e disponibilidade! As cadeiras que tinha no curso não chegaram a ser realizadas na totalidade e eram completamente distintas a este novo curso que me pretendo candidatar. Pelo que penso que a melhor solução seja realizar a candidatura mesmo pelo regime geral, sendo que não vale a pena estar a criar um desperdicio tanto de tempo como de dinheiro para candidaturas e não possuir os requesitos pretendidos para entar em regime mudança par.
Se assim for possivel e entrar pelo regime geral, terei de resolver algum tipo de informação ou problema com a universidade anterior que desisti o ano passado, ou seja, terei de tratar de algum tipo de transferencia ou algo do género? Ou é como se começa se um processo novo de matricula neste novo ano letivo.
Quanto à bolsa, também já me informei e sabendo que não tendo créditos suficientes(36 ects) do curso de desistência, esta também fica em standby e só no 2º ano me poderei voltar a candidatar correto? Mesmo que entre pelo regime geral?
Obrigada mais uma vez !
Tu preenches os requisitos, aquilo são apenas critérios de seriação - que, de facto, por princípio beneficiam as pessoas que vierem de áreas semelhantes e tenham feito mais ECTS; se isso torna impossível entrares por este regime? não, não torna, mas se achas que é um desperdício de dinheiro, compreendo perfeitamente a motivação!
Caso entres pelo regime geral, não tens de declarar nada e se não deves nada ao Politécnico de Tomar, não tens mesmo nenhum assunto pendente. É como se começares um novo percurso, sim. Quanto à bolsa, sim, mesmo entrando pelo regime geral, não tendo feito os 36 ECTS, não terás bolsa este ano lectivo e poderás voltar a pedir no próximo ano, na condição de fazeres 36 ECTS no mínimo.

De nada!!

Hugo09

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2020
Ah ok entendi! Basicamente entro numa lista de seleção e pode ser que tenha a sorte de conseguir ser escolhido apenas neste caso por provas de ingresso. Mas acho que prefiro não arriscar e seguir talvez pelo regime geral mesmo.
Tendo em conta à desistencia do curso foi tudo tratado no momento e não tenho qualquer dívida ou assunto pendente para com a faculdade , só queria mesmo esclarecer esse ponto (caso tivesse de tratar de algum tipo de transferencia ou documento). Ok ainda bem que funciona como se fosse um novo percurso.
Quanto à bolsa de estudos é uma pena mesmo, mas também meio que já estava conformado com a resposta tendo em conta que à partida não tinha concluido as cadeiras.
Obrigada pelas dúvidas todas fornecidas! Boa Tarde.
Hugo Nunes

• Fabulous
Reactions: Ariana_