Anulação de matricula e bolsa de estudo

artlyxz

Membro Caloiro
Matrícula
29 Agosto 2020
Boa noite. Eu fiz a anulação da minha matrícula visto querer entrar noutra instituição e noutro curso. Sendo estudante bolseira, gostaria de saber se vou receber o dinheiro de outubro até ao momento que desisti e se poderei voltar a concorrer à bolsa no proximo ano letivo.

Obrigada!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite. Eu fiz a anulação da minha matrícula visto querer entrar noutra instituição e noutro curso. Sendo estudante bolseira, gostaria de saber se vou receber o dinheiro de outubro até ao momento que desisti e se poderei voltar a concorrer à bolsa no proximo ano letivo.

Obrigada!
Anulaste a matrícula antes de receberes resposta da bolsa? Se a resposta for sim, não vais receber dinheiro nenhum e para o ano poderás voltar a concorrer, sim.

artlyxz

Membro Caloiro
Matrícula
29 Agosto 2020
Anulaste a matrícula antes de receberes resposta da bolsa? Se a resposta for sim, não vais receber dinheiro nenhum e para o ano poderás voltar a concorrer, sim.
Enviei a anulação da matrícula por email às 18 e recebi resposta da bolsa as 19:30. Tanto que na folha escrevi que não tinha recebido resposta da bolsa..

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Enviei a anulação da matrícula por email às 18 e recebi resposta da bolsa as 19:30. Tanto que na folha escrevi que não tinha recebido resposta da bolsa..
Olá.
Receberás até ao mês anterior à anulação, exceto se ainda não tiver passado 30 dias úteis, desde uma das situações seguintes:
Submissão do requerimento da Bolsa na plataforma da DGES, ou, Inscrição, este ano, no curso que anulaste hoje.

Como estamos em janeiro, presumo que já tenha passado os 30 dias úteis, logo vais receber até dezembro, em princípio.

• Like
Reactions: Ariana_

Iara Raquel

Membro Caloiro
Matrícula
29 Outubro 2020
Olá, sou estudante de ciências biomédicas e a minha bolsa já foi aceite, mas pretendo anular matrícula após o término do primeiro semestre pois pretendo recandidatar-me a outro curso no ano letivo 21/22. Perderei o direito à bolsa ou posso recandidatar-me à bolsa de novo no proximo ano letivo?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, sou estudante de ciências biomédicas e a minha bolsa já foi aceite, mas pretendo anular matrícula após o término do primeiro semestre pois pretendo recandidatar-me a outro curso no ano letivo 21/22. Perderei o direito à bolsa ou posso recandidatar-me à bolsa de novo no proximo ano letivo?
Olá.
Tens de completar 36 ECTS, este ano, para a poderes ter no próximo.

Ncstc28

Membro Caloiro
Matrícula
16 Janeiro 2019
Eu sou aluna do ISCSP em administração pública, mas pretendo anular a minha inscrição, no entanto, já me foi atribuída a bolsa, tenho de devolver o valor pago até agora?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu sou aluna do ISCSP em administração pública, mas pretendo anular a minha inscrição, no entanto, já me foi atribuída a bolsa, tenho de devolver o valor pago até agora?
Olá.
A Bolsa é paga até ao mês anterior, por isso, só terás de devolver se receberes a deste mês e anulares ainda este mês.

MárciaAzevedo

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2021
Olá.
Receberás até ao mês anterior à anulação, exceto se ainda não tiver passado 30 dias úteis, desde uma das situações seguintes:
Submissão do requerimento da Bolsa na plataforma da DGES, ou, Inscrição, este ano, no curso que anulaste hoje.

Como estamos em janeiro, presumo que já tenha passado os 30 dias úteis, logo vais receber até dezembro, em princípio.
Bom dia.
Encontro-me na mesma situação da descrita anteriormente contudo o que gostaria de saber era se no próximo ano letivo me poderei candidatar à bolsa de estudos tendo realizado a anulação da matrícula antes de ter aproveitamento ou não a qualquer uma das UCs a que estou inscrita.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Bom dia.
Encontro-me na mesma situação da descrita anteriormente contudo o que gostaria de saber era se no próximo ano letivo me poderei candidatar à bolsa de estudos tendo realizado a anulação da matrícula antes de ter aproveitamento ou não a qualquer uma das UCs a que estou inscrita.
Olá @MárciaAzevedo
Se a bolsa te foi atribuída este ano, e não tiveres o aproveitamento mínimo, numa próxima matrícula não terias direito à bolsa de estudos.

MárciaAzevedo

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2021
Olá @MárciaAzevedo
Se a bolsa te foi atribuída este ano, e não tiveres o aproveitamento mínimo, numa próxima matrícula não terias direito à bolsa de estudos.
Post automatically merged:

Olá @MárciaAzevedo
Obrigada pela resposta.
Acontece que a bolsa ainda não me foi atribuída, se anular todo o processo para o ano posso vir a ter bolsa?
Durante a minha licenciatura tive sempre aproveitamento e bolsa...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Obrigada pela resposta.
Acontece que a bolsa ainda não me foi atribuída, se anular todo o processo para o ano posso vir a ter bolsa?
Durante a minha licenciatura tive sempre aproveitamento e bolsa...
Poderá ser possível, sim. Tens de ver junto dos serviços sociais da tua faculdade qual é o estado do teu pedido, para ver se ainda vais a tempo de o anular. Nesse caso serás tu a assumir os valores das propinas que tenhas de pagar no seguimento da anulação da matrícula. Tens de ver junto da instituição quais são os valores devidos.

MárciaAzevedo

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2021
Poderá ser possível, sim. Tens de ver junto dos serviços sociais da tua faculdade qual é o estado do teu pedido, para ver se ainda vais a tempo de o anular. Nesse caso serás tu a assumir os valores das propinas que tenhas de pagar no seguimento da anulação da matrícula. Tens de ver junto da instituição quais são os valores devidos.
Irei fazer isso... O estado do meu pedido ainda aparece como "Aguarda informação académica", não sei se já é tarde...
Agradeço imenso! :)

Só para confirmar... No caso do anulamento da candidatura à bolsa ser possível ainda poderei requerer bolsa no próximo ano letivo mesmo não tendo completado os 30 ECTs certo?

Última edição:
  • Like
Reactions: davis

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
No caso do anulamento da candidatura à bolsa ser possível ainda poderei requerer bolsa no próximo ano letivo mesmo não tendo completado os 30 ECTs certo?
Sim, desde que mudes de curso e não obtenhas Bolsa, este ano.

mjcostab1

Membro Caloiro
Matrícula
28 Novembro 2020
Boa tarde,
Eu estou no primeiro ano da licenciatura na universidade do Porto.
Sou candidata à bolsa de estudos da DGES e já recebi um primeiro resultado a dizer que o pedido de bolsa foi aceite e qual o valor que iriam pagar. Contudo, continua em Análise/Aguarda decisão pelos serviços de ação social, pelo que ainda não recebi nenhum valor.
A minha questão é: se eu anular a matrícula, e para o próximo ano letivo entrar noutro curso, posso ter direito à bolsa novamente, ou perco a possibilidade ,uma vez que este ano a matrícula e o pedido de bolsa ficam anuladas?
E caso anule a matrícula tenho de anular a candidatura à bolsa no site da DGES ou é automático?
Obrigada!!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
A minha questão é: se eu anular a matrícula, e para o próximo ano letivo entrar noutro curso, posso ter direito à bolsa novamente, ou perco a possibilidade ,uma vez que este ano a matrícula e o pedido de bolsa ficam anuladas?
Olá.
Não poderias ter Bolsa no próximo ano letivo, porque não terias aproveitamento. Mesmo mudando de curso, como tiveste Bolsa este ano, o aproveitamento conta.
E caso anule a matrícula tenho de anular a candidatura à bolsa no site da DGES ou é automático?
Convém informares.

Alienexa

Membro Caloiro
Matrícula
20 Outubro 2021
Curso
CTeSP - Desenvolvimento de Aplicações Web
Instituição
UAc - Universidade dos Açores
Boa noite, Estou num CTeSP, tenho bolsa de estudo e quero desistir para me candidatar a uma licenciatura. Tenho que devolver a bolsa? No próximo ano ainda vou ter direito?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, Estou num CTeSP, tenho bolsa de estudo e quero desistir para me candidatar a uma licenciatura. Tenho que devolver a bolsa? No próximo ano ainda vou ter direito?
Olá.
Não terás de devolver, mas não te poderás candidatar mais à Bolsa.

_marciarita_

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2022
Boa noite . Eu fiz inscrição para as cadeiras do 2°ano do curso em que estou matriculada (mas ainda não paguei a inscrição), no entanto eu pretendo mudar de curso. Gostaria de saber, se ao anular a matrícula e ao concorrer ainda este ano para um curso através do CNAES , obtenho a bolsa da DGES este ano letivo? (Nota: já era bolseira no 1°ano do curso que realizei neste ano letivo 2021/2022. E obtive os 60 créditos).
Só mais uma coisa...na candidatura para a bolsa da DGES aparece me a tal secção "atribuição automática".
O que é que coloco onde diz se irei frequentar o mesmo curso e instituição que frequentei no ano letivo anterior?! Eu creio que deveria pôr um sim, porque eu ainda não sei mesmo se vou mudar de curso, devido aos meus pais não aceitarem. E se eventualmente, eu mudar de curso, é possível depois alterar a informação académica (nome da universidade e curso)? Ou iria me causar problemas, uma vez que coloquei um "sim" na pergunta que mencionei anteriormente?!
Agradecia muito se pudessem responder à minha pergunta