Anulação de Matricula e Reingresso

Marina Miranda

Membro Caloiro
Matrícula
7 Outubro 2020
Boa noite.
Gostaria de saber se alguém me consegue esclarecer uma dúvida...
Sou finalista da Licenciatura de Marketing, contudo devido a ter mudado de cidade fiz o pedido de mudança/par de instituição para a zona onde resido, fui aceite e até já fiz a matrícula, no entendo sendo finalista não me compensa estar a pedir a equivalências das disciplinas que não são garantidas de ser aceites e também pedem um valor muito elevado por cada crédito. Ainda estou dentro do prazo para poder fazer a anulação da mesma. A minha questão é .. Ao fazer a anulação desta matricula posso depois voltar a concorrer para a 2ª fase de Reingresso para a minha faculdade de origem para este ano letivo de 20/21?

Obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Marina Miranda
Ao fazer a anulação desta matricula posso depois voltar a concorrer para a 2ª fase de Reingresso para a minha faculdade de origem para este ano letivo de 20/21?
É possível que ainda consigas fazer a matrícula normalmente, se estiveste matriculada no ano passado, mesmo que com multa. Fala com a instituição em causa assim que possível.

Mr. Gomes

Membro Veterano
Matrícula
22 Setembro 2018
Curso
Física
Instituição
FCUL
Boa noite. Candidatei-me ao ensino superior e entrei na FCUL. Gostaria de saber como faço para em 2021 pedir o reingresso e só nesse ano começar efetivamente o curso. Desde já o meu obrigado.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite. Candidatei-me ao ensino superior e entrei na FCUL. Gostaria de saber como faço para em 2021 pedir o reingresso e só nesse ano começar efetivamente o curso. Desde já o meu obrigado.
Não podes. O regime de Reingresso obriga a um ano de pausa entre deixares de frequentar o curso e o ato do reingresso. O melhor será te informares sobre as condições de congelamento de matrícula com a instituição.

Marcita

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2019
Boa tarde, eu fiquei colocada nesta segunda fase num curso que não era a minha primeira opção e gostaria de saber se me posso matricular e depois congelar a matrícula e para o ano pedir mudança de curso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Marcita
Boa tarde, eu fiquei colocada nesta segunda fase num curso que não era a minha primeira opção e gostaria de saber se me posso matricular e depois congelar a matrícula e para o ano pedir mudança de curso?
Sim. Tens de ver junto da instituição as condições.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E como funciona em relação as propinas? Tenho de pagar o ano todo? E sobre a bolsa de estudos? Eu concorri, e em princípio devo ter alguma ajuda, a bolsa é cortada e para o ano dá para ter outra vez?
São nessas condições que tens de ver com a instituição, cada uma define as suas.

Se a bolsa acabar por te pagar as propinas, ou parte delas, na próxima matrícula não terias bolsa por falta de aproveitamento.

Marcita

Membro
Matrícula
3 Dezembro 2019
São nessas condições que tens de ver com a instituição, cada uma define as suas.

Se a bolsa acabar por te pagar as propinas, ou parte delas, na próxima matrícula não terias bolsa por falta de aproveitamento.
So na próxima matrícula? Ou na próximos não teria mas na seguinte já posso ter?

Mr. Gomes

Membro Veterano
Matrícula
22 Setembro 2018
Curso
Física
Instituição
FCUL
Não podes. O regime de Reingresso obriga a um ano de pausa entre deixares de frequentar o curso e o ato do reingresso. O melhor será te informares sobre as condições de congelamento de matrícula com a instituição.
Um grande obrigado, Edgar!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
So na próxima matrícula? Ou na próximos não teria mas na seguinte já posso ter?
Só na próxima. Se recuperares o aproveitamento podes recuperar a bolsa.

Matrícula
28 Junho 2020
Olá ! Gostava de saber se é possível mudar de curso através do reingresso ou só posso me inscrever no mesmo curso ? E quanto tempo é aceito de pausa/ interrupção dos estudos ? e como não tem limite de vagas pelo q sei as vagas são garantidas ?as inscrições de reingresso são feitas só no verão junto com o concurso nacional ?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Gostava de saber se é possível mudar de curso através do reingresso ou só posso me inscrever no mesmo curso ?
Não, o Reingresso é para o mesmo curso. A Mudança par instituição/curso é que serve para mudanças.
E quanto tempo é aceito de pausa/ interrupção dos estudos ?
À partida, não tem limite de tempo. Só fica mais complicado, se o curso deixar de ser lecionado.
e como não tem limite de vagas pelo q sei as vagas são garantidas ?
Sim.
as inscrições de reingresso são feitas só no verão junto com o concurso nacional ?
Não, depende da instituição.

• Like
Reactions: Abreu123Geovanna

Carolina Pereira05

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2020
Boa noite, se eu quiser congelar a matricula no ipl de leiria, vou ter de pagar as restantes propinas ou basta so pedir para congelar e depois para o ano volto outra vez?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, se eu quiser congelar a matricula no ipl de leiria, vou ter de pagar as restantes propinas ou basta so pedir para congelar e depois para o ano volto outra vez?
Olá.
Terás de te informar com a instituição as condições, já que é esta que decide.

• Like
Reactions: Carolina Pereira05

Ângela Santos

Membro Caloiro
Matrícula
24 Abril 2017
Olá!
Entrei na primeira fase da candidatura ao acesso ao ensino superior na minha 3ª opção. Decidi experimentar o curso e apercebi-me rapidamente que é um curso que não gosto. Assim, deixa de fazer sentido para mim continuar a frequentá-lo e a minha ideia seria congelar a matrícula, repetir exames nacionais nas próximas datas e efetuar uma nova candidatura.
Sei que as condições variam de instituição para instituição e já tenho uma ideia de quais são estas para o caso da universidade de Coimbra mas restam-me ainda algumas dúvidas:
1. Posso efetivamente congelar a minha matrícula atual e voltar a candidatar-me no próximo concurso nacional?
2. Se, na próxima oportunidade, eu proceder a uma candidatura para mudança de par instituição-curso, posso fazê-la tendo a matrícula congelada ou é necessário eu ter concluído o ano letivo correspondente à minha licenciatura atual?
3. Por último, tendo eu repetido os exames nacionais nas próximas datas, faz mais sentido eu proceder a uma candidatura para mudança de par instituição-curso ou candidatar-me novamente pelo concurso nacional? É possível fazer as duas em simultâneo?

Desde já agradeço o vosso tempo e atenção.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
Posso efetivamente congelar a minha matrícula atual e voltar a candidatar-me no próximo concurso nacional?
Podes.

Se, na próxima oportunidade, eu proceder a uma candidatura para mudança de par instituição-curso, posso fazê-la tendo a matrícula congelada ou é necessário eu ter concluído o ano letivo correspondente à minha licenciatura atual?
Podes, se a instituição não tiver nenhuma cláusula contra.

Por último, tendo eu repetido os exames nacionais nas próximas datas, faz mais sentido eu proceder a uma candidatura para mudança de par instituição-curso ou candidatar-me novamente pelo concurso nacional? É possível fazer as duas em simultâneo?
Podes fazer as duas em simultâneo.