Anulação de Teste - O que fazer?

larama

Membro Caloiro
Matrícula
29 Setembro 2022
Boa tarde,

Sou aluna do 12º. ano e no teste de Português, passado 10 minutos no inicio do mesmo, fui, inadvertidamente, consultar as horas no telemóvel que estava no bolso (não chegou a sair) e a professora anulou o teste (apenas tinha feito 1 pergunta), dizendo que estava a copiar o que é totalmente falso, pois nunca sucedeu no meu trajeto e além de que sou aluna com médias de 17-18 e com a anulação do teste, a minha média sofre um grande rombo. Tentei explicar que não copiei, mandou-me fora da sala, esperei pelo fim do teste e voltei a falar com a professora que não mudou a sua posição. Os meus pais vão falar com a DT, mas não tenho muitas esperanças, o que me aconselham? Se nada suceder com a DT, deverei recorrer ao Conselho Pedagógico? Depois à Direção e se for preciso outros organismos de Educação mais acima? Como posso provar que não copiei.... Obrigado

Olá.
Tanto quanto sei, independentemente de teres copiado ou não, usar um dispositivo electrónico não autorizado por si só já justifica anular o teste, independentemente da finalidade. Não obstante, és livre de fazer queixa a órgãos acima dessa professora.
Não dá, para já, para recorrer a organismos acima da direcção. Aliás, não tenho conhecimento de qualquer mecanismo "formal" para esta situação. Isso só no fim do ano, com as classificações da disciplina afixadas em pauta. Aí sim, considerando que a tua nota foi injusta, eventualmente com base nesta situação, podes requerer (os teus pais, se fores menor) ao/à director/a que mande reunir o conselho de turma, emane uma decisão, e, dessa decisão, ainda podes reclamar à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. Acima disso, só processá-los em tribunal.

Última edição:
Olá.
Tanto quanto sei, independentemente de teres copiado ou não, usar um dispositivo electrónico não autorizado por si só já justifica anular o teste, independentemente da finalidade. Não obstante, és livre de fazer queixa a órgãos acima dessa professora.
Não dá, para já, para recorrer a organismos acima da direcção. Aliás, não tenho conhecimento de qualquer mecanismo "formal" para esta situação. Isso só no fim do ano, com as classificações da disciplina afixadas em pauta. Aí sim, considerando que a tua nota foi injusta, eventualmente com base nesta situação, podes requerer (os teus pais, se fores menor) ao/à director/a que mande reunir o conselho de turma, emane uma decisão, e, dessa decisão, ainda podes reclamar à Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. Acima disso, só processá-los em tribunal.
Olá, obrigado pelo resposta. A situação tem a ver com a desproporção da medida em relação ao sucedido, até porque o Regulamento proíbe mas não indica a sanção, é um pouco o poder discricionário do Professor....nem cinco minutos havia no teste, estava a responder à primeira pergunta (que não acabei) e anula--me o teste, acho apenas que quis dar o exemplo de forma desproporcional, poderia p.e ter tirado o telemóvel e anulado a pergunta, mas apenas quis mostrar quem manda ali....e é isso que os meus pais se vão bater.

• Like
Reactions: sigis