Anulação matricula

matildeg

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2020
Curso
Línguas e Humanidades
Boa tarde.
Estou a ponderar anular a minha matricula na Universidade e por isso estava a tentar informar-me sobre todos os procedimentos.
Sou aluna do primeiro ano de licenciatura na UTAD, e supostamente se anular a matricula até dia 30 de Novembro fico desobrigada de pagar as mensalidades devidas a partir do próximo mês.
Candidatei-me à bolsa dges e tenho a certeza devido aos rendimentos do agregado que vou ser bolseira, como fica a situação da bolsa? As propinas que vou ter de pagar do mês de Outubro e eventualmente Novembro e o valor da residência vão ter que sair do meu bolso, ou posso depois utilizar o dinheiro da bolsa para pagar estes gastos e entregar o resto?
Obrigada

Solução
Boa tarde.
Estou a ponderar anular a minha matricula na Universidade e por isso estava a tentar informar-me sobre todos os procedimentos.
Sou aluna do primeiro ano de licenciatura na UTAD, e supostamente se anular a matricula até dia 30 de Novembro fico desobrigada de pagar as mensalidades devidas a partir do próximo mês.
Candidatei-me à bolsa dges e tenho a certeza devido aos rendimentos do agregado que vou ser bolseira, como fica a situação da bolsa? As propinas que vou ter de pagar do mês de Outubro e eventualmente Novembro e o valor da residência vão ter que sair do meu bolso, ou posso depois utilizar o dinheiro da bolsa para pagar estes gastos e entregar o resto?
Obrigada
Olá.
Se na data da anulação da matrícula não tiveres...

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde.
Obrigada
Olá.
Se na data da anulação da matrícula não tiveres recebido o resultado da Bolsa e ainda não tiverem passado 30 dias úteis da tua inscrição no ensino superior ou da submissão do requerimento da Bolsa (o evento destes dois que aconteceu mais recentemente), a Bolsa é arquivada e não recebes nenhum valor. Caso contrário, recebes o valor até à anulação.
Se receberes algum valor da Bolsa e anulares a matrícula, não poderás obter Bolsa no primeiro ano do teu próximo curso, porque não tiveste aproveitamento neste ano letivo.

Solução

matildeg

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2020
Curso
Línguas e Humanidades
Se anular a matrícula e o resultado da bolsa já tiver sido aceite, mas ainda não tiver rcebido nenhum valor da bolsa fico prejudicada?
No meu caso, até agora ainda não recebi o resultado mas já passaram 30 dias desde que me inscrevi no ensino superior

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Se anular a matrícula e o resultado da bolsa já tiver sido aceite, mas ainda não tiver rcebido nenhum valor da bolsa fico prejudicada?
Não poderás obter Bolsa no primeiro ano do teu próximo curso, porque não tiveste aproveitamento neste ano letivo.
No meu caso, até agora ainda não recebi o resultado mas já passaram 30 dias desde que me inscrevi no ensino superior
São 30 dias úteis, mas se já tiverem passado desde a tua inscrição no Ensino Superior vais receber o valor até à anulação.

matildeg

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2020
Curso
Línguas e Humanidades
Então quer dizer que de qualquer das formas estou tramada porque queria ingressar noutro curso para o próximo ano. Não sei o que fazer
Post automatically merged:

Sabes se isso da falta de aproveitamento escolar neste ano letivo só se vai aplicar no próximo ano 2022/2023? Ou se eu quiser concorrer no ano a seguir a esse também não vou poder?

Última edição:

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Então quer dizer que de qualquer das formas estou tramada porque queria ingressar noutro curso para o próximo ano. Não sei o que fazer
Post automatically merged:

Sabes se isso da falta de aproveitamento escolar neste ano letivo só se vai aplicar no próximo ano 2022/2023? Ou se eu quiser concorrer no ano a seguir a esse também não vou poder?
Diz sempre respeito ao último ano em que estiveste no Ensino Superior, ou seja, aplica-se. Para voltares a ter Bolsa, terás de obter 36 ECTS concluídos.
Mas se não for indiscrição, em que dia é que fizeste a inscrição no Ensino Superior e em que dia submeteste o requerimento da Bolsa? Podes responder por MP.

matildeg

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2020
Curso
Línguas e Humanidades
Voltei a ler a tua mensagem e interpretei mal os “dias úteis”. Fiz a minha inscrição dia 27 de Setembro por isso penso que ainda vou a tempo de anular a matrícula sem problemas! Muito obrigada pela tua ajuda.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Voltei a ler a tua mensagem e interpretei mal os “dias úteis”. Fiz a minha inscrição dia 27 de Setembro por isso penso que ainda vou a tempo de anular a matrícula sem problemas! Muito obrigada pela tua ajuda.
Nesse caso, sim, ainda vais a tempo.

DanyBDany24

Membro
Matrícula
8 Novembro 2018
Eu estou no 1º ano do curso de Gestão da Distribuição e da Logística e quero anular a minha matrícula. Não assiti a nenhuma aula nem fix nenhum crédito devido a exigência profissional.
A minha questão é: se eu anular a matrícula agora no 1º ano eu ainda posso fazer reingresso em anos posteriores ou não?
Se não, tem alguma maneira de eu poder fazer reingresso depois?
Muito Obrigado!

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu estou no 1º ano do curso de Gestão da Distribuição e da Logística e quero anular a minha matrícula. Não assiti a nenhuma aula nem fix nenhum crédito devido a exigência profissional.
A minha questão é: se eu anular a matrícula agora no 1º ano eu ainda posso fazer reingresso em anos posteriores ou não?
Se não, tem alguma maneira de eu poder fazer reingresso depois?
Muito Obrigado!
Olá.
Depende da instituição, terás de a contactar para confirmar.
Se não puderes fazer Reingresso ao anular, vê se a instituição tem a modalidade de "Congelamento de matrícula".