Anulação Matricula

brunouser899

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2022
Olá estou no 2 ano da minha licenciatura, é possível ainda anular a matrícula ? quais sao os efeitos da anulação? significa que perco todo o meu percurso académico e é como se nunca tivesse estado no ensino superior correto?

brunouser899

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2022
*ps: pretendo mudar de país e de curso, nao sou mais elegível como aluno de transferência pois tenho mais de 14UC, a única opçao sería perder todo o percurso académico. Acho que se congelar a matrícula, a universidade do exterior, consegue perceber que tenho unidades curriculares realizadas noutra instituição e que nao estou a enviar o transcript of records, e essa nao é a minha intenção

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá estou no 2 ano da minha licenciatura, é possível ainda anular a matrícula ? quais sao os efeitos da anulação? significa que perco todo o meu percurso académico e é como se nunca tivesse estado no ensino superior correto?
Podes congelar a matrícula sim, mas tens de consultar os regulamentos da tua faculdade/falar com os SA porque podes ter propinas a pagar. Não perdes o percurso, fica simplesmente como não concluído, mas basicamente é pouco relevante se fores para um outro curso ou afins (só importa se quiseres equivalências e afins).

brunouser899

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2022
Sim eu sei que quais os efeitos no congelamento da matrícula. Mas por exemplo, a faculdade para a qual me vou candidatar, pergunta-me sempre se ja andei em alguma faculdade e se sim para mostrar os meus Transcripts, no caso de congelamento tenho na mesma que enviar? Dai a minha duvida se a anulação da matrícula não seria melhor opção. (ja que as áreas são completamente diferentes e nenhuma UC me da equivalencia)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Sim eu sei que quais os efeitos no congelamento da matrícula. Mas por exemplo, a faculdade para a qual me vou candidatar, pergunta-me sempre se ja andei em alguma faculdade e se sim para mostrar os meus Transcripts, no caso de congelamento tenho na mesma que enviar? Dai a minha duvida se a anulação da matrícula não seria melhor opção. (ja que as áreas são completamente diferentes e nenhuma UC me da equivalencia)
Tens mesmo de perguntar na universidade em causa, porque estes processos dependem muito de cada país. Por exemplo, se fosse cá, em Portugal, poderias pedir mudança de curso com base na tua matrícula atual (em que poderias ter de entregar um documento com as cadeiras feitas só para efeitos de seriação), e depois és livre de pedir ou não equivalências das cadeiras feitas.

Btw, tem em atenção que congelamento = anulação. A única das 2 situações previstas na lei é a anulação, o congelamento é apenas um termo usado pelas instituições de ensino superior para ou manter o aluno a pagar propinas sem fazer cadeiras ou anular a matrícula do aluno.