⏸ Muitos alunos inscritos necessitam de "congelar" a matrícula no ensino superior, por diversas razões. Se é o teu caso, deves estar atento ao facto de existirem diferentes regras entre faculdades. Explicamos aqui o que deves ter em conta para que nada falhe.
Olá. Estou no 12º ano e venho perguntar se é possível anular um disciplina este ano e fazer o exame de equivalência a essa disciplina só na 2ªfase e se mesmo assim essa nota da disciplina já conta para a 1ª fase de acesso sendo que as notas da 2ªfase saem antes do concurso nacional de acesso.
Sei que como prova de ingresso um exame feito na 2ªfase só contará na 2ªfase de acesso mas estou a perguntar em relação a usar a nota desse exame para nota interna da disciplina e a contar para a média interna. Obrigado.
Olá. Estou no 12º ano e venho perguntar se é possível anular um disciplina este ano e fazer o exame de equivalência a essa disciplina só na 2ªfase e se mesmo assim essa nota da disciplina já conta para a 1ª fase de acesso sendo que as notas da 2ªfase saem antes do concurso nacional de acesso.
Sei que como prova de ingresso um exame feito na 2ªfase só contará na 2ªfase de acesso mas estou a perguntar em relação a usar a nota desse exame para nota interna da disciplina e a contar para a média interna. Obrigado.
Sei que como prova de ingresso um exame feito na 2ªfase só contará na 2ªfase de acesso mas estou a perguntar em relação a usar a nota desse exame para nota interna da disciplina e a contar para a média interna
A diferença é que a melhoria de nota interna se aplica à 1ª fase de anos posteriores, e como prova de ingresso só mesmo nas 2ªs fases. No mesmo ano continua a não poder ser feito.
Não é. Apenas podes ir à 2ª fase se tiveres ido à primeira, logo, como disse o Edgar, se quiseres ir à 2ª, terás de ir à 1ª.
Não. Isto apenas acontece em situações de excepção e com autorização do Júri Nacional de Exames, como aconteceu durante o tempo do covid-19.
A diferença é que a melhoria de nota interna se aplica à 1ª fase de anos posteriores, e como prova de ingresso só mesmo nas 2ªs fases. No mesmo ano continua a não poder ser feito.
Desde já obrigado pela resposta.
Fiquei com algumas questões depois de ler a sua resposta e gostaria que podesse responder.
1- Já percebi que só posso ir à 2ª fase se tiver ido à 1ª fase mas calculo que essa regra não se aplique no caso de se fazer melhoria na 2ª fase pois no ano passado quando estava no 11º ano fui ao exame de Inglês só na 2ª fase para fazer melhoria da nota interna.
Sendo que no ano passado eu não me tinha inscrito no exame de Inglês da 1ª fase e por isso não faltei ao exame mas este ano eu acabei por me me inscrever no exame de Economia A na 1ª fase para fazer melhoria mas acho que vou faltar, (para me focar no exame de Matemática A), e por isso estava a pensar em me inscrever na 2ª fase para melhoria tal com fiz no ano passado a Inglês mas não sei se me vão deixar tendo-me inscrito na 1ª fase e faltando. O que acha?
2- A minha outra questão é que disse que "A diferença é que a melhoria de nota interna se aplica à 1ª fase de anos posteriores, e como prova de ingresso só mesmo nas 2ªs fases. No mesmo ano continua a não poder ser feito." (não sei sinalizar o texto como fez).
Com isto, não percebi se ao fazer melhoria este ano, na 2ª fase, se já conta para a 2ª fase de acesso ao ensino superior.?
E por exemplo a melhoria de nota que fiz no ano passado a Inglês, quantos ano é que conta como alteração da nota interna, sendo que que os exames têm agora 5 anos de validade mas não falam sobre a validade das melhorias sendo que estas não chegam a mudar a nota do diploma.
3- No ano passado tive História B mas acabei por ter uma nota aquém das minhas expectativas por isso após ver o exame de Geografia A estou a penser em realizá-lo. Sendo assim, se o realizar e tiver nota superior à nota que tive a História B é possível alterar essa nota?
Tal com explicou calculo que este exame não dê só para fazer na 2ª fase mas seria possível ir à 1ª fase mas não contar para alterar a nota de História e depois ir à 2ª fase e só aì contar para a alteração de nota de História? Se for superior claro.
Já percebi que só posso ir à 2ª fase se tiver ido à 1ª fase mas calculo que essa regra não se aplique no caso de se fazer melhoria na 2ª fase (...) no ano passado quando estava no 11º ano fui ao exame de Inglês só na 2ª fase para fazer melhoria da nota interna
Não sabia que isto era possível, portanto fui consultar o Guia Geral de Exames.
Podes, sim, realizar melhoria na 2ª fase a disciplinas a que tenhas obtido aprovação neste ano lectivo.
Caso contrário, deves ir logo à 1ª fase.
Se já te inscreveste, recomendaria não faltar.
Se só acabaste a disciplina este ano, poderia até não haver problema, mas, nem que vás lá ao exame sem estudar, só para garantir que podes ir à 2ª fase, que não há problema.
Se já a acabaste no ano passado, não podes faltar (se quiseres ir à 2ª fase).
Só podem ser admitidos à 2.ª fase das provas e exames, mediante inscrição obrigatória, os alunos que realizaram provas na 1.ª fase, desde que: (...) Pretendam realizar melhoria de classificação final de disciplina, os alunos que tenham obtido aprovação, no presente ano letivo, em disciplinas terminais do 11.º ano ou do 12.º ano sujeitas a exame final nacional, cuja classificação releva apenas para efeitos de acesso ao ensino superior,no caso dos alunos do 12.º ano.
Os alunos que obtenham aprovação, no presente ano letivo, em disciplinas terminais do 11.ºano ou do 12.º ano sujeitas a exame, só podem realizar, na 2.ª fase, exames para melhoria da classificação final da disciplina, relevando o seu resultado, no caso dos alunos do 12.º ano, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.