Anular disciplina e ir fazer o exame como externo

Daniel_321

Membro
Matrícula
7 Maio 2020
Bom dia, estou atualmente no 11º ano mas queria anular a dísciplina de biologia e geologia e fazer o exame de modo a que a minha nota do secundária fosse apenas a nota que iria ter no exame mas, devido à situação do COVID 19, não sei se isso é possível visto que já li em alguns lados que todo o tipo de exames não vão contabilizar para a média do secundário mas sim apenas como prova de ingresso. Alguém me pode esclarecer esta dúvida por favor?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Bom dia, estou atualmente no 11º ano mas queria anular a dísciplina de biologia e geologia e fazer o exame de modo a que a minha nota do secundária fosse apenas a nota que iria ter no exame mas, devido à situação do COVID 19, não sei se isso é possível visto que já li em alguns lados que todo o tipo de exames não vão contabilizar para a média do secundário mas sim apenas como prova de ingresso. Alguém me pode esclarecer esta dúvida por favor?
Sim, podes anular até à penúltima semana de aulas e, depois, fazes o exame como autoproposto.

Daniel_321

Membro
Matrícula
7 Maio 2020
Muito obrigado pelo esclarecimento!
Só tenho mais 3 perguntas:
Faço a inscrição depois de anular a disciplina, correto?
Se anular a disciplina posso ir às aulas presenciais na mesma se a minha escola o permitir?
Há alguma chance que daqui até aos exames essa medida mude e eu fique com uma disciplina por fazer?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Muito obrigado pelo esclarecimento!
Só tenho mais 3 perguntas:
Faço a inscrição depois de anular a disciplina, correto?
Se anular a disciplina posso ir às aulas presenciais na mesma se a minha escola o permitir?
Há alguma chance que daqui até aos exames essa medida mude e eu fique com uma disciplina por fazer?
Sim, anula a disciplina e faz a inscrição.
Sim, se a escola o permitir, podes.
Como assim? Só ficas com a disciplina por fazer se chumbares no exame.

Daniel_321

Membro
Matrícula
7 Maio 2020
Obrigado pelas respostas.
A última pergunta é um pouco parva deixem estar. 😅
Post automatically merged:

Ou seja, tive 11 no ano passado a Biologia e Geologia e este ano estou com 18 no 2º período. Se anular a disciplina agora e inscrever-me no exame fico apenas com a nota do exame a contar para a média e tanto esse 11 como o 18 passam a não contar para a média certo? Esta situação do covid 19 fez-me confusão, então quem é que não vai poder alterar a nota a 100%?

E já agora, para me inscrever no exame como autoproposto faço a inscrição no boletim normal só que agora meto sim na 4.5 não é?

Última edição:

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigado pelas respostas.
A última pergunta é um pouco parva deixem estar. 😅

Ou seja, tive 11 no ano passado a Biologia e Geologia e este ano estou com 18 no 2º período. Se anular a disciplina agora e inscrever-me no exame fico apenas com a nota do exame a contar para a média e tanto esse 11 como o 18 passam a não contar para a média certo? Esta situação do covid 19 fez-me confusão, então quem é que não vai poder alterar a nota a 100%?

E já agora, para me inscrever no exame como autoproposto faço a inscrição no boletim normal só que agora meto sim na 4.5 não é?
Não, essas medidas não se vão alterar e, por isso, não vais ficar impossibilitado de concluíres a disciplina como autoproposto.
Se anulares, a nota do exame fica a nota final da disciplina, ou seja, a nota dos dois anos.
Sim, tens de pôr SIM no 4.5, NÃO no 4.4. é 4.6., deixas em branco o 4.7. é preenches o 4.8. consoante queiras, ou não, como prova de ingresso (em caso de dúvida, mete SIM).

épsilon

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2020
Boa tarde,

Estou no 12ºano, posso anular as disciplinas de Português e Matemática A até quando? Aconselham anular até À data-limite para poder ir assistindo às aulas até lá, certo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde,

Estou no 12ºano, posso anular as disciplinas de Português e Matemática A até quando? Aconselham anular até À data-limite para poder ir assistindo às aulas até lá, certo?
É como preferires. Se anulares já, terás de te responsabilizar pela matéria toda, se não o fizeres já, terás menos matéria para aprender sem o prof, a menos que recorras a explicadores, ou outros recursos.

Muito honestamente, se tens intuito de assistir às aulas, eu não vejo muitas vantagens em anulares disciplinas porque ficas 100% dependente do exame e isto tanto pode correr muito bem, como muito mal. Mais vale esforçares-te na nota interna e trabalhares no exame para tirar boa nota na PI do que anulares duas disciplinas de três anos e meteres a tua nota absolutamente ligada ao que tirares no exame.

épsilon

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2020
É como preferires. Se anulares já, terás de te responsabilizar pela matéria toda, se não o fizeres já, terás menos matéria para aprender sem o prof, a menos que recorras a explicadores, ou outros recursos.

Muito honestamente, se tens intuito de assistir às aulas, eu não vejo muitas vantagens em anulares disciplinas porque ficas 100% dependente do exame e isto tanto pode correr muito bem, como muito mal. Mais vale esforçares-te na nota interna e trabalhares no exame para tirar boa nota na PI do que anulares duas disciplinas de três anos e meteres a tua nota absolutamente ligada ao que tirares no exame.
Mas posso anular até quando, normalmente pode-se anular até quando?

Se me acontecer alguma coisa no dia do exame tipo estar mal de saúde ou ter algum problema no trânsito ou acidente posso usar a nota da 2a fase na candidatura À 1a?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Mas posso anular até quando, normalmente pode-se anular até quando?
Até à penúltima semana de aulas, em princípio.

Se me acontecer alguma coisa no dia do exame tipo estar mal de saúde ou ter algum problema no trânsito ou acidente posso usar a nota da 2a fase na candidatura À 1a?
Salvo autorização específica do Júri Nacional de Exames, não, só à partir da 2ª fase de candidaturas.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Matrícula
23 Setembro 2019
Olá.
Sim, até à penúltima semana de aulas.
Estou um bocado confuso.. Imagina/e que tenho 11 a filosofia posso cancelar a disciplina e ir a exame? Pode correr mal é um risco mas é possível fazer isso?

Se for possível fazer.. No tópico de inscrição: "4.5- Para aprovação" deixo estar à mesma "não" e só cancelo na penultima semana?? Obrigado pela atenção

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Estou um bocado confuso.. Imagina/e que tenho 11 a filosofia posso cancelar a disciplina e ir a exame? Pode correr mal é um risco mas é possível fazer isso?
Podes.
Se for possível fazer.. No tópico de inscrição: "4.5- Para aprovação" deixo estar à mesma "não" e só cancelo na penultima semana??
Por agora, metes NÃO, e, quando anulares, tens dois úteis para alterar para SIM. Podes anular a disciplina quando quiseres, o limite é a penúltima semana de aulas.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Tou no 10 ano tenho 15 anos posso anular uma disciplina?
Olá.
Depende da autorização da própria escola, já que, pela Escolaridade Obrigatória, não podes.
Tens de a questionar sobre isso.

Rdrigx

Membro
Matrícula
3 Maio 2019
Olá! Tenho uma questão:
Na fase de inscrições para exames inscrevi me como aluno interno apenas para o exame de Filosofia no entanto, estou a pensar cancelar a disciplina de MACS. Como procederia à inscrição para esse exame? Percebo caso ainda não haja uma resposta muito concreta, até porque eu próprio estou confuso com a questão das melhorias de notas ahahaha
Obrigado!

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Tenho uma questão:
Na fase de inscrições para exames inscrevi me como aluno interno apenas para o exame de Filosofia no entanto, estou a pensar cancelar a disciplina de MACS. Como procederia à inscrição para esse exame? Percebo caso ainda não haja uma resposta muito concreta, até porque eu próprio estou confuso com a questão das melhorias de notas ahahaha
Obrigado!
Olá.
Tens até à penúltima semana de aulas para o fazer, e tens dois dias úteis para te inscreveres no Exame Nacional de MACS.

• Like
Reactions: Rdrigx