Anular disciplina e ir fazer o exame como externo

Beatriz de Verissimo

Membro Caloiro
Matrícula
9 Janeiro 2022
Olá! Então, estou no 10° ano em humanidades e acabei o 1° período com 6/20 a inglês. Desde o básico que nunca lidei muito bem com inglês. Do 5° ao 9° ano sempre tive um 2 ou um 3 pois é uma disciplina que simplesmente nunca foi o meu forte.

Como eu sei que nunca terei mais que essa nota (6), pois é a única disciplina em que me encontro com dificuldades bastante preocupantes, estou a ponderar anular.

Posso anular no 2° período? A anulação dura só este ano ou também até ao 11° ano? Terei consequências durante o secundário?

E outra. Por exemplo, se eu acabasse o ano com 2 negativas e 1 disciplina anulada (como por exemplo, história e geografia + inglês anulado), eu transitaria de ano?

Obrigada!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Posso anular no 2° período?
Olá.
Podes.

A anulação dura só este ano ou também até ao 11° ano?
Só este ano, mas depois terás de, ou te inscrever novamente na disciplina de 10º ano, e/ou fazeres o exame de Inglês como autoproposta para concluíres a disciplina, ou ainda mudares de Língua Estrangeira.
Sem uma Língua Estrangeira na Componente Geral feita não concluis o secundário.
Por exemplo, se eu acabasse o ano com 2 negativas e 1 disciplina anulada (como por exemplo, história e geografia + inglês anulado), eu transitaria de ano?
Não, reprovas.

Matrícula
8 Janeiro 2020
Boa tarde.

Sou aluna de 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias e, como tal, tenho Matemática A. Tive no 10ª ano 17 valores e no 11º ano 17 valores. No entanto, as notas não estão a corresponder ao que eu pretendo nem ao que eu tanto estudo. Para terem noção, neste 12º ano a Matemática A, terminei o 1º período com 10 valores e este período até receio acabar com 8...

Pretendo fazer o Exame Nacional de Matemática A pois é uma prova de ingresso do curso que pretendo seguir.

Se eu anular a disciplina, concorro para o exame como aluna externa, certo?

Se o exame não me correr bem este ano, para o próximo ano letivo posso fazer o 12º ano em Matemática?
Nessa hipótese, as notas de 10º e 11º ano continuam a ter efeito ou fico com a disciplina (10º, 11º e 12º ano) por fazer?

Agradeço desde já a alguém que pudesse esclarecer às minhas dúvidas.

• Like
Reactions: imatinhos

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Mariana Cataluna

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2020
Se eu tiver anulado uma disciplina no ano passado e tiver passado no exame. Este ano se repetir o exame e tiver melhor nota substitui tanto interna como prova de ingresso certo? Ou é diferente por ter anulado a disciplina?
Nao encontro resposta a esta duvida em nenhum artigo, noticias e assim

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Se eu tiver anulado uma disciplina no ano passado e tiver passado no exame. Este ano se repetir o exame e tiver melhor nota substitui tanto interna como prova de ingresso certo? Ou é diferente por ter anulado a disciplina?
Nao encontro resposta a esta duvida em nenhum artigo, noticias e assim
Olá.
Substitui ambas.

bea.7887.

Membro Caloiro
Matrícula
6 Novembro 2020
Olá! Tenho algumas dúvidas em relação aos exames:
Em que situação é que teria que me inscrever para os exames como externo?
Se me inscrever agora no exame de inglês poderei anular a disciplina no inicio do terceiro período?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá! Tenho algumas dúvidas em relação aos exames:
Em que situação é que teria que me inscrever para os exames como externo?
Se me inscrever agora no exame de inglês poderei anular a disciplina no inicio do terceiro período?
Olá @bea.7887.
Quando já tens a disciplina concluída e vais como melhoria, anulada ou não faz parte do currículo/estás a fazer apenas para prova de ingresso.
Sim, podes fazer a inscrição num exame agora e depois alterar para aprovação quando anulares a disciplina.

bea.7887.

Membro Caloiro
Matrícula
6 Novembro 2020
Olá @bea.7887.
Quando já tens a disciplina concluída e vais como melhoria, anulada ou não faz parte do currículo/estás a fazer apenas para prova de ingresso.
Sim, podes fazer a inscrição num exame agora e depois alterar para aprovação quando anulares a disciplina.
Então por exemplo, neste momento estou no 11º com MACS mas, este ano não me deixaram inscrever na disciplina visto que concluí o 10º ano com a disciplina de alemão. Tenho então de me inscrever no exame de MACS como aluno externo?
Em relação a Inglês, se eu meter já "para aprovação" antes de anular tem algum problema?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Então por exemplo, neste momento estou no 11º com MACS mas, este ano não me deixaram inscrever na disciplina visto que concluí o 10º ano com a disciplina de alemão. Tenho então de me inscrever no exame de MACS como aluno externo?
Sim, fazes como externo.
Em relação a Inglês, se eu meter já "para aprovação" antes de anular tem algum problema?
A escola não vai aceitar porque está errado. Só podes colocar "sim" em "para aprovação" após anulares a disciplina.

bea.7887.

Membro Caloiro
Matrícula
6 Novembro 2020
Sim, fazes como externo.

A escola não vai aceitar porque está errado. Só podes colocar "sim" em "para aprovação" após anulares a disciplina.
E dá para alterar isso depois? Supostamente depois de submeter a inscrição não dá para fazer qualquer tipo de alteração

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E dá para alterar isso depois? Supostamente depois de submeter a inscrição não dá para fazer qualquer tipo de alteração
Sim, após anulares uma disciplina tens um prazo de 2 dias para alterar a inscrição do exame. E podes fazer alterações depois, sim, mas se forem fora destas que já estão legalmente previstas pagas uma multa de 25 euros.

Kafka

Membro Caloiro
Matrícula
2 Abril 2022
Olá!
Se anular uma disciplina à qual estou inscrito, o exame que faço à mesma dá para usar como prova de ingresso? Ou será apenas para aprovação?
E já agora, até quando posso anular uma disciplina?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá!
Se anular uma disciplina à qual estou inscrito, o exame que faço à mesma dá para usar como prova de ingresso? Ou será apenas para aprovação?
E já agora, até quando posso anular uma disciplina?
Olá @Kafka
Sim, serve. Tens as datas todas aqui:

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

sjjssk12ppp

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2022
Estou em economia e transitei para o 11 ano, com média de 13 mas com a disciplina de matemática por fazer , com 7 nesta .
Vi aqui que é possível anular matemático e fazer a disciplina por exame.
Gostaria de saber se mesmo que anule a disciplina para completar está por exame se posso assistir as aulas de 11 ano e 12 ano de matemática para que depois possa fazer a disciplina por exame.