Anular disciplinas

Rute

Membro
Matrícula
4 Março 2015
Olá
Frequento atualmente matemática de 12º ano, no percurso "normal" só que devido a notas dos anos de 10º e 11º que tive não serem do meu agrado pretendo anular Matemática e ficar assim tanto como CFD como prova de ingresso (se aplicável) com a nota de exame (- corrijam-me se estiver enganada).
Sendo assim, tenho algumas perguntas:
- posso anular a disciplina até quando?
- na minha escola as sras da secretaria costumam ir às salas inscrever os alunos para exames. se ainda não tiver anulado a disciplina aquando desse momento, o que devo escrever no boletim?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Rute
posso anular a disciplina até quando?
Tens de anular até ao 5.º dia útil do 3.º período para poderes ter acesso à 1ª fase de exames.

- na minha escola as sras da secretaria costumam ir às salas inscrever os alunos para exames. se ainda não tiver anulado a disciplina aquando desse momento, o que devo escrever no boletim?
Fazes uma inscrição normal, tal como irás fazer nas outras disciplinas. Mas atenção: se acabares por anular a disciplina depois dessa inscrição, tens dois dias úteis para atualizar a tua inscrição no exame nacional de aluna interna para aluna externa.

Rute

Membro
Matrícula
4 Março 2015
Mas dois dias após o início do 3o período ou dois dias após a inscrição p exame?

Matrícula
15 Março 2015
Queria saber se é possível anular a matrícula caso os exames corram bem.
Por exemplo: Um aluno teve 16 durante o 10º ano e 11º ano a Biologia e Geologia.
Este aluno poderia ir a exame, tirar 18 valores e anular posteriormente a matrícula, ficando com a nota de BioGeo igual a 18 valores e não 16? Se sim, é possível replicar isto para todas a disciplinas com exame?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Anulador de Matriculas , bem-vindo ao fórum! :)
Era bom que desse, mas isso não é possível. Podes optar por anular a disciplina antes de ires a exame, até ao 5º dia útil do 3º período, e aí arriscares tudo, ou alternativamente podes melhorar a nota da disciplina a 100% com o exame nacional no ano letivo seguinte.

Matrícula
15 Março 2015
Olá e obrigado pela resposta, mas, no entanto, ainda estou confuso com isto. O aluno do exemplo que dei pode ir ao exame de Biologia e Geologia já no 12º ano , melhorar, mas e depois ? ele melhora só para a prova de ingresso? melhora a média da disciplina? ou a nota desse exame fica definitivamente como nota final ? (espero que não esteja a ser muito confuso)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Anulador de Matriculas
Podes fazer o exame no 12º ano e caso a nota do exame seja superior à Classificação Final de Disciplina (CFD) que ficares este ano, a nota desse exame substitui a tua CFD. Por exemplo, se tivesses 19 valores no exame nacional ficavas com 19 valores como nota da disciplina e podias usar esse exame como prova de ingresso.

Brother

Membro Caloiro
Matrícula
15 Abril 2015
Boa tarde.
Nesta última segunda feira, isto é, dentro dos prazos estipulados, requeri a anulação da disciplina de Matemática A pois as notas do passado estavam a piorar a média e assim ficava com a nota de exame. Inesperadamente, não me aceitaram o pedido e reencaminharam me para a direção, à qual vou amanhã saber mais informações. Antevendo uma insistência por parte da direção nessa decisão, gostaria de saber se eu não tenho o direito de anular e/ou se há algum mecanismo legal ao qual devo recorrer se considerar que os argumentos deles não sejam satisfatórios. Muito obrigado.

Eduardo

Membro Veterano
Matrícula
27 Fevereiro 2015
Eu acho que só tens uns dias para anular depois do inicio do 3º período, mas na tua escola não sei como são as regras... Espera pelas informações e logo verás!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Efetivamente tens os 5 dias úteis, que pelo que referes foram cumpridos, pelo que só te resta aguardar por amanhã para perceber a justificação da escola.

alexvmv

Membro Veterano
Matrícula
8 Maio 2015
Eu estou atualmente a frequentar o 11o ano e vou a exame a Física e Química A daqui a um mês. Todavia, tenho quase a certeza que a minha Classificação Interna Final da disciplina vai ser abaixo das minhas expectativas e que essa nota, quando conjugada com a nota que espero tirar no exame, dá-me um resultado o qual se situa na mesma abaixo da minha expectativa.
Estava a pensar em anular a disciplina e ficar com a nota de exame como a minha Classificação Final da Disciplina porque acho que consigo tirar uma nota com a qual vou ficar satisfeito e que me permita entrar na Universidade que quero.
Contudo tenho algumas questões, nomeadamente:

Se já me inscrevi para a 1a fase de exames posso anular a disciplina antes de fazer o exame?
Se me quiser candidatar à 2a fase posso anular a disciplina previamente (caso não o possa fazer antes da 1a fase)?
Que consequências podem advir da anulação da disciplina?
Devo arriscar anular a disciplina e ficar com a nota de exame?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Se já me inscrevi para a 1a fase de exames posso anular a disciplina antes de fazer o exame?
Se me quiser candidatar à 2a fase posso anular a disciplina previamente (caso não o possa fazer antes da 1a fase)?
Que consequências podem advir da anulação da disciplina?
Para poderes realizar o exame na 1º fase como externa, tinhas de ter anulado a disciplina até ao 5º dia do 3º período, que já passou. Caso anules a disciplina agora só poderás realizar o exame na 2ª fase de candidaturas, e só poderias usar esse exame como prova de ingresso na 2ª e 3ª fases de candidaturas. Para efeitos da conclusão da disciplina, poderias usar no próximo ano, quando concorreres ao ensino superior, a nota do exame da 2ª fase como classificação final da disciplina em qualquer uma das fases de candidaturas.
Devo arriscar anular a disciplina e ficar com a nota de exame?
Só tu podes decidir isso.

Conceição R.

Membro Caloiro
Matrícula
11 Maio 2015
Para poderes realizar o exame na 1º fase como externa, tinhas de ter anulado a disciplina até ao 5º dia do 3º período, que já passou. Caso anules a disciplina agora só poderás realizar o exame na 2ª fase de candidaturas, e só poderias usar esse exame como prova de ingresso na 2ª e 3ª fases de candidaturas. Para efeitos da conclusão da disciplina, poderias usar no próximo ano, quando concorreres ao ensino superior, a nota do exame da 2ª fase como classificação final da disciplina em qualquer uma das fases de candidaturas.
Só tu podes decidir isso.
Não é bem assim, segundo a informação que consta do ponto 29 da norma 1 de 2015 que transcrevo:

"29. Os alunos do ensino secundário que anularem a matrícula numa determinada disciplina,

após o 5.º dia útil do 3.º período, estão impedidos de realizar exame final nacional ou

prova de equivalência à frequência nessa disciplina, no mesmo ano letivo, pelo que a

escola deverá informar claramente os alunos das consequências de tal opção."

JP Miranda

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2015
Boa noite, eu venho por este meio tentar exclarecer uma dúvida minha. Eu estou neste momento a repetir a disciplina de Física e Química A e gostava de saber se podia anular a disciplina para poder ir a exame com a nota que tive no ano passado, se alguém me pudesse esclarecer agradecia muito. Desde já obrigada pelo vosso tempo.

Nota: Eu não vou utilizar esta prova para ingresso, é apenas para ter a disciplina feita.

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boa noite, eu venho por este meio tentar exclarecer uma dúvida minha. Eu estou neste momento a repetir a disciplina de Física e Química A e gostava de saber se podia anular a disciplina para poder ir a exame com a nota que tive no ano passado, se alguém me pudesse esclarecer agradecia muito. Desde já obrigada pelo vosso tempo.

Nota: Eu não vou utilizar esta prova para ingresso, é apenas para ter a disciplina feita.
Bom dia,

Isso não é possível. Quem anula uma disciplina tem de ir a exame como externo.
Atenção que se anulares a disciplina agora ficas impedido de ir a exame este ano.

Joana

JP Miranda

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2015
Se anular a disciplina agora não poderei ir a exame nem como externo? E se puder, ficarei com a disciplina feita se tiver a nota necessária?