Anular disciplinas

O melhor é seguires o conselho do @Marco Esperança, pode ser que a escola tenha mais informações.
Mas se levarmos à letra, a data para anulação tem de se estender. Para anular tem de ser com a escola, agora se é fisicamente ou online, tudo depende do evoluir da situação. A mudança da inscrição passa pelo preenchimento de um novo boletim.
Vou fazer isso, muito obrigado a todos que responderam.

Olá, sou aluno do Curso de CTs e frequento neste momento o 12.º ano. Gostaria de saber se é possível anular uma disciplina que já foi concluída no 11.º ano, sendo que já estou no 12.º? Eu queria Anular Biologia e Geologia para tentar ir a exame este ano e subir não só a nota interna como também utilizar essa prova como prova de ingresso. Sendo que se pode anular disciplinas até ao 5.º dia do 3.º período, seria me possível anular uma disciplina do ano anterior e ir a exame este ano? Sendo que no boletim de exames não coloquei para fazer melhoria de biologia, apenas preenchi antes de ser o COVID-19 declarado como pandemia, para realizar os exames de português e matemática.

Olá!
Para fazeres o exame de BG (não precisas de anular a disciplina ! Basta refazeres o exame como autoproposto) e a nota que tiveste no ano passado é automaticamente substituída se tiveres melhor nota. Devias ter te inscrito como autoproposto no exame, não sabemos por enquanto se podemos alterar a inscrição (penso que sim, porque seria um grande gasto para o Ministério). Se isso acontecer, poderás ter essa oportunidade, se não informa-te com a tua escola se podes submeter nova inscrição ou alterá-la ( podes ter de pagar 25€)

Última edição:
Olá, sou aluno do Curso de CTs e frequento neste momento o 12.º ano. Gostaria de saber se é possível anular uma disciplina que já foi concluída no 11.º ano, sendo que já estou no 12.º? Eu queria Anular Biologia e Geologia para tentar ir a exame este ano e subir não só a nota interna como também utilizar essa prova como prova de ingresso. Sendo que se pode anular disciplinas até ao 5.º dia do 3.º período, seria me possível anular uma disciplina do ano anterior e ir a exame este ano? Sendo que no boletim de exames não coloquei para fazer melhoria de biologia, apenas preenchi antes de ser o COVID-19 declarado como pandemia, para realizar os exames de português e matemática.
Olá!
Para fazeres o exame de BG (não precisas de anular a disciplina ! Basta refazeres o exame como autoproposto) e a nota que tiveste no ano passado é automaticamente substituída se tiveres melhor nota. Devias ter te inscrito como autoproposto no exame, não sabemos por enquanto se podemos alterar a inscrição (penso que sim, porque seria um grande gasto para o Ministério). Se isso acontecer, poderás ter essa oportunidade, se não informa-te com a tua escola se podes submeter nova inscrição ou alterá-la ( podes ter de pagar 25€), porém duvido muito que seja possível fazer assim.
A anulação de matrícula para ir com autoproposto a exame é até à penúltima semana do 3º período.
Ainda te podes inscrever no exame de Bio/Geo sem problema, pagando uma multa de 25 euros. Como o @andrexf mencionou é provável que haja um período para alterar a inscrição, mas como se trata de um novo exame, não sei se não pagarás multa, à mesma.
Também como ele mencionou, ao repetires o exame este ano a nota trocaria, se fosse superior. Neste último ponto, não existe informação oficial que o contradiga, mas saiu uma notícia no Jornal de Notícias que diz que, este ano, devido à situação atual, não vai ser possível.

Tenho uma dúvida muito simples. Eu tenho uma disciplina anulada apartir do momento que coloco-me como externo no boletim de inscrição dos exames, correto ?
Não. Para anular tens que anular com a tua escola, o boletim de inscrições não faz esse procedimento.

Mas eu já terminei o secundário. Queria repetir os exames para subir a nota interna mas com as novas medidas não será possivel mesmo que esteja externo, certo ?
Certo, se já concluíste não podes anular disciplinas e só podes fazer provas de ingresso para acesso aos cursos que queres.

Boa tarde. Com estas novas regras tenho algumas dúvidas sobre a minha nota interna e o seu devido efeito.
Para contextualizar, eu sou aluna do 12º ano do curso ciências e tecnologias e no ano passado terminei fisico-quimica A com uma nota interna de 11, mas devido ao exame chumbei. Devido a essa situação voltei a inscrever me este ano na disciplina,que entretanto acabei por anular.
As medidas excepcionais aplicadas este ano quanto aos exames dizem que se um aluno não precisar da prova de ingresso da disciplina e tiver positiva na nota interna não necessita de realizar o exame..
A minha questão é: a nota interna do meu "primeiro 11ano de fisico quimica" existe ou é sequer válida para o efeito de passar de ano à disciplina?
Peço desculpa pelo incomodo;

Boa tarde. Com estas novas regras tenho algumas dúvidas sobre a minha nota interna e o seu devido efeito.
Para contextualizar, eu sou aluna do 12º ano do curso ciências e tecnologias e no ano passado terminei fisico-quimica A com uma nota interna de 11, mas devido ao exame chumbei. Devido a essa situação voltei a inscrever me este ano na disciplina,que entretanto acabei por anular.
As medidas excepcionais aplicadas este ano quanto aos exames dizem que se um aluno não precisar da prova de ingresso da disciplina e tiver positiva na nota interna não necessita de realizar o exame..
A minha questão é: a nota interna do meu "primeiro 11ano de fisico quimica" existe ou é sequer válida para o efeito de passar de ano à disciplina?
Peço desculpa pelo incomodo;

Tens a disciplina por concluir ainda, as novas regras não alteram estatutos de reprovado para aprovado.

tenho uma dúvida, estou a pensar sair da escola e ir para um curso que irei pagar com equivalecia ao 12º. Ao início inscrevi-me para a realização dos exames de blg e fq pois estou em ct 11º mas, andei a pensar e não pretendo fazer os exames como é que posso anular a matrícula dos exames?

Olá @Violeta Beskislykh
tenho uma dúvida, estou a pensar sair da escola e ir para um curso que irei pagar com equivalecia ao 12º. Ao início inscrevi-me para a realização dos exames de blg e fq pois estou em ct 11º mas, andei a pensar e não pretendo fazer os exames como é que posso anular a matrícula dos exames?
Basta que contactes a tua escola e comuniques isso.

Olá, eu estou numa situação um bocado especial e gostava que alguém me ajudasse. Eu fiz o 10º ano em Economia mas a meio do 11º decidi anular as disciplinas de Economia e Matemática A e trocar esses exames por Espanhol e História A(que irão ser feitos como aluno externo) e no período de matriculação para o 12º irei inscrever me em Línguas e Humanidades que é a área que realmente gosto. Eu tenho uma pequena dúvida, anulando estas disciplinas e TROCANDO por outras de outra área (sabendo que para o ano vou mudar para essa área) as disciplinas de Matemática A e Economia automaticamente não contam para a minha média de 10º ano certo? Pois eu vou estar a trocar essas disciplinas por Espanhol e História A ( Espanhol faço exame no 11º e História A exame no 12º, ambas como externo) nas quais a minha nota do secundário a essas disciplinas vai ser 100% a nota do exame. Isso seria algo supostamente lógico pois anula o meu historial todo nessas duas disciplinas que vou trocar por outras que fazem média com as minhas outras notas apesar de ser apenas a nota do exame. Eu queria muito saber porque Matemática A e Economia muito me prejudicam pois com elas a minha média de 10º seria 13,1 mas sem elas (só fazendo média com as outras) a minha média de 10º aumenta para 14,8... o que me dará muito jeito para o 12º...
Isto provavelmente deve ser algo lógico mas era muito importante para mim saber porque grande parte das pessoas anula e faz o exame a essa mesma disciplina enquanto eu pessoalmente troquei por outras e era importante ter a certeza

Obrigado pela ajuda!

as disciplinas de Matemática A e Economia automaticamente não contam para a minha média de 10º ano certo?
Certo, o que conta são as disciplinas que vais substituir, essencialmente porque "mudaste de curso".

Muito obrigado! Tecnicamente ainda não "mudei de área" ainda estou inscrito em Economia mas isso já irá mudar quando me inscrever no 12º ;) .Ou seja a minha média de 10º só contam as disciplinas de Português, Inglês, Ed. Física, Filosofia e Geografia certo? (desculpem mas eu sou muito paranóico ahaha)
Outra coisa, nesta situação toda do covid-19 as regras mudaram e os exames não afetam a nota interna mas no meu caso a nota do exame de espanhol tem que contar certo?
Mais uma vez muito obrigado!

Muito obrigado! Tecnicamente ainda não "mudei de área" ainda estou inscrito em Economia mas isso já irá mudar quando me inscrever no 12º ;) .Ou seja a minha média de 10º só contam as disciplinas de Português, Inglês, Ed. Física, Filosofia e Geografia certo? (desculpem mas eu sou muito paranóico ahaha)
Outra coisa, nesta situação toda do covid-19 as regras mudaram e os exames não afetam a nota interna mas no meu caso a nota do exame de espanhol tem que contar certo?
Mais uma vez muito obrigado!
Certo, mas no final do 12º além dessas disciplinas vais ter Espanhol (o exame conta-te a nota para os dois anos) e História A (o exame conta-te como nota nos três anos).
Sim, a nota que tirares a Espanhol e a História A serão as tuas notas finais a essas disciplinas.

Mas o exame de espanhol eu já vou fazer este ano, no dia 7 de julho... com o de Geografia no dia 13, mas o de História é no que faço para o ano com Português...
Ou seja, a minha nota do exame de Espanhol faz média com as minhas notas deste ano certo? Tal como a de História faz média para o ano

Mas o exame de espanhol eu já vou fazer este ano, no dia 7 de julho... com o de Geografia no dia 13, mas o de História é no que faço para o ano com Português...
Ou seja, a minha nota do exame de Espanhol faz média com as minhas notas deste ano certo? Tal como a de História faz média para o ano
A média final de curso é feita no final do secundário com todas as disciplinas.