Anular Matricula de Mestrado no Politécnico de Coimbra

MiguelSilvaOUnivesitario

Membro Caloiro
Matrícula
23 Agosto 2024
Boa tarde a todos,

Inscrevi-me no Mestrado em Gerontologia Social do Politécnico de Coimbra, mas entretanto fui aceite noutra universidade, que era a minha primeira escolha. Agora, gostaria de anular a minha matrícula no Politécnico de Coimbra.

Quando entrei em contacto com o Politécnico, fui informado de que teria de pagar a totalidade das propinas do ano letivo, mesmo cancelando a matrícula. No entanto, não tenho capacidade financeira para pagar duas propinas, além das despesas com alojamento.

Gostaria de saber se alguém já passou por uma situação semelhante e se há alguma forma de evitar o pagamento integral das propinas. Agradeço muito qualquer ajuda ou orientação que me possam dar, pois estou um pouco perdido com esta situação.

Obrigado!

Gostaria de saber se alguém já passou por uma situação semelhante e se há alguma forma de evitar o pagamento integral das propinas.
Para isso, deves consultar os regulamentos da instituição em questão, não sendo aquele tipo de assunto que é igual em todo o lado. É uma das coisas sobre as quais é conveniente um aluno se informar antes de contrair o vínculo com a universidade.

Neste caso, a indicação que te deram parece ir ao encontro do regulamento. No caso dos mestrados:
Artigo 7.º
Desistência da inscrição e anulação da matrícula
(...) o estudante terá de efetuar o pagamento da propina anual na sua totalidade faturada no ato de matrícula/inscrição

No caso do não-pagamento, tanto podem deixar passar como podem tentar proceder à cobrança coerciva, e neste segundo caso poderias ter de pagar juros de mora.