Anular UCs

giridio

Membro
Matrícula
1 Julho 2018
Curso
Linguas aplicadas
Instituição
FLUP
É possível anular a inscrição em unidades curriculares do ano em que se está? Não encontrei nada sobre isso, o que faz parecer que se calhar nem é algo que se faça mas vale a pena tentar aqui :sweatsmile:

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Olá! Infelizmente, creio que não dá para anular UCs por causa da questão dos ECTs. Ou seja, está estipulado que cada semestre de um curso superior (licenciatura ou mestrado integrado, ou até mestrado) tem que perfazer um total de 30 ECTs. Assim, cada ano letivo completo (dois semestres), tem que valer 60 ECTs. Se tu anulas uma ou outra UC neste semestre, vais acabá-lo com um número de ECTs inferior a 30, sendo que acho que não te permitem fazer isso. Provavelmente, mesmo que te deixassem anular uma UC, obrigavam-te a trocar por outra que valesse o mesmo número de ECTs que aquela que anulaste, de anos seguintes ou anteriores ao teu, para no final ficares com 30 ECTs. Acho que é assim que estão feitas as regras, perdão se me estiver enganada.
Por um lado, ajuda a regularizar os semestres e o número de UCs por cada um, por outro, acho que se pode tornar inflexível e chato, principalmente em situações de transição de planos curriculares, equivalências, transferências, etc...

Emptyrooms

Membro
Matrícula
4 Outubro 2018
Não tenho conhecimento de nenhuma instituição portuguesa que impeça os seus alunos de anular UCs. Nós podemos escolher entre estudar a tempo total (inscrição a 60ECTS) ou regime parcial (30ECTS). Desde que a propina seja paga...A diferença entre anular ou deixar de frequentar as aulas não é muita. No primeiro caso, o nome do aluno deixa de constar na pauta; no segundo, aparecerá algo do género aluno x "faltou/sem frequência". A única consequência, em ambos os casos, é ficar-se com créditos em atraso.
Atenção que os pedidos de redução de propina (passagem a tempo parcial) assim como a anulação de cadeiras individuais têm um prazo.

Eu anulei 10ECTS no meu quarto ano (UCs obrigatórias). Simplesmente tive de preencher um requerimento e continuar a pagar a propina normal. Outros anularam metade de um ano lectivo para passar a tempo parcial. Há n razões para isto: trabalhadores-estudantes, malta só a fazer a tese, pessoal a fazer dois cursos ao mesmo tempo...

Há situações pontuais que merecem particular atenção:
-Para evitar reprovar o ano tens de fazer x créditos
-Questão da prescrição (no regime total, por exemplo, não podes ficar a fazer os mesmos 60ECTS indefinidamente ou perdes o direito à inscrição por um ano-lectivo; os trabalhadores-estudantes estão isentos)
-Questão das precedências
-Geralmente, não podes trocar créditos de cadeiras atrasadas por créditos de cadeiras adiantadas

Algumas regras são definidas pela instituição onde estudas, pelo que é importante consultares os seus regulamentos. Tens os regulamentos gerais das Universidades/Politécnicos e os regulamentos mais específicos das Faculdades/Escolas. Isto no ensino público. Se não encontrares nada no site da tua instituição, tens sempre o site da DGES (regulamentos gerais).

• Like
Reactions: davis

Beatrizbekk

Membro Caloiro
Matrícula
14 Outubro 2019
Olá!! Entrei este ano na utad em Turismo mas o que queria mesmo é Línguas e relações empresariais
Queria saber se posso anular algumas cadeiras e substituir por outras do curso que quero
Pois a transferência do curso só se pode fazer depois de 1 semestre ou 6 meses...e eu não aguento ir para a faculdade e estudar coisas que não vou usar pois passado algum tempo vou mudar de curso por isso prefiro anular algumas disciplinas ( 4 cadeiras ) e substituir por outras pois assim não preciso de esperar 6 meses

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Beatrizbekk
Olá!! Entrei este ano na utad em Turismo mas o que queria mesmo é Línguas e relações empresariais
Queria saber se posso anular algumas cadeiras e substituir por outras do curso que quero
Pois a transferência do curso só se pode fazer depois de 1 semestre ou 6 meses...e eu não aguento ir para a faculdade e estudar coisas que não vou usar pois passado algum tempo vou mudar de curso por isso prefiro anular algumas disciplinas ( 4 cadeiras ) e substituir por outras pois assim não preciso de esperar 6 meses
Só podes mudar de curso no fim do ano lectivo, não no fim do 1º semestre. Ao entrares num determinado curso estás comprometida a frequentar as cadeiras desse curso. Podes anular, mas tipicamente a faculdade não deixará que te inscrevas nas cadeiras de outro curso. Só as poderias fazer via as unidades curriculares isoladas, mas terias de as pagar a parte.

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Boa tarde, eu gostaria de saber se é possível anular várias cadeiras do curso?

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Sim, em princípio, dá para anular as unidades curriculares que queres, mas certifica-te com a faculdade.
Já me certifique. Dá para anular as cadeiras mas teria de as fazer no próximo ano por isso não estaria a anular mas aim a adiar. Não sei se é assim com todas as faculdades ou com todos os politécnicos. É pena porque sinto estar a perder o meu tempo com várias cadeiras.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Já me certifique. Dá para anular as cadeiras mas teria de as fazer no próximo ano por isso não estaria a anular mas aim a adiar. Não sei se é assim com todas as faculdades ou com todos os politécnicos. É pena porque sinto estar a perder o meu tempo com várias cadeiras.
Para concluires o curso tens de fazer as cadeiras todas. Qual era o teu objetivo em anular as cadeiras? Não as teres de fazer de todo?

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Para concluires o curso tens de fazer as cadeiras todas. Qual era o teu objetivo em anular as cadeiras? Não as teres de fazer de todo?
Sim mas agora que penso nisso é um bocado silly pensar que posso simplesmente tirar as cadeiras que não me interessam 😅

• Haha
Reactions: Edgar H