Apagar

Solução
tenho 2 dúvidas, as contas são de todos os membros do agregado familiar ou só do beneficiário.
De todos os elementos do agregado familiar.
Outra questão, eu recentemente tive 3000€ na minha conta mas não são meus e inclusive já não os tenho, será que não vou receber bolsa da she’s por causa disso?
Terás de explicitar isso por uma declaração de honra.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
tenho 2 dúvidas, as contas são de todos os membros do agregado familiar ou só do beneficiário.
De todos os elementos do agregado familiar.
Outra questão, eu recentemente tive 3000€ na minha conta mas não são meus e inclusive já não os tenho, será que não vou receber bolsa da she’s por causa disso?
Terás de explicitar isso por uma declaração de honra.

Solução

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Post automatically merged:

eu fiz agora simulaçao de bolsa do site da dges e coloquei que no ate anterior o meu valor mobiliario era 3000 euros e nao alterou o valor da bolsa isso quer dizer algo?
É um simulador, pelo que dá para ter uma ideia. Mas pode ser necessário explicares isso se isso for alvo de análise, tal como a Ariana explicou acima.

Alice_Turner

Membro
Matrícula
12 Dezembro 2016
Curso
MIEMN
Instituição
FCT-NOVA
Boa tarde, estive a ver os documentos para candidatura à bolsa de estudos she’s e lá diz que é preciso o saldo das contas bancárias, à ordem e a prazo, com a situação referente a 31 de dezembro do ano civil anterior ao início do ano letivo a que se refere a candidatura a bolsa e valor dos restantes bens móveis (certificados de aforro, ações, obrigações, planos poupança-reforma, etc); tenho 2 dúvidas, as contas são de todos os membros do agregado familiar ou só do beneficiário.

Boa tarde, estive a ver os documentos para candidatura à bolsa de estudos she’s e lá diz que é preciso o saldo das contas bancárias, à ordem e a prazo, com a situação referente a 31 de dezembro do ano civil anterior ao início do ano letivo a que se refere a candidatura a bolsa e valor dos restantes bens móveis (certificados de aforro, ações, obrigações, planos poupança-reforma, etc); tenho 2 dúvidas, as contas são de todos os membros do agregado familiar ou só do beneficiário.

Se te estiveres a candidatar para as bolsas de 2022/2023, eles só vão ter em conta os rendimentos anuais do ano 2021. Tal como referiste, numa das páginas da candidatura tens que escrever o total de dinheiro que o teu agregado familiar tinha em todas as contas bancárias no último dia do ano de 2021. Se tiveste esses 3000 já em 2022, eles não os vão considerar já no próximo ano lectivo, à partida não haverá qualquer problema.

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Sim candidato-me já este ano ou seja 2022/2023 mas lá diz com a situação referente a 31 de dezembro do ano civil anterior ao início do ano letivo a que se refere a candidatura esse ano é 2019?
Não. A candidatura é feita no ano civil de 2022 e a situação será referente ao dia 31 de dezembro de 2021.

Alice_Turner

Membro
Matrícula
12 Dezembro 2016
Curso
MIEMN
Instituição
FCT-NOVA
Sim candidato-me já este ano ou seja 2022/2023 mas lá diz com a situação referente a 31 de dezembro do ano civil anterior ao início do ano letivo a que se refere a candidatura esse ano é 2019?
Peço desculpa, confundi datas, esquece o que eu escrevi. É como a Ariana diz, na candidatura de 2022/2023, eles só vão ter em conta os rendimentos do teu agregado familiar de 2021.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Sabes quando abrem as candidaturas a bolsa da dges? E os documentos necessários?
Costumam abrir em meados de Junho se bem me recordo. Quanto à documentação necessária, perto da data sai um guia com tudo o que é preciso para a candidatura às bolsas, diria que vale a pena consultares nessa altura, até porque as candidaturas só começam a ser analisadas em Outubro, depois de estarem matriculados na faculdade.

Alice_Turner

Membro
Matrícula
12 Dezembro 2016
Curso
MIEMN
Instituição
FCT-NOVA
Sabes quando abrem as candidaturas a bolsa da dges? E os documentos necessários?
Precisas de enviar dois comprovativos assinados por ti e pelo teu agregado familiar (um da Segurança Social, outro da Situação Tributária) e precisas ainda de enviar um comprovativo do banco com o IBAN da conta para onde queres que vá o dinheiro.
Depois para preencher os dados que eles pedem, precisas geralmente dos CC dos elementos do teu agregado familiar, precisas de saber o valor total que tinhas em todas as contas bancárias do agregado familiar em 31/Dez/2021. Se o teu agregado familiar tiver casas em nome deles, precisas de mais coisas, por exemplo uma caderneta predial para veres uns dados também. E precisas ainda de ver na declaração do IRS de 2021 do teu agregado o código de ativação.

• Like
Reactions: Ariana_

Alice_Turner

Membro
Matrícula
12 Dezembro 2016
Curso
MIEMN
Instituição
FCT-NOVA
Este ano é tudo mais cedo ao que parece as colocações são em julho isso influencia as datas da bolsa da dges ?
A informação geral da dges quanto às datas é esta: Prazos de Candidatura | DGES . No caso, fiz a matrícula da fac no dia 28/Set e a bolsa no dia 1/Out, o que não é totalmente dentro do prazo que dizem aí e correu bem.
Mesmo que faças a candidatura à bolsa só nos dias a seguir à matrícula da faculdade lá para o final de Setembro/início de Outubro, aconselho-te a organizares todos os documentos e dados necessários até lá para quando a tiveres que submeter nãohaver contratempos. No primeiro ano não organizei logo o que era necessário e depois foi grande stress estar a arranjar os documentos necessários em tão pouco tempo.