Católica [apagar]

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Direito
Instituição
Universidade Católica - Porto
Boa tarde. Estou interessado em candidatar-me à Dupla Licenciatura em Direito e Gestão na Católica do Porto. Não encontro muita informação relativa às bolsas de mérito, pelo que necessitava de alguns esclarecimentos.

Se tudo correr bem, a minha nota de candidatura andará à volta do 19, mais coisa menos coisa, dependendo da minha nota nos exames de matemática e português. Sendo assim, tenho direito a uma bolsa de mérito, certo?

Esta bolsa aplica-se apenas ao primeiro ano? Com a nota de candidatura que referi, qual seria a percentagem de isenção das propinas? E essa isenção aplica-se apenas às cadeiras de gestão e não às de direito, ou às duas?

Já agora, como funcionam os prémios de excelência nesta Dupla Licenciatura? E o prémio PWC isenta-me de 100% das propinas dos 5 anos do curso?

Sei que são muitas questões, mas encontro muita informação sobre os outros cursos da Católica, mas pouca sobre a Dupla Licenciatura.

Muito obrigado.
Olá! Ando em Direito na Católica e consigo responder a algumas das tuas questões.
Sim, se a tua nota de entrada rondar os 19 consegues, facilmente, a bolsa de mérito de 100%, que te isenta do pagamento de propinas no 1º ano. Se a tua nota for mais baixa e, tendo em conta também as notas de outros candidatos, podes sempre ter bolsa de 75%, 50% ou 25%. Mas com a nota a rondar os 19 consegues os 100%. A isenção aplica-se quer às cadeiras de Gestão, quer às de Direito.
Esta bolsa aplica-se sim somente ao 1º ano. Depois, mediante as tuas notas ao longo do curso, poderás ter acesso a outras bolsas.
O prémio PWC consiste num estágio oferecido ao melhor aluno da Dupla Licenciatura nos escritórios da PWC, em Malta.
Mais dúvidas que tenhas diz.

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Direito
Instituição
Muito obrigado! Fiquei esclarecido. Já agora, o que achas da Dupla Licenciatura e do ambiente na Católica em geral?
Quanto à Dupla Licenciatura não te consigo dar uma opinião completamente formada, mas a verdade é que, nas cadeiras de Direito, têm sempre os melhores professores. Do que me vão dizendo, é de facto um curso puxado, até porque praticamente "estimula" duas partes diferentes do teu raciocínio, mas só tenho feedbacks positivos da Dupla.
Quanto à Católica em geral, tenho a dizer que o ambiente é bastante agradável. Não só pelas zonas do campus (os relvados, o restaurante panorâmico, etc), mas também pelas pessoas em si. Existe, como é óbvio, alguma competição, mas é uma competição saudável. Existe espírio de entreajuda e os professores, no geral, também são bastante disponíveis seja para tirar dúvidas seja para outra questão mais específica que tenhas.

• Like
Reactions: Sailor Moon

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Direito
Instituição
Obrigado, o meu problema com a zona do campus é a dificuldade em lá se chegar, já que não há metro para a Foz Velha... Ainda por cima as aulas devem começar bastante cedo, não é?
Pois, o metro é realmente aquele "senão". Eu costumo apanhar o 203 ou o 204 na Casa da Música. O 203 sai na Praça do Império (2 minutos a pé). O 204 deixa-te mesmo à porta. Mas o metro é daquelas coisas que faz, realmente, muita falta naquela zona.
Quanto aos horários. Eu começo as aulas (nos dias em que tenho aulas presenciais), sempre às 8h30, mas fui eu que escolhi, porque, em Direito, como há várias turmas, pode-se escolher os horários (mediante as vagas que existirem para cada turma). Na Dupla acho que também seja assim, embora só haja duas turmas.

• Like
Reactions: Sailor Moon