Apenas mestrado em Serviço Social dá acesso à ordem?

_CatarinaSS_

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2024
Olá! Sou estudante de 3º ano de licenciatura em Ciências Políticas e Relações Internacionais e estou agora a ponderar mestrados. Tendo muito interesse na área social, deparei me com o mestrado em Serviço Social. Contudo, ao pesquisar mais sobre o assunto, vi que agora, com a introdução da ordem dos Assistentes Sociais, há critérios específicos para poder exercer a profissão. Sendo assim, a minha dúvida é se, não tendo licenciatura em SS, mas tendo mestrado, poderia exercer ingressar na ordem e exercer profissão na área, ou não. Obrigada.

Pelo que conheço das regras de acesso, tens que ter licenciatura em Serviço Social, Política Social ou Trabalho Social. Sem essa formação, tens que ter 10 anos de experiência profissional no ramo. Não creio que o mestrado seja suficiente. Mas podes sempre contactar a ordem e colocar essa questão.

Pelo que conheço das regras de acesso, tens que ter licenciatura em Serviço Social, Política Social ou Trabalho Social. Sem essa formação, tens que ter 10 anos de experiência profissional no ramo. Não creio que o mestrado seja suficiente. Mas podes sempre contactar a ordem e colocar essa questão.
Obrigada! Já contactei a ordem, mas ainda não obtive resposta. Já agora sabes me dizer se, mesmo não pertencendo à ordem, consigo trabalhar na área ou fico interdita a isso?

Agora com a existência da ordem, só pode exercer a profissão de Assistente Social quem está inscrito. De resto, fica impedido - é ilegal.