Apenas o mestrado de um Mestrado Integrado

Dobby

Membro
Matrícula
7 Setembro 2019
Olá.
Posso fazer uma licenciatura e, depois, entrar num mestrado que faz parte de um mestrado integrado?
Especificamente: Depois de terminar a licenciatura em Matemática Aplicada e Computação no IST, posso fazer o mestrado em Engenharia Física Tecnológica (também no IST, mas contido num mestrado integrado)?
Agradeço se alguém me puder esclarecer.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
Posso fazer uma licenciatura e, depois, entrar num mestrado que faz parte de um mestrado integrado?
Especificamente: Depois de terminar a licenciatura em Matemática Aplicada e Computação no IST, posso fazer o mestrado em Engenharia Física Tecnológica (também no IST, mas contido num mestrado integrado)?
Agradeço se alguém me puder esclarecer.
Os mestrados integrados vão ser divididos em licenciatura e mestrado em 2021 (se não me engano). Se concluíres nessa altura, basta te candidatares ao mestrado. Se for antes, terás de entrar no curso, ou pelo concurso nacional de acesso ou pelo concurso de Titular de um curso médio ou superior, e pedir equivalências de modo a tentares fazer só as Unidades curriculares do mestrado (como é integrado, tendem a estar um pouco difusas).

Dobby

Membro
Matrícula
7 Setembro 2019
Os mestrados integrados vão ser divididos em licenciatura e mestrado em 2021 (se não me engano). Se concluíres nessa altura, basta te candidatares ao mestrado. Se for antes, terás de entrar no curso, ou pelo concurso nacional de acesso ou pelo concurso de Titular de um curso médio ou superior, e pedir equivalências de modo a tentares fazer só as Unidades curriculares do mestrado (como é integrado, tendem a estar um pouco difusas).
Obrigado

• Like
Reactions: Edgar H

André_99

Membro
Matrícula
28 Março 2017
Dentro deste assunto, se eu fizer um Mestrado Integrado, depois de o concluir posso me candidatar a um outro mestrado?
Já agora, estou a pensar entrar este ano num mestrado integrado, qual a diferença entre começar em 2020 e em 2021? Visto que dizem que vão ser divididos entre licenciatura e mestrado em 2021

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Dentro deste assunto, se eu fizer um Mestrado Integrado, depois de o concluir posso me candidatar a um outro mestrado?
Já agora, estou a pensar entrar este ano num mestrado integrado, qual a diferença entre começar em 2020 e em 2021? Visto que dizem que vão ser divididos entre licenciatura e mestrado em 2021
Nem todos os MI's vão ser divididos, depende. E a diferença é nenhuma, tirando alguma possível renovação nos planos, mas fazes licenciatura e mestrado na mesma se quiseres.

MariaMaia

Membro
Matrícula
15 Outubro 2018
o fim dos mestrados integrados deixou me inúmeras dúvidas, se eu for para bioengenharia na feup e depois querer ir para um mestrado Que seria o integrado, posso não conseguir entrar e outra pessoa de outro curso pode porque tinha melhor média ?? Sendo assim qualquer um pode entrar ?? Se for ent posso entrar por um curso de média inferior e acabar por ir para mestrado de aeroespacial

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
o fim dos mestrados integrados deixou me inúmeras dúvidas, se eu for para bioengenharia na feup e depois querer ir para um mestrado Que seria o integrado, posso não conseguir entrar e outra pessoa de outro curso pode porque tinha melhor média ?? Sendo assim qualquer um pode entrar ?? Se for ent posso entrar por um curso de média inferior e acabar por ir para mestrado de aeroespacial
Sim, mas já podias fazer isso, a diferença é que tinhas o acesso ao mestrado garantido mas continuavas a ser licenciado ao fim de 3 anos pelo que podias escolher entrar noutro mestrado.

O que também podem fazer é agir perante isso como o ISEP, tenho conhecimento que se, por exemplo, tirares licenciatura em Engenharia Informática, tens vaga garantida no mestrado correspondente no ano letivo seguinte.

• Like
Reactions: MariaMaia

MariaMaia

Membro
Matrícula
15 Outubro 2018
Sim, mas já podias fazer isso, a diferença é que tinhas o acesso ao mestrado garantido mas continuavas a ser licenciado ao fim de 3 anos pelo que podias escolher entrar noutro mestrado.

O que também podem fazer é agir perante isso como o ISEP, tenho conhecimento que se, por exemplo, tirares licenciatura em Engenharia Informática, tens vaga garantida no mestrado correspondente no ano letivo seguinte.
Falei com um colega que esta no its pq nem ele próprio sabe muito bem o que esta a acontecer ou como vão proceder com isto, mas ele espera que aconteça dessa forma, dar prioridade aos que já estão na licenciatura do mestrado. pois de outra forma não faria sentido eles separarem os cursos se depois podem escolher livremente o mestrado
Mensagem fundida automaticamente:

“ A partir de 2021/2022, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai deixar de ter mestrados integrados. Os cursos que estão organizados desta forma – nove, no total – vão ser divididos em licenciatura (três anos) e mestrado (dois anos). Os estudantes passam, assim, a ter de se candidatar ao mestrado. Da conclusão do segundo ciclo dependerá o ingresso na profissão.” Mestrados integrados da FEUP vão deixar de existir a partir de 2021/2022 - JPN

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Nem todos os MI's vão ser divididos, depende. E a diferença é nenhuma, tirando alguma possível renovação nos planos, mas fazes licenciatura e mestrado na mesma se quiseres.
A diferença para o que tens agora é que as faculdades, se quiserem aproveitar-se da situação, obrigam os alunos que queiram continua na mesma área a concorrer ao mestrado, mesmo que seja apenas uma formalidade. Implica angariarem mais uma taxinha de 100€-200€ por cada aluno que siga para mestrado.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
A diferença para o que tens agora é que as faculdades, se quiserem aproveitar-se da situação, obrigam os alunos que queiram continua na mesma área a concorrer ao mestrado, mesmo que seja apenas uma formalidade. Implica angariarem mais uma taxinha de 100€-200€ por cada aluno que siga para mestrado.
Sim, tem esse detalhe também.

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Então, por exemplo, eu quero concorrer ao mestrado que faz parte do mestrado integrado de ciências farmacêuticas (penso que este seja um dos MI que não se vai separar em Licenciatura + Mestrado). Estou a acabar uma licenciatura em Biologia. Como é que concorro para o mestrado que faz parte do MICF?
Concorres ao concurso próprio de acesso ao mestrado como discutido noutro tópico.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
J Concorrer com apenas uma prova ingresso? Concurso Nacional e Locais - Público 2
Ângela0104 Uma pessoa licenciada em educação basica pode trabalhar numa creche? (apenas com licenciatura) Educação 1
G Chumbo apenas por reprovar nos Exames do 12º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
coral Só posso ficar colocada em apenas uma universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 6
S Realizar o exame de matemática na 2ª fase apenas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
A Avaliação apenas no 1 período Ensino Secundário 0
guoodinhu Fazer apenas um semestre num ano universitário , é possivel ? Ensino Superior 3
P Ensino Recorrente (apenas Matemática) - LISBOA - Qual a Escola Secundária que aconselham? Ensino Secundário 0
Migasalm Cálculo Média CFCEPE com 3 Exames, apenas 1 de Acesso! Concurso Nacional e Locais - Público 7
Rui Maia Anulei matrícula de matemática e português para fazer apenas os exames... posso matricular próximo ano? Ensino Secundário 1
I Fazer apenas o 12º ano? Ensino Secundário 1
M FEUP Mestrado FEUP - cartas de recomendação (dúvida) Universidade do Porto 0
C Alojamento e Bolsa em Mestrado Alojamento Universitário 0
E FLUP Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas Universidade do Porto 0
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
I UMinho Mestrado em Finanças no Minho Universidade do Minho 0
D FMUC Mestrado em Neurociências molecular e translação (UC) Universidade de Coimbra 0
M ISCTE Mestrado 3º fase ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 4
P Licenciatura vs mestrado integrado Ensino Superior 1
C Mestrado Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses Ciências 0
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
zepedrofp Licenciatura em CBL e Mestrado em Ciências Forenses Ciências 1
Bruna Filipa Santos Candidatura a mestrado Ensino Superior 4
T É possivel mudar de faculdade para fazer o mestrado integrado numa faculdade que tenha? Ensino Superior 4
Ariana_ ISCTE Inquerito de mestrado ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
Rute Oliveira Posso me inscrever no mestrado com disciplinas em atraso? Ensino Superior 1
João Condesso ULHT Aconselham o mestrado em economia? Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
M De mestrado a Medicina Veterinária Recursos Naturais 0
J Frequentar um mestrado e uma licenciatura ao mesmo tempo Ensino Superior 4
Marta9 Mestrado em Engenharia Biomédica Tecnologias 4
Luis Garcez Mestrado X biologia e mestrado na mesma área Ciências 0
M Diferentes áreas entre licenciatura e mestrado Ensino Superior 1
X Mestrado em Jornalismo e Comunicação Ciências Sociais e Serviços 0
C Qual o melhor mestrado para uma licenciada em tecnologia biomédica? Saúde 0
C FFUL Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas Universidade de Lisboa 2
F ISCAC Gestão de Recursos Humanos - Mestrado Instituto Politécnico de Coimbra 1
P Para quem está em mestrado em economia/gestão/finanças, tem algum colega com background em engenharia? Ciências Económicas e Empresariais 1
citizen erased98 ISCTE Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
T IST Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo - IST Universidade de Lisboa 4
Beapduarte ISCTE Mestrado em Ciência Política - ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 2
D Mestrado em Imunologia Saúde 0
I FMUP Mestrado em Informática Médica Universidade do Porto 0
António123411 Mestrado em Criminologia ou Ciências Forenses com licenciatura em Sociologia? Ciências Sociais e Serviços 0
F Fazer tese de mestrado com UCs do primeiro ano de mestrado por concluir Ensino Superior 0
R Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus - ISEG Ciências Económicas e Empresariais 0
D UC Mestrado em Genética Clínica Laboratorial Universidade de Coimbra 8
I Mestrado em Ciências forenses Ciências 2
S ISCTE Mestrado em Economia Monetária e Financeira ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
D UC Mestrado de Especialização - Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra 1
C FCSH Mestrado em Sociologia - FCSH Universidade Nova de Lisboa 0