Aplicações e Programas para Universitários

Armdco

Membro Dux
Matrícula
30 Junho 2015
Curso
Ano sabático
Apenas conheço as primeiras três:

O Evernote permite ao utilizador anexar e "scanar" ficheiros; escrever notas; criar listas; etc. A página explica melhor :)

O Google Drive é uma aplicação que armazena ficheiros de todo o género, tornando possível a criação de tantos outros. É muito útil como substituínte do Office e costuma vir instalado nos smartphones, se não me engano.

O Pomotodo basea-se na técnica de pomodoro e no sistema GTD. Esta técnica foi desenvolvida no âmbito de maximizar a produtividade num ambiente de trabalho. Existem algumas versões, mas tipicamente o trabalho é dividido em blocos de 25 mins e intervalos de 5 mins. Muitas aplicações tem um despertador incorporado, de modo a regularizares estes períodos de tempo, bloqueia outras aplicações, se assim o quiseres, permite a criação de listas de tarefas e o registos das atividades que realizaste, incluindo o dia e a hora. Esta recomendo veementemente! :)

Echoes

Membro Veterano
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
O Google Drive é uma aplicação que armazena ficheiros de todo o género, tornando possível a criação de tantos outros. É muito útil como substituínte do Office e costuma vir instalado nos smartphones, se não me engano.
A vantagem é que os documentos do office podem ser vistos e trabalhados online. Além disso também tens espaço em cloud como o dropbox

• Like
Reactions: Armdco

David Andrade

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2015
Curso
Matemática Aplicada e Computação
Instituição
ULisboa - IST Alameda
Qual a melhor aplicação para iPad para utilizar como caderno? O @gbmadureira12 já tinha falado que usava o iPad no secundário, gostaria de saber mais pormenores.

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
  • Like
Reactions: David Andrade

Orbitron

Membro Veterano
Matrícula
23 Junho 2015
Podem explicar o que são (as aplicações), para que servem e como usar? :D
Gracias
Olá Cristiano. Estava a pensar em como responder à tua questão mas encontrei um vídeo bastante útil que demonstra as vantagens do Anki. Apesar de ser mais utilizado para línguas, pode também ser utilizado para outras disciplinas.
Olha vê este vídeo:

maryl

Membro
Matrícula
23 Julho 2015
Curso
Biotecnologia
Instituição
Aveiro
Olá! Eu estou em Biotecnologia na UA e no primeiro ano também temos uma cadeira em que só usamos o matlab. Em Aveiro não o temos grátis então ou usamos uma versão pirateada ( que não anda a funcionar) ou usamos o octave, no entanto este tem alguns comandos que são diferentes do mat. Mas, p.e, no meu curso, n precisas de te esforçar muito para ter boa nota, é basico

érika

Membro Caloiro
Matrícula
18 Novembro 2015
Oi Pessoal! Sou nova por aqui!

Alguém usa o Matlab 2015?
Comecei a usar o PDE para solução de alguns problemas, mas não encontrei os códigos ou a matrix de respostas.. alguém sabe me dizer?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
No seguimento da nossa recente parceria com a @Microsoft decidimos lançar um tópico para a partilha de dicas e truques do Office 365.

Como podes já ter visto, podes ter acesso de forma completamente gratuita à suite completa do Office 365, como é explicado neste vídeo:

Pessoalmente as vantagens que me dão mais jeito são a possibilidade de aceder e editar online os ficheiros sem qualquer risco de perder a formatação original, bem como a possibilidade de várias pessoas poderem editar ao mesmo tempo:
office_v3.gif

Aproveita para conhecer os 6 motivos que identificamos como vantagens para usares esta solução em detrimento de outras disponíveis: Os 6 motivos para usares o Office 365 (além de ser gratuito) | Uniarea

E tu usas o Office 365? Tens alguma dica ou truque que queiras partilhar?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
O Office 365 está a oferecer uma XBOX One S + jogo FIFA 17:

15541674_648918898621352_360268854831626965_n.jpg

Vejam como concorrer aqui. :wink:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Aproveito para partilhar um truque que me dá bastante jeito quando estou a fazer apresentações em PowerPoint. Como nunca me lembro onde tenho guardado o apontador ou só me lembro dele quando já é demasiado tarde, acabo sempre por usar o rato.

No modo "Apresentação de diapositivos" é possível transformar o rato num ponteiro laser:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Algumas dicas rápidas para o Microsoft Word:
  • Para mover o cursor para o último sítio onde estava antes de guardarem um certo documento basta carregar "Shift" + "F5".
  • Para seleccionar uma frase basta clicar "Crtl" e uma qualquer palavra dessa frase;
  • Para seleccionar um parágrafo inteiro basta dar 3 cliques rápidos em qualquer área desse parágrafo;
  • Se seleccionarem uma parte do texto e carregarem "Ctrl" + "Shift" + ">" aumentam o tamanho da letra. Para diminuir basta fazer o mesmo sem o "Shift".
  • Para criar uma tabela rápida basta escrever o sinal mais (+) seguido da tecla Tab. Depois novamente o sinal + e novamente Tab. Basta repetir isto até ao número de colunas que se queira na tabela, e dar Enter para a tabela aparecer.
  • Para adicionar texto random a um documento para testar tipos de letras, formatação, etc. basta escrever "=rand()" e dar enter. Se quiserem ser mais específicos podem definir melhor a função com "=rand(a,b)" em que a = número de parágrafos e b = número de frases.
  • Para criar uma linha horizontal divisória no texto basta inserir 3 hifens e dar Enter.

Bons trabalhos!

giphy.gif

• Like
Reactions: LordKelvin

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Curso
Contestação Aplicada
Instituição