Aplicações Informáticas B

Heloisa

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2020
Olá! Eu vou iniciar o 12º este ano e estou no curso de línguas e humanidades. Andei a pesquisar bastante sobre quais disciplinas deveria escolher e achei muito interessante as aplicações informáticas B. No entanto, assim como vi muita gente a dizer que é extremamente fácil, também ouvi outros a dizer que os alunos de línguas normalmente tem dificuldades. Isso por que? Exige muitos conteúdos das áreas das ciências e economias? Eu teria que correr atrás de livros de outras áreas para estudar?
Queria saber a vossa opinião e conselhos de quem já fez ou faz a disciplina. Vale a pena tentar ou não?

tomasbarrosgoncalves

Membro Caloiro
Matrícula
7 Novembro 2017
Olá, @Heloisa! Deixo-te com o testemunho da minha experiência em Aplicações Informáticas B que dei a alguém que estava indeciso sobre o que escolher no 12º (e uma vez que, como podes ver se clicares no link, a minha resposta é bastante extensa e abrangente, acho que vale mais a pena redirecionar-te para ela do que repetir a lengalenga). Em relação à pergunta que colocaste de forma mais explícita, asseguro-te que não vais ter que correr atrás de livros de outras áreas para estudar nem coisa que o valha (o meu professor, por exemplo, disponibilizava os slides de aula). Tudo o que precisares vai ser-te dado nas aulas. A única parte na qual posso imaginar alguns alunos de línguas terem dificuldade prende-se talvez com a parte da programação e com todo o pensamento lógico-computacional que está inerente a esse módulo da disciplina (e que, ainda assim, varia imenso de escola para escola e de professor para professor, pelo que não é uma métrica muito fiável). Apesar disso, tenho colegas com médias incríveis que também sentiram dificuldades na parte da programação, o que acaba por ser algo relativamente transversal. Se és capaz de ter mais facilidade em aprender/perceber programação tendo o background de CT? Sem dúvida. Se é essencial? De todo. Para além disso, API-b acaba por também ter outras vertentes nas quais podes dar asas à criatividade e até aplicar, quem sabe, alguns dos conhecimentos que adquiriste em línguas e humanidades (isto, uma vez mais, varia imenso de escola para escola tendo em conta o currículo adotado, mas estou seguro de que, lendo o meu testemunho, vais ficar muito mais familiarizada com isso). Espero que te seja útil, qualquer questão que tenhas acerca da disciplina que não tenha sido coberta pela resposta que te enviei, sente-te à vontade para enviar mensagem. :)

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro

épsilon

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2020
Boa dia, não sei se acontece a nivel nacional, mas pelo menos na minha escola não é adotado manual para esta disciplina, no entanto reparei que existe manual e CA escolares À venda indicados (para esta disicplina), não sei o professor irá recomendar algo, mas comprar o manual é sempre melhor, sempre tenho mais material de estudo certo?

épsilon

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2020
Boa tarde, qual é o manual e CA para este ano letivo?
São estes?

psj.03 💫

Membro
Matrícula
21 Agosto 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde, qual é o manual e CA para este ano letivo?
São estes?
Esses são os mais utilizados, mas há outros de outras editoras.
Mensagem fundida automaticamente:

Acham que vale a pena comprar o caderno de atividades para api? A minha escola não solicitou mas tenho sempre receio que irá fazer falta.

épsilon

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2020
Esses são os mais utilizados, mas há outros de outras editoras.
Mensagem fundida automaticamente:

Acham que vale a pena comprar o caderno de atividades para api? A minha escola não solicitou mas tenho sempre receio que irá fazer falta.
Mas todas as escolas que solicitam são estas as editoras, certo?

Matrícula
17 Maio 2020
Olá! Eu vou iniciar o 12º este ano e estou no curso de línguas e humanidades. Andei a pesquisar bastante sobre quais disciplinas deveria escolher e achei muito interessante as aplicações informáticas B. No entanto, assim como vi muita gente a dizer que é extremamente fácil, também ouvi outros a dizer que os alunos de línguas normalmente tem dificuldades. Isso por que? Exige muitos conteúdos das áreas das ciências e economias? Eu teria que correr atrás de livros de outras áreas para estudar?
Queria saber a vossa opinião e conselhos de quem já fez ou faz a disciplina. Vale a pena tentar ou não?
Também estava no curso de línguas e humanidades (acabei este ano o secundário) e aplicações informáticas foi das disciplinas mais fáceis e que não exigia muito esforço. Mas sim a dificuldade no método das aulas é diferente de escola para escola mas a nível de conteúdos achei acessível e fácil de compreender mesmo estando em humanidades. Na minha escola não foi preciso manual e o método de avaliação era à base de trabalhos o que facilitou bastante! Eu não senti qualquer dificuldade na disciplina visto que todos os conteúdos estruturantes são dados na aula e aplicados na mesma, eu não precisei de estudar nem foi necessário "correr atrás de livros de outras áreas". Aliás na minha turma havia pessoal de humanidades com melhor nota em relação a algum pessoal de ciências portanto acho que é relativo.