Aprender Japonês - Dicas e primeiros passos?

yelyyys

Membro Caloiro
Matrícula
25 Novembro 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá à todos!
Eu tenho tido uma enorme vontade de aprender japonês e já comecei a aprender um dos alfabetos - hiragana. Apesar de já ter pesquisado muito sobre isso, eu estou na dúvida de qual seria a melhor maneira de começar. É possivel mesmo aprender japonês sozinho, somente com recursos online e/ou livros? Ou é importante ter um professor? E alguém tem dicas de primeiros passos, websites, aplicações, livros port-japonês para começar a aprender?

Olá à todos!
Eu tenho tido uma enorme vontade de aprender japonês e já comecei a aprender um dos alfabetos - hiragana. Apesar de já ter pesquisado muito sobre isso, eu estou na dúvida de qual seria a melhor maneira de começar. É possivel mesmo aprender japonês sozinho, somente com recursos online e/ou livros? Ou é importante ter um professor? E alguém tem dicas de primeiros passos, websites, aplicações, livros port-japonês para começar a aprender?
Olá!
Na minha opinião, é sempre bom a presença de um professor, principalmente para uma língua onde não temos bases. Desconheço se existem mais livros, mas podes procurar o Minna no Nihongo na Internet. Julgo que está disponível em pdf e é um bom livro para quem está a aprender a língua. Se gostares de anime também recomendo que vejas, para entenderes algumas expressões mais casuais.
Por último, podes procurar principalmente em grupos universitários por estudantes japoneses que aceitem ajudar-te com a tua aprendizagem da língua.

Desculpa não poder ajudar mais. Boa sorte!

Olá!
Na minha opinião, é sempre bom a presença de um professor, principalmente para uma língua onde não temos bases. Desconheço se existem mais livros, mas podes procurar o Minna no Nihongo na Internet. Julgo que está disponível em pdf e é um bom livro para quem está a aprender a língua. Se gostares de anime também recomendo que vejas, para entenderes algumas expressões mais casuais.
Por último, podes procurar principalmente em grupos universitários por estudantes japoneses que aceitem ajudar-te com a tua aprendizagem da língua.

Desculpa não poder ajudar mais. Boa sorte!
Muito obrigada pelas sugestões! 😄

Não sei como está o teu inglês nem o teu nível financeiro, mas se quiseres investir algum dinheiro, o Wanikani ajuda a aprender Kanji, os primeiros 3 níveis são grátis para testares se gostas do sistema ou não, porém é em inglês pelo que se não tiveres conhecimento de inglês não te vai ajudar muito. O site da Tofugu (criadores do Wanikani) também tem muitos guias grátis para Hiragana, Katakana e outros aspetos da língua japonesa que podem ser worth de dar uma olhadela.

Também existem alguns canais no youtube que te podem ajudar com algumas noções como a Japanese Ammo with Misa, Miku Real Japanese, e mais alguns que não me lembro.

• Like
Reactions: Alexandra S.
Boas. Eu comecei a aprender japonês há cerca de três anos atrás e de momento estou num nível intermédio-avançado. Eu nunca li um livro (textbook), não tive aulas/professor, e não gastei um cêntimo. Eu acho que há imensos mitos e desinformação sobre este tópico, por isso gostaria de partilhar parte da minha experiência e algumas opiniões.

Primeiro de tudo, não é uma língua super difícil e alienígena como algumas pessoas fazem parecer, mas é longe de ser trivial. É preciso ter dedicação, e motivação/um objetivo. Em muitos casos é querer viajar/morar no Japão, ou ter acesso a conteúdos exclusivos em japonês sem precisar de traduções. 100% das pessoas que começaram a aprender japonês "só porque sim" ou porque parecia engraçado desistiram (e cedo).

Também, saber inglês vai ajudar a aprender japonês (e qualquer outra língua), e na minha opinião, se não se sabe inglês, é essa a língua em que se deve focar em aprender.

No início, deve-se memorizar hiragana e katakana. São cerca de 100 caracteres no total e são a base da escrita japonesa, representando todas as sílabas possíveis. Há imensos "jogos" e não sei que mais para isso mas o importante é que não se demore muito tempo. Eu memorizei-os em 3 dias a rabiscá-los num caderno nos intervalos da escola. Se se demorar mais de uma semana está-se a fazer algo de muito errado.

Em termos de kanji é que as coisas ficam mais complicadas. São caracteres importados do chinês, e são usados para escrever a maioria das palavras (fora de contextos como conteúdos para crianças pequeninas). Há basicamente uma infinidade deles mas geralmente só são utilizados 2,000~3,000. E é aqui que a maioria das pessoas cometem um grande erro, que é tentar aprendê-los. Não faz sentido e não vale a pena. Este vídeo explica bem isso. Basicamente, deve-se focar em aprender vocabulário/palavras. Ao aprender uma palavra também aprendes com que kanji se escreve, e assim intuitivamente também aprendes os kanji em si (significados e pronúncia). Se quiseres escrever kanji no papel já é outra conversa, mas isso é opcional e só é realmente necessário se fores mesmo morar/trabalhar no Japão.

Depois de aprender hiragana/katakana, é importante aprender gramática e vocabulário básicos (cerca de mil palavras). Há muitas páginas e vídeos do YouTube sobre gramática. Não faz muita diferença no que se escolhe, e não é preciso aprender isso super rigorosamente. Muitas pessoas recomendam o guia de "Tae Kim" para gramática. Em termos de vocabulário, eu recomendo Anki. É um programa de flashcards, e há vários decks na internet que se pode baixar, como por exemplo o famoso "Core 2K". Eu não recomendo "apps" com ecossistemas fechados em que é preciso criar conta ou que querem o teu dinheiro (Duolingo em particular é o pior de todos).

Depois de teres essas bases a única maneira efetiva de aprender a língua é a interagir com ela. Isso é em todas as línguas. Por exemplo, quando eu era pequenino eu aprendi algumas bases de inglês na escola, mas o que me efetivamente levou à fluência foi ver/ler coisas em inglês na internet, jogar jogos em inglês, etc. Eu acho que ninguém sai do secundário a saber inglês sem aprender sozinho fora das aulas. Não é diferente com japonês.

Do que é que gostas? Vê filmes, séries, videos do YouTube, anime, etc em japonês. Lê livros (ou light novels), manga, páginas web (por exemplo notícias), etc em japonês. Joga jogos (ou visual novels) em japonês. Não precisas de gastar um cêntimo para obter esses conteúdos, mas eu não vou partilhar "recursos" aqui 😅 . Começa por conteúdos mais simples e destinados a crianças. Há muitas palavras que não vais saber, mas há ferramentas tecnológicas que facilitam bastante pesquisar palavras. Eu recomendo a extensão de browser "Yomichan" (ou uma das muitas similares) que serve como um dicionário pop-up em páginas web e que também pode ser utilizado como um programa de dicionário normal. Se vês uma palavra num manga ou jogo que não consegues pesquisar manualmente porque não sabes como o kanji se pronuncia e que não consegues fazer copy-paste, há programas "OCR" que podem detetar os caracteres.

Só assim é que vais verdadeiramente assimilar a língua. Falar com pessoas japonesas também pode ajudar a aprender a língua, particularmente a aprender a falar bem (óbvio). Pessoalmente eu nunca experimentei isso, mas devem haver muitos sites ou "apps" ou grupos de chat ou o que seja.

Claro, o que deu para mim talvez não dê para todos. Mas espero que tenha dado uma nova perspetiva e que tenha ajudado.
頑張れ

Editado por um moderador: