UAlg Arqueologia e Património Cultural

Adriana__Guerreiro

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2019
Curso
Património Cultural e Arqueologia
Instituição
UAlg
Olá.
Em setembro, irei comecar o 1º ano da minha licenciatura, e tenho uma duvida: na universidade preciso de livros/manuais?
Vou para patrimonio cultural e arqueologia na UAlg.
Obrigada 😊

Hey!
Em principio praticamente toda a bibliografia que necessitas para o curso está disponível nas bibliotecas. Não quer isto dizer que não tenhas de adquirir porventura um livro ou outro.
Também há sebentas e apontamentos que normalmente são disponibilizados pelos teus futuros colegas do 2 e 3º anos.

Boa noite

Sou aluno da ualg e estou no curso de Biotecnologia, no segundo ano. Nao estou a gostar muito e gostava de mudar para o curso patrimonio cultural e arqueologia e dps fazer mestrado em arqueologia. Esta área é me mais fascinante, mas o que me preocupa é a saida profissional. Acham que é uma boa escolha?
Grato pela vossa atençao

Boa noite

Sou aluno da ualg e estou no curso de Biotecnologia, no segundo ano. Nao estou a gostar muito e gostava de mudar para o curso patrimonio cultural e arqueologia e dps fazer mestrado em arqueologia. Esta área é me mais fascinante, mas o que me preocupa é a saida profissional. Acham que é uma boa escolha?
Grato pela vossa atençao
Essa escolha depende só de ti e sugiro sempre para seguir as áreas que mais gostam, mas sem desprezar as oportunidades que o curso actual te fornece.

Na área da arqueologia que área gostas mais? Na biotecnologia /biologia / bioquímica etc há oportunidades de trabalhar em áreas como genética forense, arqueogenetica ou arqueobiologia - no fundo, análise do dna e eDNA ( DNA ambiental ) para análise genética populacional através de ossadas, por exemplo ou ainda áreas da evolução.

Tem também em atenção que a arqueologia é uma ciência base - para gerar conhecimento e, assim, a aplicação em indústria é limitada. Assim, o trabalho será a base de bolsas de investigação enquanto que a biotecnologia abre portas para empregabilidade na indústria

São fatores que tens que ter em conta e a biotecnologia permite trabalhar em várias áreas, mas depende do tipo de trabalho que queres fazer. Preferes a componente mais histórica ( arqueologia ) ou biológica ( sequenciamento de nova geração, etc ) ?

Maior dos sucessos independentemente da tua escolha! :)

Essa escolha depende só de ti e sugiro sempre para seguir as áreas que mais gostam, mas sem desprezar as oportunidades que o curso actual te fornece.

Na área da arqueologia que área gostas mais? Na biotecnologia /biologia / bioquímica etc há oportunidades de trabalhar em áreas como genética forense, arqueogenetica ou arqueobiologia - no fundo, análise do dna e eDNA ( DNA ambiental ) para análise genética populacional através de ossadas, por exemplo ou ainda áreas da evolução.

Tem também em atenção que a arqueologia é uma ciência base - para gerar conhecimento e, assim, a aplicação em indústria é limitada. Assim, o trabalho será a base de bolsas de investigação enquanto que a biotecnologia abre portas para empregabilidade na indústria

São fatores que tens que ter em conta e a biotecnologia permite trabalhar em várias áreas, mas depende do tipo de trabalho que queres fazer. Preferes a componente mais histórica ( arqueologia ) ou biológica ( sequenciamento de nova geração, etc ) ?

Desde ja obrigado por teres respondido
😄Eu prefiro a parte mais historica, pq foi aquela que ate hoje me mais fascinou. Gostava de trabalhar mais em campo e estava a pensar ir para fora, mas la esta nao sei se ha muita saida ou nao.

Boa noite

Grato pela vossa atençao

Olá!

Estando eu em PCA, é claro que recomendo o curso! Sou extremamente apologista de que devemos fazer aquilo que mais gostamos... neste caso estudar!
É certo de que sempre nos preocupamos com o mundo do trabalho, no "o que vou fazer depois da Universidade?" mas não sabemos o dia de amanhã, não é?
Se te interessas pelo curso e é uma área de que gostas, já é meio caminho andado para eventualmente seres bem sucedido.
Não vejo porque não tentar!

Tudo de bom!
😊

Olá!

Estando eu em PCA, é claro que recomendo o curso! Sou extremamente apologista de que devemos fazer aquilo que mais gostamos... neste caso estudar!
É certo de que sempre nos preocupamos com o mundo do trabalho, no "o que vou fazer depois da Universidade?" mas não sabemos o dia de amanhã, não é?
Se te interessas pelo curso e é uma área de que gostas, já é meio caminho andado para eventualmente seres bem sucedido.
Não vejo porque não tentar!

Tudo de bom!
😊

Obrigado por teres respondido. Como esta a ser o curso? Estas a gostar? Que queres fazer dps de acabares a licenciatura?

Obrigado por teres respondido. Como esta a ser o curso? Estas a gostar? Que queres fazer dps de acabares a licenciatura?

Olá!
Sim estou a gostar! É um curso, como deves calcular, muito teórico apenas com algumas componentes práticas (na vertente de Arqueologia).
Eu quero seguir a vertente de Património Cultural, e no final da licenciatura seguir em mestrado.
Para quem segue a vertente de Arqueologia também existe mestrado e doutoramento (caso seja do teu interesse).

olá,

Eu quero me candidates à Ualg. Já tenho uma licenciatura em Cinema, mas infelizmente nunca consegui nada na área. E não sei porque já algumas vezes a licenciatura de Patrimonio Cultural e Arqueologia me tem despertado interesse.
Alguém me sabe dizer como é o mercado de trabalho no Algarve? Ao procurar por vagas noto que não há muitas.
Hoje vi o video da feira virtual da Ualg sobre o curso e falaram que a média de desemprego é inferior à média Nacional, é mesmo?
Quais as saídas profissionais para Patrimônio cultural?
Eu gosto bastante de história, mas preocupa me se fazer o curso e depois não conseguir emprego no Algarve.

Desde já agradeço pela atenção :)

olá,

Eu quero me candidates à Ualg. Já tenho uma licenciatura em Cinema, mas infelizmente nunca consegui nada na área. E não sei porque já algumas vezes a licenciatura de Patrimonio Cultural e Arqueologia me tem despertado interesse.
Alguém me sabe dizer como é o mercado de trabalho no Algarve? Ao procurar por vagas noto que não há muitas.
Hoje vi o video da feira virtual da Ualg sobre o curso e falaram que a média de desemprego é inferior à média Nacional, é mesmo?
Quais as saídas profissionais para Patrimônio cultural?
Eu gosto bastante de história, mas preocupa me se fazer o curso e depois não conseguir emprego no Algarve.

Desde já agradeço pela atenção :)

Olá! 👋

Olha para começar queria apenas dizer que, honestamente, acho que o mercado de trabalho está complicado para todos!!! Essa é uma realidade que todos os cursos enfrentam, a meu ver, claro!
Como eu já tinha dito num post anterior, creio que devemos prosseguir as nossas convicções e os nossos gostos. Se gostas desta área, porque não tentas?? Não sei se é do teu interesse mas existem um género de "workshops" em locais de escavações no Algarve onde os alunos se podem inscrever, que são normalmente dirigidas pelos docentes.
A página do curso no site da UAlg pode tirar algumas dúvidas que tenhas!

Provavelmente não te ajudei muito 😅
Tudo de bom para ti!

Boa tarde.
Em bioarqueologia da para trabalhar como arqueologo, no sentido de trabalhar mais em campo, e tbm trabalhar em campo? É que falei com um professor da minha faculdade, Ualg, e disse me que o curso que estou a tirar ja é uma boa preparaçao para a arqueologia e no nucleo de arqueologia da faculdade estao a precisar de bioarqueologos. Como o meu curso tem mais por base a biologia e a quimica, nao vou precisar de saber tbm sobre historia e afins?
Grato pela atençao