Arqueologia (FLUL) vs História e Arqueologia

Carlos.811

Membro
Matrícula
3 Junho 2018
Boa tarde, eu estou a acabar o secundário e a minha grande paixão é História e a Arqueologia. Estou interessado em Arqueologia na faculdade de letras de Lisboa e em História e Arqueologia na universidade de Évora. Queria saber a diferença entre os dois cursos e expectativas de emprego.
Obrigado desde já.

brunoleal

Membro
Matrícula
22 Maio 2018
Curso
História e Arqueologia
Instituição
Universidade de Évora
Boas
Pelas informações que pesquisei, o curso da FLUL é um curso vocacionado apenas para a Arqueologia e com uma fraca (na minha opinião) componente histórica. O curso de Évora tem 2 percursos a optar no 1º ano: História ou Arqueologia. O 1º é mais teórico e aprofunda vários temas e épocas, ao passo que segundo é mais prático e centra-se mais em métodos e técnicas de Arqueologia. As perspectivas de emprego não são muito animadoras no caso da Arqueologia, embora já tenha sido pior. Existe muita precariedade no sector, principalmente em escavações, e o trabalho laboratorial fica reservado a poucos. Se procuras um emprego estável e garantido não é nesta área que o encontras, mas se a tua paixão reside no estudo do passado e tens motivação suficiente para ultrapassar estes obstáculos, então força!

Eu devo entrar este ano para o curso de Évora, mas já tenho uma carreira noutro sector, portanto não estou preocupado com a empregabilidade.

Holka

Membro
Matrícula
25 Março 2018
Instituição
FLUL
Boa tarde, eu estou a acabar o secundário e a minha grande paixão é História e a Arqueologia. Estou interessado em Arqueologia na faculdade de letras de Lisboa e em História e Arqueologia na universidade de Évora. Queria saber a diferença entre os dois cursos e expectativas de emprego.
Obrigado desde já.
Olá, boa noite!

Eu não estou a tirar Arqueologia, no entanto estou na FLUL e posso falar-te um pouco sobre o curso. Primeiro que tudo, a nível de valores, este curso tem 5% de desempregabilidade (na UÉvora é de 13,5%, segundo o infocursos) e a média dos últimos três anos não tem chegado ao 12, na 1ª fase. A nível do plano de estudos, grande parte das cadeiras são da área da Arqueologia, mas também tens cinco cadeiras de História e ainda 4 opções livres, ou seja, à partida podes escolher uma cadeira de uma área qualquer da faculdade. O curso também tem uma vertente "prática": durante os 3 anos da licenciatura, tens 2 trabalhos de campo e laboratório (vais para o campo na altura do verão) e o no último ano tens 2 seminários, um em cada semestre. Podes ver aqui o plano de estudos mais detalhadamente, se estiveres interessado.

Se tiveres mais alguma questão, é só dizeres :p

Reactions: Carlos.811

Holka

Membro
Matrícula
25 Março 2018
Instituição
FLUL
Hey, desde já agradeço por responderem.
Qual é a forma de cálculo na FLUL?
Hey outra vez!

A forma de cálculo da média, certo? É 50% a tua média do secundário + 50% do teu melhor exame nacional entre Português, História e História da Cultura e das Artes.

Estás a pensar vir para cá?

Carlos.811

Membro
Matrícula
3 Junho 2018
Olá :smile:
Obrigado pelo esclarecimento. Eu estou a estudar a hipotese de ir para aí, apesar de em Évora ficar mais perto de casa. É uma decisão que tenho de tomar nos próximos dias.

Holka

Membro
Matrícula
25 Março 2018
Instituição
FLUL
Ah okay, então és de Évora! Pois, assim percebo... 1h30 ainda faz a diferença, se bem que também existem muitas residências universitárias da UL. Aqui na FLUL ficarias bem servido de certeza. De qualquer forma, a UÉvora é linda!!! Estive aí há quase três anos numa visita de estudo e adorei a arquitetura em si e por aí fora. Mas sem ser a nível de instalações, pouco mais sei dizer, porque só foram mesmo umas horas. No final, tens de ser tu a tomar a decisão :D

Carlos.811

Membro
Matrícula
3 Junho 2018
Sim, sou da zona de Évora, mas era pior se fosse do Norte. xD
Após os exames, com mais calma vou decidir, obrigado :smile:

Reactions: Holka

EvaGuedes

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2018
Obrigado desde já.
Boa tarde, sobre o curso na Faculdade de Letras de Lisboa não te posso dizer informações.
Mas tal como tu, eu no ano passado também estava indecisa em qual universidade escolher se Évora ou a Lisboa, e a minha grande paixão também é História e Arqueologia e estava um pouco na dúvida de qual das duas vertentes escolher e como pensei que em Évora podia ter um pouco dois e em Lisboa não, optei pela Universidade de Évora, pois se quisesse trocar de vertente era mais fácil, e estou muito feliz pela escolha que fiz. Muitos colegas meus dizem que optaram por Évora por gostarem de História e Arqueologia e estarem indeciso entre dois.
Eu estou na vertente Arqueologia, mas apesar disso temos algumas disciplinas de História e estamos próximos dos alunos de História, pois fazemos parte de uma turma só que tem algumas disciplinas diferentes.
O plano de estudo de Arqueologia mudou e agora há disciplinas mais práticas e que tem haver mais com área, além de existir a oportunidade de fazer trabalho de campo todos os anos. Mas aconselho-te a ver o plano de estudo das duas universidades e ver aquela que tem parece melhor e que disciplinas que tu gostas mais.

Reactions: brunoleal