Arqueologia vs História

Amosilva

Membro
Matrícula
6 Abril 2018
Instituição
Faculdade de Letras
Estou na reta final do secundário e tenho muitas dúvidas sobre qual das duas áreas seguir.
Gosto imenso de história, obtenho muito bons resultados, porem, tenho algum receio que o grau de dificuldade de história na universidade seja demasiado exigente. Quanto a arqueologia, penso que é um curso mais prático, mais focado na pré-história, uma das minhas partes favoritas da história, porém, é possível que as saídas profissionais sejam mais reduzidas devido a ser um curso mais específico.
Quanto a universidades gostaria de ficar por Lisboa, na Nova ou na FLUL, quanto a arqueologia sei que é melhor na FLUL, porém história não faço ideia de onde seja melhor o curso!
Alguém que frequente um dos cursos e que me possa falar melhor sobre eles ou que até já tenha estado na mesma situação de dúvida?

A minha treinadora de patinagem está a tirar o mestrado em arqueologia na FLUL e eu fiz lhe a pergunta do emprego e ela disse que era treta e que havia emprego. Palavras dela xD
Já ouvi várias versões, já ouvi dizer que há muito mas que é mal pago/recibos verdes, pelo menos só com licenciatura, também já ouvi que não há muito mas há sempre lugar para quem é muito bom, é só fazer por me destacar. Eu caso vá para arqueologia também pretendo tirar um mestrado também, nem é bem com a parte da empregabilidade que estou preocupada, é mais com as saídas em geral de cada um dos cursos

eu costumo procurar fóruns que falem sobre o curso que quero seguir.
Não me queria estar a meter mas, em Portugal não há tanto trabalho como lá fora, mas há trabalho nessa área.
Eu quero ir para a PJ e também me diziam que não há trabalho nenhum e afinal há e não são nada mal pagos!
Também tens a Antropologia, não sei se já exploraste essa área.

• Like
Reactions: Amosilva
eu costumo procurar fóruns que falem sobre o curso que quero seguir.
Não me queria estar a meter mas, em Portugal não há tanto trabalho como lá fora, mas há trabalho nessa área.
Eu quero ir para a PJ e também me diziam que não há trabalho nenhum e afinal há e não são nada mal pagos!
Também tens a Antropologia, não sei se já exploraste essa área.
Acho que o melhor ás vezes é mesmo esquecermos um pouco a parte de existir emprego ou não, se formos realmente bons no que fazemos havemos de conseguir alguma coisa! Haja ou não emprego o que importa é seguirmos algo com que nos identifiquemos! A minha duvida é mesmo na abrangência das saídas profissionais, com história é possível que consiga ter mais por onde escolher devido a ser um curso mais "vago". Gosto muito das duas áreas mas ainda não tenho a certeza do que quero fazer em termos de emprego.
Quanto a antropologia também é uma área interessante mas já se desvia um pouco da história em si visto que envolve conceitos mais psicológicos, mas é possível que coloque como 3º ou 4º opção na fase de candidaturas

Acho que o melhor ás vezes é mesmo esquecermos um pouco a parte de existir emprego ou não, se formos realmente bons no que fazemos havemos de conseguir alguma coisa! Haja ou não emprego o que importa é seguirmos algo com que nos identifiquemos! A minha duvida é mesmo na abrangência das saídas profissionais, com história é possível que consiga ter mais por onde escolher devido a ser um curso mais "vago". Gosto muito das duas áreas mas ainda não tenho a certeza do que quero fazer em termos de emprego.
Quanto a antropologia também é uma área interessante mas já se desvia um pouco da história em si visto que envolve conceitos mais psicológicos, mas é possível que coloque como 3º ou 4º opção na fase de candidaturas

Olá! Não estou em nenhum dos cursos, mas já ponderaste em ir ao Dia Aberto das respectivas faculdades? Não sei quanto à NOVA, mas o da FLUL é no dia 9 de Maio e de certeza que estarão lá colegas que te podem informar e esclarecer.

• Like
Reactions: Amosilva
Olá! Não estou em nenhum dos cursos, mas já ponderaste em ir ao Dia Aberto das respectivas faculdades? Não sei quanto à NOVA, mas o da FLUL é no dia 9 de Maio e de certeza que estarão lá colegas que te podem informar e esclarecer.
Já recebi um e-mail da FLUL com o dia aberto, o problema é que os dias não me assim muito jeito devido a datas de testes e assim

Já recebi um e-mail da FLUL com o dia aberto, o problema é que os dias não me assim muito jeito devido a datas de testes e assim
Segue o coraçao e prepara te para estudar e ser a melhor. O resto nao te preocupes.

Olá! Sendo assim, porque é que não tentas marcar uma visita guiada numa altura que te dê jeito? Olha, daquilo que os colegas de História me dizem, uma das coisas fundamentais ali é gostares mesmo do curso... A partir daí torna-se tudo mais fácil. O curso, no entanto, e como deves esperar, é mais teórico do que prático... Mesmo assim, no caso a FLUL, é um curso com bastante procura. No caso da Arqueologia, o curso em si já é um bocado prático: ao longo dos 3 anos tens 2 trabalhos de campo e laboratório (vais para o campo na altura do verão) e o no último ano tens 2 seminários, um em cada semestre. É um questão de conferires os planos de estudo, desemprego, etc etc caso ainda não tenhas feito 😊

Olá! Sendo assim, porque é que não tentas marcar uma visita guiada numa altura que te dê jeito? Olha, daquilo que os colegas de História me dizem, uma das coisas fundamentais ali é gostares mesmo do curso... A partir daí torna-se tudo mais fácil. O curso, no entanto, e como deves esperar, é mais teórico do que prático... Mesmo assim, no caso a FLUL, é um curso com bastante procura. No caso da Arqueologia, o curso em si já é um bocado prático: ao longo dos 3 anos tens 2 trabalhos de campo e laboratório (vais para o campo na altura do verão) e o no último ano tens 2 seminários, um em cada semestre. É um questão de conferires os planos de estudo, desemprego, etc etc caso ainda não tenhas feito 😊
Obrigado pelo teu comentário!!! Eu ainda estou a ver se consigo arranjar maneira de ir ao dia aberto, se bem que na flul todos os dias são dias abertos e dá para entrar lá na boa ahahah! Não faço mesmo ideia do que escolher porque gosto bastante das duas áreas e já pesquisei tudo e mais alguma coisa,, já estive muito assertiva em ir para arqueologia porque já falei com pessoas do curso e da flul mas cada vez tenho mais dúvidas, por acaso ainda não falei com nenhum aluno de história

Obrigado pelo teu comentário!!! Eu ainda estou a ver se consigo arranjar maneira de ir ao dia aberto, se bem que na flul todos os dias são dias abertos e dá para entrar lá na boa ahahah! Não faço mesmo ideia do que escolher porque gosto bastante das duas áreas e já pesquisei tudo e mais alguma coisa,, já estive muito assertiva em ir para arqueologia porque já falei com pessoas do curso e da flul mas cada vez tenho mais dúvidas, por acaso ainda não falei com nenhum aluno de história

Ahahahah :tearsofjoy::tearsofjoy: sim, é verdade, se te virem por lá, não vão adivinhar logo que não és aluna... por isso, se tiveres paciência, até podes andar por lá para conheceres os cantos da faculdade... ou até mesmo assistires a uma aula, a não ser que por azar seja teste xD

Olha, eu não sei se isto será a melhor ajuda, mas encontrei uma página no facebook que pertence ao Centro de História da FLUL... tendo em conta que ainda não falaste com ninguém de História, talvez eles conseguissem dar-te melhor umas luzinhas :blush: Posso estar em erro, mas de Arqueologia penso que não há nenhum núcleo, ou pelo menos um núcleo com página na internet.

Ahahahah :tearsofjoy::tearsofjoy: sim, é verdade, se te virem por lá, não vão adivinhar logo que não és aluna... por isso, se tiveres paciência, até podes andar por lá para conheceres os cantos da faculdade... ou até mesmo assistires a uma aula, a não ser que por azar seja teste xD

Olha, eu não sei se isto será a melhor ajuda, mas encontrei uma página no facebook que pertence ao Centro de História da FLUL... tendo em conta que ainda não falaste com ninguém de História, talvez eles conseguissem dar-te melhor umas luzinhas :blush: Posso estar em erro, mas de Arqueologia penso que não há nenhum núcleo, ou pelo menos um núcleo com página na internet.
Sim já me disseram que pelo menos na flul é muito assim ahahah! O que até é bom, qualquer coisa posso tentar ir lá um dia random sem ser o dia aberto
Vou ver a página!! Por acaso não tinha conhecimento agradeço imenso! Acredito que me esclareça algumas dúvidas!!

• Like
Reactions: Poseidon
Se tiverem dúvidas/questões/curiosidades coloquem.
olá!!! eu tenho dúvidas! Ainda estou muito indecisa em relação ao que escolher... gosto muito de história, mas também adoro literatura e não sei se sigo História ou LLC... Tenho medo de achar que gosto de história e depois chegar lá e perceber que afinal não gosto assim tanto. Podes falar um pouco da tua experiência/faculdade/métodos de avaliação, etc... por favor? Também gostava de saber como funciona a licenciatura de História com minor em Geografia que penso só haver na FLUP, pelo menos do que sei...

Olá!! Eu não sei como é o curso na FLUP, por isso, vou falar mais no geral com um pouco da minha experiência na UM. História consegue abranger um pouco de tudo, porque tudo o que conhecemos tem um passado e o curso permite-te, para além de conhecer a evolução do mundo, também refletir e debater.
O curso é maioritariamente teórico mas consegue ser bastante interessante e aprendes coisas supreendentes. Por exemplo na UM, o curso é dividido por tempos, Antiguidade, Idade Média, Moderna, Contemporânea e segue a ordem cronológica, ou seja, no primeiro ano começas com pré-história e Antiguidade clássica e também Idade Média. Acho que há uma universidade que não segue a ordem cronológica, o que se torna muito confuso. Mas também tem cadeiras práticas onde aprendes a usar alguns programas no computador que vão ajudar na realização de trabalhos e tive uma cadeira em que fui ao arquivo e consultei livros do século XVIII, como também algumas visitas de estudo.
Em relação a métodos de ensino, deve ser mais ou menos igual em todas as universidades, tens as frequências ou exames, como também trabalhos e apresentações orais. No caso da minha universidade, as cadeiras são quase todas feitas por frequências, mas os professores também podem pedir trabalhos ou apresentações orais.
Não sei como são os docentes na FLUP nem como é o minor em Geografia hahaha, mas na UM os professores são excelentes, explicam bem a matéria, super acessíveis, tentam ajudar o máximo que podem (existem exceções claro).
Minha experiência no curso de História em geral, eu estou adorar, aprendi imenso, sinto que escolhi o curso certo, não me veria em outra escolha. Às vezes dá stresse hahaha, mas é normal e no final do semestre todo o esforço é recompensado. O que ajuda também em sentires que estás no lugar certo é o ambiente e acredita, com amigos o curso faz-se muito mais fácil.
Espero que tenha te ajudado um pouco, tentei responder o melhor que conseguia, se sentires dúvidas ou algo que não tenha explicado bem diz. Caso escolhas em seguir História e acabes por não gostar, não há problema, ás vezes imaginámos uma coisa e é completamente diferente, podes sempre tentar mudar na segunda fase ou então, no final do ano, podes pedir transferência para outro curso. O que importa é que no fim te sintas feliz aonde estás e que fizeste a melhor escolha.

Muito obrigada!!!!! Se não for indescreto, o que pensas fazer com a licenciatura? Eu gostava de ser professora, mas também não quero ver as minhas saídas profissionais limitadas a isso...

Boa tarde
Quem fizer a licenciatira em Arqueologia na FLUP, pode fazer mestrado em ensino de história no 3*ciclo no ensino básico e no Ensino Secundário, ou só pode tirar este mestrado que tem licenciatura em história??
Obtigado

Boa tarde
Quem fizer a licenciatira em Arqueologia na FLUP, pode fazer mestrado em ensino de história no 3*ciclo no ensino básico e no Ensino Secundário, ou só pode tirar este mestrado que tem licenciatura em história??
Obtigado
Podes ter qualquer licenciatura na área das humanidades, ou penso até que qualquer uma, mas tens de ter obrigatoriamente 120 ECTS em história (o equivalente a 2 anos de história)

• Like
Reactions: raquel_cruz567