FAUP Arquitetura - FAUP

Hugo Pinho

Membro Caloiro
Matrícula
17 Janeiro 2016
Boas, tenho interesse em ingressar o curso de Arquitetura na FAUP, mas primeiro gostava de saber mais sobre a Faculdade e do curso de Arquitetura.

B123

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2016
Curso
Arquitetura
Boas, tenho interesse em ingressar o curso de Arquitetura na FAUP, mas primeiro gostava de saber mais sobre a Faculdade e do curso de Arquitetura.
Olá Hugo, boa escolha! O primeiro ano é muito dedicado ao desenho, ao contrário de quase todas os cursos de arquitetura do resto do país. O ambiente entre as pessoas do mesmo ano é ótimo, e com os mais velhos também! É muito complicado gerir o tempo em alguns momentos, mas tudo se vai fazendo. Aproveita o primeiro mês para arranjar amigos e conhecer os cantos à casa, vai ser determinante para os momentos mais difíceis do ano. Boa sorte!

rafaelacfernandes

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2016
Curso
Arquitetura Paisagista
Instituição
FCUP
Não te quero assustar, mas o meu primeiro ano em desenho foi HORRÍVEL! É bom que tenhas uma boa auto-estima, confiança e força de vontade e que desenhes muito bem. Bem não chega. Os professores de desenho devoram os alunos no primeiro ano. É a minha opiniao como alguém que não desenha 'muito bem'.

B123

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2016
Curso
Arquitetura
Não te quero assustar, mas o meu primeiro ano em desenho foi HORRÍVEL! É bom que tenhas uma boa auto-estima, confiança e força de vontade e que desenhes muito bem. Bem não chega. Os professores de desenho devoram os alunos no primeiro ano. É a minha opiniao como alguém que não desenha 'muito bem'.
Não concordo. Claro que é necessário força de vontade para acompanhar o ritmo da cadeira, para ir repor desenhos em horas extra aula e estar disposto para fazer 8 horas de aula por semana, mas não concordo que seja necessário entrar no curso com muito bom nível de desenho. Tenho colegas que nunca tinham desenhado na vida e acabaram com 13/14 ( ótima nota).

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
ISEP
Olá :D
Alguem que nao tenha tido GD podia falar sobre a sua adaptação ao curso, principais dificuldades, se conseguiram bons resultados, etc
Obrigado :)

Mr. Bandito

O Quintino Aires, mas em bom
Matrícula
2 Dezembro 2016
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
Olá :D
Alguem que nao tenha tido GD podia falar sobre a sua adaptação ao curso, principais dificuldades, se conseguiram bons resultados, etc
Obrigado :)
Tu estás mesmo all over the place rapaz x) Arquitetura, Engenharias, Psicologia... damn xD

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
ISEP
Tu estás mesmo all over the place rapaz x) Arquitetura, Engenharias, Psicologia... damn xD
Não era para mim xD era para uma colega minha :p
Eu porem quanto é so Engenharia, Economia ou Psicologia/ Direito :)
No fundo áreas empresarias mas falta escolher a vertente :)

saratenreiro11

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2017
Boa tarde
Sou aluna do curso de artes e pretendo candidatar-me à FAUP.
Será que alguém me pode esclarecer quanto às metodologias de ensino, materiais a utilizar, carga horária e o modo como é feita a avaliação?

Obrigada desde já.

• Like
Reactions: Sofia_Sousa

Imperador

Membro
Matrícula
27 Julho 2016
Curso
Arquitectura
Instituição
FAUP
Boa tarde
Sou aluna do curso de artes e pretendo candidatar-me à FAUP.
Será que alguém me pode esclarecer quanto às metodologias de ensino, materiais a utilizar, carga horária e o modo como é feita a avaliação?

Obrigada desde já.
Hello!
Ora bem, metodologia de ensino na FAUP é bastante diferente das outras faculdades no país. O ensino da arquitectura cá tem uma vertente muito mais artística do que noutros sítios, daí por exemplo teres uma cadeira de desenho que vale 12 ECTS no primeiro ano. Mas com o avançar dos anos essa vertente mais artística vai lentamente desaparecendo e vão sendo introduzidas assuntos cada vez mais técnicos da construção.

Materiais, depende muito. O primeiro ano é quase inteiramente em esferovite, sendo que lá para o final do ano alguns alunos escolhem fazer alguns pormenores em K-line; mas o esferovite é a essência do primeiro ano. No segundo é absolutamente tudo feito em cartão, e depois nos anos consequentes já tens maior liberdade na escolha de materiais, K-line, balsas, acrílicos, etc.

Carga horária não é pêra doce. Se tiveres uma tarde livre dá-te por contente. Muitas horas na faculdade a trabalhar, e muitas vezes as horas livres são para trabalhar, porque há sempre trabalho a ser feito. E antes das entregas, é muito comum ver gente a fazer directas na faculdade e/ou a dormir na faculdade.

Avaliação, é muito abrangente pois cada cadeira tem a sua maneira de avaliar, e há coisas que mudam todos os anos. Em Projecto, tens sempre as entregas de projecto e therefore não há qualquer espécie de recurso. Histórias, têm um trabalho prático e dois testes (Janeiro e Maio) + um recurso lá para Junho ou Julho, mas por exemplo a maneira de avaliar História de primeiro ano, é diferente da de segundo; e até os testes são diferentes. A de primeiro é um teste desenhado, e a de segundo é um teste na sua maioria escrito. Geometria de primeiro vais tendo trabalhos de aula e depois testes, TGOE (Teoria Geral da Organização e do Espaço) no primeiro ano são um conjunto de trabalhos e apresentações e dois testes, enquanto Teoria de segundo são dois ensaios escritos sem nenhum teste; Construção I (já no segundo ano) o primeiro trabalho é de grupo e o segundo trabalho é feito em conjunto com projecto e não há qualquer tipo de teste/exame. E por aí fora em diante. Como vês não há qualquer tipo de coerência de avaliação, e cada cadeira faz as coisas à maneira que bem apetece. E de ano para ano tudo muda, por isso se nos primeiro ano tiveste uns métodos de avaliação, no ano seguinte já nada será igual.

• Like

saratenreiro11

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2017
Obrigada, esclareceu-me bastante!
Só mais uma coisa em termos de férias , apesar de não haver semestres é semelhante aos outros cursos, interrupção de 2/3 semanas no final de janeiro e fevereiro?
E em termos trabalho, que já percebi que é imenso mesmo, dá-nos tempo livre para conseguirmos ir a casa nos fins de semana ou todos os minutos contam?

Já agora, uma vez que já tive a disciplina de história da cultura e das artes, desenho e geometria descritiva, achas que já levo algum "avanço" para algumas das cadeiras?

Obrigada mais uma vez

• Like

Imperador

Membro
Matrícula
27 Julho 2016
Curso
Arquitectura
Instituição
FAUP
Obrigada, esclareceu-me bastante!
Só mais uma coisa em termos de férias , apesar de não haver semestres é semelhante aos outros cursos, interrupção de 2/3 semanas no final de janeiro e fevereiro?
E em termos trabalho, que já percebi que é imenso mesmo, dá-nos tempo livre para conseguirmos ir a casa nos fins de semana ou todos os minutos contam?

Já agora, uma vez que já tive a disciplina de história da cultura e das artes, desenho e geometria descritiva, achas que já levo algum "avanço" para algumas das cadeiras?

Obrigada mais uma vez
Não, os semestres funcionam de maneira um bocado diferente por cá, por isso vou-te explicar como será um ano lectivo normal. Entre finais de Outubro, e inícios de Novembro tens uma semana de paragem lectiva porque decorrem as apresentações das teses de mestrado, então nessa altura toda a faculdade pára e não há aulas. Em Dezembro, às vezes na última semana de aulas só tens aulas de projecto - é a chamada semana sem contacto. Essa semana existe para poderes dedicar todo o tempo a projecto e fazer as entregas.

No final de Dezembro tens duas semanas que podes chamar de férias, e tens geralmente mais uma semana no início de Janeiro para os exames. Tens exames entre a primeira e segunda semana de Janeiro, após isso as aulas recomeçam normalmente. Ainda terás sensivelmente um mês de aulas até ao final do primeiro semestre (que cá é so isso, já que na maioria das cadeiras e trabalhos não haverá diferenciação entre o primeiro e o segundo semestre). Não existem recursos nas cadeiras anuais em Janeiro, só às semestrais que são opcionais, e que só começas a ter a partir do segundo ano, something like Geografia por exemplo. Portanto a mudança do primeiro para o segundo semestre é meramente um fim-de-semana. Depois tens uma semana de "férias" na Páscoa seja quando ela calhar. Depois, a paragem seguinte é durante a semana da queima. Vou-te dar o exemplo deste ano, a queima foi de 6 a 12 de Maio, e basicamente na FAUP a semana da queima é a única semana que tens para estudar para os testes porque eles começam imediatamente na semana a seguir, este ano de 14 a 18 de Maio. Após a semana de testes as cadeiras nas quais tiveste testes já acabaram e só tens aulas a coisas como Desenho, Projecto, ou Construção. As entregas de Desenho costumam ser algures nos finais de Maio, inícios de Junho, e projecto e construção só no final de Junho. Caso queiras ir a recursos tanto do primeiro ou segundo semestre, eles têm lugar no final de Junho ou inícios de Julho, depois das entregas.

De ires a casa depende muito, principalmente de ti. Tenho colegas que vão a Lisboa todos os fim-de-semana por exemplo. E vai também depender da tua organização de trabalho, da quantidade de coisas que tens para fazer, se trabalhas enquanto estás em casa, se tens capacidade para trabalhar em casa ou não, por exemplo teres estirador em casa ou não, a tua vontade de fazeres x horas por semana para casa, etc, etc, etc.

More or less, desenho diria que não. Em grande parte das escolas secundárias, a disciplina de desenho é mal ensinada, e quando chegas a FAUP é bom que te mentalizes que não percebes patavina de desenho e começares do zero, até porque eles te ensinam desenho do zero (há também muita gente que vem de ciências). Em relação à história eu diria que não porque tu no secundário passas por tudo muito rapidamente. Para te dar uma noção tens quatro cadeiras de história. Uma por cada ano.

1 ano - História da Arquitectura Antiga e Medieval - Vais desde a pré-história até ao Gótico
2 ano - História da Arquitectura Moderna - vais do fim do gótico até ao neoclassico
3 ano - História da Arquitectura Contemporânea - século XIX até ao presente basicamente
4 ano - História da Arquitectura Portuguesa

Ora bem, matéria de HAAM mal aprendeste no secundário porque se falou muito brevemente dos Gregos e Romanos que são o foco principal da cadeira. HAM em HCA é aquela parte que apanhas entre o 10º e 11º por isso a matéria nunca acaba por ficar muito bem consolidada. e HAC é algo que de muito breve se fala, mas que tem imensa importância porque vais falar de nomes como Corbu, Mies, Gropius, FLW, etc. HAP, é melhor nem mencionar porque deverá ser a cadeira mais difícil do curso todo. Para não falar de que em Histórias vais estudar obras quase que ao pormenor, e no secundário quase que só se aprende características do estilo X, Y, e Z. Se fores às aulas estás exactamente na mesma posição que todos os outros. Agora, ter Geometria Descritiva ajuda-te muito em Geometria de primeiro ano porque vais aprender cotadas, fazer axonometrias e coisas assim. No entanto, é so isso, porque quando fizeres essa cadeira de primeiro ano, nunca mais vais precisar da geometria de secundário para fazer seja o que for. Os conhecimentos de geometria acabam por ser intrínsecos à profissão de arquitecto, e um arquitecto não resolve problemas de geometria.

• Like

Ricardob

Membro
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Arquitetura
Instituição
FAUP
Olá a todos! Gostaria de saber como é que se sabe em que dia é que se matricula, já que no site apontam três dias diferentes mas ao que parece as pessoas é que sabem ou são notificadas com o dia em que têm que se apresentar. Se alguém soubesse como funcionam as matrículas agradecia!

Imperador

Membro
Matrícula
27 Julho 2016
Curso
Arquitectura
Instituição
FAUP
Olá a todos! Gostaria de saber como é que se sabe em que dia é que se matricula, já que no site apontam três dias diferentes mas ao que parece as pessoas é que sabem ou são notificadas com o dia em que têm que se apresentar. Se alguém soubesse como funcionam as matrículas agradecia!
Tens de ler melhor então amigo. Está lá tudo:
"A a E: 11 de Setembro 2018 Horário | 9h00 - 13h00 e 14h00 - 16h00
F a M: 12 de Setembro 2018 Horário | 9h00 - 13h00 e 14h00 - 16h00
N a Z: 13 de Setembro 2018 Horário | 9h00 - 13h00 e 14h00 - 16h00

Impedimentos nos dias anteriores: 14 de Setembro 2018 Horário | 9h00 - 13h00"

Portanto, se tu és Ricardo, a tua matrícula é para se efectuada no dia 13 de Setembro

• Like

Ricardob

Membro
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Arquitetura
Instituição
FAUP
Eu quando visitei o site essa informação não estava explícita (por umas boas duas semanas), mas reparei que atualizaram ontem. Para além disso tinha falado com uma rapariga que também estava com essas dúvidas. Obrigado na mesma pela resposta!

Imperador

Membro
Matrícula
27 Julho 2016
Curso
Arquitectura
Instituição
FAUP
Eu quando visitei o site essa informação não estava explícita (por umas boas duas semanas), mas reparei que atualizaram ontem. Para além disso tinha falado com uma rapariga que também estava com essas dúvidas. Obrigado na mesma pela resposta!
É normal, so actualizaram isso depois de saírem as colocações. Vai-te habituando ao ambiente da FAUP tudo sai atrasado e a más horas. Serviços académicos e professores :tearsofjoy:

TiagoDaniel20

Membro Veterano
Matrícula
5 Janeiro 2018
Olá pessoal alguém este ano irá se candidatar para a FAUP ? Será a minha primeira opção , espero gostar do curso pq não sei o que esperar :D