Arquitetura: Geometria Descritiva do secundário

José Despacito

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2021
Olá!
Eu sou o Zé e tenho uma grande paixão por arquitectura e por design em si.
Projetar algo novo e desenvolver projetos de casas, mobilia, roupa é algo que realmente me fascina.
Pelo facto de eu ter crescido numa familia um pouco conservadora na altura de escolher um curso acabei por escolher ciências e tecnologias (não fui obrigado mas sim influenciado mais para esse lado pois estava indeciso entre ciencias e artes).
Hoje estou no 12 ano com media de 19 em ciências e gostaria imenso de no ensino superior seguir o curso de arquitectura. No entanto as disciplinas opcionais que tive no 10 e 11 foram biologia e fisico química em vez de geometria descritiva.
Gostaria de saber se havia algum estudante de arquitectura que me pudesse dizer se gda realmente faz uma falta enorme no inicio do curso e se fico muito atrás na matéria devido à ausência de geometria descritiva no meu secundário?
Se sim recomendam alguma coisa, ou algum livro ou até fazer um curso online sobre os básicos da geometria? Gostaria mesmo de entrar em arquitectura mas se acharem que realmente geometria descritiva é imprescindível digam estarei aberto a sugestões!
Se também me puderem dizer mais cursos do género de arquitectura e que envolvam bastante design e criação de algo novo estejam há vontade para partilhar!
Obrigado Malta abraço!

• Like
Reactions: Piri2001
Ainda não sei porque tive matemática B durante 3 anos
Post automatically merged:

Mas secalhar safava-me melhor que a geometria descritiva que não sei nada e desenho eu tenho bastante jeito mas aprender em 3 meses não vai dar e Matematica provavelmente seria melhor não sei

Ainda não sei porque tive matemática B durante 3 anos
Post automatically merged:

Mas secalhar safava-me melhor que a geometria descritiva que não sei nada e desenho eu tenho bastante jeito mas aprender em 3 meses não vai dar e Matematica provavelmente seria melhor não sei
Pois, de certeza que esses 3 anos de matemática B seriam uma grande ajuda, é difícil aprender algo novo em 3 meses, mas não impossível!!
Para que faculdade vais concorrer?

Pois eu vou tentar é a minha única opção tentar
Pensei na Faculdade de Arquitetura em Lisboa ou a lusófona mas as médias são muito altas então vou ver outras também pensei mais nestas por serem mais perto de casa

Pois eu vou tentar é a minha única opção tentar
Pensei na Faculdade de Arquitetura em Lisboa ou a lusófona mas as médias são muito altas então vou ver outras também pensei mais nestas por serem mais perto de casa
Boa sorte, espero que consigas!!

Boas Pessoal!
Faço arquitetura no Instituto Superior Técnico e digo-vos que tive colegas que não tiveram Geometria Descritiva e correu tudo bem. No curso não usamos diretamente as coisas que aprendemos em Geometria. Acho que o que a disciplina deu foi um maior instinto para visualizar os objetos em 3D, mas não se vão prejudicar se não fizeram Geometria.
A maioria das pessoas do meu curso eram de Ciências e mesmo com Desenho não tiveram problema nenhum.

Olá!
Eu sou o Zé e tenho uma grande paixão por arquitectura e por design em si.
Projetar algo novo e desenvolver projetos de casas, mobilia, roupa é algo que realmente me fascina.
Pelo facto de eu ter crescido numa familia um pouco conservadora na altura de escolher um curso acabei por escolher ciências e tecnologias (não fui obrigado mas sim influenciado mais para esse lado pois estava indeciso entre ciencias e artes).
Hoje estou no 12 ano com media de 19 em ciências e gostaria imenso de no ensino superior seguir o curso de arquitectura. No entanto as disciplinas opcionais que tive no 10 e 11 foram biologia e fisico química em vez de geometria descritiva.
Gostaria de saber se havia algum estudante de arquitectura que me pudesse dizer se gda realmente faz uma falta enorme no inicio do curso e se fico muito atrás na matéria devido à ausência de geometria descritiva no meu secundário?
Se sim recomendam alguma coisa, ou algum livro ou até fazer um curso online sobre os básicos da geometria? Gostaria mesmo de entrar em arquitectura mas se acharem que realmente geometria descritiva é imprescindível digam estarei aberto a sugestões!
Se também me puderem dizer mais cursos do género de arquitectura e que envolvam bastante design e criação de algo novo estejam há vontade para partilhar!
Obrigado Malta abraço!
Olá, vou agora começar o 2° ano de arquitetura na Faul, e estive em Ciências Socioeconómicas no secundário, ou seja, também não tive GD. Posso dizer-te que no início vais sentir um pouco falta do conhecimento que poderia vir de antes, porque simplesmente vais estar a olhar para a geometria de uma maneira diferente, mas com muita dedicação para aprenderes é possível até conseguir excelentes notas. Eu entrei com o exame de Matemática A, mas digamos que as geometrias não são muito iguais na prática, mas se te lembrares dos conceitos teóricos já é uma grande ajuda.
Se quiseres podes já ir estudando um pouco para não chegares lá e ficares a boiar na informação, tenta procurar no youtube aulas e assim (cuidado com a informações do Brasil, apesar de muito boas e completas algumas coisas são diferentes cá) e se conheceres alguém que tenha tido GD, podes sempre pedir apontamentos, livros (acho o de preparação para exame bom, porque tem a matéria toda condensada), mas não te aconselho a comprar nada para já, até porque depois podes perguntar ao teu professor se há alguma coisa que ele aconselha.
Mas sinceramente o meu maior conselho é ires para as aulas com uma mentalidade de que vais aprender mesmo alguma coisa e esforçares-te muito, se tiveres dúvidas pergunta tanto a professores como a colegas.

Olá estou no 11° ano em ciências socioeconómicas e queria muito seguir arquitetura. Ainda tenho tempo para mudar de curso acham que o devo fazer ou deixo me estar em economia e faço o exame a matemática A?
Obrigada.

Olá estou no 11° ano em ciências socioeconómicas e queria muito seguir arquitetura. Ainda tenho tempo para mudar de curso acham que o devo fazer ou deixo me estar em economia e faço o exame a matemática A?
Obrigada.
Olá.
Não sou do curso pelo que só posso dar a minha opinião baseado no que vejo do percurso da minha colega de casa.
Ela n teve disciplinas como pe geometria descritiva, então logo no arranque ela teve dificuldades. Porém os professores disponibilizaram aulas com revisões oq a ajudou.
É muito mais fácil fazeres o curso se ja tiveres bases em desenho e g.descritiva, mas n e impossível fazer sem essas bases.
Agora depende de ti. Acho que deves pensar oq te trará mais benefícios.
Por um lado, se mudares de curso, podes aprender essas bases, construir uma média segura já sabendo oq é o secundário. Os contras podem ser vires a não gostar do curso ou não queres voltar ao 10°.
Por outro lado, é possivel estudares por conta própria e não "perderes" tempo. O problema e que podes sentir te um pouco desamparada e podes ter dificuldades em estudar sozinha. Esta perspetiva tem uma coia muito boa na minha opinião. Ganhas uma capacidade de seres mais autônoma oq é uma característica essencial para um estudante universitário.
Tenta fzr uma lista dos pros e contras. Pensa e fala com familiares e amigos para teres mais segurança e apoio.
Boa sorte 🙂

Boas Pessoal!
Faço arquitetura no Instituto Superior Técnico e digo-vos que tive colegas que não tiveram Geometria Descritiva e correu tudo bem. No curso não usamos diretamente as coisas que aprendemos em Geometria. Acho que o que a disciplina deu foi um maior instinto para visualizar os objetos em 3D, mas não se vão prejudicar se não fizeram Geometria.
A maioria das pessoas do meu curso eram de Ciências e mesmo com Desenho não tiveram problema nenhum.
Eu vou entrar em humanidades daqui a um tempo, será que consigo fazer arquitetura?
O curso para onde vou não tem matemática nem geometria, acha que consigo entrar no curso de arquitetura?Eu queria fazer artes só que na minha escola não tem, e ir para uma escola de artes é longe de onde eu moro.

Eu vou entrar em humanidades daqui a um tempo, será que consigo fazer arquitetura?
O curso para onde vou não tem matemática nem geometria, acha que consigo entrar no curso de arquitetura?Eu queria fazer artes só que na minha escola não tem, e ir para uma escola de artes é longe de onde eu moro.
É possível, embora algo árduo.

Arquitetura pede muitas bases de Matemática para cálculos estruturais, Geometria para as construções e Desenho para o processo em si.
Acho que se praticares bem o Desenho nos tempos livres, e estudes atempadamente para os exames que vais usar como prova de ingresso, irás conseguir.

De entre os 3 exames, creio que GD A é o "mais fácil" de obter 200 pontos.

Boa sorte e o melhor sucesso.

Estou no 10° ano em artes com matemática b só que não estou a gostar nada de matemática, acham que se mudar pra história das artes vou ter dificuldades a tirar o curso de arquitetura?

Olá! Eu estou no 11° ano e estou com uma média de 10 em geometria, será que vou conseguir seguir teu arquitetura?

.

Última edição: