IST Arquitetura - IST

Carolina Bahia

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2016
Olá pessoal!

Estou agora no 2º semestre do meu 1º ano em Matemática Aplicada, no entanto, acho que não estou no curso certo.
Estou a pensar mudar para arquitetura no IST, porque é possível entrar só com o exame de Matemática. Gostava de saber se é possível pedir transferência, sendo que estes cursos bastante diferentes?
O facto de não ter tido GD, irá dificultar muito? Como é o curso em si, e o ambiente deste curso no ist?

Obrigada!

Olá pessoal!

Estou agora no 2º semestre do meu 1º ano em Matemática Aplicada, no entanto, acho que não estou no curso certo.
Estou a pensar mudar para arquitetura no IST, porque é possível entrar só com o exame de Matemática. Gostava de saber se é possível pedir transferência, sendo que estes cursos bastante diferentes?
O facto de não ter tido GD, irá dificultar muito? Como é o curso em si, e o ambiente deste curso no ist?

Obrigada!

Olá Carolina :)

Eu estou a estudar na FAUP, por isso não sei responder à maior parte das tuas perguntas, mas quanto a não teres tido GD claro que te vai trazer dificuldades pois não estás habituada a imaginar as coisas no espaço e não tens algumas bases que podem ser úteis, mas não é isso que te vai impedir de fazer seja o que for relacionado com geometria. Desde que te apliques e que vás pedindo ajuda a colegas que percebam da coisa e/ou a professores, consegues fazer tanto quanto os outros.
Acho bem que procures o que gostas mais, boa sorte! :D

Eu estou a estudar na FAUP, por isso não sei responder à maior parte das tuas perguntas, mas quanto a não teres tido GD claro que te vai trazer dificuldades pois não estás habituada a imaginar as coisas no espaço e não tens algumas bases que podem ser úteis, mas não é isso que te vai impedir de fazer seja o que for relacionado com geometria. Desde que te apliques e que vás pedindo ajuda a colegas que percebam da coisa e/ou a professores, consegues fazer tanto quanto os outros.

Olá RIta!
Quanto a imaginar as coisas no espaço, acho que me safo... em Matemática temos mesmo que ter essas noções! Mas acredito que ainda vou ter de trabalhar muito nisso :)
Muito obrigada! Beijinho

Olá @Carolina Bahia
Gostava de saber se é possível pedir transferência, sendo que estes cursos bastante diferentes?
Podes ter aqui uma ideia dos colocados que conseguiram entrar dessa forma no ano passado:
http://academica.tecnico.ulisboa.pt...-mudanca-de-par-instituicao-curso_alameda.pdf
Na 1ª fase sobrou uma vaga que foi atribuída na 2ª fase:
http://academica.tecnico.ulisboa.pt...tituicao-curso_alameda-2a-fase-pdf-143kb1.pdf

Diria que por um lado não é um dos cursos mais concorridos por mudança de curso e podes conseguir, mas com esse curso de base ficarás em desvantagem para quem venha do mesmo curso, e para engenharia como civil que têm mais disciplinas em comum.

• Like
Reactions: Carolina Bahia
Olá @Carolina Bahia

Podes ter aqui uma ideia dos colocados que conseguiram entrar dessa forma no ano passado:
http://academica.tecnico.ulisboa.pt...-mudanca-de-par-instituicao-curso_alameda.pdf
http://academica.tecnico.ulisboa.pt...tituicao-curso_alameda-2a-fase-pdf-143kb1.pdf

Diria que por um lado não é um dos cursos mais concorridos por mudança de curso e podes conseguir, mas com esse curso de base ficarás em desvantagem para quem venha do mesmo curso, e para engenharia como civil que têm mais disciplinas em comum.

Obrigada! :blush:

• Like
Reactions: davis

Olá Rita!
Estudei Artes no secundário e este ano vou-me candidatar à FAUP. Já ouvi muita coisa sobre a faculdade, mas nunca de pessoas que tenham andado lá...gostava que me falasses um bocadinho do ambiente e do curso em si :)

Olá Rita!
Estudei Artes no secundário e este ano vou-me candidatar à FAUP. Já ouvi muita coisa sobre a faculdade, mas nunca de pessoas que tenham andado lá...gostava que me falasses um bocadinho do ambiente e do curso em si :)

Olá Leonor!
O que é que gostavas de saber mais especificamente? O ambiente é fantástico porque passa-se muito tempo na faculdade e o pessoal dava em maluco se não existisse bom humor. :P O curso em si é muito prático, as cadeiras são anuais, passas muitas horas dentro e fora das aulas e o essencial é gostar do que se faz, nada mais importa. Quando aparecem dificuldades há sempre colegas, pessoal mais velho e até alguns dos professores, disponíveis para ajudar. :)
Se quiseres saber mais responde ou manda mensagem, ajudo no que puder!
Bom sorte nos exames (não faço ideia se já os acabaste) e na candidatura! :)

• Like
Olá Leonor!
O que é que gostavas de saber mais especificamente? O ambiente é fantástico porque passa-se muito tempo na faculdade e o pessoal dava em maluco se não existisse bom humor. :p O curso em si é muito prático, as cadeiras são anuais, passas muitas horas dentro e fora das aulas e o essencial é gostar do que se faz, nada mais importa. Quando aparecem dificuldades há sempre colegas, pessoal mais velho e até alguns dos professores, disponíveis para ajudar. :)
Se quiseres saber mais responde ou manda mensagem, ajudo no que puder!
Bom sorte nos exames (não faço ideia se já os acabaste) e na candidatura! :)

Obrigada pela ajuda Rita!! Era exatamente isso que queria saber A tua adaptação foi boa? Existem atividades no início do ano para os caloiros não é? Só mais uma coisa (desculpa!)... Apesar da carga horária e do trabalho, estás a conseguir arranjar tempo para ti e para outras coisas não relacionadas com o curso ou é praticamente impossível?

Obrigada pela ajuda Rita!! Era exatamente isso que queria saber A tua adaptação foi boa? Existem atividades no início do ano para os caloiros não é? Só mais uma coisa (desculpa!)... Apesar da carga horária e do trabalho, estás a conseguir arranjar tempo para ti e para outras coisas não relacionadas com o curso ou é praticamente impossível?

No início do ano existe a "semana de receção aos estudantes de primeiro ano", organizada pela AE. A faculdade declara-se anti-praxe, por isso aconselho-te a teres cuidado com o uso da palavra " caloiros" x) Mas cá entre nós, a praxe na FAUP é bem fixe e toda a gente é convidada a experimentar ;) Nessa tal semana a praxe organiza 2 atividades que não coincidem com as da AE para poderem ir a ambas as "receções". Juntando as duas, mesmo eu que sou bastante introvertida senti-me muito bem recebida e comecei a adaptar-me sem dificuldades. Quanto ao tempo livre, isso depende da tua gestão de tempo. Se conseguires gerir bem, consegues fazer de quase tudo e/ou ter fins de semana para descansar :p por exemplo, tenho uma colega que tem um part time e outra que pratica desporto de alta competição, por isso " tudo" é possível. Outro fator importante é o tempo que gastas nos transportes, mas isso logo vês.
Pergunta o que quiseres, estou aqui para te tirar as dúvidas :) boa sorte na candidatura, espero receber-te em setembro! :D

Olá @Carolina Bahia

Se pedir transferência, concorrer ao concurso nacional e não entrar, posso continuar no curso em que estive este ano?

• Like
Olá :D
Alguem que nao tenha tido GD podia falar sobre a sua adaptação ao curso, principais dificuldades, se conseguiram bons resultados, etc
Obrigado :)

Boas! Gostaria de saber como funciona o curso de arquitetura no IST. Eu estive a ver o programa e em comparação com a FAUP o curso aborda cadeiras de fisica e matematica, o que nao acontece na FAUP. Ora, a preocupação é que eu ando no 12º em Artes visuais e so tenho as bases do 9º ano embora vá fazer exame de matematica B. Será que me dou bem mesmo so tendo abordado matematica B neste ultimo ano?