FCUP Arquitetura Paisagista - UPorto

Mariana Magro

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2016
Curso
Produção Artística - Especialização em cerâmica
Instituição
Artística António Arroio
Boas!
Então, sou estudante de artes a nível do secundário e estava a percorrer a lista de cursos superiores e a selecionar aqueles que possivelmente me interessam até que me deparei com o curso de arquitetura paisagista da universidade do Porto. Gostava de saber se anda por aí alguém que conheça e me possa falar um bocadinho da universidade em si, do curso, professores, as cadeiras... e dar-me assim uma ideia mais concreta do mesmo! Fico muito agradecida

Olá leonor! A única coisa que te sei dizer é que fazes a cadeira de desenho no 1o ano na faup, o que é ótimo! De resto, não sei mais nada ahaha tentei, desculpa

• Like
Reactions: Mariana Magro
Boas!
Então, sou estudante de artes a nível do secundário e estava a percorrer a lista de cursos superiores e a selecionar aqueles que possivelmente me interessam até que me deparei com o curso de arquitetura paisagista da universidade do Porto. Gostava de saber se anda por aí alguém que conheça e me possa falar um bocadinho da universidade em si, do curso, professores, as cadeiras... e dar-me assim uma ideia mais concreta do mesmo! Fico muito agradecida

Olá, sou aluna de AP na FCUP. Posso te dizer que o curso é 50% artístico e 50% cientifico. Não tens de marrar para as cadeiras cientificas mas convém estudar. Convém gostares de biologia, botânica, ambiente. Desenho como já disseram tens no primeiro ano e depois tens sempre cadeiras de projeto que são as que contam mais. Em projeto exploras a parte artística em junção com a parte cientifica. Não precisas de saber desenhar maravilhas, nem seres marrona. Os professores, pelo menos a maior parte, é pessoal acessível e acompanham os alunos. é um curso pequeno, uma família, toda a gente se conhece. Se tiveres alguma questão mais especifica está a vontade.

• Like
Reactions: Mariana Magro
Olá, sou aluna de AP na FCUP. Posso te dizer que o curso é 50% artístico e 50% cientifico. Não tens de marrar para as cadeiras cientificas mas convém estudar. Convém gostares de biologia, botânica, ambiente. Desenho como já disseram tens no primeiro ano e depois tens sempre cadeiras de projeto que são as que contam mais. Em projeto exploras a parte artística em junção com a parte cientifica. Não precisas de saber desenhar maravilhas, nem seres marrona. Os professores, pelo menos a maior parte, é pessoal acessível e acompanham os alunos. é um curso pequeno, uma família, toda a gente se conhece. Se tiveres alguma questão mais especifica está a vontade.
Obrigada pela resposta e pelo tempo Rafaela! :)

Boa noite! Gostava de aproveitar esta discusao para expor as minhas duvidas! :)
Estou no 12º ano e sou aluno de ciencias com grande interesse nesta area da arquitetura, que é a arquitetura paisagistica, especialmente no Porto. Estou com receio de já nao ter muita pratica de desenho, uma vez que ja nao desenho "à mao levantada" desde o 9º, mas tive geometria descritiva no secundario. Já percebi que cadeiras de desenho é só no primeiro ano, mas gostava de saber se mesmo assim é fundamental saber desenhar muito bem?

Boa noite! Gostava de aproveitar esta discusao para expor as minhas duvidas! :)
Estou no 12º ano e sou aluno de ciencias com grande interesse nesta area da arquitetura, que é a arquitetura paisagistica, especialmente no Porto. Estou com receio de já nao ter muita pratica de desenho, uma vez que ja nao desenho "à mao levantada" desde o 9º, mas tive geometria descritiva no secundario. Já percebi que cadeiras de desenho é só no primeiro ano, mas gostava de saber se mesmo assim é fundamental saber desenhar muito bem?

Os alunos de paisagista da FCUP têm aulas de Desenho I com os alunos da FAUP. Desenho I será uma cadeira anual, e em teoria não precisas de saber desenhar muito bem, porque no inicio do ano é dado um tempinho para que toda a gente se ponha ao mesmo nível, até porque mesmo na FAUP há muita gente que vem de ciências. No entanto, isto não quer dizer que as aulas não sejam exigentes. Ao longo do ano a exigência dos professores aumenta exponencialmente, e nem todos são os mais simpáticos e acompanhadores do teu trabalho e das tuas dificuldades. Isto por outro lado é bom porque eles te dão as ferramentas e te ensinam como a desenhar, e tu acabas por te "desenrascar" no resto do trabalho.

@Imperador
MUITO OBRIGADO!!!
Ainda bem que dá para desenrascar XD
Já agora... e em arquitetura?... um aluno de ciencia desenrasca-se?

@Imperador
MUITO OBRIGADO!!!
Ainda bem que dá para desenrascar XD
Já agora... e em arquitetura?... um aluno de ciencia desenrasca-se?

Desenrascar desenrasca-se mas não é assim tão fácil. No primeiro ano tens cinco cadeiras, todas elas anuais:
- Projecto I - os professores insistem muito no processo e no desenho, por isso são 12 horas por semana a desenhar o teu projecto
- Desenho I - 8 horas por semana de desenho e tal como disse a exigência aumenta bastante ao longo do ano (até Dezembro, é rather smooth a exigência)
- História da Arquitectura Antiga e Medieval, que é muito mais fácil se tiveres tido HCA no secundário, e os testes são desenhados na sua maioria, e depois ao longo do ano tens que desenvolver um trabalho sobre um tema e esse trabalho é, diria eu 80% desenhado (em folhas A1 ou A2)
- Geometria e Arquitectura que se torna mais fácil se tiveres tido GDA no secundário, senão tens de trabalhar o dobro para acompanhar e compreender a matéria e os trabalhos de aula.
- Teoria Geral da Organização e do Espaço que é a única cadeira digamos téorica mas que sempre ao longo do ano tens algum tipo de trabalho prático para fazer, mas nada do outro mundo. Um portefólio de fotografias, um trabalho sobre as história da cidade do Porto, outro a definir conceitos urbanos e arquitectónicos, e um video no final do ano.

Mas tudo isto da FAUP, porque nas outras faculdades não é assim, para além de que nas outras faculdades as cadeiras se não me engano são semestrais, e não dão tanta importância e atenção ao desenho.

• Like
Reactions: Tosquiado