Arquitetura

Andreia Correia

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2015
Boa noite, este ano vou acabar o 12º em Ciências e gostava de seguir para o Enino Superior, mas sinto-me um bocado perdida sobre qual curso escolher :cool: Pensei em Arquitetura, mas oiço muito falar na falta de emprego nesta área que já está muito cheio e assim, gosto de desenhar e criar, mas tenho medo de não ter saída de emprego, o que me aconselham? A universidade da UBI é boa na área de Arquitetura? Outro curso que pensei em seguir foi Engenharia de energias renováveis, mas tenho receio das disciplinas de matemática :confused: O que aconselham? Quais as vossas opiniões? Bom Carnaval :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Andreia Correia , bem-vinda ao fórum! :)
Sugiro que explores bem os dois cursos, os seus planos de estudos e as possibilidades que cada um te poderá abrir. Caso matemática possa ser um impedimento, engenharia de energias renováveis poderá não ser uma boa ideia.
Como a empregabilidade parece ser um fator que valorizas, posso-te dizer que segundo o portal infocursos a taxa de desemprego dos registados no IEFP em arquitetura na UBI era de 23,4%. Quanto ao curso de engenharia de energias renováveis, por ser recente ou com uma amostra muito pequena, não há dados disponíveis.

Andreia Correia

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2015
Obrigada Davis pela resposta, eu já pesquisei muito em todas as universidades portuguesas públicas de arquitetura e o plano de estudos agrada-me e e identifico-me. Sim realmente a empregabilidade é um fator que me preocupa. Com a minha média apenas consigo entrar na UBI ou na Universidade de Évora. Será que traria alguma vantagem se pedisse transferência depois para a do Porto ou Lisboa, que têm números de empregabilidade mais animadores? Se sim, podias me explicar como funciona? Se perco algum ano, se consigo equivalências.. Obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Caso a outra instituição possua uma melhor reputação no mercado nesse curso, pode se vantajoso, sim.
O concurso de transferência tem regras que são definidas pelas instituições de ensino superior para cada um dos seus cursos, pelo que não é igual para todas. Deves sempre verificar com a instituição em causa. Tipicamente são considerados 3 critérios nesta mudança: a afinidade do curso de origem e o curso de destino, conforme os seus planos de estudos (quando mais igual melhor); o sucesso escolar que tiveres no curso que estiveste a frequentar e a natureza ou reputação do teu curso de origem/instituição de origem.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@Andreia Correia esta tua pergunta passou-me ao lado, desculpa a demora.
É uma pergunta difícil de responder, já que o mercado de trabalho muda tão rapidamente que uma resposta dada hoje pode não se aplicar daqui a 3/4/5 anos. Atualmente é um curso que enfrenta algumas dificuldades no que toca ao mercado de trabalho nacional, tenho alguns amigos que trabalham fora da área por causa disso.
No entanto, deves pensar se ir para fora pode ou não ser uma opção, que alternativas o curso te poderá dar acesso, mas acima de tudo o que é que tu serias feliz a fazer.
A ver se aparece algum estudante ou já formado na área que te possa dar uma informação mais completa. ;)

Rita M

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2015
Boa noite, este ano vou acabar o 12º em Ciências e gostava de seguir para o Enino Superior, mas sinto-me um bocado perdida sobre qual curso escolher :cool: Pensei em Arquitetura, mas oiço muito falar na falta de emprego nesta área que já está muito cheio e assim, gosto de desenhar e criar, mas tenho medo de não ter saída de emprego, o que me aconselham? A universidade da UBI é boa na área de Arquitetura? Outro curso que pensei em seguir foi Engenharia de energias renováveis, mas tenho receio das disciplinas de matemática :confused: O que aconselham? Quais as vossas opiniões? Bom Carnaval :)
Boa noite @Andreia Correia! Terminei este ano o 1º ano em Arquitetura na UBI, e também estudei Ciências no ensino secundário. Sim, existe algum desemprego neste curso, mas recentemente quase todos os cursos superiores apresentam desemprego. Se realmente gostas de desenhar e criar acho que é um bom curso para ti. Acerca da minha experiência ("apenas" o 1º ano) o que te posso dizer é que, é um curso bastante trabalhos, não tanto na parte de teres de estudar matérias teóricas, mas na parte criativa e principalmente desenho técnico e esboço. Espero ter ajudado! :)

• Like
Reactions: Mars.siana

Andreia Correia

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2015
Muito obrigada pela opinião @Rita M, estou á espera do exame de matemática para saber se me posso candidatar :) Realmente oiço falar que é muito trabalhoso...Mas em principio é Arquitetura que vou tentar. Achas que o facto de não ter tido Geometria Descritiva no secundário vai dificultar muito à minha prestação no curso, ou achas que é possível aprender com o decorrer do curso? Mais uma vez obrigada ;)

Rita M

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2015
Muito obrigada pela opinião @Rita M, estou á espera do exame de matemática para saber se me posso candidatar :) Realmente oiço falar que é muito trabalhoso...Mas em principio é Arquitetura que vou tentar. Achas que o facto de não ter tido Geometria Descritiva no secundário vai dificultar muito à minha prestação no curso, ou achas que é possível aprender com o decorrer do curso? Mais uma vez obrigada ;)
@Andreia Correia, eu também não tive geometria descritiva no secundário, mas se tentares compreender e pedir a alguns colegas que te expliquem ou estudar em grupo, consegues fazer as cadeiras. Se a matéria continuar a ser a mesma que eu estudei, normalmente a que apresenta mais dificuldades é a do 1º semestre, porque nem sequer é a que se estuda atualmente no secundário. Se tiveres mais alguma dúvida estás a vontade! :)

Laura Pinheiro

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Boa noite
Também quero me candidatar em arquitectura logo como primeira opção.
Conto com mais ou menos coisa com um quinze e alguma coisa e neste ano a média de arquitetura em lisboa está 14,2. Estou a sentir uma grande insegurança e medo de não entra mesmo com a média um valor acima. A minha dúvida é se eu devo me candidatar que tenho boa porbabilidade ou se devo ir à segunda fase. Ou se vou para arquitectura de interiores em que a média é mais ou menos 12? Já agora queres ir para universidade de Lisboa?

• Like
Reactions: NicoleLudovino

MarianaC

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2015
Será que alguém me podia esclarecer quanto ao curso de arquitetura no IST ( se é um bom curso, ambiente, etc.)? E como é em termos de empregabilidade?

Andreia Correia

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2015
@Andreia Correia, eu também não tive geometria descritiva no secundário, mas se tentares compreender e pedir a alguns colegas que te expliquem ou estudar em grupo, consegues fazer as cadeiras. Se a matéria continuar a ser a mesma que eu estudei, normalmente a que apresenta mais dificuldades é a do 1º semestre, porque nem sequer é a que se estuda atualmente no secundário. Se tiveres mais alguma dúvida estás a vontade! :)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obrigada @Rita M , consegui passar no exame de Matemática agora vou tentar a candidatura :) Obrigada pelos concelhos ;)

Andreia Correia

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2015
Boa noite
Também quero me candidatar em arquitectura logo como primeira opção.
Conto com mais ou menos coisa com um quinze e alguma coisa e neste ano a média de arquitetura em lisboa está 14,2. Estou a sentir uma grande insegurança e medo de não entra mesmo com a média um valor acima. A minha dúvida é se eu devo me candidatar que tenho boa porbabilidade ou se devo ir à segunda fase. Ou se vou para arquitectura de interiores em que a média é mais ou menos 12? Já agora queres ir para universidade de Lisboa?
Olá @Laura Pinheiro :) eu vou tentar a da Covilhã

Rita M

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2015
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obrigada @Rita M , consegui passar no exame de Matemática agora vou tentar a candidatura :) Obrigada pelos concelhos ;)
De nada. Boa sorte! :smiley:

MargaridaG

Membro Caloiro
Matrícula
27 Dezembro 2015
Boa noite!
Então a situação é a seguinte: eu candidatei-me a um curso da área da saúde e entrei, apesar de não ser exatamente aquele que eu queria. No entanto, antes das férias do Natal, anulei a matrícula porque não estava a gostar do curso, concluindo assim que, tal como a minha mãe sempre disse, eu não dou para a área da Saúde (parece que afinal, as mães têm efetivamente, sempre razão).
Dito isto, ando à procura de um curso com uma taxa de empregabilidade razoável no qual me sinta realizada e do qual goste minimamente (como todos, calculo).
Sempre gostei de Artes, mais propriamente de "fazer filmes", ou seja, da parte do argumento, da realização e da produção. No entanto, sei que infelizmente essa área é uma das que menos saídas oferece. Por isso, pensei no curso de Arquitetura porque apesar de ser completamente diferente e de pouco ou nada ter que ver com a realização/multimédia, é um curso no qual, penso eu, podemos por a nossa criatividade, imaginação e capacidades plásticas em prática.
Já passei por aquela fase em que não sabemos do que é que gostamos mas passado algum tempo, percebi que aquilo que eu gosto mesmo é de criar: idealizar e seguidamente, pôr em prática.
Sou de Ciências, nunca tive Geometria Descritiva mas sei que no Técnico se pode entrar só com o exame de Matemática, no qual tive 17,5, pelo que não me parece impossível, tendo em conta que pretendo candidatar-me novamente em Setembro de 2016.
Gostava então basicamente de saber o máximo possível sobre Arquitetura: como está o mercado de trabalho para quem acaba de sair da faculdade com o curso feito, se é necessária muita Geometria Descritiva no curso, se é um curso muito difícil, se é muito teórico ou se é mais prático...
Tendo em conta a minha situação, estou também recetiva a todo o tipo de sugestões de cursos e conselhos :)
Desde já, muito obrigada!!!

P.S: caso me decida mesmo pela Arquitetura, pretendo ter explicações de Geometria Descritiva, até Junho para seguidamente me propôr a exame, de maneira a poder candidatar-me a outras faculdades para além do Técnico.

Última edição:

Inês do Carmo

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2016
Instituição
UE
Boa noite :)

Estou a ponderar candidatar-me a arquitectura este ano, no entanto tenho muitas dúvidas se será a opção certa, uma vez que tirei ciências e tecnologias no secundário e não tive a disciplina de geometria descritiva. Assim gostava imenso que alguém que frequente/frequentou esta licenciatura (principalmente na UÉvora) me desse a sua opinião, se será “fácil” acompanhar as matérias ou se será mais complicado para mim, uma vez que nunca dei estas matérias; se o curso é, como dizem, muito trabalhoso e muito dispendioso; quais as saídas profissionais e a sua empregabilidade, …etc

Desde já, muito obrigada :)

RitaPinto

Membro Caloiro
Matrícula
26 Julho 2015
Instituição
FAUP
Não sei se ainda vou a tempo de esclarecer alguma coisa...estou no 1º ano de arquitetura no Porto, portanto não estou por dentro dos assuntos do Técnico nem da UE. Posso ajudar em alguma coisa, Margarida e Inês?

danieldan

Membro
Matrícula
2 Abril 2016
Não sei se ainda vou a tempo de esclarecer alguma coisa...estou no 1º ano de arquitetura no Porto, portanto não estou por dentro dos assuntos do Técnico nem da UE. Posso ajudar em alguma coisa, Margarida e Inês?
Olá Rita,
Uma vez que me vou candidatar a Arquitectura este ano, pareceste-me a pessoa indicada para me ajudar com algumas dúvidas em relação ao curso da FAUP, uma das minhas escolhas. As tarefas que te propõem, consegues acabá-las nas aulas? O que achas da carga horária? Não te parece muito "pesada"? O que é que o teu curso pode oferecer que os outros não possam? Em relação ao ambiente, o que é que me podes dizer?

RitaPinto

Membro Caloiro
Matrícula
26 Julho 2015
Instituição
FAUP
Olá Rita,
Uma vez que me vou candidatar a Arquitectura este ano, pareceste-me a pessoa indicada para me ajudar com algumas dúvidas em relação ao curso da FAUP, uma das minhas escolhas. As tarefas que te propõem, consegues acabá-las nas aulas? O que achas da carga horária? Não te parece muito "pesada"? O que é que o teu curso pode oferecer que os outros não possam? Em relação ao ambiente, o que é que me podes dizer?
Olá Daniel,
É muito raro as tarefas serem realizadas só durante as aulas, até porque a maior parte das cadeiras de 1ºano (todas menos desenho) têm x horas previstas para o trabalho desacompanhado (fora das aulas). A carga horária é sem dúvida pesada em comparação com outros cursos que têm por exemplo todas as tardes livres. O meu horário este ano foi(ainda é) das 9 às 18.30, à exceção de hora e meia de almoço e 1 manhã e 1 tarde livre. Depois depende do horário que te calhar, podes ter as aulas distribuídas de forma diferente e até podes (não digas a ninguém que disse isto :P) ignorar parte das teóricas. Não sei se a próxima pergunta é uma comparação a outros cursos ou a outras faculdades/institutos, mas neste último caso tenho a dizer-te que acho que a mentalidade na FAUP é muito diferente em relação aos outros sítios. Incentivam bastante a originalidade e autonomia, tentando com que melhores o teu desenho para que possas pôr as ideias diretamente no papel, sem passar por formatações a computador. Ou seja, só trabalhamos com os projetos a computador a partir do 3º ano, para podermos ter mais "liberdade" para pensar e expressar as ideias, não sei se me fiz entender. Quanto ao ambiente, na minha opinião, eu acho que é fantástico. Existe muita inter-ajuda e boa disposição, dado às horas que passamos juntos na faculdade. Por vezes há colegas mais velhos e até professores que se oferecem para ajudar.
Sinto que escrevi imenso xD espero ter ajudado, se tiveres mais alguma pergunta responde aqui ou manda mensagem, espero receber-te na FAUP! :)

Joana Margarida

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2015
Boa noite :)

Estou a ponderar candidatar-me a arquitectura este ano, no entanto tenho muitas dúvidas se será a opção certa, uma vez que tirei ciências e tecnologias no secundário e não tive a disciplina de geometria descritiva. Assim gostava imenso que alguém que frequente/frequentou esta licenciatura (principalmente na UÉvora) me desse a sua opinião, se será “fácil” acompanhar as matérias ou se será mais complicado para mim, uma vez que nunca dei estas matérias; se o curso é, como dizem, muito trabalhoso e muito dispendioso; quais as saídas profissionais e a sua empregabilidade, …etc

Desde já, muito obrigada :)
Olá vi as tuas dúvidas e achei que posso ajudar !
Acabei agora o meu 1º ano de Arquitetura na UE, tal como tu venho de ciências e tecnologias... É um curso bastante trabalhoso e em que precisas de "ir até ao máximo", para além da grande carga horária (há dias em que entrava às 10h e saía às 20h, com uma hora de almoço e 2/3 pausas de 20/30min). Desde que trabalhes e te esforces, tudo se consegues. Quando entrei o ano passado tinha todas essas dúvidas, visto que também nunca tinha tido Geometria, nem desenho ... Mas verifiquei que só é preciso trabalho e dedicação, para teres com exemplos tanto desenho como geometria fiz as cadeiras por frequência (não precisei de ir a exame) com melhor nota que muitos dos meus colegas que vinham de artes. Deixo para o fim a má notícia, sim é um curso muito dispendioso, tal como dizem é um curso que hoje é preciso um papel com determinadas características (já comprei folhas A2 a 4/5€) amanhã umas poucas de placas de esferovite para uma maquete de estudo e bla bla (aconselho que vás ver sites ou mesmo lojas de material, para teres uma noção)
Em contrapartida a esta má noticia, tenho a dizer que o ambiente é espetacular !!! Todos os anos se dão bem, interagem, trocam ideias de projetos, dão conselhos (principalmente os mais velhos) e acima de tudo ajudam-te sempre que precisas seja uma pessoa de 2º ou de 5º, basta pedires quando estás mais perdida ou com dúvidas !!!
p.s: Espero ter ajudado :)

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
J Arquitetura lusiada Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
R Arquitetura - ISCTE vs FAUL? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
merulaine Curso Profissional para depois ir para arquitetura Concurso Nacional e Locais - Público 1
D PC para arquitetura Arquitetura, Artes Plásticas e Design 1
Hjakwbsjksjwjscjxis Design/Design de Equipamento/Arquitetura Arquitetura, Artes Plásticas e Design 1
Florbela Barbosa FCTUC Arquitetura em Coimbra Universidade de Coimbra 0
L Arquitetura - Mercado de Trabalho Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
A Arquitetura em privadas no Porto - Lusíada ou Lusófona? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
A Design do produto / Arquitetura Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
M Mestrado Integrado em Arquitetura Arquitetura, Artes Plásticas e Design 3
J UFP Arquitetura - UFP - Universidade Fernando Pessoa - Opinião Universidade Fernando Pessoa 0
Angelzz Candidatos Arquitetura 2018/2019 Candidatos 2018/2019 4
C Mercado em arquitetura Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
S Arquitetura ou Design? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 7
Alexandra Reis Arquitetura na FAUL ou ISCTE? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 6
L CURSO DE ARQUITETURA Arquivo 1
Joana_Pinto De Ciências para Artes. Design ou Arquitetura? iade/faul Arquitetura, Artes Plásticas e Design 3
D Candidatos Arquitetura 2017/2018 Candidatos 2017/2018 12
B FAUP Mudança de curso para arquitetura - FAUP Universidade do Porto 1
Gonçalo Nobre Arquitetura no estrangeiro Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
A Arquitetura Paisagista Arquitetura, Artes Plásticas e Design 8
Mariana Magro FCUP Arquitetura Paisagista - UPorto Universidade do Porto 7
L FAUP FAUPFaculdade de Arquitetura da Universidade do Porto Universidade do Porto 1
Carolina Bahia IST Arquitetura - IST Universidade de Lisboa 15
G Engenharia Civil ou Arquitetura? Ensino Superior 9
H FAUP Arquitetura - FAUP Universidade do Porto 22
Beatriz Lopes Arquitetura Paisagista - UÉvora Universidade de Évora 1