Arquitetura

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

jini

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2020
Olá, o meu nome é Joana e neste momento terminei o 12º ano. Segui o curso de ensino artístico especializado " Desenho de Arquitetura ".
Neste momento a minha média ( sem os exames ) é de 16,25. Realizei o de HCA, Desenho A e Geometria Descritiva A. Queria entrar na FAUP no entanto acredito que não vou ter média mesmo com as notas de exame. A minha segunda opção era a UMinho já que também tem arquitetura. Duvido que consiga entrar na FAUP já que a média do último colocado era de 17,7.
Numa conversa com a minha antiga diretora de turma foi referido que se a média não fosse suficiente para entrar na faculdade do Porto, poderia entrar no Minho ( desde que tivesse média para tal ) e após um ano pedir transferência. A transferência seria realizada se tivesse grandes notas. Alguém me poderia explicar melhor este processo e o da candidatura às faculdades? Gostaria de saber também se existiriam hipóteses de entrar na FAUP.
Obrigada!

Joao745356

Membro
Matrícula
24 Janeiro 2017
Olá, o meu nome é Joana e neste momento terminei o 12º ano. Segui o curso de ensino artístico especializado " Desenho de Arquitetura ".
Neste momento a minha média ( sem os exames ) é de 16,25. Realizei o de HCA, Desenho A e Geometria Descritiva A. Queria entrar na FAUP no entanto acredito que não vou ter média mesmo com as notas de exame. A minha segunda opção era a UMinho já que também tem arquitetura. Duvido que consiga entrar na FAUP já que a média do último colocado era de 17,7.
Numa conversa com a minha antiga diretora de turma foi referido que se a média não fosse suficiente para entrar na faculdade do Porto, poderia entrar no Minho ( desde que tivesse média para tal ) e após um ano pedir transferência. A transferência seria realizada se tivesse grandes notas. Alguém me poderia explicar melhor este processo e o da candidatura às faculdades? Gostaria de saber também se existiriam hipóteses de entrar na FAUP.
Obrigada!
Eu estou a fazer o mesmo ! Se bem que eu fiz o meu primeiro ano na ESAP ( uma privada no porto ) e trabalhei durante este ano.
Pelo que sei até agora a transferência é bastante diferente para a FAUP, as tuas notas só contam 40% da nota de entrada por transferencia, os restantes 60% são parte de um portfólio que tens que apresentar sobre o teu primeiro ano e uma entrevista no inicio de Setembro. É um concurso bastante diferente e normalmente não há muitas pessoas a concorrer pelo mesmo. No ano passado havia 6 vagas para o 2º ano e entraram 4 por exemplo; Isto não quer dizer que só concorreram 4 para o 2º ano, mas só foram aceites 4.
Em termos de média não precisas de ter uma média de faculdade tipo 16, apesar de ajudar. A minha pessoalmente é 14 este ano ( costumava ser 15 mas decidiram dar-me 11 a projeto não sei porquê.
Se precisaresde mais alguma informação é só perguntar

• Like
Reactions: jini

jini

Membro Caloiro
Matrícula
25 Julho 2020
Eu estou a fazer o mesmo ! Se bem que eu fiz o meu primeiro ano na ESAP ( uma privada no porto ) e trabalhei durante este ano.
Pelo que sei até agora a transferência é bastante diferente para a FAUP, as tuas notas só contam 40% da nota de entrada por transferencia, os restantes 60% são parte de um portfólio que tens que apresentar sobre o teu primeiro ano e uma entrevista no inicio de Setembro. É um concurso bastante diferente e normalmente não há muitas pessoas a concorrer pelo mesmo. No ano passado havia 6 vagas para o 2º ano e entraram 4 por exemplo; Isto não quer dizer que só concorreram 4 para o 2º ano, mas só foram aceites 4.
Em termos de média não precisas de ter uma média de faculdade tipo 16, apesar de ajudar. A minha pessoalmente é 14 este ano ( costumava ser 15 mas decidiram dar-me 11 a projeto não sei porquê.
Se precisaresde mais alguma informação é só perguntar
Obrigada pela resposta, foi de grande ajuda!!! Neste momento só preciso de ter as notas dos exames para saber se vale a pena refazer já que pretendo mesmo entrar na FAUP. Média de 16 para candidatar é considerada muito fraca?

Joao745356

Membro
Matrícula
24 Janeiro 2017
Obrigada pela resposta, foi de grande ajuda!!! Neste momento só preciso de ter as notas dos exames para saber se vale a pena refazer já que pretendo mesmo entrar na FAUP. Média de 16 para candidatar é considerada muito fraca?
sim, a minha própria média de entrada no 12º foi de 16,1 e foi baixa demais para entrar. aconselho tentares a 2ª vez. :)

Sara Loureiro

Membro Caloiro
Matrícula
2 Fevereiro 2019
Olá!
Estou no 12º ano e a pressão para escolher um curso está a aumentar cada vez mais. Eu andava muito preocupada por não fazer a mínima do que seguir, visto que não temos que nos preocupar só com o que gostávamos de ser, mas se efetivamente há emprego e uma boa renumeração. Estou em Ciências com Biologia e, portanto, geometria passa-me ao lado. No entanto, sempre adorei artes, especialmente design de interiores, decoração, arquitetura...o problema é que a empregabilidade para estes cursos não anda muito famosa. Descobri há pouco arquitetura paisagista e até é um curso que acho interessante, mas continuo com aquele receio de se é mesmo isso que eu quero... Disseram-me que se fosse para arquitetura era melhor, uma vez que é um curso abrangente e que depois me poderá oferecer mais oportunidades, já que podia optar tanto pela parte da arquitetura mesmo, como pela parte de decoração e interiores e até mesmo arquitetura paisagista. Podiam-me esclarecer se isso é mesmo verdade? Acham que é melhor seguir arquitetura ou, tendo em conta o desemprego é melhor ir para arquitetura paisagista? O curso é muito difícil? O que se aprende é mais teórico ou mais prático? Se entrasse provavelmente seria na universidade de arquitetura de lisboa, pois não tenho o exame de gd, embora eu seja do Porto.
Obrigada !

Tiagom_04

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2020
Olá, estou no 11°ano em Ciências e Tecnologias mas decidi que vou mudar para Artes e seguir Arquitetura, tendo assim que voltar para o 10°ano. Quais são as disciplinas que preciso atender no secundário em Artes para poder seguir Arquitetura?

Imperador

Membro
Matrícula
27 Julho 2016
Curso
Arquitectura
Instituição
FAUP
Olá, estou no 11°ano em Ciências e Tecnologias mas decidi que vou mudar para Artes e seguir Arquitetura, tendo assim que voltar para o 10°ano. Quais são as disciplinas que preciso atender no secundário em Artes para poder seguir Arquitetura?
Vê as universidades que tenham arquitectura que te interessam, e a partir daí vê quais são as suas provas de ingresso que pedem. São essas as disciplinas que precisas para entrar em arquitectura.