"Não há mesmo paciencia, tanta arrogancia. Eu não afirmei (...) nenhuma, eu fiz uma pergunta. Se não és capaz de perceber, devias começar por ler mais uns livros.
Tanto choro, mas se te meterem a fazer uma ECO não sabes. Porque os médicos realmente não aprendem isto. E mais uma vez, os fisiologistas são sem dúvida esquecidos :)"
Que pena já teres apagado as publicações, mas vou responder na mesma.
Antes de acusares as pessoas de arrogância, olha primeiro para as tuas publicações. Só porque as pessoas te mostram que a realidade é diferente do que achavas não quer dizer que são arrogantes.
Tu perguntaste " Mas a nível de cirurgia o que um fisiologista faz? Ajuda na colocação de um pacemaker?"
Eu expliquei o que já assisti em relação ao fisiologista durante a colocação do pacemaker.
Tu respondeste " Mas, adiante eu julgava que o fisiologista não apoiava o ciurgião dessa forma mas assim auxiliava no corte e colocação mesmo do pacemaker."
Ou seja, deste a entender que a tua ideia do papel do fisiologista na cirurgia/colocação do pacemaker era diferente da realidade.
Mas quando eu aproveito para explicar quem é que está na mesa operatória, tu respondes com " Sim, Eu já sei como é que um fisiologista trabalha na cirurgia". Se sabes, porque é que questionaste? E porque é que deste a entender que a tua ideia inicial era diferente da realidade?
Quanto ao choro, se calhar estás a falar de outra pessoa, não de mim. Estou muito feliz onde estou, obrigada.
Quanto a não saber fazer uma eco, passo a esclarecer-te. Sei fazer ecografia e sei fazer ecocardiografia. Já fiz cursos sobre ambos os procedimentos e inclusive na minha faculdade temos todos um curso obrigatório de ecocardiografia e ecografia abdominal, cervical e pleuropulmonar. Os médicos também aprendem isso. Por isso, antes de, novamente, assumires coisas em relação à realidade na saúde e aos outros profissionais de saúde sem sequer teres experiência na área (nada contra não estares ainda no curso, mas é verdade, não tens experiência) e falares mal, trinca a língua.
Acho que não há necessidade de partir para insultos e vulgaridade. Há menos de uma semana estavas a fazer perguntas sobre fisiologia clínica e agora estás a defender a profissão de fisiologista como se fosses profissional há 20 anos e soubesses tudo, calma
É isto.
duda440, eu não te insultei (embora admita que na última publicação fui um pouco menos simpática). Desde início vim aqui para tentar responder às tuas perguntas. Alguém disse erradamente que era o cirurgião cardiotorácico que coloca pacemakers, e eu vim esclarecer. Simplesmente para te ajudar a conhecer melhor e responder à tua pergunta. Não venho aqui rebaixar a profissião de ninguém, e como disse somos todos importantes e trabalhamos em equipa para o bem dos nossos doentes. Tu é que me pareces ter uma ideia de que os fisiologistas são mal tratados e sabem tudo e que os médicos não fazem nem sabem nada.
Acho que tens de manter a mente aberta, principalmente quando estás a falar com pessoas com muita mais experiência do que tu na área da saúde. Acho que fizeste afirmações factualmente incorretas e tens uma médica e uma finalista de medicina a tentar explicar-te que estás errada, nenhuma delas têm obrigação de te dar tempo nem de te responder porque tenho a certeza que têm muitas outras coisas com que se ocupar. O mínimo que podes fazer é tentar perceber o que te tão a explicar e, obviamente, não insultar outros membros do fórum.
Novamente, é isto.
Eu vim a este tópico tentar ajudar a esclarecer dúvidas. Podia não ter vindo (efetivamente tenho mais com que me ocupar) e deixava passar a ideia de que é o cirurgião cardiotorácico que coloca pacemakers. Mas estou neste fórum para tentar esclarecer as pessoas dentro daquilo que conheço.
O que eu acabei de ver aqui foi uma pequena demonstração de arrogância e superioridade por parte de estudantes de medicina.
Não, não foi. Não percebo porque é que algumas pessoas de outros cursos da saúde têm a ideia de que as pessoas de Medicina acham sempre que são os maiores e os outros são menos. Claro que há algumas pessoas assim, mas não são todas, e não é o meu caso (e parece-me que também não é o caso da a fish). Como disse, acredito que todas as profissões são importantes e de valor e que cada um tem o seu papel na equipa.
quem deveria ajudar na resposta são alunos desse mesmo curso e não alunos de medicina que nem sabem ao certo o que estão a fazer no seu curso quanto mais nos outros
Discordo. Acho que apesar de ser de outro curso tenho noção da realidade da saúde em Portugal e posso esclarecer algumas coisas. Quando são coisas que eu não sei, não respondo. E tive sempre o cuidado de dizer que é aquilo a que eu assisti e não uma verdade universal. Para além disso, abordaram especialidades médicas, o que efetivamente tem a ver com o meu curso.
Já agora, eu sei bem o que estou a fazer no meu curso, não te preocupes.
Para não falar que acabaram por desvalorizar completamente aquilo que um fisiologista clínico faz.
Não, nem eu, nem a fish, nem o Wraak desvalorizámos os fisiologistas.
posso dizer que nem SAV se aprende
Tal como o exemplo da ecocardiografia e ecografia de que falei acima, na minha faculdade fazemos todos um curso de SAV certificado internacionalmente. Se não sabes do que estás a falar, por favor não fales mal dos outros ou dos cursos dos outros.
nem se aprende várias coisas que um fisiologista faz
Claro que há coisas que não aprendemos. Tal como não aprendemos coisas que se aprendem em Enfermagem, Ciência Farmacêuticas, Fisioterapia, Terapia da Fala, etc. É impossível uma pessoa saber tudo, por isso é que existem diferentes cursos e profissões, com diferentes papéis na equipa.
Outra coisa, estarem em medicina não faz de vocês médicos nem donos da sabedoria. Onde realmente se aprende é nos anos após o curso, durante o internato, especialidade.
Claro que não faz. Nem nenhum curso faz alguém dono da sabedoria. E não dissemos que somos donos da sabedoria.
E agora quem desvalorizou alguém foste tu, que desvalorizaste o curso de Medicina. Aprendi muito durante estes 6 anos, tal como continuarei a aprender depois do curso, mas isso não quer dizer que só depois do curso é que se aprende.