Artes e Humanidades (FLUL) ou História (FCSH)

Matrícula
15 Julho 2018
Gostos
2
Hello! Acabei o secundário este ano lectivo em Línguas e Humanidades, e estou prestes a candidatar-me ao ensino superior, porém, encontro-me num grande dilema apesar de saber muito bem em que área gostaria de trabalhar no futuro. Esta área seria: Museologia, Património e/ou Conservação e Restauro.

Até há pouco tempo pensava em seguir História na FCSH e fazer cadeiras livres em História da Arte - possibilitadas pela faculdade, que me dariam equivalência a um Minor visto que faria 30 ECTS -, e mais tarde realizar um Mestrado em Museologia (FCSH), ou, em Arte, Património e Teoria do Restauro (FLUL), ou, em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (FBAUL). Posto isto, descobri o curso de Artes e Humanidades da FLUL. Este curso daria-me a possibilidade de fazer um Major em Arte e Património (60 ECTS), um Minor em Ciências do Património (30 ECTS) e outro Minor em Artes e Culturas Comparadas (30 ECTS) - ou um Minor em História, mas parece-me que Artes e Culturas Comparadas seria mais indicado. Para completar os 180 ECTS necessários à atribuição do grau de licenciado teria a formação obrigatória em cadeiras do Tronco Comum (60 ECTS). O Tronco Comum é constituído pela frequência de unidades curriculares a selecionar, de acordo com a estrutura prevista: Línguas, Textos Fundamentais, Instrumentos e Grandes Questões - o que me parece bastante interessante. Neste último percurso, realizar um dos mestrados que mencionei atrás parece-me que seria numa vertente de completar e aprofundar os estudos feitos na licenciatura.

A minha dúvida entre as duas licenciaturas prende-se com o facto de: História ser a minha grande paixão, todavia, simultaneamente, fazendo o percurso de Artes e Humanidades, estaria mais apta a trabalhar nas áreas que sempre quis. Tendo analisado em profundidade ambas as estruturas curriculares dos dois cursos, penso que, numa situação hipotética futura, alguém com a formação em Artes e Humanidades como referi a cima, teria mais possibilidades de ser escolhido/a para um cargo do que alguém com formação em História, como mencionei.

Será que alguém me poderia aconselhar nesta escolha tão importante? Tendo nota de candidatura de 16,6 penso que entrarei no curso que colocar em primeira opção, o que torna a seleção bastante difícil.

Matrícula
23 Agosto 2016
Gostos
1,611
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Hello! Acabei o secundário este ano lectivo em Línguas e Humanidades, e estou prestes a candidatar-me ao ensino superior, porém, encontro-me num grande dilema apesar de saber muito bem em que área gostaria de trabalhar no futuro. Esta área seria: Museologia, Património e/ou Conservação e Restauro.

Até há pouco tempo pensava em seguir História na FCSH e fazer cadeiras livres em História da Arte - possibilitadas pela faculdade, que me dariam equivalência a um Minor visto que faria 30 ECTS -, e mais tarde realizar um Mestrado em Museologia (FCSH), ou, em Arte, Património e Teoria do Restauro (FLUL), ou, em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (FBAUL). Posto isto, descobri o curso de Artes e Humanidades da FLUL. Este curso daria-me a possibilidade de fazer um Major em Arte e Património (60 ECTS), um Minor em Ciências do Património (30 ECTS) e outro Minor em Artes e Culturas Comparadas (30 ECTS) - ou um Minor em História, mas parece-me que Artes e Culturas Comparadas seria mais indicado. Para completar os 180 ECTS necessários à atribuição do grau de licenciado teria a formação obrigatória em cadeiras do Tronco Comum (60 ECTS). O Tronco Comum é constituído pela frequência de unidades curriculares a selecionar, de acordo com a estrutura prevista: Línguas, Textos Fundamentais, Instrumentos e Grandes Questões - o que me parece bastante interessante. Neste último percurso, realizar um dos mestrados que mencionei atrás parece-me que seria numa vertente de completar e aprofundar os estudos feitos na licenciatura.

A minha dúvida entre as duas licenciaturas prende-se com o facto de: História ser a minha grande paixão, todavia, simultaneamente, fazendo o percurso de Artes e Humanidades, estaria mais apta a trabalhar nas áreas que sempre quis. Tendo analisado em profundidade ambas as estruturas curriculares dos dois cursos, penso que, numa situação hipotética futura, alguém com a formação em Artes e Humanidades como referi a cima, teria mais possibilidades de ser escolhido/a para um cargo do que alguém com formação em História, como mencionei.

Será que alguém me poderia aconselhar nesta escolha tão importante? Tendo nota de candidatura de 16,6 penso que entrarei no curso que colocar em primeira opção, o que torna a seleção bastante difícil.
Depois la leitura e me ter apetecido parar de ler com a "Historia ser a minha grande paixao" e dado que nao terias assim um grande vantagem de algo olhando para as duas penso que deves seguir Historia se gostas mesmo. NO entando tenho visto que o/a @Holka percebe disto a ver se cá passa ;)
Boa sorte com a escolha, mas na ausencia de grandes fatores diferenciativos usa o coraçao.(Mesmo que haja fatores usa o coraçao)

The Other Side

Membro Veterano
Matrícula
12 Julho 2016
Gostos
325
Para a obtenção do Minor bastam 30 ECTS numa área específica certo? É que a faculdade oferece exatamente esses créditos em opções livres noutros departamentos e eu posso escolher fazer todos em história da arte penso eu
Sim, pra fazeres Minor numa determinada área tens de fazer 5 cadeiras (30 ECTS) desse curso, ou seja, se queres fazer Minor em Cièncias do Património, tens de fazer 5 cadeiras de Ciências do Património.

Matrícula
25 Março 2018
Gostos
50
Curso
CC
Instituição
FLUL
Depois la leitura e me ter apetecido parar de ler com a "Historia ser a minha grande paixao" e dado que nao terias assim um grande vantagem de algo olhando para as duas penso que deves seguir Historia se gostas mesmo. NO entando tenho visto que o/a @Holka percebe disto a ver se cá passa ;)
Boa sorte com a escolha, mas na ausencia de grandes fatores diferenciativos usa o coraçao.(Mesmo que haja fatores usa o coraçao)
Wow, stalker à vista? :tearsofjoy::tearsofjoy: Btw, obrigada por me identificares até porque não tinha visto ainda o tópico! Podes identificar-me quando quiseres em tópicos parecidos ahahah

Well... vamos por partes. Já vi que a média não é um problema para ti, portanto meto-a já de fora como fator decisivo.

Eu acho que a paixão por um certo curso é, sem dúvida, um fator de peso para escolhermos o que seguir. Tens de ter em conta que vão ser três anos a fazer um curso que, se não gostares, vai ser como uma tortura... mais que isso, é importante não esquecer que supostamente vamos trabalhar numa área em que que tirámos um curso, por isso é bom que seja algo que queremos realmente, porque passar o resto da vida desanimado para "mais um dia de trabalho" não dá com nada. E, no teu caso, se fosse para escolher o curso só mesmo com base na "paixão", estou a ver que era História. Tudo bem até aí.

No entanto, vejo que, quando falas em fazer Artes e Humanidades, falas num major e dois minors, sendo que colocas de parte História, quer como major, quer como minor, o que é possível fazer estando em AH. Percebo a tua grande paixão por História, mas será que o teu ponto de interesse não será ainda maior pela História, mas numa vertente mais "artística"? Se seguires História, o plano curricular é bascimente a história de várias épocas (medieval, etc) e uns "toquezinhos" de uma história mais ligada à política/cultura/economia/sociedade e, no caso da FLUL, tens a oportunidade de fazer sete opções livres (mais do que as cinco cadeiras de um minor, embora não obtenhas realmente um minor), que podiam ser claramente cadeiras ligadas à História de Arte, Arte e Património, etc., mas, pelo que vejo, tens também grande interesse por uma parte mais ligada à arte/património, tanto que, quando falas em mestrados, são sempre nessas áreas. Se seguires AH, acho que sim, realmente as saídas profissionais conseguem ser mais do que em História, o que também ajuda graças aos majors/minors, mas aconselho-te a contactar a FCSH (se ainda não o fizeste) a ver se podes mesmo depois fazer esses mestrados, porque há uns que tem mesmo condições especiais de acesso, mas não sei se é o caso. Por outro lado, se seguires História, vais conseguir ter uma formação muito maior nessa área, mas pouca na parte da arte e património.

É uma decisão um bocado complicada e que, sinceramente, eu não gostava de estar no teu lugar xD Tenta investigar ambos os cursos ao milímetro (taxas de empregabilidade, médias finais de curso, testemunhos de ex-alunos, etc etc) a ver se consegues tomar depois uma decisão final.

Vejo que já sabes como é ao certo o plano de estudos de AH (majors, minors e tronco comum), no entanto, se precisares de ajuda em mais alguma coisa sobre a FLUL, podes perguntar à vontade :blush:

Matrícula
25 Março 2018
Gostos
50
Curso
CC
Instituição
FLUL
Alô! Desde já, muito obrigada pela resposta. De certo que me vai dar que pensar.

Após ter comparado os cursos de História da FLUL e da FCSH, se tivesse que optar por uma instituição seria a segunda e se colocasse História na FLUL seria em 3.ª opção, depois de AH ou História na FCSH. No que toca ao mestrado em Museologia da NOVA, o site não refere os requisitos, porém falei com pessoas da faculdade que me disseram que era possível fazer este percurso - por AH certamente que me poderia candidatar dados os estudos que teria feito; por história, caso um dos requisitos fosse ter conhecimentos em história da arte, tendo feito cadeiras desse curso, penso que também seria possível candidatar-me. No mestrado da FLUL, tendo os conhecimentos nas áreas que pedem como requisitos (História da Arte, Património e Teoria do Restauro) por AH poderia candidatar-me certamente pois teria estudado todas, por História só teria estudado História da Arte.

No que toca à parte referente ao meu gosto pela história ser numa vertente mais artística, penso que o mesmo está definitivamente ligado ao conhecimento que esta implica. Acho incrível conhecer todo o percurso da Humanidade até aos dias de hoje. A história da arte surge apenas como um fator que poderia aliar ao meu gosto e às áreas onde gostaria de trabalhar (como por exemplo num museu) - deste modo, o curso de História da Arte em si não seria uma escolha para mim. Referente à colocação do Minor em História no curso de AM em segunda opção, deve-se apenas ao facto de ter a ideia de que Artes e Culturas Comparadas completar melhor os estudos artísticos e de as cadeiras oferecidas no Minor de História não me despertarem tanto interesse.

O Tronco Comum do curso de AM também me pareceu bastante interessante - poderia ter cadeiras como: Cultura Visual, Edição de Textos e Textos Fundamentais (que me parecem estar ligadas a História, tendo assim o gosto pela área sempre presente). Além de que, estudar áreas igualmente interessantes que nunca estudei anteriormente parece-me um desafio muito bom, visto que o estudo da história já eu conheço de “trás para a frente” x). Por outro lado, História é uma área que posso aprofundar ao longo da minha vida quando quiser, mas, ao mesmo tempo, custa-me imenso deixar esta área para trás.

Quanto à FLUL! Será que me poderias esclarecer tópicos sobre: o ambiente da faculdade; se as pessoas e professores são, na generalidade, “acessíveis”? Se as praxes são “tranquilas” (com isto quero dizer se são “físicas” e “sujas”)? E caso alguém não participe nas praxes é “excluído”? Dado o facto de não existirem turmas fixas na faculdade, torna mais complicado socializar?

E pronto! Acho que é tudo 😂
Muito obrigada mais uma vez!
Bem... uma coisa é certa, e ainda bem que falaste no tronco comum: com AH, consegues mais facilmente "alargar os horizontes" a nível da formação que ganhas, por ter esta ou aquela cadeira. Cultura Visual, Edição de Textos e Textos Fundamentais são três cadeiras que abordam temas diferentes, o que te dá, à partida, mais conhecimento em várias áreas, para além de que os majors/minors, apesar de não englobarem todas as cadeiras de uma licenciatura, também têm valor; contudo, em História tens uma formação muito mais sólida na referida área, mas não te é possível alargar tanto os tais horizontes. Como dizes, tens o gosto pela História sempre presente, pelo que acho que até podias considerar tirar essa licenciatura também mais tarde, caso optes agora por AH. Conheço algumas pessoas na FLUL que já tiraram um curso qualquer e depois vêm cá fazer outro, especialmente História.

Quanto ao resto: o ambiente é tranquilo e o pessoal da FLUL também o é. Não acho que o facto de não existirem turmas fixas torne complicado de socializar, até porque assim tens colegas de todos os anos e de todos os cursos, e vais fazendo amigos com experiências completamente diferentes e depois até acabas por perceber que este conhece aquele and so on. Eu, por exemplo, tenho colegas que não são do meu curso e acbo por apanhá-los em mais do que uma cadeira. Quanto às praxes, vais só se quiseres, ninguém te vai obrigar nem é por isso que não vais ter amigos. Eu não estou lá, no entanto digo-te que nunca me senti sozinha na faculdade, pelo contrário, e até conheço quem esteja/tenha estado na praxe. Se quiseres ir para lá, basta apareceres, sendo que aquilo que fazem ou não, depende da sub-comissão onde o teu curso estiver inserido, mas daquilo que sei, não é assim nada de grave que se faça por lá.

Ah...e já agora, és tu quem faz o próprio horário, portanto quando fores lá inscrever-te, leva já um "plano A"... e se calhar um "plano B". Quanto aos profs., eu sinceramente não tenho razões de queixa até agora, acho-os competentes e não acho que sejam professores que tipicamente lixam os alunos na altura das notas só por ser uma faculdade. Além disso, na FLUL não és obrigada a ir a exame de cadeira alguma, a não ser que: a) tenhas menos de 9,5; b) tenhas aprovado, mas queres melhorar uma nota ou c) optes por fazer a avaliação por exame e não por avaliação contínua durante o semestre (testes/apresentações/trabahos).

Podes confiar, a FLUL não é assim nada de outro mundo a nível geral e as coisas até são levadas mais "ao de leve" em relação às outras facs., por aquilo que ouço os meus ex-colegas dizerem. É uma faculdade que é basicamente um mundo à parte, às vezes ahahah xD E não é assim tão dificil darem boas notas, basta haver um pequeno esforço da nossa parte. Acho que o ponto negativo que destaco são os Serviços Académicos (secretaria), que depende muito dos dias e de quem te atender... mas não te preocupes :tearsofjoy:

ps: se sempre vieres para a FLUL, tenta fazer Cultura Clássica num semestre em que estejas com cadeiras mais "leves". É uma cadeira bastante interessante e é daquelas em que é um desperdício passar pela FLUL e não fazê-la. No teu caso, como adoras História, és capaz de gostar de CC também (ou não, não sei... até porque não a referiste quando falaste no tronco comum :tearsofjoy:).

Última edição:
Matrícula
25 Março 2018
Gostos
50
Curso
CC
Instituição
FLUL
Bem... muito obrigada mesmo pelas respostas. Estão-me a ajudar bastante. E cultura clássica parece-me uma opção muito boa a escolher entre as opções oferecidas em Grandes Questões! Só uma última pergunta: pensas que se for por AH terei mais hipóteses de tirar um dos mestrados que queria e de trabalhar nas áreas que quero?
Acho que fazes muito bem em escolher essa cadeira, a sério! Além disso, os profs. dessa cadeira são muito competentes. Eu acho que não te disse, mas por volta de meados de agosto saem os horários e nessa altura podes ver logo as possibilidades de horas/professores para cada cadeira ;)

Aquilo que acho é que, pelo menos em cursos com majors/minors, os alunos conseguem ter um percurso um pouco mais versátil e isso pode trazer vantagens na altura do emprego ou até mesmo logo nas candidaturas de mestrado... porque assim vêem que o candidato é competente em coisas distintas e não só numa, a não ser que sejam casos em que, num certo mestrado, peçam alguém que tenha mesmo uma licenciatura numa área em concreto e não por majors/minors. Se virmos as saídas de cada um curso, parece-me que AH, precisamente por causa dos majors/minors consegue ter mais do que História. No entanto, AH tem uma taxa de desempregabilidade um pouco "assustadora" (8,8 :fearscream:) em comparação com alguns cursos de humanidades ou até mesmo da FLUL...se bem que isto é relativo, pois nem todos os que estão em AH especializam-se no mesmo. Mas, apesar disso, também acho que História é, sem dúvida, um excelente curso a nível global.