FLUL Artes e Humanidades (FLUL) ou Linguas, Literaturas e Culturas (FLUL)

lisandrasdc

Membro
Matrícula
11 Julho 2019
Olá, acabei este ano o secundário em Linguas e Humanidades com 14,3 de media, e 16,1 na prova de ingresso de inglês. Devido ao método 50/50 da Universidade de Lisboa, a minha media final será 15,18.
Estou interessada em 2 cursos na FLUL, Artes e Humanidades e Línguas, Literaturas e Culturas. Um dos motivos porque me interessei pela FLUL é devido à sua flexibilidade na escolha das cadeiras e vertentes (majors e minors), no entanto estou muito indecisa entre estes dois cursos, pois embora goste imenso de línguas também gosto de artes, mas uma das minhas grandes paixões sempre foi viajar e tudo o que é relacionado com culturas, portanto pensei, porque não juntar o útil ao agradável? E sei que com LLC me seria mais facilmente possível de conciliar a minha paixão por línguas e por viajar/culturas. No entanto sei que ambos os cursos oferecem saídas muito semelhantes desde relações publicas, relações internacionais, comunicação social, tradução, publicidade, turismo, etc. Alem disso em ambos os cursos, os majors e os minors são muito semelhantes, a maior diferença manifesta-se no NUCO.
Por estes mesmos motivos, gostaria que alguém que estivesse inscrito num destes cursos ou que simplesmente percebesse bem as características deles, me pudesse explicar qual o melhor curso e porque, qual o mais abrangente e também quais as vantagens e desvantagens de cada um, pois estou bastante confusa em relação a minha decisão e tenho um pouco de receio de fazer a escolha errada.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá, acabei este ano o secundário em Linguas e Humanidades com 14,3 de media, e 16,1 na prova de ingresso de inglês. Devido ao método 50/50 da Universidade de Lisboa, a minha media final será 15,18.
Estou interessada em 2 cursos na FLUL, Artes e Humanidades e Línguas, Literaturas e Culturas. Um dos motivos porque me interessei pela FLUL é devido à sua flexibilidade na escolha das cadeiras e vertentes (majors e minors), no entanto estou muito indecisa entre estes dois cursos, pois embora goste imenso de línguas também gosto de artes, mas uma das minhas grandes paixões sempre foi viajar e tudo o que é relacionado com culturas, portanto pensei, porque não juntar o útil ao agradável? E sei que com LLC me seria mais facilmente possível de conciliar a minha paixão por línguas e por viajar/culturas. No entanto sei que ambos os cursos oferecem saídas muito semelhantes desde relações publicas, relações internacionais, comunicação social, tradução, publicidade, turismo, etc. Alem disso em ambos os cursos, os majors e os minors são muito semelhantes, a maior diferença manifesta-se no NUCO.
Por estes mesmos motivos, gostaria que alguém que estivesse inscrito num destes cursos ou que simplesmente percebesse bem as características deles, me pudesse explicar qual o melhor curso e porque, qual o mais abrangente e também quais as vantagens e desvantagens de cada um, pois estou bastante confusa em relação a minha decisão e tenho um pouco de receio de fazer a escolha errada.
Olá Lisandra! Como podes ver, sou aluna da FLUL e conheço colegas de ambos os cursos. Honestamente, eu acho que LLC é um pouco abrangente pelo simples facto de teres uma flexibilidade ainda maior que AH na escolha das cadeiras, o que te permitiria conciliar cadeiras da área de artes com a parte das línguas, que estaria dentro das áreas que te interessam. No entanto, em Artes e Humanidades também poderá ter línguas, embora pense que LLC tem um currículo mais predisposto para tal. No fundo e, tal como disseste, os cursos na FLUL estão bastante interligados e acho que, se gostas de ambos, penso que qualquer um te deixará contente! Alguma dúvida, dispõe! 🤗

lisandrasdc

Membro
Matrícula
11 Julho 2019
Olá Lisandra! Como podes ver, sou aluna da FLUL e conheço colegas de ambos os cursos. Honestamente, eu acho que LLC é um pouco abrangente pelo simples facto de teres uma flexibilidade ainda maior que AH na escolha das cadeiras, o que te permitiria conciliar cadeiras da área de artes com a parte das línguas, que estaria dentro das áreas que te interessam. No entanto, em Artes e Humanidades também poderá ter línguas, embora pense que LLC tem um currículo mais predisposto para tal. No fundo e, tal como disseste, os cursos na FLUL estão bastante interligados e acho que, se gostas de ambos, penso que qualquer um te deixará contente! Alguma dúvida, dispõe! 🤗
Obrigada! Tal como eu disse eu gosto bastante de línguas mas também gosto de artes, no entanto a minha maior paixão sao as línguas, sei que tenho media garantida para entrar em AH (a minha 2opção na candidatura), no entanto tenho um pouco receio de não conseguir entrar em LLC (minha 1opção na candidatura) pois a nota do ultimo colocado foi de 14,15 e eu tenho media de 15,18, poderias-me dar a tua opinião sobre isso? Qual achas que é a possibilidade de eu ser aceite em LLC? Inclusive estou a pensar em ir a 2fase do exame de ingles, para ver se consigo subir a nota da PI, para caso nao consiga entrar na 1fase de candidaturas em LLC, tente novamente na 2fase. O que achas?
Quanto aos cursos fiquei mais interessada em LLC pois a vertente principal seria as línguas e poderia então escolher minors relacionados com artes, enquanto que em AH acabaria por deixar línguas um pouco para 2ºplano.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Obrigada! Tal como eu disse eu gosto bastante de línguas mas também gosto de artes, no entanto a minha maior paixão sao as línguas, sei que tenho media garantida para entrar em AH (a minha 2opção na candidatura), no entanto tenho um pouco receio de não conseguir entrar em LLC (minha 1opção na candidatura) pois a nota do ultimo colocado foi de 14,15 e eu tenho media de 15,18, poderias-me dar a tua opinião sobre isso? Qual achas que é a possibilidade de eu ser aceite em LLC? Inclusive estou a pensar em ir a 2fase do exame de ingles, para ver se consigo subir a nota da PI, para caso nao consiga entrar na 1fase de candidaturas em LLC, tente novamente na 2fase. O que achas?
Quanto aos cursos fiquei mais interessada em LLC pois a vertente principal seria as línguas e poderia então escolher minors relacionados com artes, enquanto que em AH acabaria por deixar línguas um pouco para 2ºplano.
Coloca LLC como 1ª opção de qualquer das formas, se não ficares colocada nesse, ficas em AH. Em princípio, as médias deste ano vão subir, mas não tenho como te garantir quanto acho que vão subir, é um bocado imprevisível. Se sentes que gostas AH não sei se tens interesse na 2ª fase ou não. As vagas em 2ª fase são um pouco escassas e, ficando em AH podes sempre fazer as cadeiras que te interessem e, ao final de um ano, pedires transferência de curso se realmente preferires LLC. Não perdes o ano com isto, desde que tenhas feito cadeiras e que as possas incluir no plano de estudos, acabas por não perder nada.

lisandrasdc

Membro
Matrícula
11 Julho 2019
Coloca LLC como 1ª opção de qualquer das formas, se não ficares colocada nesse, ficas em AH. Em princípio, as médias deste ano vão subir, mas não tenho como te garantir quanto acho que vão subir, é um bocado imprevisível. Se sentes que gostas AH não sei se tens interesse na 2ª fase ou não. As vagas em 2ª fase são um pouco escassas e, ficando em AH podes sempre fazer as cadeiras que te interessem e, ao final de um ano, pedires transferência de curso se realmente preferires LLC. Não perdes o ano com isto, desde que tenhas feito cadeiras e que as possas incluir no plano de estudos, acabas por não perder nada.
Sim eu irei colocar LLC como 1ªopção e AH como 2ªopção, no entanto tenho um bocado de receio de não entrar em LLC, mas se ficar colocada em AH nao sabia que me seria possível depois transferir para LLC ao fim de 1 ano, nesse caso para pedir transferência no final do ano, quais seriam as cadeiras que teria de fazer no 1ºano?
Outra coisa, achas que vale a pena inscrever-me na 2ª fase do exame de ingles e caso nao entre em LLC na 1ª fase, tente novamente na 2ª?
E se na 1ª fase ficar colocada em AH e se mesmo assim na 2ª fase não conseguir novamente entrar em LLC, continua guardada a minha vaga em AH?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Sim eu irei colocar LLC como 1ªopção e AH como 2ªopção, no entanto tenho um bocado de receio de não entrar em LLC, mas se ficar colocada em AH nao sabia que me seria possível depois transferir para LLC ao fim de 1 ano, nesse caso para pedir transferência no final do ano, quais seriam as cadeiras que teria de fazer no 1ºano?
Outra coisa, achas que vale a pena inscrever-me na 2ª fase do exame de ingles e caso nao entre em LLC na 1ª fase, tente novamente na 2ª?
E se na 1ª fase ficar colocada em AH e se mesmo assim na 2ª fase não conseguir novamente entrar em LLC, continua guardada a minha vaga em AH?
Nesse caso, aconselho a que consultes este documento
Basicamente, tu em LLC tens cadeiras obrigatórias no NUCO. A ideia é poderes fazer essas cadeiras em AH, que, vendo o documento podes fazer:
- O Estudo da Linguagem Humana
- O Estudo das Culturas
- O Estudo da Literatura
que são, precisamente as 3 cadeiras do NUCO. Podes também fazer as duas cadeiras de Estudos Fundamentais, isto durante o 1º ano e partindo do princípio que queres mudar para LLC com o máximo de equivalências. Pode fazer 2 níveis de uma língua, uma por semestre. Ainda nesse 1ª ano escolhes uma de três cadeiras que há em LLC: Prática da Redação e Argumentação, Linguagem e Comunicação ou Edição de Textos. No total ká tens aqui 8 cadeiras em AH que valem para LLC, ficando com 2 cadeiras que poderás escolher e depois incluir em LLC. Pedes transferência no final do ano, se aceitarem, ficas em LLC, pedes "equivalências" e continuas a fazer o curso sem ter perdido um ano.

lisandrasdc

Membro
Matrícula
11 Julho 2019
Nesse caso, aconselho a que consultes este documento
Basicamente, tu em LLC tens cadeiras obrigatórias no NUCO. A ideia é poderes fazer essas cadeiras em AH, que, vendo o documento podes fazer:
- O Estudo da Linguagem Humana
- O Estudo das Culturas
- O Estudo da Literatura
que são, precisamente as 3 cadeiras do NUCO. Podes também fazer as duas cadeiras de Estudos Fundamentais, isto durante o 1º ano e partindo do princípio que queres mudar para LLC com o máximo de equivalências. Pode fazer 2 níveis de uma língua, uma por semestre. Ainda nesse 1ª ano escolhes uma de três cadeiras que há em LLC: Prática da Redação e Argumentação, Linguagem e Comunicação ou Edição de Textos. No total ká tens aqui 8 cadeiras em AH que valem para LLC, ficando com 2 cadeiras que poderás escolher e depois incluir em LLC. Pedes transferência no final do ano, se aceitarem, ficas em LLC, pedes "equivalências" e continuas a fazer o curso sem ter perdido um ano.
Quais são os requisitos necessários para pedir transferência e também para que ela seja aceite?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Quais são os requisitos necessários para pedir transferência e também para que ela seja aceite?
Podes pedir transferência desde que estejas matriculada num curso. 10% das vagas de um curso são reservadas para os alunos da tranferência pelo que, em LLC, com 200 vagas, têm 20 vagas para isso.
Os critérios são três:
1.º Melhor média obtida no 12.º ano de escolaridade (ponderação 50%); 2.º Melhor média (às décimas) das classificações exigidas nas provas específicas para acesso ao curso, ou melhor média nas disciplinas nucleares do ensino secundário fixadas como provas específicas exigidas para acesso ao curso (ponderação 50%); Critério de desempate: maior número de créditos/ECTS aprovados no curso com que se candidatou, independentemente das possíveis creditações que lhe possam vir a ser atribuídas. Ou seja, a tua média continua a contar, mas conta a tua média só de 12ª ano e só das PI/disciplinas nucleares, pelo que, sejamos sinceros, ambos critérios tendem a favorecer. Tendo feito o primeiro ano em AH e imagina que fazes as 10 cadeiras, ficas com 60 créditos feitos, o que a nível de desempate é relevante, além das equivalências que tens! Espero ter ajudado~

Also, se quiseres consultar melhor, vê aqui:

lisandrasdc

Membro
Matrícula
11 Julho 2019
Podes pedir transferência desde que estejas matriculada num curso. 10% das vagas de um curso são reservadas para os alunos da tranferência pelo que, em LLC, com 200 vagas, têm 20 vagas para isso.
Os critérios são três:
1.º Melhor média obtida no 12.º ano de escolaridade (ponderação 50%); 2.º Melhor média (às décimas) das classificações exigidas nas provas específicas para acesso ao curso, ou melhor média nas disciplinas nucleares do ensino secundário fixadas como provas específicas exigidas para acesso ao curso (ponderação 50%); Critério de desempate: maior número de créditos/ECTS aprovados no curso com que se candidatou, independentemente das possíveis creditações que lhe possam vir a ser atribuídas. Ou seja, a tua média continua a contar, mas conta a tua média só de 12ª ano e só das PI/disciplinas nucleares, pelo que, sejamos sinceros, ambos critérios tendem a favorecer. Tendo feito o primeiro ano em AH e imagina que fazes as 10 cadeiras, ficas com 60 créditos feitos, o que a nível de desempate é relevante, além das equivalências que tens! Espero ter ajudado~

Also, se quiseres consultar melhor, vê aqui:
Muito obrigada! Só tenho mais uma questão, se eu realmente quisesse entrar em LLC este ano, e não conseguisse na 1ª fase de candidaturas e ficasse colocada em AH, e se na 2ª fase fosse novamente tentar entrar em LLC e mesmo assim não conseguisse, continuava com o meu "lugar" em AH? Ele apenas seria cancelado se realmente fosse aceite em LLC certo?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Muito obrigada! Só tenho mais uma questão, se eu realmente quisesse entrar em LLC este ano, e não conseguisse na 1ª fase de candidaturas e ficasse colocada em AH, e se na 2ª fase fosse novamente tentar entrar em LLC e mesmo assim não conseguisse, continuava com o meu "lugar" em AH? Ele apenas seria cancelado se realmente fosse aceite em LLC certo?
Certo, só perdes a vaga se entrares noutro curso!

lisandrasdc

Membro
Matrícula
11 Julho 2019
Certo, só perdes a vaga se entrares noutro curso!
Obrigada! Sendo assim vou colocar LLC em 1ª opção e AH em 2ª opção, se tiver sorte fico colocada em LLC ja na 1ª fase de candidaturas, contudo vou-me inscrever na 2ª fase do exame do ingles caso seja necessário tentar novamente a colocação em LLC na 2ª fase de candidaturas, e se mesmo assim não conseguir entro em AH e farei o que tu me disseste e irei tentar pedir transferência ao fim de 1 ano. :)

• Fabulous
Reactions: Ariana_

Daniellaagos

Membro
Matrícula
21 Abril 2019
Uma questão relativamente ao curso de Artes e Humanidades. Quantas línguas no máximo se pode fazer? 4 como em LLC?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Uma questão relativamente ao curso de Artes e Humanidades. Quantas línguas no máximo se pode fazer? 4 como em LLC?
Não há máximo para a AH. Tens os 60 créditos do Tronco Comum (que incluem 3 níveis de uma mesma língua, obrigatoriamente). Os restantes 120 ECTS são basicamente escolhidos por ti, consoante o percurso que te interessa. No entanto, eu não recomendaria andar a estudar demasiadas línguas porque acabas por ficar nos níveis iniciais em vez de aprofundares.

Daniellaagos

Membro
Matrícula
21 Abril 2019
Não há máximo para a AH. Tens os 60 créditos do Tronco Comum (que incluem 3 níveis de uma mesma língua, obrigatoriamente). Os restantes 120 ECTS são basicamente escolhidos por ti, consoante o percurso que te interessa. No entanto, eu não recomendaria andar a estudar demasiadas línguas porque acabas por ficar nos níveis iniciais em vez de aprofundares.
Ah ok percebo. No caso de LLC (sei que o regulamento mudou recentemente), pode-se começar no 1 semestre 1 ano a ter uma opção livre? Por exemplo:
Estudo da literatura, Estudo da linguagem humana, Estudo das culturas, Coreano I e Inglês (nível que ficar)

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Certo. Posso realizar mais ETC's, por exemplo mais 12 ou 18, para além dos 180? Ou tem de se pagar o que for extra? Há algum limite máximo de disciplinas por semestre?
180 ECTS é o número de créditos que contam para a tua licenciatura. Se fizeres mais, os que excederem ficam apenas como Unidades Curriculares Isoladas e são pagas, sim. Informações sobre os preços a pagas e os limites de ECTS/cadeiras por semestre encontram-se aqui: https://www.letras.ulisboa.pt/pt/do...ras-da-universidade-de-lisboa/5077--1867/file

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
M Artes e Humanidades (FLUL) ou História (FCSH) Humanidades, Secretariado e Tradução 7
Lara Alecrim Estudos Asiáticos vs. Artes e Humanidades Humanidades, Secretariado e Tradução 1
Rafael Ferreira 75 Artes Visuais ou Humanidades ? Ensino Básico 14
M Artes e Humanidades Arquivo 2
M Artes e Humanidades Humanidades, Secretariado e Tradução 4
M como concluir o 12* - artes visuais Ensino Secundário 5
0xiela [FBAUP - FBAUL] Design de Comunicação nas Belas Artes Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
D Consigo entrar em direito através de artes? Ensino Secundário 2
S Mudar de curso de Licenciatura (aluno de Artes para programação) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C ESMAD Escola Superior de Media Artes e Design Instituto Politécnico do Porto 0
saladazul FBAUP FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Universidade do Porto 3
A Exame de Português obrigatório para validar exame de História e Cultura das Artes? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Professor de Educação Visual / Artes no 3º ciclo e no secundário Educação 21
AdriFerreira123 FBAUL Belas Artes continua com o seu prestígio de antes? Universidade de Lisboa 0
Lazuli As Artes Visuais Geral 15
João Francisco 18000 Ensinar Artes Visuais - Geometria Educação 9
Riemann fanboy Melhores cursos de artes Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
TiagoP. (Duvidas) Exame nacional de história cultura das artes - Licenciatura design comunicação Concurso Nacional e Locais - Público 7
Saralvesfalardo Mudança de curso - Faculdade Belas Artes Lisboa Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
astheneix O que é necessário para ser professor de História das Artes? Educação 2
A UTAD - Teatro e Artes Performativas Desporto e Artes do Espetáculo 1
Blasty Candidatos Artes do Espetáculo 2019/2020 Candidatos 2019/2020 2
nunodom Que método de avaliação pedem na candidatura para mestrado de desenho e arte multimédia nas belas artes? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Saralvesfalardo Belas Artes - Empregabilidade Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
M 2ª Fase História da Cultura e das Artes Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
I Artes Visuais (UM), Design de comunicação (FBAUL ou FBAUP) , Design (Aveiro) Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
I Posso fazer o exame de Historia e cultura das artes para substituir o exame de geometria descritiva, mesmo tendo anulado geometria descritiva? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Soualúcia Ciências da Arte e do Património Vs. Desenho na faculdade de belas artes em Lisboa Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
3 Mudar de escola e Artes. Ensino Básico 5
Pedro Braga O que vai sair no exame de história e cultura das artes? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
BUBARITA Cursos de Desenho, Arte Multimédia e Belas Artes em Lisboa Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
Joaojaneiro1 Alguem me poderia dar algum feedback sobre a licenciatura em Desenho ou Pintura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 1
E História e Cultura e das Artes Ensino Secundário 0
C Mestrado em Teoria da Literatura e Pós-graduação em Artes da Escrita Humanidades, Secretariado e Tradução 1
V Que exames (11ºano) posso fazer no curso de artes visuais? Ensino Secundário 2
C Design Gráfico, Artes Plásticas ou Artes Visuais e Tecnologias? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
joaommaia Exame 2019 - História da Cultura e das Artes Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A Mestrado em Artes Cénicas-Universidade de Évora Desporto e Artes do Espetáculo 0
R Indecisão entre Engenharia Informática e Artes e Multimédia com percurso em Animação Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
shymoon Belas Artes e ESAD.CR Arquitetura, Artes Plásticas e Design 14
M Curso de artes performativas Desporto e Artes do Espetáculo 1
L Artes Visuais e Desenho A Ensino Básico 0
C Transferência para Artes Plásticas na FBAUP Arquitetura, Artes Plásticas e Design 1
Mariana Pita ESELx Artes Visuais e Tecnologias - ESELx Instituto Politécnico de Lisboa 2
Magenta FLUL Estudos Artísticos, variante de Artes e culturas comparadas na FLUL Universidade de Lisboa 4
Joaojaneiro1 Palpites para o exame da primeira fase de História da cultura e das artes - 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 23
Luís _Pereira Artes Plásticas Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
Lazuli Artes Visuais ~ Ensino Secundário 32
Kryniawild Curso de Artes Visuais - Porque não? Ensino Básico 32
Joana_Pinto De Ciências para Artes. Design ou Arquitetura? iade/faul Arquitetura, Artes Plásticas e Design 3