Aspiradores a Medicina 2021

AmadoGS

Membro Veterano
Matrícula
12 Maio 2020
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Boa Tarde,

Os aspiradores a medicina de 2020 (que ainda são aspiradores, porque as colocações não saíram) acharam por bem criar este tópico, uma vez que já há muita gente a começar o 12o ano esta semana. Este tópico vai servir para que os aspiradores "veteranos" e os alunos de Medicina ajudem os alunos do secundário a tirar dúvidas sobre o curso de medicina, por isso não hesitem em perguntar.

Boa sorte a todos!!!

Olá a todos!
Antes demais espero que tenham aproveitado as férias porque agora estão oficialmente no último ano do secundário, e no melhor na minha opinião!!!
Bem só vos queria dizer para aproveitarem bem este ano porque passa a correr!!! E além disso desejar-vos sorte para o ano em si e para os futuros exames!
Qualquer dúvida não hesitem em dizer!!
Já agora este ano nós criámos um grupo no whatsapp com outros caloiros e foi fantástico para conhecermos novos colegas, se tiverem oportunidade acho que também devia criar/fazer parte de um, porque sem dúvida não se vão arrepender!
Mais uma vez boa sorte!!!

18629345-0100-aspirador-nilfisk30l.jpg

Boa tarde!
Este ano pretendi candidatar-me à universidade e o curso que quero mesmo muito frequentar é medicina. No entanto, tenho algo que me impede a entrada neste curso. Apesar de ter uma boa média de nota interna, a nota nos exames de biologia e geologia e física e química A não têm a nota mínima como prova de ingresso, o que, por sua vez, me descarta logo a entrada neste curso, para além de diminuir imenso a minha nota de candidatura. Recorri a outras pesquisas e informaram-me sobre a possibilidade de mudança de curso. Isto é: candidatar-me a um curso que me dê o maior número de equivalências para medicina e, após um ano, mudar então para medicina. Contactei as universidades, via email, sobre esta possibilidade e responderam-me que não disponibilizavam vagas de transferência para o curso de medicina. Podem-me dar algum conselho ou até mesmo uma sugestão sobre algo que saibam e que me possa ajudar a entrar em medicina?

P.S: Cheguei a pesquisar também sobre o ano zero mas nenhum universidade me dá essa opção para medicina.

Boa tarde!
Este ano pretendi candidatar-me à universidade e o curso que quero mesmo muito frequentar é medicina. No entanto, tenho algo que me impede a entrada neste curso. Apesar de ter uma boa média de nota interna, a nota nos exames de biologia e geologia e física e química A não têm a nota mínima como prova de ingresso, o que, por sua vez, me descarta logo a entrada neste curso, para além de diminuir imenso a minha nota de candidatura. Recorri a outras pesquisas e informaram-me sobre a possibilidade de mudança de curso. Isto é: candidatar-me a um curso que me dê o maior número de equivalências para medicina e, após um ano, mudar então para medicina. Contactei as universidades, via email, sobre esta possibilidade e responderam-me que não disponibilizavam vagas de transferência para o curso de medicina. Podem-me dar algum conselho ou até mesmo uma sugestão sobre algo que saibam e que me possa ajudar a entrar em medicina?

P.S: Cheguei a pesquisar também sobre o ano zero mas nenhum universidade me dá essa opção para medicina.

Não é possível fazer transferência para Medicina, exceto para a FCS-UBI, mas só estudantes que já estão em Medicina. Como dizes também não há ano zero. As tuas hipóteses são:
1) ficar um ano fora do ensino superior e repetir os exames no ano seguinte;
2) entrar noutro curso e repetir os exames no ano seguinte (alguns cursos semelhantes podem permitir-te ter equivalência a algumas cadeiras quando entrares em Medicina);
3) entrar num curso e fazê-lo até ao fim, e depois concorrer a Medicina pelo Concurso Especial de Acesso para Licenciados.

Gostaria de fazer o mencionado no tópico 2 mas tenho receio que não tenha tempo para fazer as cadeiras que me deiam a equivalência e ainda estudar para os exames nacionais visto que ao fazer o curso não terei apoio no estudo para os exames, o que me torna mais difícil tirar as dúvidas que surgiram em relação às disciplinas em questão, sabendo que as notas dos últimos colocados no ano seguinte são elevadas. Alguém que passou por esta situação, aconselha?

Boa noite.
Desde já vinha pedir ajuda a este fórum, já que me sinto um pouco confuso.
Sou aluno do segundo ano de ciências farmacêuticas na FFUL e gostaria de concorrer ao concurso para licenciados, para ingressar em medicina.
Alguém me sabe dizer como funciona? Como é a experiência. Eu já li o regulamento mas queria uma opinião mais informal e pessoal sobre esta oportunidade.
Obrigado pela ajuda e boa sorte no vosso percurso!

Olá pessoal.
Como nos anos anteriores houve sempre um grupo de aspirantes a medicina, penso que este ano não é exceção... e já está na altura ahaha!!
Podemos partilhar todos os nossos medos e inseguranças e ajudar-nos uns aos outros!!´
Abreijos.

Já há este tópico aqui para os aspirantes 2021/2022, se calhar é melhor juntar os dois 😊

• Like
Reactions: Marianacosta06
Não sou pessoa de desistir, muito menos quando há injustiças!!!
Os alunos precisam de respostas... Há ou não melhorias para o ano??
Não queremos estudar e depois 2 meses antes dos exames tiram-nos os direitos, tal como aconteceu este ano!!!
Assinem e partilhem porfavor, muitos sonhos dependem desta medida! Precisamos de organizar o nosso futuro, e com esta incerteza não o conseguimos!

Gostaria de fazer o mencionado no tópico 2 mas tenho receio que não tenha tempo para fazer as cadeiras que me deiam a equivalência e ainda estudar para os exames nacionais visto que ao fazer o curso não terei apoio no estudo para os exames, o que me torna mais difícil tirar as dúvidas que surgiram em relação às disciplinas em questão, sabendo que as notas dos últimos colocados no ano seguinte são elevadas. Alguém que passou por esta situação, aconselha?

Se quiseres posso te falar do meu percurso. Mas já estou há 2 anos a tentar. No primeiro ano desisti de uma licenciatura e acabei por fazer apenas preparação para os exames. O ano passado conciliei uma licenciatura com a preparação para os exames, e confesso que correram muito melhor por estar mais motivada e também com um ritmo de trabalho muito melhor.

Alguma dúvida que tenhas manda mensagem, estou sempre disponível para ajudar

• Like
Reactions: doctorwhy
Se quiseres posso te falar do meu percurso. Mas já estou há 2 anos a tentar. No primeiro ano desisti de uma licenciatura e acabei por fazer apenas preparação para os exames. O ano passado conciliei uma licenciatura com a preparação para os exames, e confesso que correram muito melhor por estar mais motivada e também com um ritmo de trabalho muito melhor.

Alguma dúvida que tenhas manda mensagem, estou sempre disponível para ajudar
É isso, também senti que o ritmo da universidade ajudou-me a ser mais disciplinada and somehow tinha tempo para conciliar tudo, tendo conseguido subir nos exames e tirado notas na universidade entre 14s e 18s, o que foi bastante útil na parte das equivalências em Medicina (se bem que senti imensa diferença entre repetir 3 ou 2 exames entre o 1º e 2º ano de universidade, respetivamente, em que voltei a concorrer a Medicina, por isso, quanto menos exames a repetir, melhor, obviamente).

O facto de ter feito as cadeiras todas nesse 2º ano em que repeti exames, deu-me mais tranquilidade no processo em si, pois se não entrasse, não deixava cadeiras antigas por fazer. No 1º ano, fiz o contrário e essa ansiedade, de não conseguir entrar e depois ter cadeiras extra para fazer, era um bocado mais pesada. Mas enfim, eventualmente foi o que aconteceu, não entrei nesse ano, mudei de curso e no 2º ano de universidade já fiz tudo como deve ser (uni e exames) e entrei em Medicina. É uma questão quase de tentativa e erro, não há uma fórmula perfeita e quem não entra à primeira tem, por um lado, um percurso semelhante, mas também único à sua maneira.

• Like
Reactions: helenarr