Aspiradores a Medicina 2022

Bom dia! Acham que as médias vão descer? Prevejo que a minha nota de candidatura esteja por volta do 18,2, mas falta uma ou duas décimas para alcançar a média do ano passado...
Com base na comparação entre os exames de FQA e BG de 2020 com os de 2021, a expectativa é que as médias baixem um bocadinho, pelo menos a meu ver. O exame de Matemática A deste ano ainda é uma incógnita, mas supondo que terá a mesma dificuldade do do ano passado, duvido que faça muita diferença. Outro fator a ter em conta são todas as pessoas que vão repetir os exames de FQA e BG este ano, de modo a subirem as médias. Conheço algumas que pretendem fazê-lo para se candidatarem a Medicina, mesmo que isto possa acontecer para qualquer curso superior, basta haver alguém com o objetivo definido de querer ingressar nele.

Depois de todas estas condicionantes que deixei misturadas de uma maneira mais confusa do que a tinha previsto, posso te deixar claro a minha opinião: as médias deverão descer, não para os níveis de 2019, mas sim num intermédio entre essas médias e as do ano passado. Espero ter ajudado nalguma coisa!😄

Olá, alguém que já tenha feito as entrevistas da ualg e possa dar algum feedback em relação ao tipo de perguntas que fazem? Obrigada ☺️

Esperemos que sim (a minha média está 0,4/200 abaixo das do ano passado)! Opiniões muito divergentes em relação aos exames.

Então?
Acham que as médias vão descer este ano? (A rezar internamente)
Com base nos exames de 2021, sim. Com base nos exames deste ano (vá, a maioria das pessoas que tentaria entrar em Med este ano teria apenas feito o exame de Mat A deste ano, mas conheço imensos casos de pessoas que também repetiram FQA e BG), já não sei. Vi imensas opiniões positivas em relação aos exames deste ano, que foram fáceis em geral. Acho que só poderemos prever se as médias vão baixar quando as médias dos exames saírem após as respectivas notas serem lançadas,

Mesmo assim, continuo inclinado para que, sim, as médias descerão, mas lá está, a minha opinião pode ser ligeiramente parcial porque eu mesmo também quero entrar em Med; as médias baixarem seria ótimo.

Epá, as médias terão de baixar. Digo eu, nem que seja apenas um pouco. Os exames de 2020 foram o deboche total . Já é o terceiro concurso em que esses resultados vão contar e a malta que ainda os vai usar não deve ser assim tanta (nem as notas deverão ser assim tão boas visto que vão concorrer novamente) para continuar a inflacionar ainda mais a média. Os exames de 2021 já tiveram uma distribuição de notas que se pode dizer "normal" dentro do possível neste esquema de opcionais que inventaram . Acho que este ano os 3 exames foram semelhantes em termos de dificuldade aos do ano passado; as distribuições devem ser semelhantes . Acho que em 2019 quando ainda achava que queria ser biomédico a fmul estava a 175,8 ou algo semelhante. Os últimos dois anos foram 183 e 183.5 ou por aí. Este ano talvez baixe 1 ou 2 décimas (previsão completamente tirada do ar) e depois comece a voltar ao normal. Mas lá está , só quando tivermos os dados é que vamos poder realmente fazer previsões. E se calhar também digo isto porque é o que quero que aconteça 🤠

Com base nos exames de 2021, sim. Com base nos exames deste ano (vá, a maioria das pessoas que tentaria entrar em Med este ano teria apenas feito o exame de Mat A deste ano, mas conheço imensos casos de pessoas que também repetiram FQA e BG), já não sei. Vi imensas opiniões positivas em relação aos exames deste ano, que foram fáceis em geral. Acho que só poderemos prever se as médias vão baixar quando as médias dos exames saírem após as respectivas notas serem lançadas,

Mesmo assim, continuo inclinado para que, sim, as médias descerão, mas lá está, a minha opinião pode ser ligeiramente parcial porque eu mesmo também quero entrar em Med; as médias baixarem seria ótimo.

Epá, as médias terão de baixar. Digo eu, nem que seja apenas um pouco. Os exames de 2020 foram o deboche total . Já é o terceiro concurso em que esses resultados vão contar e a malta que ainda os vai usar não deve ser assim tanta (nem as notas deverão ser assim tão boas visto que vão concorrer novamente) para continuar a inflacionar ainda mais a média. Os exames de 2021 já tiveram uma distribuição de notas que se pode dizer "normal" dentro do possível neste esquema de opcionais que inventaram . Acho que este ano os 3 exames foram semelhantes em termos de dificuldade aos do ano passado; as distribuições devem ser semelhantes . Acho que em 2019 quando ainda achava que queria ser biomédico a fmul estava a 175,8 ou algo semelhante. Os últimos dois anos foram 183 e 183.5 ou por aí. Este ano talvez baixe 1 ou 2 décimas (previsão completamente tirada do ar) e depois comece a voltar ao normal. Mas lá está , só quando tivermos os dados é que vamos poder realmente fazer previsões. E se calhar também digo isto porque é o que quero que aconteça 🤠
Partilho da opinião que os exames "inflacionados" terminem a sua influência para este ano, ainda para mais as escolas que aumentavam a média interna com a pandemia foram maioritariamente "abatidas". Esperemos que normalizem as médias este ano, para todas as áreas.

Sim, partilho a mesma opinião em relação aos exames de 2020. Mesmo assim duvido que a descida seja tão acentuado ao ponto de as médias voltarem ao que eram em 2019. Que sonho a FMUL voltar a ter como média 17,5. 😭

Olá futuros caloirinhos!
Sou aluna do 2º ano de Medicina da FMUL e tenho um Canal de Youtube onde falo, para além de outros assuntos, da minha experiência na FMUL!
Quando estava a aguardar a entrada na faculdade, na vossa posição, via imensos vídeos sobre Medicina e achei que se poderiam interessar, quer queiram ou não entrar na FMUL.
Deixo aos interessados o link: https://www.youtube.com/channel/UCVckMNAkmqLFDsaFjlJ-IVQ
Espero que seja útil e que gostem!
Boa sorte a todos :D

Olá! :)

Nem sei bem se este é o tópico apropriado para revelar a minha (incrível 🤡) experiência nestas andanças de tentar medicina. Ainda assim vou fazê-lo, porque a situação está de tal maneira crítica que o que me resta é partilhá-la x)

Estou na faculdade - em ciências farmacêuticas - e tive a brilhante e pomposa ideia de, em pleno 2º semestre (cheio de frequências e exames, diga-se de partida), acrescentar à minha bagagem a repetição dos 3 exames nacionais específicos para medicina :D Quando tomei esta decisão pensei, «pow fantástico, vou dar aso ao multitasking e fazer as duas coisas em simultâneo». Adivinhem, nÃo rEsuLtoU...agora que repenso a decisão, é-me claro que esta conjugação teria (quase) tudo para não dar certo, mas ainda assim houve, algum momento neste processo (vá-se lá perceber qual) em que eu pensei que realmente seria uma boa estratégia.

O dilema era: vou repetir os exames nacionais, posso não entrar; se deixar a faculdade e não entrar em medicina irei atrasar um semestre = desastre. Tinha estas ideias a 1000 e estava mesmo sem saber o que fazer, por isso optei pelo que disse. O que se sucede é que fui deixando algumas cadeiras para a época de recurso, agarrando-me à teoria de que iria ter mais tempo para estudar 😎. Agora, confesso que tudo se tornou cansativo. A enorme carga de coisas para fazer deixou-me, muitas vezes, exausta e sem vontade de investir no curso.​
Infelizmente (ninguém diria), não estou a conseguir (neste semestre) ter sucesso na faculdade e estou já com algumas cadeiras pendentes...No meu mindset de há uns meses atrás, este era um dos piores cenários possíveis, e agora está mesmo a acontecer.

Torço, fortemente, para que este esforço (infelizmente com poucos frutos em termos académicos) se reveja nas notas dos exames nacionais, porque, sinceramente, neste momento preciso de perceber se, de facto, tudo valeu a pena :)
That's all :')
Obrigada por lerem esta tese gigante (se chegaram até aqui ahahsjshs) e desculpem a dramaticidade.
Se alguém se identificar, por favor que me aclare a alma, porque neste momento já nem sei o que fazer :))

38c177c9dfa8ea21a41f4da321c26371.jpg

agr que saíram as notas dos exames com que médias estão a contar? no meu caso para já estou a contar com um 181.6, mas ainda estou esperançosa de subir com a revisão da prova de fisicoquímica! esperemos que as médias desçam 🙏

• Like
Reactions: whosofia
agr que saíram as notas dos exames com que médias estão a contar? no meu caso para já estou a contar com um 181.6, mas ainda estou esperançosa de subir com a revisão da prova de fisicoquímica! esperemos que as médias desçam 🙏
hi :)
pelo que vi, 181.2. Também pondero revisão de fq e bio, so fingers crossed haha

• Like
Reactions: diana_olii
estou 18.32... Tive o que estava á espera nos exames menos a fq que provavelmente conseguiria subir umas 2/3 décimas se fosse pedir revisão mas não acho que vá acontecer por isso não devo pedir revisão. Se as médias subirem eu explodo com o país.

• Like
Reactions: rafaela__
Também queria a FMUL mas estou com a média certinha humm medo
Eu achei o exame de Mat ligeiramente fácil, mas não estava de todo nos níveis de facilidade dos exames de FQ e BG de 2020. Na pior das hipóteses a média mantém, mas eu acredito que desça ligeiramente, talvez 2 ou 3 décimas.

• Fabulous
Reactions: pedro132444
Exato os exames este ano foram fáceis mas nada perto dos exames de 2020, até pela grelha das notas da minha escola nota-se claramente uma diferença enorme. Eu acredito também que desçam quase de certeza ,e no mínimo, 2 décimas mas é esperar e ver.
Post automatically merged:

Alguém tem grupo no whats de aspiradores a medicina deste ano??

Superei as expetativas e tive 196 a bio, 197 a mat e 180 a fq. Ainda subi a interna para 195 e fiquei com média de acesso de 193. Por acaso não esperava nada que fosse correr tão bem e foi grande alívio depois de ter decidido desistir do curso neste ano.

Agora falta mesmo só decidir entre a NMS e FMUL 🤔

Superei as expetativas e tive 196 a bio, 197 a mat e 180 a fq. Ainda subi a interna para 195 e fiquei com média de acesso de 193. Por acaso não esperava nada que fosse correr tão bem e foi grande alívio depois de ter decidido desistir do curso neste ano.

Agora falta mesmo só decidir entre a NMS e FMUL 🤔
Fantástico! Excelentes resultados. Parabéns (nem vou desejar boa sorte porque a colocação já é garantida ahah)! 😀