Obrigado! Sinceramente foi tão melhor do que as minhas notas há 3 anos que ainda estou um bocado em choque por basicamente poder escolher para onde vou e pelo facto de basicamente não haver nervos nenhuns por saber que vou entrar na que escolher.
Depois de um ano todo em stress para mudar de curso, quase que não estou a lidar com a sua falta
Obrigado! Sinceramente foi tão melhor do que as minhas notas há 3 anos que ainda estou um bocado em choque por basicamente poder escolher para onde vou e pelo facto de basicamente não haver nervos nenhuns por saber que vou entrar na que escolher.
Depois de um ano todo em stress para mudar de curso, quase que não estou a lidar com a sua falta
Compreendo-te. Terminei o secundário no ano passado e os exames correram todos como gostaria à primeira. Pude escolher livremente para onde queria ir porque as minhas notas assim mo permitiram e a sensação de não haver barreiras que limitam as escolhas é realmente incrível.
Deixaste a Engenharia mas tenho a certeza que, mesmo não te deixando tão realizado quanto gostarias, te trouxe outra maturidade e uma forma diferente de encarar os desafios. Vai correr tudo bem em Medicina.
(Medicina foi a minha 2a opção, no ano passado. É realmente incrível e ainda hoje penso um bocadinho nela porque há imensa coisa que me fascina, mas acho que estou bem onde estou e não tenho intenções de mudar. A minha área é bastante diversificada e quem sabe se no futuro não estarei a trabalhar num ambiente desse género (?) )
Espero que tenham obtido as notas que pretendiam! If not, let your emotions out e dentro das várias alternativas que existem, por mais que o cenário pareça terrível, enquanto não desistirem (e se “desistirem” e encontrarem outro curso que adorem, que acontece também imenso, it’s totally okay), entrar em Medicina é possível. Seja pelo CNA, seja pelos licenciados. Seja parando um ano para melhorar exames, seja indo para outro curso como plano B, melhorando ou não os exames. Seja cá, seja lá fora. You can do it.
E futuros candidatos, especialmente os que tiverem dúvidas sobre a FML, estejam à vontade para colocar questões. Parece que ontem estava desse lado e agora já se vai a caminho do 5.º ano hihihi
Maltinha, tentei fazer uma sondagem para termos uma ideia melhor das médias de medicina até agora. Espero que ajude qualquer coisa. Se notarem algum erro avisem que eu tento corrigir. Está aqui o link:
Acham que tenho alguma possibilidade de entrar em medicina com média de 181,5?
Estou a desesperar. Sempre foi o meu sonho e estou a ver que não o vou conseguir concretizar.
Acham que tenho alguma possibilidade de entrar em medicina com média de 181,5?
Estou a desesperar. Sempre foi o meu sonho e estou a ver que não o vou conseguir concretizar.
Olá!
Até sairem as colocações estamos (a meu ver) envolvidos num ambiente de incógnita. Tens uma boa média, pelo que creio que não seja impossível entrares :))
Mas se isso não acontecer certamente surgirão, no futuro, novas oportunidades para que possas atingir esse objetivo.
Não desanimes e boa sorte <3
Olá aspiradores! Com o exame de Mat A, a minha média de candidatura ficou 18,6 valores. Espero estar na FMUL em setembro, e também espero ver-vos todos lá!
Achas que me podias esclarecer acerca do facto dos semestres estarem divididos em módulos versus UCs mais "tradicionais"?
Além disso, como funcionam os estágios antes dos anos clínicos ? E nos anos clínicos? Existe alguma lista acessível de sítios onde os alunos da FMUL podem estagiar ?
Parece algo muito diferente, mas vai dar praticamente ao mesmo, com a nuance dos exames serem integrados com as várias cadeiras/áreas disciplinares de cada módulo e a nota final do módulo (que corresponde a x ECTS) albergar uma data de elementos (avaliação contínua de cada área disciplinar, avaliação prática de cada - se existir -, exame teórico integrado, por exemplo) e, a meu ver ou naquilo que foi a minha experiência e notas que tirei, acaba por aumentar a probabilidade da nota final ser boa, já que cada elemento acaba por valer uma determinada percentagem não muito significativa (se não correr muito bem, por exemplo, uma avaliação prática como uma oral, não tem uma grande repercussão na nota final). A diferença para aquilo que chamas de "tradicional", é que tens uma única área disciplinar, que tem a sua avaliação contínua, prática e/ou teórica (dependendo do que é definido pela regência) e daí resulta uma nota final que vale x ECTS. Aqui o peso de cada elemento será obviamente maior na nota final. Imaginando que apenas tens um exame teórico no final do semestre e nada mais, a nota que tiveres aí, é a nota final.
Isto dos módulos tem o objetivo de integrar melhor a matéria ao longo dos anos. Temáticas semelhantes ou com alguma relação mais próxima estão num mesmo módulo. Há módulos em que essa relação é mais óbvia e útil do que noutros, depende. Para dar um exemplo, o módulo de Neurociências do 2º ano está muito bem integrado e engloba como áreas disciplinares/cadeiras: Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neurofarmacologia e Psicologia. Cada cadeira tem o seu guião, com a sua descrição, com determinada avaliação contínua e/ou prática e depois no final, tens o exame teórico com tudo integrado. Ah outra vantagem é que são exames até grandinhos e como cada pergunta vale, assim, relativamente pouco, existe maior margem de erro e mais facilmente se tira boa nota.
De qualquer forma, também temos cadeiras que estão "sozinhas" e têm a sua avaliação própria e nota final que corresponde a x ECTS no final. Não está tudo tudo integrado em módulos. Estes exames até acabam por ser mais "assustadores" porque são mais pequenos que os outros, então cada pergunta vale mais. Mas faz-se :)
Mais vantagens, a meu ver (copiado deste post):
- Menos exames por época, do que se fossem cadeiras isoladas e como a matéria se relaciona entre si, pode facilitar a compreensão da mesma; no próprio exame, mesmo que se esteja menos preparado para a área disciplinar x, tens a y e a z que podem ajudar a subir a nota (se fosse tudo em separado, ficarias talvez na cadeira x com uma nota mais baixinha); and also cada elemento de avaliação dentro de cada área disciplinar de um módulo tem uma percentagem menor, por englobar muitas coisas dentro dele - por exemplo, a oral parece um bicho de sete cabeças, mas, na realidade, pelo menos em neuroanatomia, valeu 8% de todo o módulo (que englobava elementos de avaliação de neuroanatomia, neurofisiologia, neurofarmacologia e psicologia - o que ajuda a diluir a percentagem que cada parte vale na nota final).
- Com esta questão dos módulos, a matéria é leccionada de forma faseada e progressiva, existindo então várias cadeiras, ao longo dos semestres, relacionadas com as Anatomias, Farmacologia, Fisiologia, ..., o que permite que todo o seu conteúdo extensíssimo não seja logo dado num semestre só, de uma vez, como pode acontecer noutras faculdades.
Desvantagem:
- Como já tinha dito, nem todos têm a melhor das integrações entre as várias áreas disciplinares - talvez no 1º ano, principalmente no 1º semestre, a integração não é tão visível, mas depois no 2º ano a coisa melhora e muito - also, claro que temos que estudar mais matéria por exame, porque são várias áreas disciplinares envolvidas.
Espero que a explicação toda não tenha sido confusa ahahah
Além disso, como funcionam os estágios antes dos anos clínicos ? E nos anos clínicos? Existe alguma lista acessível de sítios onde os alunos da FMUL podem estagiar ?
Copiando de uma publicação antiga com mais info:
Em todos os anos pré-clínicos (1º-3º ano) temos algum contacto com a realidade da medicina, tanto hospitalar como no centro de saúde, através de estágios de curta/média duração. A meu ver, é o suficiente para aquilo que é ainda o nosso conhecimento da parte mais clínica nesses anos.
- Estágio de enfermagem (2 semanas) num hospital (acompanhamos enfermeiros no serviço e serve para perceber o seu papel importante nas equipas multidisciplinares) + estágio no centro de saúde (2 semanas) com um médico de família (acompanhar consultas e poderás sempre praticar alguns gestos clínicos como auscultação, otoscopia, análise de exames imagiológicos, entre outras coisas - tudo depende do teu tutor) - final do 1º ano;
- Estágio no centro de saúde (mesma coisa que o anterior - aquilo que vês e praticas também depende dos utentes que apanhas em consulta: por exemplo, neste até vi a colocação de um DIU, coisa que não ocorre todos os dias, pelo menos no centro de saúde onde fiz o estágio) - entre os dois semestres do 2º ano;
- Estágio hospitalar (+- 1 mês) - final do 3º ano.
Nos anos clínicos, com a atual reforma, a duração do estágio varia muito consoante a especialidade em que estamos e até mesmo qual dos semestres (temos um semestre/bloco A e B, em que cada metade do ano está rotativamente). O meu ano estreou a reforma este ano (4º) e o semestre com mais estágios é o A. Basicamente todas as semanas, todas as manhãs, estivemos a estagiar. Quanto maior o peso de certa especialidade, maior a duração. Por ex, Medicina Interna são 4 semanas, Cardiologia são 2 semanas, Ortopedia é 1 semana, etc. No semestre B, já não era bem assim, tínhamos estágio em algumas manhãs, aulas teórico-práticas de tarde, era mais variável. Agora o meu 5º ano vai ser mais um ano de estreia da Reforma, portanto sobre isso só saberei responder daqui a um ano :) But so far, tem corrido bem e finalmente o rácio tutor/aluno diminuiu imenso (2 alunos para 1 tutor ou até mesmo 1 aluno para 1 tutor, a maioria das vezes).
O estágio no centro de saúde pode ser, geralmente, onde quiseres. Eu fiz sempre no meu centro de saúde (no 1º ano, no 2º ano e agora no 4º ano), na minha cidade (sou estudante deslocada).
Sobre hospitais, nos vários anos costumam ser:
- Hospital de Santa Maria,
- Hospital Pulido Valente
- Hospital Beatriz Ângelo
- Hospital Garcia de Orta
- Fundação Champalimaud (Cirurgia Geral - anos clínicos)
- Lusíadas
- Hospital de Cascais
- HFF (Amadora-Sintra) (Medicina - NMS ou FMUL)
Post automatically merged:
Acrescento esta tabela no link abaixo que tem todos os módulos e respetivas áreas disciplinares mais especificadas (acho que o plano de estudos no site só mostra os módulos de forma mais resumida), também já atualizado com o novo currículo do 5.º ano + lista de cadeiras que se podem fazer como optativas:
Deve dar, em princípio se subir, penso que não subirá mto a média do último colocado. Já noutro tópico aqui da uniarea de “previsões médias medicina 2022” discutimos mto estes assuntos, e não dá pra prever ao certo. São mtas variáveis em ter em conta, tudo depende dos candidatos. Portanto o melhor é mesmo aproveitares as férias. De qualquer forma entras na FMUL. Boa sorte!!
Estou a concorrer pela segunda vez e apesar de ter subido bastante a minha média em relação ao ano passado ainda é uma média baixa para os padrões atuais. Estive este ano em enfermagem em Aveiro mas no segundo semestre parei de ir às aulas para repetir os exames e por isso só fiz 2 cadeiras (aquelas em que não chumbei por faltas). Tenho medo de não entrar outra vez e ver me aflita com o curso atual onde estou.
Acham que com 181,5 consigo entrar pelo menos nos Açores tendo em conta que o último colocado entrou com 182,8 o ano passado? A minha primeira opção é a fmuc seguida pela ubi, mas não me parecem cenários reais.
Estou a concorrer pela segunda vez e apesar de ter subido bastante a minha média em relação ao ano passado ainda é uma média baixa para os padrões atuais. Estive este ano em enfermagem em Aveiro mas no segundo semestre parei de ir às aulas para repetir os exames e por isso só fiz 2 cadeiras (aquelas em que não chumbei por faltas). Tenho medo de não entrar outra vez e ver me aflita com o curso atual onde estou.
Acham que com 181,5 consigo entrar pelo menos nos Açores tendo em conta que o último colocado entrou com 182,8 o ano passado? A minha primeira opção é a fmuc seguida pela ubi, mas não me parecem cenários reais.
hey, enfermagem é em politécnico e medicina é na UC, por isso acho que não consegues pedir equivalências. Os melhores cursos para pedires equivalências para o MIM é o MIMD ou Ciências Farmacêuticas.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.