Aspiradores a Medicina 2022

Olá! Juntamente com dois amigos meus, decidimos criar este grupo de wpp para que futuros caloiros da fmup possam entrar, conversar entre si e tirarem possíveis dúvidas ou curiosidades que tenham sobre a faculdade! Acabamos agora o 1° ano, mas o sentimento de dúvida e receio que vocês têm ainda está muito presente em nós! Sintam-se mesmo à vontade para falar lá quando quiserem! Boa sorte a todos 🫶 caloiros fmup 22/23
Post automatically merged:

Exato os exames este ano foram fáceis mas nada perto dos exames de 2020, até pela grelha das notas da minha escola nota-se claramente uma diferença enorme. Eu acredito também que desçam quase de certeza ,e no mínimo, 2 décimas mas é esperar e ver.

Alguém tem grupo no whats de aspiradores a medicina deste ano??
Olá Pedro! Caso a fmup seja uma das tuas opções, tens aqui: caloiros fmup 22/23

Última edição:
  • Like
Reactions: LeoSF
A todos os que se candidataram ou que ainda se vão candidatar este ano:

MUITO BOA SORTE PARA O CONCURSO NACIONAL DE ACESSO!

Vão ver que dentro de pouco tempo terão a confirmação de que o vosso trabalho valeu a pena e que todo o esforço que empenharam foi recompensado! E mesmo que não entrem já (que foi o meu caso), lembrem-se que as maiores batalhas são dadas aos guerreiros mais fortes e que com foco e dedicação vão, decerto, conseguir entrar em Medicina e conseguir tudo quanto desejam!
Mantenham a esperança! Nunca a percam!

Se tiverem alguma dúvida, já sabem! Não hesitem.

Um grande abraço! 🍀🍀

A todos os que se candidataram ou que ainda se vão candidatar este ano:

MUITO BOA SORTE PARA O CONCURSO NACIONAL DE ACESSO!

Vão ver que dentro de pouco tempo terão a confirmação de que o vosso trabalho valeu a pena e que todo o esforço que empenharam foi recompensado! E mesmo que não entrem já (que foi o meu caso), lembrem-se que as maiores batalhas são dadas aos guerreiros mais fortes e que com foco e dedicação vão, decerto, conseguir entrar em Medicina e conseguir tudo quanto desejam!
Mantenham a esperança! Nunca a percam!

Se tiverem alguma dúvida, já sabem! Não hesitem.

Um grande abraço! 🍀🍀
Olá! Entre a FMUL e a NMS qual achas que têm mais vantagens? Imagino que só saibas da fmul, mas pode ser que saibas de testemunhos de outras pessoas. É que meti fmul como segunda opção, mas nem consigo perceber quais as cadeiras da faculdade 😭😭

• Love
Reactions: FranciscoG.
Olá! Entre a FMUL e a NMS qual achas que têm mais vantagens? Imagino que só saibas da fmul, mas pode ser que saibas de testemunhos de outras pessoas. É que meti fmul como segunda opção, mas nem consigo perceber quais as cadeiras da faculdade 😭😭
Olá!!!
Bem eu tenho amigos na NMS também pelo que vou tentar esclarecer-te.
Na realidade, eu não acho que haja uma diferença muito significativa entre ambas. Na FML nós temos as cadeiras organizadas por módulos, ou seja: quando lês Módulo II.I significa que vais ter, a contar para a nota a esse módulo, as cadeiras de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
Ou seja, tu tens as cadeiras em separado, mas, como elas têm conteúdos inter-relacionados, estão agrupadas e, para isso, para além da avaliação contínua a cada cadeira (oral de Anatomia e práticas de Bioquímica - Fisiologia, no Módulo II.I, não tem nada de avaliação contínua) tens depois um exame final, de escolha múltipla que aborda conteúdos das 3 cadeiras (tipo perguntas misturadas de Bioquímica, Anatomia e Fisiologia). Isto tem uma grande vantagem: tu consegues aprovar ao módulo com uma nota razoável mesmo que, por exemplo, uma das cadeiras não te saia tão bem, o que reduz as chances de deixares alguma coisa por fazer.
Na NMS as cadeiras são separadas mas vai dar tudo ao mesmo - e este ano eles vão mudar o plano curricular, aproximando-o da configuração da FML, mas sem os módulos.
Portanto, isto para dizer que não existe uma diferença significativa entre a NMS e a FML. Normalmente, as pessoas optam pela NMS porque dizem que começam a parte mais clínica do curso mais cedo (no terceiro ano) enquanto que na FML é no quarto ano que começa a clínica. No entanto, o preço a pagar, é terem de dar a teoria toda na mesma num espaço de tempo mais curto (para teres noção, até este ano, na NMS, a Anatomia era TODA dada no primeiro semestre do 1o ano, enquanto que, na FML ela está distribuída pelos dois semestres). Aparentemente pensas: Yupiii vou ficar descansado logo! Mas quando perceberes o que estudar Anatomia envolve, vês logo que não compensa - e é por isso que eles mudaram o plano curricular, tens de checkar melhor na net como é que o curso vai estar organizado lá.
Quem escolhe a FML, e aqui sou suspeito, escolhe habitualmente por ser uma escola clássica, por querer sentir o ambiente do Hospital de Santa Maria, pelas atividades que há na nossa Faculdade e que são IMENSAASS. Desde a Noite da Medicina, passando pelas Olimps, até ao Sarau Cultural, e tantas tantas outras coisas. E pelo prestígio (que, é claro, a NMS também tem).
Cabe-te a ti pesares agora na balança o que te compensa ou não compensa! Mas qualquer que seja a escolha, estás bem servido!
Se tiveres mais alguma questão, dispõe!!!!
Espero ter ajudado!!

Francisco 😊

Última edição:
Olá!!!
Bem eu tenho amigos na NMS também pelo que vou tentar esclarecer-te.
Na realidade, eu não acho que haja uma diferença muito significativa entre ambas. Na FML nós temos as cadeiras organizadas por módulos, ou seja: quando lês Módulo II.I significa que vais ter, a contar para a nota a esse módulo, as cadeiras de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
Ou seja, tu tens as cadeiras em separado, mas, como elas têm conteúdos inter-relacionados, estão agrupadas e, para isso, para além da avaliação contínua a cada cadeira (oral de Anatomia e práticas de Bioquímica - Fisiologia, no Módulo II.I, não tem nada de avaliação contínua) tens depois um exame final, de escolha múltipla que aborda conteúdos das 3 cadeiras (tipo perguntas misturadas de Bioquímica, Anatomia e Fisiologia). Isto tem uma grande vantagem: tu consegues aprovar ao módulo com uma nota razoável mesmo que, por exemplo, uma das cadeiras não te saia tão bem, o que reduz as chances de deixares alguma coisa por fazer.
Na NMS as cadeiras são separadas mas vai dar tudo ao mesmo - e este ano eles vão mudar o plano curricular, aproximando-o da configuração da FML, mas sem os módulos.
Portanto, isto para dizer que não existe uma diferença significativa entre a NMS e a FML. Normalmente, as pessoas optam pela NMS porque dizem que começam a parte mais clínica do curso mais cedo (no terceiro ano) enquanto que na FML é no quarto ano que começa a clínica. No entanto, o preço a pagar, é terem de dar a teoria toda na mesma num espaço de tempo mais curto (para teres noção, até este ano, na NMS, a Anatomia era TODA dada no primeiro semestre do 1o ano, enquanto que, na FML ela está distribuída pelos dois semestres). Aparentemente pensas: Yupiii vou ficar descansada logo! Mas quando perceberes o que estudar Anatomia envolve, vês logo que não compensa - e é por isso que eles mudaram o plano curricular, tens de checkar melhor na net como é que o curso vai estar organizado lá.
Quem escolhe a FML, e aqui sou suspeito, escolhe habitualmente por ser uma escola clássica, por querer sentir o ambiente do Hospital de Santa Maria, pelas atividades que há na nossa Faculdade e que são IMENSAASS. Desde a Noite da Medicina, passando pelas Olimps, até ao Sarau Cultural, e tantas tantas outras coisas. E pelo prestígio (que, é claro, a NMS também tem).
Cabe-te a ti pesares agora na balança o que te compensa ou não compensa! Mas qualquer que seja a escolha, estás bem servido!
Se tiveres mais alguma questão, dispõe!!!!
Espero ter ajudado!!

Francisco 😊
Obrigado! Foi a primeira vez que percebi realmente como é que funcionam as cadeiras na FMUL. Um grande abraço e tudo de bom !!

• Like
Reactions: Afonso Pinto
  • Love
Reactions: FranciscoG.
Olá!!

Parece algo muito diferente, mas vai dar praticamente ao mesmo, com a nuance dos exames serem integrados com as várias cadeiras/áreas disciplinares de cada módulo e a nota final do módulo (que corresponde a x ECTS) albergar uma data de elementos (avaliação contínua de cada área disciplinar, avaliação prática de cada - se existir -, exame teórico integrado, por exemplo) e, a meu ver ou naquilo que foi a minha experiência e notas que tirei, acaba por aumentar a probabilidade da nota final ser boa, já que cada elemento acaba por valer uma determinada percentagem não muito significativa (se não correr muito bem, por exemplo, uma avaliação prática como uma oral, não tem uma grande repercussão na nota final). A diferença para aquilo que chamas de "tradicional", é que tens uma única área disciplinar, que tem a sua avaliação contínua, prática e/ou teórica (dependendo do que é definido pela regência) e daí resulta uma nota final que vale x ECTS. Aqui o peso de cada elemento será obviamente maior na nota final. Imaginando que apenas tens um exame teórico no final do semestre e nada mais, a nota que tiveres aí, é a nota final.

Isto dos módulos tem o objetivo de integrar melhor a matéria ao longo dos anos. Temáticas semelhantes ou com alguma relação mais próxima estão num mesmo módulo. Há módulos em que essa relação é mais óbvia e útil do que noutros, depende. Para dar um exemplo, o módulo de Neurociências do 2º ano está muito bem integrado e engloba como áreas disciplinares/cadeiras: Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neurofarmacologia e Psicologia. Cada cadeira tem o seu guião, com a sua descrição, com determinada avaliação contínua e/ou prática e depois no final, tens o exame teórico com tudo integrado. Ah outra vantagem é que são exames até grandinhos e como cada pergunta vale, assim, relativamente pouco, existe maior margem de erro e mais facilmente se tira boa nota.

De qualquer forma, também temos cadeiras que estão "sozinhas" e têm a sua avaliação própria e nota final que corresponde a x ECTS no final. Não está tudo tudo integrado em módulos. Estes exames até acabam por ser mais "assustadores" porque são mais pequenos que os outros, então cada pergunta vale mais. Mas faz-se :)

Mais vantagens, a meu ver (copiado deste post):
- Menos exames por época, do que se fossem cadeiras isoladas e como a matéria se relaciona entre si, pode facilitar a compreensão da mesma; no próprio exame, mesmo que se esteja menos preparado para a área disciplinar x, tens a y e a z que podem ajudar a subir a nota (se fosse tudo em separado, ficarias talvez na cadeira x com uma nota mais baixinha); and also cada elemento de avaliação dentro de cada área disciplinar de um módulo tem uma percentagem menor, por englobar muitas coisas dentro dele - por exemplo, a oral parece um bicho de sete cabeças, mas, na realidade, pelo menos em neuroanatomia, valeu 8% de todo o módulo (que englobava elementos de avaliação de neuroanatomia, neurofisiologia, neurofarmacologia e psicologia - o que ajuda a diluir a percentagem que cada parte vale na nota final).
- Com esta questão dos módulos, a matéria é leccionada de forma faseada e progressiva, existindo então várias cadeiras, ao longo dos semestres, relacionadas com as Anatomias, Farmacologia, Fisiologia, ..., o que permite que todo o seu conteúdo extensíssimo não seja logo dado num semestre só, de uma vez, como pode acontecer noutras faculdades.

Desvantagem:
- Como já tinha dito, nem todos têm a melhor das integrações entre as várias áreas disciplinares - talvez no 1º ano, principalmente no 1º semestre, a integração não é tão visível, mas depois no 2º ano a coisa melhora e muito - also, claro que temos que estudar mais matéria por exame, porque são várias áreas disciplinares envolvidas.

Espero que a explicação toda não tenha sido confusa ahahah

Copiando de uma publicação antiga com mais info:
Em todos os anos pré-clínicos (1º-3º ano) temos algum contacto com a realidade da medicina, tanto hospitalar como no centro de saúde, através de estágios de curta/média duração. A meu ver, é o suficiente para aquilo que é ainda o nosso conhecimento da parte mais clínica nesses anos.
- Estágio de enfermagem (2 semanas) num hospital (acompanhamos enfermeiros no serviço e serve para perceber o seu papel importante nas equipas multidisciplinares) + estágio no centro de saúde (2 semanas) com um médico de família (acompanhar consultas e poderás sempre praticar alguns gestos clínicos como auscultação, otoscopia, análise de exames imagiológicos, entre outras coisas - tudo depende do teu tutor) - final do 1º ano;
- Estágio no centro de saúde (mesma coisa que o anterior - aquilo que vês e praticas também depende dos utentes que apanhas em consulta: por exemplo, neste até vi a colocação de um DIU, coisa que não ocorre todos os dias, pelo menos no centro de saúde onde fiz o estágio) - entre os dois semestres do 2º ano;
- Estágio hospitalar (+- 1 mês) - final do 3º ano.

Nos anos clínicos, com a atual reforma, a duração do estágio varia muito consoante a especialidade em que estamos e até mesmo qual dos semestres (temos um semestre/bloco A e B, em que cada metade do ano está rotativamente). O meu ano estreou a reforma este ano (4º) e o semestre com mais estágios é o A. Basicamente todas as semanas, todas as manhãs, estivemos a estagiar. Quanto maior o peso de certa especialidade, maior a duração. Por ex, Medicina Interna são 4 semanas, Cardiologia são 2 semanas, Ortopedia é 1 semana, etc. No semestre B, já não era bem assim, tínhamos estágio em algumas manhãs, aulas teórico-práticas de tarde, era mais variável. Agora o meu 5º ano vai ser mais um ano de estreia da Reforma, portanto sobre isso só saberei responder daqui a um ano :) But so far, tem corrido bem e finalmente o rácio tutor/aluno diminuiu imenso (2 alunos para 1 tutor ou até mesmo 1 aluno para 1 tutor, a maioria das vezes).

O estágio no centro de saúde pode ser, geralmente, onde quiseres. Eu fiz sempre no meu centro de saúde (no 1º ano, no 2º ano e agora no 4º ano), na minha cidade (sou estudante deslocada).

Sobre hospitais, nos vários anos costumam ser:
- Hospital de Santa Maria,
- Hospital Pulido Valente
- Hospital Beatriz Ângelo
- Hospital Garcia de Orta
- Fundação Champalimaud (Cirurgia Geral - anos clínicos)
- Lusíadas
- Hospital de Cascais
- HFF (Amadora-Sintra)
(Medicina - NMS ou FMUL)

Acrescento esta tabela no link abaixo que tem todos os módulos e respetivas áreas disciplinares mais especificadas (acho que o plano de estudos no site só mostra os módulos de forma mais resumida), também já atualizado com o novo currículo do 5.º ano + lista de cadeiras que se podem fazer como optativas:

Tem se farmacologia no 1 ano? Tenho uma amiga que vai agora para o 2 ano de medicina na FMUL e não teve farmacologia no 1ano. No entanto, nesse documento aparece essa cadeira no 1 ano

Tem se farmacologia no 1 ano? Tenho uma amiga que vai agora para o 2 ano de medicina na FMUL e não teve farmacologia no 1ano. No entanto, nesse documento aparece essa cadeira no 1 ano
Eu também não tive, mas talvez este ano tenha sido introduzida no programa.

Eu também não tive, mas talvez este ano tenha sido introduzida no programa.
Não, essa farmacologia também já aparecia nessa listagem de cadeiras quando eu estava no 1° ano… no fenix também aparece. Nunca percebi bem porque é que aparece sinceramente, farmacologia “a sério” é dada no 2° e 3° ano. Já não sei se há alguma aula teórica com a prof responsável sobre algum tema mais geral que foque conceitos mt básicos de farmacologia no 1° ano para relacionar com o resto do módulo, mas não me recordo… de qualquer forma, tudo o resto que aparece, temos mesmo, ignora só essa linha da tabela 😂

Não, essa farmacologia também já aparecia nessa listagem de cadeiras quando eu estava no 1° ano… no fenix também aparece. Nunca percebi bem porque é que aparece sinceramente, farmacologia “a sério” é dada no 2° e 3° ano. Já não sei se há alguma aula teórica com a prof responsável sobre algum tema mais geral que foque conceitos mt básicos de farmacologia no 1° ano para relacionar com o resto do módulo, mas não me recordo… de qualquer forma, tudo o resto que aparece, temos mesmo, ignora só essa linha da tabela 😂
Ok, obrigado!

• Like
Reactions: doctorwhy
Olá, estou com algumas dúvidas em relação à preferência entre a FMUC e a FMUL. Tenho ambas as universidades como pilares da medicina portuguesa e reconheço diversas das suas diferenças, mas gostava de uma opinião externa, por favor.
olá! antes de mais, qualquer dúvida que tenhas sobre a FMUC estás à vontade para perguntar. quanto à tua questão, acho que esta é a melhor resposta Faculdade de medicina. Lisboa ou Coimbra?
todas as faculdades vão ter as suas vantagens e desvantagens, que mudam de pessoa para pessoa porque cada um tem prioridades diferentes, mas no fundo aprende-se o mesmo em todas (:

olá! antes de mais, qualquer dúvida que tenhas sobre a FMUC estás à vontade para perguntar. quanto à tua questão, acho que esta é a melhor resposta Faculdade de medicina. Lisboa ou Coimbra?
todas as faculdades vão ter as suas vantagens e desvantagens, que mudam de pessoa para pessoa porque cada um tem prioridades diferentes, mas no fundo aprende-se o mesmo em todas (:
Acho que a FMUC já está escolhida ahaha mas obrigado pelo apoio :)

Olá a todos!!!!

Bem sei que muitos de vocês conhecerão outros alunos que querem entrar em Medicina, não neste mas noutros anos e bem sei que muitos de vocês têm ainda algumas reticências quanto à entrada ou não no curso.
Bem sei, também, que no contexto dessas dúvidas todas, os Exames Nacionais são o verdadeiro bicho de 7 cabeças! E eu gostava de dar o meu contributo para amenizá-lo!
Pedia a todos, encarecidamente, que visualizassem o meu anúnico na plataforma Superprof ( Francisco : O meu nome é Francisco Ganço. Sou estudante de Medicina na FMUL, no qual ingressei com média de 190,8. Precisas de ajuda a Biologia e Geologia? Conta comigo! )! ❤️❤️
Se precisarem de ajuda a preparar o Exame de Biologia e Geologia para o ano ou conhecerem alunos que eventualmente necessitarão desta ajuda, podem contar comigo para estar ao vosso lado nessa preparação! ❤️❤️

Obrigado a todos!!! E não hesitem! 🥰🥰
Francisco

• Like
Reactions: Joana Calado