Aspirantes a Direito 2019/2020

Que faculdade de direito estás a pensar em pôr em 1ª opção?

• Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes

Votes: 0 0.0%
  • Universidade Autónoma

• Universidade Europeia

• Universidade Lusófona de Lisboa

• Total voters
    105
Status
Não está aberto para novas mensagens.
Muito obrigado! Não sabia da alteração das provas de ingresso, assim já me sinto mais tranquilo.
De momento não tenho mais nenhuma dúvida, estava principalmente preocupado. 😂
De nada😊! Qualquer coisa, se no dia das matrículas te sentires perdido ou assim já sabes!

Boa Noite
Sei que este assunto já foi meio abordado anteriormente mas queria fazer algumas perguntas relativamente aos livros da faculdade, se são muito caros (e se sim se existe alguma maneira de os obter de forma mais barata)e se terei que mudar de livros a cada semestre?
No que toca aos apontamentos o que acham essencial para as aulas, folhas, cadernos, ou o computador?
Agradecia a quem me pudesse responder a estas questões. Obrigado
Olá, Maria!!
Devo dizer que a maior parte dos custos associados à universidade e à licenciatura de Direito em si é relacionada com os manuais. São livros grandes mas, à exceção de algumas cadeiras, não tens de os substituir todos os semestres porque a maior parte das cadeiras do 2º semestre são continuação das do 1º semestre. Podes contar em gastar cerca de 30-40€ por manual, mas claro que há outras maneiras de os adquirir: podes comprar usados, pedir emprestados ou até fotocopiar. Aliás, vais ver que há algumas cadeiras em que, apesar de o professor os recomendar, não precisas dos livros de todo (podes falar sobre isso com pessoas mais velhas da tua faculdade para te pores a par das cadeiras em que isso acontece). Para além disso, vais ter um gasto regular em códigos e todo o tipo de legislação. Os códigos costumam custar entre 10 e 20€, mas claro que existem códigos e compilações de legislação que custam mais do que isso. Aqui é que deves fazer um esforço por ter as publicações oficiais de editora ou pelo menos documentos oficiais, quando assim é o caso. Vai implicar uma despesa considerável em fotocópias e códigos, mas não te preocupes porque a maior parte destes servem-te por muitos e muitos anos!
Quanto aos apontamentos, podes fazê-los da maneira que quiseres. Se já tens um método que funciona, trabalha com esse. Em regra, umas poucas folhas de papel e uma caneta são suficientes para uma aula. A partir daí, tu é que vais percebendo o que funciona melhor para ti.
Pronto, espero que te tenha esclarecido. Não hesites em perguntar se tiveres mais dúvidas. Beijinhos! :)

Sou de Lisboa 😁
O que e que te empurrou para direito?
Foi um bocado exclusão de partes 😂 fiz ciências e tecnologias no secundário e tive a certeza de que não gostava de nada relacionado com essa área. Então claramente iria seguir um curso na área das humanidades. Sempre ouvi dizer que Direito era o curso que mais saídas profissionais podia oferecer e que dava uma boa formação base e até me pareceu e parece muito interessante e acho que posso vir mesmo a gostar (só terei a certeza se experimentar). Outro curso que eu coloquei como segunda opção foi Estudos Asiáticos na faculdade de letras (nada a ver 😂) , mas tendo em conta que tenho média de 18 devo entrar na primeira opção 😄

Nice, acho vais gostar, há cadeiras super interessantes(se bem q há umas q me parecem uma ganda seca, tipo norma jurídica haha).
Estudos asiáticos? Hm, cheira me a fã de anime 🧞‍♂️🧟‍♀️ haha

Nice, acho vais gostar, há cadeiras super interessantes(se bem q há umas q me parecem uma ganda seca, tipo norma jurídica haha).
Estudos asiáticos? Hm, cheira me a fã de anime 🧞‍♂️🧟‍♀️ haha

Anime até não 😄 Gosto de séries asiáticas e música. Nos tempos livres gosto de estudar japonês, coreano, tailandês e chinês. Gosto de línguas asiáticas basicamente 😊 Mesmo indo para Direito, de certeza que tenho um tempo livre nem que seja nas férias para continuar com isso

Anime até não 😄 Gosto de séries asiáticas e música. Nos tempos livres gosto de estudar japonês, coreano, tailandês e chinês. Gosto de línguas asiáticas basicamente 😊 Mesmo indo para Direito, de certeza que tenho um tempo livre nem que seja nas férias para continuar com isso
Hmm, prefiro as românicas, tipo espanhol e francês. Mas já fui ao Japão e gostei imenso!

Boas, será o meu primeiro ano na FDUC e gostava de saber se têm alguma sugestão em relação ao arrendamento de quartos, pois estou a ter alguma dificuldade em encontrar algo que tenha uma boa relação quanto ao preço/localização/valor. Obrigada !!
Mete-te em todos os grupos do facebook que encontrares, algo como "quartos coimbra" ou semelhante. Vê no bquarto também. Se puderes, dá uma volta na cidade, há muita coisa espalhada. Quanto aos valores, se não me engano, ainda consegues encontrar quartos a 150 + despesas, diria que normalmente conseguirás encontrar um a 160-190+ despesas. Claro que há quartos mais caros, mas também depende da localização e das condições que têm. Se vais para a FDUC, procura na zona da Praça da República (ruas para cima, baixo, por aí), na Padre António Vieira, nas ruas perto da faculdade também, até 15 minutos a pé fazes bem...Eu no 1º ano vivi numa rua a 15 minutos da faculdade, na Guerra Junqueiro, e como eu também moravam aí alguns colegas. Se não te importares de estar mais longe, tens as ruas perto do Alma, rua dos Combatentes e por aí fora. O passe atualmente está nos 15 euros para estudantes. Considero que os transportes são bons e há muitos horários, pelo que estar um bocado mais afastada é uma opção também.
Post automatically merged:

Olá, Maria!!
Devo dizer que a maior parte dos custos associados à universidade e à licenciatura de Direito em si é relacionada com os manuais. São livros grandes mas, à exceção de algumas cadeiras, não tens de os substituir todos os semestres porque a maior parte das cadeiras do 2º semestre são continuação das do 1º semestre. Podes contar em gastar cerca de 30-40€ por manual, mas claro que há outras maneiras de os adquirir: podes comprar usados, pedir emprestados ou até fotocopiar. Aliás, vais ver que há algumas cadeiras em que, apesar de o professor os recomendar, não precisas dos livros de todo (podes falar sobre isso com pessoas mais velhas da tua faculdade para te pores a par das cadeiras em que isso acontece). Para além disso, vais ter um gasto regular em códigos e todo o tipo de legislação. Os códigos costumam custar entre 10 e 20€, mas claro que existem códigos e compilações de legislação que custam mais do que isso. Aqui é que deves fazer um esforço por ter as publicações oficiais de editora ou pelo menos documentos oficiais, quando assim é o caso. Vai implicar uma despesa considerável em fotocópias e códigos, mas não te preocupes porque a maior parte destes servem-te por muitos e muitos anos!
Quanto aos apontamentos, podes fazê-los da maneira que quiseres. Se já tens um método que funciona, trabalha com esse. Em regra, umas poucas folhas de papel e uma caneta são suficientes para uma aula. A partir daí, tu é que vais percebendo o que funciona melhor para ti.
Pronto, espero que te tenha esclarecido. Não hesites em perguntar se tiveres mais dúvidas. Beijinhos! :)
Quanto aos códigos, não é preciso gastar tanto dinheiro para comprar de editoras, podem ir ao site da Procuradoria e imprimir diretamente de lá, é oficial, eu comprei uns 3 códigos e o resto imprimi tudo, aliás, foi sugestão de um prof que tive. Há pessoas que não se dão muito bem com diplomas impressos, preferem os das editoras por uma questão de manuseamento e apenas isso.
Quanto ao material a levar para as aulas, eu acho o computador uma mais valia porque consegues apanhar mais o que os professores dizem, mas isso já é contigo, experimenta ambos. Podes sempre levar o pc e umas folhas/caneta se for preciso para esquemas ou assim.

Última edição:
  • Like
Reactions: Mariaaaa fernandes
Hmm, prefiro as românicas, tipo espanhol e francês. Mas já fui ao Japão e gostei imenso!
Também gosto dessas línguas. E que sorte 😄 Eu adoraria ir ao Japão, quase de certeza. Eu só viajei por vários países europeus, nunca asiáticos.

Olá boa noite, é possível tirar licenciatura em Direito e mestrado em economia ou finanças?

Ansioso por estudar Direito na FDUC. Comecei estas férias a ler a Introdução ao Direito da Almedina que me foi oferecido de presente de aniversário e estou a gostar bastante 😅😅
És um corajoso 😅 Já agora, qual dos livros é que foi?

• Like
Reactions: joaofranco1906
Status
Não está aberto para novas mensagens.