Aspirantes a Medicina 2019/2020

Qual será o exame mais concorrido para melhoria? Assinala o(s) exame(s) que vais repetir.

• Total voters
    65

Alexandre André

Membro Veterano
Matrícula
29 Outubro 2015
Curso
Astronomia
Instituição
Hogwarts
Não, antes de conseguir entrar em Medicina, estive em dois cursos - Ciências Biomédicas e ciências da saúde -, nos quais, no final de cada ano letivo repetia os exames nacionais e concorria de novo a Medicina. Sempre quis a FML também, mas no meu caso, só consegui ter média para medicina e para a minha 1ª opção em 2018. Nos anos anteriores, não tinha média para entrar em lado nenhum.

Se tivesse entrado noutra faculdade com média mais baixa, como as ilhas por ex., teria ido para lá. Claro que, por questões monetárias, muita gente não opta por tal coisa, mas eu só queria mesmo entrar em Medicina, fosse onde fosse. Preferencialmente que fosse a FMUL, mas se fosse outra, ia na mesma. No final do curso, somos todos médicos e com as mesmas oportunidades no futuro.

A Madeira era a minha 3ª opção, sendo uma das médias mais baixas, e que ao fim de 2 anos me ia permitir passar para a FML e continuar lá o curso.

---

Edit: @Marco L. ou qualquer outro membro da equipa, podem transferir estas mensagens para o tópico dos aspirantes??? :)
E quanto ao facto de seres 1/2 anos mais velha do que maior parte do pessoal do teu curso, sentes-te deslocada, ou é na boa?
Pergunto isto pq eu tb vou entrar este ano no curso que quero (i hope) com 2 anos de "atraso" e não sei se me vou sentir como se estivesse noutra "etapa" da minha vida :tearsofjoy: e não completamente integrado no meu grupo de amigos (se tiver) , não sei se me fiz entender xD

• Like
Reactions: Sofia C.

nadm

Membro
Matrícula
16 Julho 2015
Instituição
FMUL
E quanto ao facto de seres 1/2 anos mais velha do que maior parte do pessoal do teu curso, sentes-te deslocada, ou é na boa?
Pergunto isto pq eu tb vou entrar este ano no curso que quero (i hope) com 2 anos de "atraso" e não sei se me vou sentir como se estivesse noutra "etapa" da minha vida :tearsofjoy: e não completamente integrado no meu grupo de amigos (se tiver) , não sei se me fiz entender xD
Eu tive a mesma preocupação que tu, achava que ia ser um idoso no meio de miúdos porque também entrei com 2 anos de atraso. Chego às aulas, e na minha turma de 1º ano afinal era apenas o 3º mais velho :laughing:

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Sim, entendo a questão :p All good, tenho amigos de todas as idades! Há muita gente que não entra à primeira, por isso, acabas por encontrar pessoal de todas as idades em cada ano.

Não te sentirás deslocado, porque mal se nota a diferença de idades. Eles têm 18, eu tenho 20, não é quase nada de diferença. A única coisa que noto, e que sai a meu favor, é que, devido a já ter 2 anos de faculdade feitos, tenho mais maturidade e capacidade de organização, que eles ainda têm que desenvolver. Aliás, há pessoas bem mais velhas que eu, nomeadamente os que entraram pelo concurso de licenciados, têm um intervalo de idades que vai desde os 21 anos (normalmente os licenciados) a vintes, quase trintas, e 30s de idades (esses até já podem ter mestrado e doutoramento). Dou-me super bem com algumas destas pessoas e até nem me lembro que são pessoas bemmmm mais velhas que eu.
Mensagem fundida automaticamente:

Eu tive a mesma preocupação que tu, achava que ia ser um idoso no meio de miúdos porque também entrei com 2 anos de atraso. Chego às aulas, e na minha turma de 1º ano afinal era apenas o 3º mais velho :laughing:
Olá colega! Nunca te vi por aqui ahahaha ;)

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Empiricamente estimo que no meu ano 50% dos alunos tinham estado pelo menos um ano noutro curso/parados. O meu ano de entrada, 2013, teve uma descida abrupta de médias que pode ter contribuído para isto, mas diria que há sempre uma percentagem bastante importante de alunos que não vieram diretos do secundário. Não esquecer que em Medicina há 15% de vagas extra para gente que já tirou uma licenciatura, ou seja, com pelo menos 3 anos de """"atraso"""". É muito difícil sentirem-se deslocados por terem mais 2 anos do que os caloirinhos naive :p

• Like
Reactions: Sofia C. and davis

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Conheci mesmo muita gente que é vários anos mais velha do que eu, já perdi a conta ao número de pessoas que entrou só 1/2/3 anos depois e é exatamente a mesma coisa. Tenho até colegas com mais de 30 anos e falo com eles normalmente. xD

nadm

Membro
Matrícula
16 Julho 2015
Instituição
FMUL
Sim, entendo a questão :p All good, tenho amigos de todas as idades! Há muita gente que não entra à primeira, por isso, acabas por encontrar pessoal de todas as idades em cada ano.

Não te sentirás deslocado, porque mal se nota a diferença de idades. Eles têm 18, eu tenho 20, não é quase nada de diferença. A única coisa que noto, e que sai a meu favor, é que, devido a já ter 2 anos de faculdade feitos, tenho mais maturidade e capacidade de organização, que eles ainda têm que desenvolver. Aliás, há pessoas bem mais velhas que eu, nomeadamente os que entraram pelo concurso de licenciados, têm um intervalo de idades que vai desde os 21 anos (normalmente os licenciados) a vintes, quase trintas, e 30s de idades (esses até já podem ter mestrado e doutoramento). Dou-me super bem com algumas destas pessoas e até nem me lembro que são pessoas bemmmm mais velhas que eu.

Olá colega! Nunca te vi por aqui ahahaha ;)
Olá colega! Já não vinha ao fórum há muito tempo! Aproveita o 1º ano, à medida que avanças vais perceber que não era assim tão mau quanto isso :grin:

• Like

miaross

Membro
Matrícula
23 Abril 2016
Curso
Medicina Veterinária
Olá malta! Bem vou-me apresentar. Já cá ando na uniarea desde 2016 sempre silenciadora mas desta vez chegou a minha altura de me apresentar.
Sou uma velha de 24 anos, com uma licenciatura em Biologia e correntemente a frequentar Medicina Veterinária. sou a louca colecionadora de cursos. Este ano vou repetir os 4 exames nacionais ao mesmo tempo que frequento a tempo-inteiro a faculdade. O meu objetivo principal é aumentar as notas dos exames nacionais para tentar entrar em Medicina para Licenciados na FMUL ou NMS MAS se tiver a sorte de me correrem bem quem sabe se não entre por contigente-geral já para o próximo ano letivo?

• Like
Reactions: AAlexandra

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Quando digo a alguém que já estive um ano em Ciências Biomédicas e outro ano em Ciências da Saúde antes de ter conseguido entrar em Medicina:
sou a louca colecionadora de cursos.
Se bem que no meu caso, não é bem colecionar cursos, porque não concluí nenhum ahahah
Este ano vou repetir os 4 exames nacionais ao mesmo tempo que frequento a tempo-inteiro a faculdade. O meu objetivo principal é aumentar as notas dos exames nacionais para tentar entrar em Medicina para Licenciados na FMUL ou NMS MAS se tiver a sorte de me correrem bem quem sabe se não entre por contigente-geral já para o próximo ano letivo?
É assim mesmo, go for it! Se temos várias "portas de entrada" mais vale considerarmos todas e assim aumenta-se a probabilidade de entrar!
4 exames é mesmo muito pra conciliar com a universidade, mas "tudo vale a pena quando a alma não é pequena" 😛
Sou uma velha de 24 anos
Qual velha qual quê ahah
Até te digo, num curso tão exigente como este, é muito menos doloroso e de mais fácil adaptação entrar com mais uns aninhos extra que os 18 anos e com alguma bagagem da experiência na universidade. ;)

Boa sorteeee, futura colega!

Olá colega! Já não vinha ao fórum há muito tempo! Aproveita o 1º ano, à medida que avanças vais perceber que não era assim tão mau quanto isso 😁
Oral em anatomia II.II is back :( wish me luck (não é difícil adivinhar quem é o meu assistente, com base no medo que tenho) xD

• Like
Reactions: miaross and davis

miaross

Membro
Matrícula
23 Abril 2016
Curso
Medicina Veterinária
Quando digo a alguém que já estive um ano em Ciências Biomédicas e outro ano em Ciências da Saúde antes de ter conseguido entrar em Medicina:

Se bem que no meu caso, não é bem colecionar cursos, porque não concluí nenhum ahahah

É assim mesmo, go for it! Se temos várias "portas de entrada" mais vale considerarmos todas e assim aumenta-se a probabilidade de entrar!
4 exames é mesmo muito pra conciliar com a universidade, mas "tudo vale a pena quando a alma não é pequena" 😛

Qual velha qual quê ahah
Até te digo, num curso tão exigente como este, é muito menos doloroso e de mais fácil adaptação entrar com mais uns aninhos extra que os 18 anos e com alguma bagagem da experiência na universidade. ;)

Boa sorteeee, futura colega!
Muito obrigada Sofia! Vou nesta aventura sem medos, vou dar o meu melhor e espero o melhor! Sei que sou apenas aluna de veterinária mas fiz todas as anatomias à primeira e envolvendo sempre 7 especies diferentes, parece agora dificil mas daqui uns anos vais ver que não foi assim tão mau, força nisso!

• Love

Mónica Pesqueira

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2019
Bom dia pessoal! Sou médica dentista e este ano vou concorrer a medicina através do concurso para licenciados para a FMUL e FMUC. Alguém sabe como costumam ser as entrevistas? Que tipos de perguntas fazem, etc... Tenho uma amiga que foi à entrevista para a FMUC no ano passado e fizeram perguntas um tanto parvas, do tipo "sabe que festas vão acontecer aqui em Coimbra para a semana?" e sobre reis e rainhas ...
Se alguém puder dar alguma dica agradecia imenso :)

• Like
Reactions: AFonseca

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Bom dia pessoal! Sou médica dentista e este ano vou concorrer a medicina através do concurso para licenciados para a FMUL e FMUC. Alguém sabe como costumam ser as entrevistas? Que tipos de perguntas fazem, etc... Tenho uma amiga que foi à entrevista para a FMUC no ano passado e fizeram perguntas um tanto parvas, do tipo "sabe que festas vão acontecer aqui em Coimbra para a semana?" e sobre reis e rainhas ...
Se alguém puder dar alguma dica agradecia imenso :)
Olá Mónica!

Sugiro que espreites este tópico: Acesso a Medicina para Licenciados

Tenho a certeza que encontras lá respostas à tua pergunta, porque é algo muito perguntado pelos candidatos, e quem já passou por isso poderá te esclarecer melhor.

Tenho ideia que na FMUL a entrevista também é assim: perguntas sobre o teu currículo, mas também sobre coisas aleatórias, muitas delas associadas à tua pessoa: as tuas origens, factos relacionados com a cidade onde nasceste e cresceste, cultura geral. Acho que nem é tanto baseado em respostas certas ou erradas, mas sim o tipo de resposta que dás, a tua postura, etc etc.
Sei de uma rapariga a quem perguntaram a estimativa de pessoas que morrem anualmente em Portugal. Ela respondeu, com honestidade, que não fazia ideia. O júri disse-lhe para dar assim um número aproximado do que ela acharia. Acho que respondeu um bocado ao lado, no entanto, um dos elementos do júri aplaudiu a sinceridade dela.
Não sei muito mais do que te escrevi acima, porque entrei pelo concurso nacional de acesso e não pelos licenciados.

Boa sorte e espero que atinjas o teu objetivo! 😊

Mónica Pesqueira

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2019
Olá Mónica!

Sugiro que espreites este tópico: Acesso a Medicina para Licenciados

Tenho a certeza que encontras lá respostas à tua pergunta, porque é algo muito perguntado pelos candidatos, e quem já passou por isso poderá te esclarecer melhor.

Tenho ideia que na FMUL a entrevista também é assim: perguntas sobre o teu currículo, mas também sobre coisas aleatórias, muitas delas associadas à tua pessoa: as tuas origens, factos relacionados com a cidade onde nasceste e cresceste, cultura geral. Acho que nem é tanto baseado em respostas certas ou erradas, mas sim o tipo de resposta que dás, a tua postura, etc etc.
Sei de uma rapariga a quem perguntaram a estimativa de pessoas que morrem anualmente em Portugal. Ela respondeu, com honestidade, que não fazia ideia. O júri disse-lhe para dar assim um número aproximado do que ela acharia. Acho que respondeu um bocado ao lado, no entanto, um dos elementos do júri aplaudiu a sinceridade dela.
Não sei muito mais do que te escrevi acima, porque entrei pelo concurso nacional de acesso e não pelos licenciados.

Boa sorte e espero que atinjas o teu objetivo! 😊
Muito obrigada Sofia! Vou publicar lá 😊

• Like

FilipaRocha01

Membro
Matrícula
7 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Hello,
Gostava de ter a vossa opinião.
Estou no 12º ano e queria tentar entrar em medicina. Fiz os exames no 11º ano e o de FQ não correu lá muito bem e vou repetir. Quanto a BG tive 17,7. Acham que vale a pena repetir BG também?

Desde já, obrigada,

SirHarold

Membro Veterano
Matrícula
5 Julho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias (12º ano)
Instituição
ESDMI
Hello,
Gostava de ter a vossa opinião.
Estou no 12º ano e queria tentar entrar em medicina. Fiz os exames no 11º ano e o de FQ não correu lá muito bem e vou repetir. Quanto a BG tive 17,7. Acham que vale a pena repetir BG também?

Desde já, obrigada,
Olá @FilipaRocha01 ,

Sinceramente não sei se vale muito a pena repetir BG, porque sendo assim terias 3 exames para fazer e, na minha opinião, é bastante trabalhoso e no final os resultados podem não ser os ambicionados. Se fosse a ti focava-me mesmo só em FQ e MAT. Mas isto é sempre uma escolha pessoal e tem muito a ver com as disciplinas que estamos mais à vontade. Tiveste quanto a FQ?

• Like
Reactions: Rodrigo Martins

FilipaRocha01

Membro
Matrícula
7 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá @FilipaRocha01 ,

Sinceramente não sei se vale muito a pena repetir BG, porque sendo assim terias 3 exames para fazer e, na minha opinião, é bastante trabalhoso e no final os resultados podem não ser os ambicionados. Se fosse a ti focava-me mesmo só em FQ e MAT. Mas isto é sempre uma escolha pessoal e tem muito a ver com as disciplinas que estamos mais à vontade. Tiveste quanto a FQ?
Tive 16.... Mas tinha 19 de nota interna..
Eu também acho que é quase impossível conseguir mais a BG (para mim pelo menos xD), por isso secalhar vou mesmo focar-me apenas em matemática e fq

• Like
Reactions: SirHarold

SirHarold

Membro Veterano
Matrícula
5 Julho 2017
Curso
Instituição
ESDMI
Tive 16.... Mas tinha 19 de nota interna..
Eu também acho que é quase impossível conseguir mais a BG (para mim pelo menos xD), por isso secalhar vou mesmo focar-me apenas em matemática e fq
Tive a mesma nota que tu só que fui com 20 a exame :( desci muito. Vou tentar repetir mas ainda estou a pensar nisso.... Não me está a apetecer muito voltar a fazê-lo. Vamos ver. Boa sorte btw

FilipaRocha01

Membro
Matrícula
7 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Tive a mesma nota que tu só que fui com 20 a exame :( desci muito. Vou tentar repetir mas ainda estou a pensar nisso.... Não me está a apetecer muito voltar a fazê-lo. Vamos ver. Boa sorte btw
E quanto tiveste a BG?
Nesse exame os nervos deram cabo de mim.... errei as perguntas mais fáceis... Na 2º fase já correu melhor e mantive a nota interna, mas vou voltar a repetir, não custa "nada" e quem sabe, talvez consiga melhor nota.
Olha, mesmo que estejas com dúvidas, inscreve-te na mesma, e se foste com esse belo 20 aposto que consegues subir! Mostra ao IAVE quem manda! Boa sorte para ti também!

• Like

SirHarold

Membro Veterano
Matrícula
5 Julho 2017
Curso
Instituição
ESDMI
E quanto tiveste a BG?
Nesse exame os nervos deram cabo de mim.... errei as perguntas mais fáceis... Na 2º fase já correu melhor e mantive a nota interna, mas vou voltar a repetir, não custa "nada" e quem sabe, talvez consiga melhor nota.
Olha, mesmo que estejas com dúvidas, inscreve-te na mesma, e se foste com esse belo 20 aposto que consegues subir! Mostra ao IAVE quem manda! Boa sorte para ti também!
Tive 18,5 a BG. Vou seguir o teu conselho e inscrever-me no exame de FQ. Se não estiver preparado na altura falto. Com certeza que irás subir as notas das provas de ingresso (ainda por cima este ano é ano de eleições logo tenho fé que os exames sejam mais acessíveis). O IAVE que se prepare XD

• Like
Reactions: FilipaRocha01

FilipaRocha01

Membro
Matrícula
7 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Tive 18,5 a BG. Vou seguir o teu conselho e inscrever-me no exame de FQ. Se não estiver preparado na altura falto. Com certeza que irás subir as notas das provas de ingresso (ainda por cima este ano é ano de eleições logo tenho fé que os exames sejam mais acessíveis). O IAVE que se prepare XD
Tiveste uma nota muito boa a BG!
Esperemos que sim! (E esperemos que as médias não subam muitooo também).

• Like