Aspirantes a Medicina 2019/2020

Qual será o exame mais concorrido para melhoria? Assinala o(s) exame(s) que vais repetir.

• Total voters
    64

tigs

Membro
Matrícula
3 Agosto 2017
Boa noite! Não sei se este é o sítio indicado😅, mas alguém sabe como/quando são as inscrições para o dia aberto das faculdades de med. de lisboa?

Matrícula
4 Outubro 2018
Olá! Queria entrar em medicina no ano que vem, mas tenho alguns receios que espero esclarecer aqui 🙃
Durante o curso ou especialização, os estudantes são obrigados a fazer noites ou os turnos são escolhidos por eles?
Há alguém que me possa distinguir medicina no ICBAS e na FMUP? ( estou indecisa entre as duas)
Obrigada
Beijinhos

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Há alguém que me possa distinguir medicina no ICBAS e na FMUP? ( estou indecisa entre as duas)
Diferem na localização (o ICBAS é no centro da cidade, enquanto que a FMUP é na Asprela) e no plano de estudos (que podes consultar e analisar mais em pormenor nos sites das respetivas faculdades). Assim a diferença que será mais notória é que na FMUP damos as várias matérias de Anatomia, Fisiologia, Histologia e Embriologia por sistemas, nas várias Morfofisiologias (por exemplo, Morfofisiologia do Aparelho Locomotor, Morfofisiologia do Sistema Nervoso, etc.), enquanto que no ICBAS essas cadeiras são individuais. 🙂

• Like
Reactions: Rodrigo Martins

Clara Campos

Membro
Matrícula
9 Fevereiro 2017
Curso
Ciências e Tecnologias (12º)
Olá! Pretendo entrar em Medicina em setembro, mas vou fazer de novo o exame de biologia e geologia (tive 16,0). A minha nota do exame só muda se eu subir a nota, correto?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá! Pretendo entrar em Medicina em setembro, mas vou fazer de novo o exame de biologia e geologia (tive 16,0). A minha nota do exame só muda se eu subir a nota, correto?
Sim, conta sempre a nota mais alta. 🙂

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Olá! Queria entrar em medicina no ano que vem, mas tenho alguns receios que espero esclarecer aqui 🙃
Durante o curso ou especialização, os estudantes são obrigados a fazer noites ou os turnos são escolhidos por eles?
Obrigada
Beijinhos
no curso duvido que seja obrigatório ir de noite assistir a turnos de urgência.
depois na especialização, se incluir serviço de urgência 24 sobre 24h (a maior parte inclui mas, sei lá, Genética Médica não), pode haver alguma flexibilidade de escolha de turnos mas acabarás sempre por fazer noites. alguns hospitais/especialidades podem só ter urgência até uma determinada hora... mas trabalhar ocasionalmente à noite é algo que a maioria dos médicos terá de fazer.

Última edição:
  • Like
Reactions: Sofia C.

SirHarold

Membro Veterano
Matrícula
5 Julho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias (12º ano)
Instituição
ESDMI
Gente, a Futurália é já para a semana. Daqui do tópico alguém vai lá com a escola?

Ritast

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2017
Olá! Estou agora no 12 ano, penso acabar com uma média interna de 19 valores. O ano passado tive 175 no exame de biologia na 1 fase, 161 a fq na 1 fase e por isso decidi repetir fq na segunda fase e tirei 181. No entanto, irei repetir este ano na 1 fase fq pois quero ter uma prova de ingresso mais alta. Penso tirar por volta dos 18 a mat. Todos os dias me debato com esta duvida: deverei ficar pelo porto!? Sempre tive o sonho de ir para Coimbra até porque já me disseram que mesmo ficando no Porto terei de alugar lá um quarto visto que irei perder imenso tempo com as viagens! Acham que em coimbr irei ter um ensino com menor qualidade!? Deverei aproveitar a oportunidade de ficar na fmup ou no icbas?

Sofia C.

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Gente, a Futurália é já para a semana. Daqui do tópico alguém vai lá com a escola?
É obrigatório passar pela banca da FMUL. 😛
Ainda me lembro de quando lá fui em 2016. All the feels. Trouxe uma mala tipo saco da FML e guardei-a religiosamente xD
Na matrícula, deram-nos uma igual <3

deverei ficar pelo porto!? Sempre tive o sonho de ir para Coimbra até porque já me disseram que mesmo ficando no Porto terei de alugar lá um quarto visto que irei perder imenso tempo com as viagens! Acham que em coimbr irei ter um ensino com menor qualidade!? Deverei aproveitar a oportunidade de ficar na fmup ou no icbas?
Não te preocupes com essa coisa da "qualidade" do ensino. No final, somos TODOS médicos, basicamente, com as mesmas valências e capacidades. Acredita que, em todas as faculdades de Medicina do país, terás alunos que te dirão tanto maravilhas como coisas menos boas sobre as cadeiras, os professores, etc, há de tudo, mesmo!!!
Uma coisa não muda: cada estudante tem (normalmente) orgulho em pertencer à faculdade onde estuda, equilibrando tudo o que ela tem de bom e mau.

Se sempre quiseste Coimbra, não te prendas com as picuisses das médias (do género "uma vez que tenho uma média alta, tenho que ir para a faculdade com maior média") e da "qualidade" de ensino, porque isso é tudo relativo, e tu própria irás confirmar o que te digo quando fores estudante deste curso.
Mesmo estudando em Lisboa, acredito que ser estudante em Coimbra deve ser espetacular, dado toda a tradição e história envolvente. Nota-se logo isso quando falo com amigos meus que lá estudam. Still, adoro Lisboa ahahahah

Aproveita, se puderes, e vai ao dia aberto da FMUC (não sei se há e se sim, não sei quando é, mas suspeito que todas as faculdades têm um dia aberto), ou visita tu própria a faculdade e a cidade.. pode ser que te traga respostas definitivas sobre essas tuas questões.

SirHarold

Membro Veterano
Matrícula
5 Julho 2017
Curso
Ciências e Tecnologias (12º ano)
Instituição
ESDMI
É obrigatório passar pela banca da FMUL. 😛
Ainda me lembro de quando lá fui em 2016. All the feels. Trouxe uma mala tipo saco da FML e guardei-a religiosamente xD
Na matrícula, deram-nos uma igual <3
Passagem obrigatória pela banca da FMUL, claro. É a primeira banca que vou ver quando chegar lá ;)

• Love

Gabriela

Membro Dux
Matrícula
21 Maio 2016
Curso
Medicina
Olá! Estou agora no 12 ano, penso acabar com uma média interna de 19 valores. O ano passado tive 175 no exame de biologia na 1 fase, 161 a fq na 1 fase e por isso decidi repetir fq na segunda fase e tirei 181. No entanto, irei repetir este ano na 1 fase fq pois quero ter uma prova de ingresso mais alta. Penso tirar por volta dos 18 a mat. Todos os dias me debato com esta duvida: deverei ficar pelo porto!? Sempre tive o sonho de ir para Coimbra até porque já me disseram que mesmo ficando no Porto terei de alugar lá um quarto visto que irei perder imenso tempo com as viagens! Acham que em coimbr irei ter um ensino com menor qualidade!? Deverei aproveitar a oportunidade de ficar na fmup ou no icbas?
Olá, Rita!
Claro que ter uma nota muito alta não implica ter de ir para a faculdade com maior média e deves formar-te onde sentes que queres estar. Como a Sofia disse no final somos todos médicos.
Acho que a fmup não tem dia aberto. Ainda assim, como estudante de lá, se tiveres interesse, teria todo gosto em mostrar-te a faculdade um dia (e mostrar-te todos os motivos pelos quais a fmup seria uma boa escolha).

• Like
Reactions: Sofia C. and Blasty

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá, Rita!
Claro que ter uma nota muito alta não implica ter de ir para a faculdade com maior média e deves formar-te onde sentes que queres estar. Como a Sofia disse no final somos todos médicos.
Acho que a fmup não tem dia aberto. Ainda assim, como estudante de lá, se tiveres interesse, teria todo gosto em mostrar-te a faculdade um dia (e mostrar-te todos os motivos pelos quais a fmup seria uma boa escolha).
Não tem dia aberto, mas podem ir fazer uma visita à banca da FMUP na Mostra da UP (de 4 a 7 de abril). 😇

• Like

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
aluna do 6.º da fmuc aqui. não tem menos qualidade global do que as outras; terá os seus pontos fracos e fortes, mas no fim de contas depende mais é da tua atitude perante o curso do que qualquer outra coisa.

em relação ao que a @Sofia C. disse, a FMUC não tem dia aberto, mas costuma ter banca na Futurália. Também há a Universidade de Verão da UC que te permite conhecer a FMUC durante uma semana :)

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Então, novidades. Digam-me como está a correr para os futoros estudantes de Medicina, o estudo para os exames?

• Like
Reactions: Rodrigo Martins

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Muito receio! Mas estou feliz que já dei e sei toda a matéria de matemática! Agora é só consumir exercicios e preparar para o exame de BG!
Comassim já deram tudo? Ainda falta um período inteiro. 😯 Eu acho que acabei a matéria toda para aí na penúltima semana do 3º período. xD

amarga

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2018
Então, novidades. Digam-me como está a correr para os futoros estudantes de Medicina, o estudo para os exames?
Acho que me vou sentindo cada vez mais confiante para o exame de fq... coisas que antes achava muito complicadas, este ano fazem mais sentido e penso que a química e a física de 12º contribuíram bastante para isso. Além de revermos coisas de 10º e 11º aprendemos outras que na minha opinião preenchem alguns vazios.
Muito receio! Mas estou feliz que já dei e sei toda a matéria de matemática! Agora é só consumir exercicios e preparar para o exame de BG!
Comassim já deram tudo? Ainda falta um período inteiro. 😯 Eu acho que acabei a matéria toda para aí na penúltima semana do 3º período. xD
Nós começámos há pouco tempo a dar as funções logarítmicas 😳, vamos saltar as primitivas e o cálculo integral e depois damos os números complexos (a minha professora diz que é muito giro e que os alunos costumam gostar (espero que ela tenha razão)).
No ano passado, na minha escola, só conseguiram acabar a matéria nas aulas de preparação para o exame, depois das aulas acabarem, e isto deixa-me um bocado nervosa.